Ir para o conteúdo

Como montar escalas de trabalho: guia prático para o RH

·
6 minutos de leitura
como montar escalas de trabalho

O controle do tempo é essencial para qualquer empresa, e a gestão de escalas de trabalho desempenha um papel crucial nesse sentido. A seguir, confira como montar escalas de trabalho de forma eficiente e com o apoio da tecnologia!

Equilibrar demandas de trabalho, cobrir turnos, gerenciar solicitações de férias e ainda estar de acordo com as leis trabalhistas. Esses são apenas alguns dos desafios do RH ao gerenciar as escalas de trabalho.

Afinal, esse controle vai muito além de estabelecer a carga horária de cada colaborador. É preciso pensar na equipe como um todo, nas necessidades da empresa, no bem-estar dos funcionários e na melhor estratégia para manter a produtividade em alta.

A seguir, confira como montar escalas de trabalho de maneira eficaz e aprenda a utilizar a tecnologia ao seu favor durante esse processo!

Conheça uma tecnologia que otimiza a gestão de turnos e escalas na sua empresa

ferias ausencias rh

A importância das escalas de trabalho para o RH

como montar escalas de trabalho

O setor de Recursos Humanos desempenha um papel estratégico na elaboração das escalas de trabalho eficientes.

Basicamente, seu trabalho é garantir que, ao mesmo tempo que a empresa tenha a força de trabalho necessária nos momentos certos, os colaboradores estejam satisfeitos com suas escalas e não diminuam sua motivação e desempenho.

Assim, ao criar escalas equilibradas, o RH pode otimizar a utilização de recursos e prevenir a fadiga dos colaboradores. Também é possível evitar o excesso de horas extras não planejadas e melhorar o clima organizacional como um todo. 

Além disso, ao atender às necessidades individuais dos colaboradores, o departamento de RH contribui para a criação de uma cultura de trabalho saudável e satisfatória.

🗓️ Como fazer a gestão de jornada de trabalho da melhor forma

Como montar escalas de trabalho de maneira eficaz: um guia para o RH

A seguir, confira algumas de nossas dicas para saber como montar escalas de trabalho unindo as necessidades da empresa com as preferências das equipes e de cada colaborador.

Avalie as necessidades de cada parte

tipos de escalas de trabalho

O primeiro passo para entender como montar escalas de trabalho é realizar uma avaliação detalhada das necessidades da empresa e dos colaboradores. 

Do lado da organização, isso inclui analisar padrões de demanda, por exemplo. Ou ainda identificar períodos de pico e baixa atividade, considerar a sazonalidade e avaliar as competências individuais dos colaboradores.

Já em relação aos talentos, é preciso levar em conta as horas trabalhadas, a satisfação do funcionário (quando possível) e o nível de motivação e produtividade de cada pessoa em determinado dia ou horário.

📝 Controle de ponto para professores e funcionários é obrigatório: veja como fazer

Mantenha uma comunicação transparente

A transparência na comunicação é essencial ao criar e distribuir escalas para suas equipes.

Primeiramente, os colaboradores devem estar cientes das políticas da empresa, dos critérios para a construção das escalas e dos processos para solicitar ajustes ou folgas.

Além disso, vale manter sempre aberto um canal de comunicação entre os funcionários e o RH, incentivando uma conversa direta e transparente, evitando mal-entendidos.

👉 Controle de escalas com a Factorial: veja como é simples!

Ofereça flexibilidade

como montar escalas de trabalho

Embora a estabilidade seja importante, a flexibilidade também deve ser incorporada nas escalas. 

Assim, ao montar escalas de trabalho, é importante incorporar um certo grau de flexibilidade para lidar com imprevistos. Isso inclui ausências não planejadas ou picos inesperados de demanda. 

Ao mesmo tempo, é necessário deixar claro para suas equipes que o quanto antes uma alteração de escala for solicitada, melhor. 

🍽️ Escala de trabalho para quem trabalha em restaurante: como criar e gerenciar

Considere a legislação trabalhista

Obviamente, a legislação trabalhista deve ser um fator central na elaboração de escalas de trabalho. Isso porque sua empresa pode estar sujeita a regulamentos específicos sobre carga horária, intervalos obrigatórios, horas extras e períodos de descanso. 

Lembre-se: o não cumprimento dessas regulamentações pode resultar em penalidades legais, afetando negativamente a reputação da empresa. Por isso, o profissional de RH deve estar sempre atento a quais são as possibilidades na hora de montar escalas de trabalho.

⏱️ O que é jornada de trabalho não linear: tudo que sua empresa precisa saber

Incentive a colaboração da equipe

Uma das melhores dicas sobre como montar escalas de trabalho é incentivar a colaboração entre os membros da equipe

Isso não apenas melhora a coesão do grupo. Também facilita a troca de turnos e a cobertura de horários em situações emergenciais. Afinal, essas são as pessoas que cumprirão as escalas, então nada melhor do que contar com a sua contribuição.

como montar escalas de trabalho

Outra forma de facilitar esse processo é contar com um software que simplifica esse processo de comunicação e coordenação entre os membros da equipe, como a Factorial, que conta com a função Controle de Escalas e Turnos.

👩🏻‍💻 Quer saber como funciona? Solicite uma demonstração gratuita para a sua empresa!

Faça avaliações regulares e ajustes sempre que necessário

Por fim, uma vez implementadas as escalas, é essencial realizar avaliações regulares nas suas escalas. Isso permite identificar padrões, otimizar a eficiência das equipes e ajustar as escalas conforme necessário. 

Essa análise contínua também ajuda a manter a flexibilidade necessária para se adaptar a possíveis mudanças do negócio.

📥 [Download Excel] Modelo de Escalas de Trabalho

Na gestão da jornada de trabalho, o uso de planilhas pode ser uma mão na roda. No entanto, como são preenchidas manualmente, também podem levar às falhas.

Que tal organizar as suas escalas de trabalho com mais eficiência? Baixe um modelo grátis e aprenda a montar os turnos de suas equipes ⬇️

escalas de trabalho

Por que fazer uso da tecnologia para a gestão de escalas?

Como sabemos, o avanço tecnológico trouxe consigo ferramentas poderosas que facilitam a gestão de escalas de trabalho.

Uma dessas ferramentas é a adoção de um software especializado, como o da Factorial, que pode oferecer uma série de benefícios, como:

  • Automatização do processo: automatize o processo de criação de suas escalas, considerando fatores como disponibilidade, habilidades e preferências dos colaboradores;
  • Monitoramento em tempo real: o uso da tecnologia permite o monitoramento em tempo real da implementação das escalas. Na prática, isso facilita a identificação imediata de problemas e a tomada de medidas corretivas;
  • Facilidade de comunicação: plataformas como a Factorial facilitam a comunicação entre o RH e as equipes. Alertas automáticos sobre mudanças na escala, solicitações de folgas e trocas de turnos podem ser gerenciados de maneira eficiente, em um único lugar!
  • Análise de dados: identifique padrões, avalie o desempenho das suas equipes e faça ajustes proativos na hora de montar as escalas de trabalho;
  • Redução de erros: a automação de tarefas também reduz a probabilidade de erros humanos. Isso garante que as políticas da empresa e a legislação trabalhista sejam cumpridas, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade das equipes.

🕖 O que é o Ponto Britânico e por que sua empresa não deve fazer uso dele

✅ Conte com a Factorial para o controle de escalas e turnos

Como vimos, saber como montar escalas de trabalho é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, o setor de RH deve encontrar as melhores estratégias para equilibrar as demandas do negócio com o bem-estar dos colaboradores.

Ao entender a importância das escalas de trabalho, seguir práticas recomendadas na construção das escalas e abraçar a tecnologia para a sua gestão de RH, você ainda promove uma cultura organizacional cada vez mais saudável e eficiente!

👩🏻‍💻 Ao escolher a Factorial, você vai muito além da Gestão de Escalas e do Controle da jornada de trabalho. São mais de 30 funcionalidades para agilizar a rotina do DP e do RH da sua empresa, incluindo:

🎥 Quer saber mais? Confira em menos de 1 minuto como funciona o software da Factorial 👇

botao demo

 

Especialista em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, com foco em Planejamento Estratégico. Experiência com empresas de tecnologia, criando e gerenciando projetos, conteúdos e produtos B2B para reconhecimento de marca, geração de leads, link building, SEO e performance orgânica.

Artigos Relacionados