Ir para o conteúdo

Maio Amarelo: ações para RH promover nas empresas [+ Plano de Comunicação Interna]

·
7 minutos de leitura
maio amarelo rh empresas

O quinto mês do ano está chegando e com ele a campanha Movimento Maio Amarelo 2023. Você já ouviu falar sobre esse projeto de conscientização para redução de acidentes no trânsito?

O tema “No trânsito, escolha a vida!”, publicado no Diário Oficial, marca a comemoração dos 10 anos do movimento! Assim como Abril Azul, Fevereiro Roxo e Laranja e as demais, essa campanha tem o propósito de conscientizar a população. 

Nesse caso, o foco está em ações que reduzam os acidentes no trânsito e você, gestor, pode contribuir adotando o Maio Amarelo em sua empresa. Quer saber como? Continue a leitura e descubra mais informações enriquecedoras para aplicar com sua equipe.

Boa leitura!

✅ Conheça uma tecnologia que ajuda a gestão das pessoas na sua empresa

performance

Maio Amarelo: o que é e qual o objetivo?

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional que visa a conscientização das pessoas em relação aos cuidados no trânsito. Ela surgiu de um estudo desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde que definiu a Década das Ações para a Segurança no Trânsito o período entre 2021 e 2030.

No Brasil, é realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desde 2014 e envolve o poder público, setor privado e sociedade civil. O amarelo que representa a campanha foi escolhido por simbolizar a atenção e a sinalização de advertência no trânsito.

Essa preocupação com a segurança no trânsito vem dos dados alarmantes coletados anualmente no mundo todo. Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras, em 2021 o Brasil registrou 31.468 mortes no trânsito. No cenário mundial, esse número ultrapassa a faixa de 1,35 milhão de vidas perdidas.

Considerando essas informações, a campanha Maio Amarelo assume um papel importante em meio a sociedade. As empresas, por exemplo, podem implementar em seu calendário de RH ações que conscientizem seus colaboradores.

 ⬇️ Baixe grátis nosso Planner + Calendário 2023 com feriados em PDF ⬇️

calendario

Como gestor você pode proporcionar um espaço educativo e informativo para que todos redobrem a atenção no trânsito.

Afinal, todos eles precisam passar pelo trânsito para ir trabalhar, seja a pé, de carro, moto ou ônibus. E, caso aconteça um acidente de trajeto, este será considerado um acidente de trabalho, como veremos no próximo tópico.

Maio Amarelo: acidente de trajeto é considerado acidente de trabalho?

A lei que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social determina que o acidente de trajeto se configura como um acidente de trabalho. Esse fato independe do meio utilizado para se locomover de casa para a empresa e vice-versa.

Apesar dessa informação, é possível que alguns gestores e profissionais de RH e DP ainda tenham dúvidas. Isso acontece porque conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas o trajeto não é contabilizado na jornada de trabalho.

No entanto, essa afirmação só é válida para calcular as horas trabalhadas na folha de pagamento. Logo, seu colaborador ainda estará amparado pela lei caso ocorra um incidente no caminho entre sua casa e empresa.

📚 Se quiser saber mais sobre as leis trabalhistas atualizadas, você pode ler nosso outro artigo focado nesse tema

Quais os direitos de um profissional que sofre acidente de trajeto de acordo com o Maio Amarelo?

Como dito, qualquer acidente durante o percurso do colaborador é considerado acidente de trabalho. Sendo assim, ele fica amparado pela legislação e possui direitos trabalhistas e previdenciários como CAT, auxílio-doença e estabilidade.

Na sequência, falaremos rapidamente sobre cada um desses direitos, acompanhe!

Emissão de CAT

Quando o colaborador sofre algum acidente, a empresa precisa emitir uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O documento pode ser preenchido direto no e-Social, no máximo um dia útil após a ocorrência. 

As situações em que a empresa não informe o CAT no prazo correto, podem acarretar ações trabalhistas. O pagamento da multa sofre variação entre o limite mínimo e máximo do salário de contribuição.

Auxílio-doença

O auxílio-doença é um benefício assegurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibilizado para colaboradores que se afastem por mais de 15 dias do trabalho. 

Aqui, é importante que o profissional de RH oriente o trabalhador sobre como dar entrada no pedido. Não existe muito mistério, ele pode ser realizado via online por meio do aplicativo Meu INSS.

Estabilidade

A estabilidade provisória é um direito trabalhista que protege a permanência do profissional na empresa após determinadas situações. 

Desse modo, caso seu colaborador sofra um acidente de trabalho, ele ainda terá doze meses de estabilidade, ou seja, não será demitido sem justa causa. Esse período é contabilizado após encerrar o auxílio-doença.

Que ações o RH da sua empresa pode promover para conscientizar os colaboradores sobre o Maio Amarelo?

Entendido o que é Maio Amarelo e os apontamentos da legislação? Agora apresentaremos ações que você pode implementar na empresa para ajudar na campanha.

 ⬇️ Baixe grátis nosso Modelo de Plano de Comunicação Interna ⬇️

comunicacao interna

Comunicação presencial e digital

A comunicação é o principal aliado para desenvolver a campanha em sua empresa e pode ser feita de duas formas. A primeira é no modo presencial distribuindo pelos corredores cartazes e folders informativos sobre o assunto.

Outra alternativa é utilizar as redes sociais, blog e e-mail marketing para se comunicar digitalmente. Assim, além de conscientizar seus colaboradores, você estará disseminando a informação pela rede, alcançando clientes, comunidades e outros.

Sugestão de temas que podem ser abordados:

  • Importância da utilização de passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres quando estiver na rua;
  • Respeito às sinalizações, uso de cinto de segurança e velocidade;
  • Dados estatísticos sobre acidentes no trânsito e ações que poderiam evitá-los;
  • Cuidados com pedestres e ciclistas quando estiver dirigindo.

Material oficial de campanha

Um recurso que contribui significativamente para a elaboração das suas ações é o material de campanha oficial. O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) disponibiliza em seu site um formulário para acessar todos os recursos.

A pasta compartilhada possui diversas imagens para postagens, anúncios, cartazes, outdoors, logo da campanha, etc. Com eles, você pode incrementar a comunicação da sua empresa durante o Maio Amarelo.

Mural colaborativo

No início da campanha, monte um mural na empresa, escolha um local mais movimentado. Pode ser a sala de descanso, do café ou outra.

Lance uma pergunta no quadro, por exemplo: “O que torna o trânsito mais seguro e como você, motorista, pode contribuir para isso? Por fim, disponibilize canetas e incentive seus colaboradores a compartilhar seus pensamentos e ideias

Uma dica é fazer um compilado com as respostas e distribuir no final do mês entre todos. Inclusive, digitalize para as redes da empresa para que todos vejam que se trata de uma campanha ativa e engajada.

Maio Amarelo na empresa: dia de vestir amarelo

Assim como é feito nas demais campanhas, separe um dia para que todos na instituição se vistam de amarelo. Proponha atividades dinâmicas nesse dia como jogos, conversas, entre outros que mostraremos na sequência.

Deixar o ambiente decorado também é uma boa forma de chamar a atenção e mostrar que sua marca é responsável. Nas redes sociais, considere trocar a paleta de cores das postagens por tons de amarelo durante o mês. 

Palestras e rodas de conversa

Treinamentos, palestras, workshops e rodas de conversa também são ações significativas para desenvolver. Você, gestor, pode organizar estes eventos ao longo do mês ou durante o dia de vestir amarelo.

Nossa dica é que convide alguma autoridade relacionada ao trânsito para tornar ainda mais efetivas suas ações. Considere chamar um instrutor do DETRAN ou um especialista em segurança no trânsito.

Deixe que seus colaboradores expressem suas dúvidas, como se comportam no trânsito e reflitam sobre melhorias no comportamento. Para tornar esse momento mais dinâmico insira alguma atividade lúdica como o jogo das escolhas que mostraremos na sequência.

Jogo das escolhas

O uso de dinâmicas para criar interações mais criativas está ganhando espaço nas empresas. A técnica de gamificação é excelente para desenvolver o engajamento e motivar os trabalhadores no desenvolvimento de suas demandas. 

Por exemplo, o jogo das escolhas, essa é uma atividade bem simples, mas que contribui muito para as ações do Maio Amarelo nas empresas. A atividade funciona da seguinte forma:

  • Você ou os profissionais do RH vão montar um cenário que se assemelha a uma avenida urbana com semáforo, faixa de pedestres, e o que mais for relevante, como as placas.
  • Será simulado com os colaboradores a condução de um veículo e seu celular tocando.
  • Outros envolvidos na elaboração da atividade vão informar que a ligação é do gestor e apresentar algumas opções como atender, mandar uma mensagem ou estacionar em um local seguro e retornar a ligação.
  • Dependendo da resposta do colaborador, ele pode ser recompensado com brindes ou com um informativo sobre as regras do trânsito. A opção correta é a última em que ele procura um lugar para estacionar.

Checklist de segurança

Todos que possuem carteira de habilitação deveriam saber quais cuidados são necessários para garantir a segurança no trânsito. Contudo, é sempre bom relembrar e reforçar quais são eles por meio de um checklist

Além de apresentar essas informações, vocês podem entregá-las junto ao material de campanha e até divulgá-las em suas redes. Confira, abaixo, dez práticas importantes:

  1. Direção defensiva;
  2. Uso do cinto de segurança;
  3. Não dirigir após ingerir álcool;
  4. Checar o nível de água e óleo;
  5. Verificar os freios, pneus e faróis;
  6. Estar apto física e mentalmente para dirigir;
  7. Usar a buzina com cautela;
  8. Não utilizar o celular;
  9. Evitar dirigir se estiver muito cansado;
  10. Respeitar a sinalização e os pedestres.

Que medidas a empresa pode adotar durante todo o ano para evitar acidentes relacionados ao Maio Amarelo?

A campanha Maio Amarelo para cuidados do trânsito deve se estender para o restante do ano. Não precisa de decoração e avisos todos os meses, mas alguns cuidados da própria empresa podem contribuir significativamente.

Começamos pela flexibilização da jornada de trabalho, se for possível para sua organização considerar a adoção do home office. O modelo híbrido também é uma opção válida, assim, o risco de ocorrer um acidente de trajeto é reduzido.

O estresse é outra situação de risco para quem dirige, assim como o cansaço mental. Mas como fazer para diminuir? 

Sua empresa precisa desenvolver ações preventivas começando pelo ambiente de trabalho. Um espaço harmonioso contribui para o bem-estar físico e mental das pessoas.

A oferta de benefícios corporativos para terapias e consultas com psicólogos é uma alternativa que ajuda a melhorar a saúde emocional. Caso sua empresa disponibilize carros para uso dos colaboradores, é importante que estes estejam sempre em dia com a manutenção. 

Se todos tiverem atenção e cuidado no trânsito é possível reduzir os números relacionados a acidentes. E, como visto, até as práticas na empresa auxiliam para melhorar a qualidade de vida no trânsito.

Para um bom plano de comunicação interna, conte com a ajuda de um software de RH completo e adaptável à sua empresa, como o da Factorial.

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados