Ir para o conteúdo

Entrevistas com candidatos: como fazer com a ajuda da Factorial

·
5 minutos de leitura
entrevistas com candidatos

As entrevistas com candidatos são uma etapa crucial no processo de recrutamento, permitindo que a empresa avalie se um candidato possui as habilidades, qualificações e personalidade adequadas para a vaga. 

Na Factorial, o agendamento e a realização de entrevistas podem ser facilmente gerenciados através da plataforma. Não apenas otimizando o seu processo, mas também garantindo uma melhor experiência para os talentos.

Confira a seguir como fazer boas entrevistas  com candidatos e otimizar cada vez mais o seu processo de Recrutamento e Seleção com a ajuda da tecnologia.

Boa leitura!

Índice

Como fazer boas entrevistas com candidatos?

entrevistas com candidatos

Selecionar os melhores talentos é uma das principais tarefas do setor de Recursos Humanos. Contudo, esse também é um processo que envolve muitas etapas, sendo a entrevista de emprego uma das mais importantes.

Na hora de recrutar novos talentos, ter em mente quais são os tipos de entrevista de emprego mais usados pelo RH é fundamental. Além disso, é preciso contar com o apoio da tecnologia, preferencialmente de um software de recrutamento e seleção.

Com a Factorial, por exemplo, é possível administrar seus processos de recrutamento de forma muito mais eficaz, criando um portal de carreiras adaptado a sua empresa e alcançando os candidatos mais qualificados em menos tempo.

Mas o que torna uma entrevista de emprego realmente eficaz? A resposta para esta pergunta é o processo

Ao contar com um processo de recrutamento bem estruturado, o profissional de RH saberá exatamente o passo a passo para a contratação de novos colaboradores, tendo inclusive o apoio de uma ferramenta de automatização de tarefas, como a Factorial.

Com a Factorial, é possível:

  • Realizar testes e entrevistas de forma guiada, atribuindo responsáveis por cada etapa e gerenciando todo o processo até a contratação;
  • Centralizar todas as informações dos candidatos em um só lugar, incluindo respostas de testes, pretensão salarial, habilidades e competências;
  • Extrair relatórios com essas informações sempre que precisar;
  • E muito mais.

📽️ Veja as dicas da Factorial para atrair os melhores talentos! 👇

👩🏻‍💻 Plano de ação para contratação de funcionários: aprenda a criar um para a sua empresa

Como estruturar seu processo de entrevista 

Obviamente, todo processo de recrutamento e seleção precisa de um passo a passo. O primeiro deles é criar a vaga e divulgá-la em bancos de talentos ou nas próprias redes sociais da empresa.

Em seguida, é chegada a hora de fazer a triagem dos currículos e selecionar os melhores candidatos. Após receber candidaturas, clientes Factorial podem utilizar os filtros e ferramentas da plataforma para identificar os candidatos que melhor se encaixam na vaga. 

Depois de publicar uma oferta de emprego, você também começará a receber candidatos e suas informações na seção “Candidatos”. Por lá, é possível;

  • Conferir todas as informações pessoais de cada talento;
  • Visualizar as candidaturas recebidas e acompanhar as diferentes fases de cada candidatura;
  • Enviar comentários e/ou pontuações sobre o(a) candidato(a) durante a entrevista, além de verificar eventuais comentários deixados por outros gestores de contratação.

Além disso, com a Factorial você pode realizar toda a triagem de currículos de forma automatizada. Essa triagem pode começar identificando pontos como localização (onde o candidato mora), formação acadêmica e experiência profissional, para então focar nos processos de dinâmica de grupo e, claro, na entrevista individual.

Por fim, após a seleção dos talentos, é hora de iniciar o processo de entrevistas com candidatos, enviando um convite formal por e-mail ou mensagem a cada selecionado.

🔎 Filtro de candidatos: como usar e facilitar seu processo de recrutamento

Dicas para uma entrevista de emprego bem-sucedida

check 1 de 1 K7 manual de contratação de funcionários, requisitos para contratação de funcionários, quais os principais critérios para contratação de funcionários, checklist contratação de funcionários K11 agendar entrevista de emprego pelo whatsapp

Como vimos até aqui, a etapa de entrevista com candidatos é muito importante durante o Recrutamento e Seleção. Por isso, vale contar com algumas dicas de como gerenciar esta etapa da melhor forma possível. Confira:

  • Prepare o ambiente. Se a entrevista for presencial, prepare a sala com antecedência, garantindo um ambiente tranquilo e profissional. Se for online, verifique a conexão com a internet e configure a plataforma de videoconferência;
  • Inicie apresentando-se e explicando o objetivo da entrevista. Apresente a empresa, a cultura organizacional e todas as informações possíveis sobre a vaga em aberto;
  • Utilize um roteiro de perguntas pré-definido para garantir que todos os candidatos sejam avaliados de forma justa e consistente. As perguntas podem ser sobre experiência profissional, habilidades, qualificações, conhecimentos técnicos e comportamentais. 📑 Veja neste artigo como criar melhores perguntas para as suas entrevistas.
  • Observe as respostas do candidato, sua linguagem corporal e sua postura. Também preste atenção à sua comunicação, entusiasmo e interesse pela vaga;
  • Reserve um tempo para responder às perguntas do candidato sobre a empresa. Seja sobre a vaga ou sobre o processo de recrutamento em si. Dê o seu melhor para não restar nenhuma dúvida;
  • Por fim, ao final da entrevista, faça anotações sobre os pontos fortes e fracos do candidato, a fim de compará-los com os requisitos da vaga.

Atenção: após a entrevista, sempre envie um feedback, mesmo que seja negativo. A Factorial oferece modelos de feedback pré-definidos e a função de envio automatizado para que você possa fornecer aos candidatos um feedback construtivo e personalizado.

📥 [Download] Checklist de Recrutamento e Seleção

Você sabia que as etapas do processo de recrutamento e seleção são melhor organizadas quando divididas entre o status e a prioridade de cada ação?

Desde o planejamento, passando pelo anúncio da vaga até chegar na contratação e no Onboarding, é importante ter todos as etapas bem definidas.

Na nossa Checklist de Recrutamento e Seleção, você vai encontrar os principais itens do passo a passo para poder organizar todo o processo e garantir que a experiência do candidato seja a melhor possível.

Baixe agora: é grátis! 👇

recrutamento e seleção

Benefícios de usar um software de ATS para suas entrevistas 

Ao realizar a entrevista com candidatos, contar com um software de ATS eficaz e completo é a melhor solução para o seu negócio. Veja a seguir os principais benefícios de utilizar a Factorial para gerir o seu processo seletivo:

  • Eficiência: com a nossa plataforma, o setor de RH otimiza todo o processo de agendamento e realização de entrevistas, economizando tempo e recursos;
  • Profissionalismo: contar com um software de ATS permite que a sua empresa ofereça uma experiência profissional aos candidatos. Desde o convite para entrevista até o envio do feedback final;
  • Padronização: garanta que todos os candidatos sejam avaliados de forma justa e consistente, utilizando roteiros de perguntas e critérios de avaliação pré-definidos;
  • Organização: centralize todas as informações sobre as entrevistas em um único lugar, facilitando o acompanhamento do processo e, claro, a tomada de decisões;
  • Análise de dados: entre outros recursos, a Factorial fornece relatórios e análises sobre todo o processo de recrutamento. Isso ajuda a identificar pontos fortes e fracos de cada talento e a tomar decisões mais assertivas;
  • Segurança: em nossa plataforma, todos os dados de talentos e da sua empresa ficam armazenados de forma segura, otimizando ainda mais a sua gestão de pessoas.

💻 Software de recrutamento e seleção: por que sua empresa precisa de um

 Conte com a Factorial para realizar suas entrevistas com candidatos

Como vimos, a Factorial é uma plataforma completa que oferece recursos robustos para otimizar o processo de entrevistas com candidatos. 

Através da plataforma, é possível agendar entrevistas de forma eficiente, realizar entrevistas profissionais e personalizadas e tomar decisões mais assertivas sobre a contratação de novos talentos.

Veja outros recursos da Factorial para otimizar o seu processo de entrevista com candidatos:

  • criar um portal de empregos personalizado;
  • centralizar currículos e documentos dos candidatos;
  • armazenar todas as informações sobre o processo seletivo em um único software;
  • extrair relatórios sobre recrutamento e seleção;
  • realizar a integração das vagas criadas no sistema com o LinkedIn

Além disso, com o uso de um bom software de Recrutamento e Seleção de Pessoas você poderá replicar as mesmas informações e processos utilizados no passado para futuras vagas, facilitando a vida do seu profissional de RH. 

🎥 Saiba como funciona o Recrutamento e Seleção ATS da Factorial 

 

demonstração grátis software rh dp factorial

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados