Ir para o conteúdo

Dia do Meio Ambiente nas empresas: como o seu negócio pode ser mais sustentável? 🌱

·
7 minutos de leitura
dia do meio ambiente empresas

Todos os anos, no dia 5 de junho, o mundo comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, nas casas e nas empresas.

A data, criada pela ONU, tem como objetivo conscientizar a população, e principalmente as empresas, sobre questões relevantes em relação ao meio ambiente. Além de promover ações em prol dessa causa.

Além disso, o Dia Mundial do Meio Ambiente também é uma excelente oportunidade para o setor de Recursos Humanos pensar em ações e estratégias a fim de engajar suas equipes em ações sustentáveis. E, claro, promover uma cultura organizacional voltada para a responsabilidade ambiental. 

Mas quais são as maneiras pelas quais o RH pode celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente? É o que veremos no artigo a seguir. Boa leitura!

✅ Conheça uma tecnologia que ajuda a sua empresa a implementar ações sustentáveis

performance

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente: como surgiu a data?

Como já mencionado, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

O evento ocorreu entre os dias 5 a 16 de junho de 1972, em Estocolmo, na Suécia. Foi também a primeira grande reunião internacional sobre questões ambientais. Na ocasião, representantes de 113 países, incluindo o Brasil, estiveram presentes.

Na conferência, não apenas os líderes mundiais reconheceram a importância das questões ambientais e a necessidade de conscientização sobre o tema. Mas também foi adotada a chamada Declaração das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. O que, na prática, estabeleceu princípios fundamentais para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Desde então, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem sido comemorado todos os anos em todo o mundo e nas empresas. Possui diferentes temas a cada ano. O tema da vez é a busca por soluções para a poluição plástica no planeta.

Por que a sustentabilidade nas empresas é tão importante?

Questões relacionadas ao meio ambiente são de extrema importância para nossa sobrevivência e a sobrevivência das próximas gerações neste planeta. Sabemos disso, certo? Mas por que as empresas devem se envolver com a causa?

Consciência social

Primeiramente, é claro, porque as empresas são parte fundamental do ecossistema em que vivemos. Mas também porque, em muitos casos, são apontadas como as principais responsáveis por problemas ambientais.

Obviamente o progresso e a sustentabilidade nas empresas devem andar lado a lado, e justamente por isso as organizações devem engajar-se na causa ambiental não apenas com palavras, mas também com ações.

Isso demonstra responsabilidade social, uma vez que a empresa está consciente do impacto que suas atividades têm no planeta. E o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma ótima oportunidade para reafirmar o compromisso da organização com a pauta. Assim como quais são as ações que a organização está realizando para fazer a sua parte.

💡 O papel do RH na acessibilidade nas empresas: 6 dicas para tornar sua empresa mais acessível

Imagem corporativa

Outra questão importante é em relação à imagem corporativa. Empresas que lidam com questões ambientais de forma responsável contam com um impacto significativo em sua imagem corporativa. 

Assim, participar de iniciativas relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente pode melhorar a imagem da empresa. Isso também demonstra que a organização realmente possui um compromisso na construção de um futuro melhor e mais verde.

Employer Branding

Isso também gera a melhoria da Employer Branding da empresa, o que gera resultados positivos em relação à atração e retenção de talentos. Dessa forma, profissionais com perfil sustentável passam a enxergar a marca com outros olhos.

🎧 Veja um episódio do Podcast Factorial sobre Employer Branding 👇

Enfim, outro motivo para que o setor de RH incentive ações e práticas sustentáveis é a fim de aumentar o engajamento dos funcionários em relação ao tema. 

Cultura organizacional

Enfim, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma ótima oportunidade para isso: é o momento perfeito para promover uma cultura organizacional mais consciente e responsável. 

Uma dessas iniciativas é conhecida como ESG, sigla que se refere a três pilares fundamentais para as práticas de negócios sustentáveis: ambiental, social e governança. 

Já falamos de forma mais aprofundada sobre o tema em um de nossos artigos. Mas, basicamente, a ideia é elencar aspectos relevantes que devem ser considerados pelas empresas na busca por uma gestão mais responsável e sustentável.

O conceito, inclusive, também é criação da ONU, e está atualmente associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de 2015.

Vale dizer que empresas que se comprometem em se tornar ESG aumentam seu valor no mercado. Além de melhorarem seu desempenho financeiro e sua qualidade de gestão.

Como o RH pode atuar no Dia do Meio Ambiente nas empresas?

5 de junho dia do meio ambiente

Apesar de ser uma data relevante, nem sempre é tão fácil pensar em ações e atividades para serem realizadas durante a data. Afinal, os colaboradores nem sempre parecem se importar com o tema. E a empresa em muitos momentos acaba deixando o assunto de lado.

Mas existem muitas maneiras pelas quais o setor de RH pode aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Não apenas para engajar as equipes durante a data, mas também posicionar o tema da sustentabilidade como importante e como parte dos valores da organização.

A seguir, confira algumas dicas para profissionais de Recursos Humanos sobre como atuar ativamente para gerar conscientização e mudanças reais durante o Dia do Meio Ambiente.

Sensibilização e conscientização do tema

Durante o Dia Mundial da Criatividade, uma das coisas que o setor de RH pode fazer é organizar atividades voltadas ao tema. Aqui podemos citar palestras com especialistas no assunto, workshops ou atividades voltadas à conscientização

Na prática, o objetivo da data é oferecer mais informações aos funcionários sobre questões ambientais e a importância de conservar recursos naturais e reduzir o desperdício, por exemplo. 

Também é importante deixar claro como a empresa se interessa e se posiciona em relação ao assunto. E quais são as práticas sustentáveis realizadas pela organização em seu dia a dia.

👉 Leia sobre Felicidade Corporativa: como criar um ambiente de trabalho mais feliz?

Campanhas de comunicação interna

Outra possibilidade é lançar campanhas de comunicação interna e produtos de endomarketing a respeito do Dia Mundial do Meio Ambiente, desafiando os colaboradores a adotarem práticas mais sustentáveis no ambiente de trabalho, por mais simples que sejam. 

Reduzir o consumo de papel, usar a água de forma consciente, fazer a correta destinação de resíduos: tudo isso fará a diferença para o meio ambiente e para o planeta no futuro. 

Uma pesquisa realizada pela Gartner, por exemplo, revelou que um funcionário gasta, em média, 10 mil folhas de papel por ano. Agora, pense nesse número multiplicado pela quantidade de pessoas da sua empresa. Neste caso, evitar o uso de papel sempre que possível pode fazer uma diferença enorme, não acha?

O papel do RH é justamente ir atrás de informações como essa. Isso ajuda a demonstrar aos colaboradores que mesmo pequenas ações podem ter um impacto gigante em nosso planeta. Não é clichê, são números.

Incentivar práticas de voluntariado

Que tal incentivar os funcionários da sua empresa a participarem de atividades de voluntariado relacionadas ao meio ambiente? 

O profissional de RH pode atuar como mediador em busca de ações sociais voltadas ao tema, disponibilizando as informações necessárias para começar. 

Além disso, ao buscar parcerias ou promover ações internas, o setor de RH pode incentivar as equipes a participarem de atividades diversas. Incluindo mutirões de limpeza e plantio de árvores, por exemplo.

 ⬇️ Baixe grátis nosso Modelo de Plano de Comunicação Interna ⬇️

comunicacao interna

Premiações e formas de reconhecimento

Algo que o setor de RH pode fazer durante o Dia Mundial do Meio Ambiente é criar programas de reconhecimento ou premiações para funcionários que decidam engajar-se mais em práticas sustentáveis.

E esse reconhecimento não precisa ser apenas financeiro. Ele pode ser feito por meio de certificados, brindes ou até mesmo benefícios diversos. Como a possibilidade de um dia de folga, por exemplo.

O importante é demonstrar para os colaboradores que, além de ser uma causa extremamente importante, engajar-se em ações sustentáveis dentro e fora da empresa também pode trazer outros tipos de vantagens.

Ao reconhecer e premiar os esforços dos funcionários em práticas sustentáveis, o RH também reforça a importância da sustentabilidade e incentiva um ambiente de trabalho mais consciente.

👩🏼‍💻 Guia prático do RH Humanizado: o que é e como implementar

Desafios e competições

Por fim, que tal promover competições entre os departamentos ou equipes, a fim de incentivar práticas mais sustentáveis? Desafie as equipes a criar soluções criativas para problemas relacionados ao meio ambiente dentro da organização, por exemplo. E, claro, reconheça e premie pessoas que trouxerem boas ideias.

Esse tipo de ação não apenas melhora o debate sobre a questão ambiental, mas também torna a discussão sobre sustentabilidade algo muito mais enraizado na cultura da empresa.

👉 RH estratégico: 15 dicas e ferramentas para colocar em prática

Conclusão

Em resumo, o Dia Mundial do Meio Ambiente é muito importante para as empresas e uma ótima oportunidade para o setor de Recursos Humanos e para a gestão de pessoas como um todo.

A data não apenas permite que a organização demonstre seu compromisso com a causa. Ela também ajuda a melhorar sua imagem corporativa, aumentar o engajamento dos funcionários e internalizar na cultura organizacional práticas sustentáveis.

O setor de Recursos Humanos, como principal ponte entre a empresa e as pessoas, pode fazer uso de canais de comunicação interna para compartilhar informações relevantes sobre sustentabilidade nas empresas. Além de organizar treinamentos e capacitações voltados para a conscientização a respeito do tema.

O Dia Mundial do Meio Ambiente ocorre uma vez por ano. Contudo, as práticas sustentáveis podem se tornar rotina, sendo incentivadas todos os dias. 

O RH estratégico deve atuar como catalisador para a adoção de uma cultura corporativa sustentável, onde ações responsáveis em relação ao meio ambiente se tornam parte integrante do DNA da organização. Não apenas no dia 5 de junho, mas durante todo o ano.

Afinal, nunca devemos esquecer que práticas sustentáveis não são apenas algo que fazemos por nós. Mas também por todas as gerações que virão depois de nós.

💡 Fica a dica: a sustentabilidade nas empresas não é apenas uma responsabilidade. É também uma oportunidade para o setor de RH liderar a mudança rumo a um mundo mais sustentável e consciente.

Conheça o software de RH da Factorial

Por fim, durante esse processo de conscientização, o uso de um software de RH pode fazer toda a diferença.

Por meio dele, o setor pode controlar as iniciativas realizadas em datas como essa, por exemplo. Ou monitorar pesquisas realizadas com as equipes. Bem como registrar planos de melhoria de processos e transmitir informações de forma clara aos tomadores de decisão.

Veja como funciona o software de RH mais completo do mercado 👇

✅ Peça grátis uma demonstração grátis, sem compromisso, e teste por 14 dias na prática!

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados