Ir para o conteúdo

Metodologias de Treinamento Corporativo: 5 alternativas para a sua empresa

·
5 minutos de leitura
Metodologias de Treinamento Corporativo

O desenvolvimento de colaboradores é uma das peças para o sucesso da sua empresa. Afinal, em um mundo corporativo dinâmico e competitivo, manter seus funcionários atualizados e capacitados para enfrentar os desafios do mercado faz toda a diferença. 

Pensando nisso, o artigo de hoje tem como objetivo desvender as principais metodologias de treinamento corporativo dentro das organizações, para que o seu RH possa montar um programa bem-sucedido. 

Para saber mais, confira as dicas da Factorial e comece hoje a montar o melhor treinamento corporativo que a sua empresa já teve!

Índice

Qual a importância do treinamento corporativo para as empresas

metodologias de treinamento corporativo

Antes de qualquer coisa, investir na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores contribui para o aumento da produtividade e da eficácia, uma vez que colaboradores bem treinados são mais propensos a realizar suas tarefas com maior qualidade e rapidez, reduzindo erros e retrabalho.

Além disso, um bom treinamento garante que os colaboradores estejam atualizados com as melhores práticas e tecnologias, o que se reflete na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Por fim, e não menos importante, treinamentos bem-sucedidos resultam em um aumento da retenção de talentos, já que colaboradores que se sentem valorizados são mais propensos a permanecer na empresa.

🫱🏻‍🫲🏾 Relacionamento interpessoal e sua influência no ambiente de trabalho

Como o RH pode montar um programa de treinamento de sucesso

Mas, afinal, qual é o papel do setor de Recursos Humanos em tudo isso? Mais do que responsável pela gestão de pessoas, o RH é um dos impulsionadores do desenvolvimento e do crescimento de cada colaborador da empresa.

Nesse sentido, é também seu papel trabalhar para montar um programa de treinamento de sucesso, seguindo alguns passos importantes, como:

  • Realizar um diagnóstico para identificar as necessidades de treinamento da empresa, considerando seus objetivos estratégicos, os desafios que enfrenta e as competências que seus colaboradores precisam desenvolver;
  • Definir os objetivos do treinamento, sempre com base nas necessidades previamente identificadas. Em outras palavras, deixar claro o que se pretende alcançar com a capacitação;
  • Escolher as metodologias de treinamento mais adequadas para cada objetivo e público-alvo;
  • Desenvolver ou selecionar o conteúdo do treinamento, cuidando para que este seja relevante, atualizado e de fácil assimilação;
  • Implementar o programa de treinamento de forma eficaz, com acompanhamento e avaliação dos resultados.

📽️ Em suma, realizar uma boa gestão de treinamentos pode ser um desafio. Confira como a Factorial pode ajudar neste processo 👇

botao demo

5 metodologias de treinamento para suas equipes

gamificação em treinamento corporativo

Como já mencionamos, escolher a metodologia certa para o seu programa de treinamento pode fazer toda a diferença. 

Para entender exatamente os benefícios de cada metodologia, a Factorial trouxe 5 opções de métodos de treinamento para aplicar na sua organização. Confira um pouco mais sobre cada um deles e faça a sua escolha!

1. Método 70:20:10

Você provavelmente já ouviu falar desta metodologia. Em termos gerais, ela propõe que 70% do aprendizado vem da experiência prática no trabalho, enquanto 20% vem da interação com colegas e mentores, e 10% de treinamentos, como cursos e seminários.

Seu objetivo, basicamente, é focar mais nas experiências do profissional do que em seus conhecimentos técnicos. Portanto, este tipo de treinamento será mais voltado a promover experiências profissionais na prática, bem como valorizar as interações sociais entre as equipes.

Obviamente, ela demanda que seus colaboradores possuam uma base teórica por meio de cursos, a fim de conhecer um pouco mais sobre cada atividade. Contudo, o foco maior será, de fato, na experiência vivida no dia a dia.

💡 Gestão de pessoas e talentos: o segredo para fazer sua empresa crescer

2. Treinamento E-learning, ou ensino EAD

Essa metodologia utiliza recursos online para oferecer treinamento aos colaboradores. Isso pode incluir videoaulas, plataformas de ensino EAD ou até mesmo jogos educativos. 

Essa é uma opção vantajosa para empresas com colaboradores em diferentes locais, ou que são adeptas do home office. Entre outros benefícios, realizar treinamentos de forma online traz:

  • Flexibilidade: uma vez que permite aos usuários assistir aos cursos na hora que quiserem, de onde quiserem;
  • Praticidade: como muitos cursos já estão previamente gravados, não há risco de atrasos ou problemas referentes à conexão;
  • Preço: muitas plataformas de treinamento corporativo oferecem um plano mensal, anual ou por curso, com valores acessíveis a todos os públicos;
  • Variedade de conteúdo: ao investir em treinamento empresarial nesse tipo de plataforma, é possível encontrar conteúdo para todos os gostos e necessidades, com muita variedade.

👩🏻‍💻 6 melhores plataformas EAD para realizar treinamento corporativo

3. Treinamentos motivacionais

Treinamentos motivacionais são, como o próprio nome diz, orientados a aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores. Para isso, tem como um de seus principais objetivos criar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

Esse tipo de metodologia pode ser realizada de diversas formas. Seja por meio de palestras, workshops, aplicação de feedbacks ou dinâmicas de grupo. Ela é bastante similar ao coaching corporativo, do qual falaremos a seguir.

👩🏻‍🦰👨🏻‍🦱 Como incentivar e medir a motivação no trabalho dos seus colaboradores [+ Teste grátis]

4. Coaching corporativo

O coaching é um processo de desenvolvimento individual que ajuda os colaboradores a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais. 

Apesar de o conceito de “coach” ser muitas vezes visto de uma forma negativa, quando falamos em um ambiente corporativo ele, de fato, pode ter muito a agregar.

Afinal, trata-se de uma ferramenta para aumentar a autoconfiança, a produtividade e a criatividade dos colaboradores. Basta que este acompanhamento seja realizado por um profissional competente e certificado e certamente os resultados serão positivos.

📥 [Download] eBook sobre Treinamento e Desenvolvimento Empresarial

Como vimos até aqui, investir em treinamentos é parte essencial do desenvolvimento de seus colaboradores.

Profissionais bem treinados e com plano de carreira bem definidos, desenvolvem com maior eficiência suas competências, além de melhorar a saúde mental no trabalho.

Por isso, oferecemos esse eBook sobre Treinamento e Desenvolvimento com ideias para aplicar na sua empresa. Baixe agora! 👇

treinamento e desenvolvimento de pessoas

5. Gamificação

Por fim, temos a estratégia da gamificação em treinamento corporativo, que utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado mais divertido e interativo.

Essa é uma metodologia eficaz para aumentar o engajamento dos colaboradores e a retenção do conhecimento. Ela visa ir além do aprendizado, buscando de fato aumentar o interesse do aprendiz sobre o assunto.

A ideia é que o profissional absorve o conhecimento por meio desses jogos, tornando-se capaz de solucinar problemas complexos e, ao subir de nível, acumular recompensas.

gamificação em treinamento

🎮 Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso guia completo sobre gamificação nas empresas

✅ Otimize os seus treinamentos corporativos com a ajuda da Factorial!

Como vimos, o treinamento corporativo é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das suas equipes. Ao investir na capacitação de colaboradores, sua empresa pode aumentar a produtividade, reter talentos e ainda estimular a inovação.

Atualmente, existem diversas metodologias de treinamento disponíveis, e o RH deve escolher as mais adequadas para cada objetivo e público-alvo.

A boa notícia é que atualmente existem tecnologias pensadas para auxiliar o profissional de RH neste processo, tornando a sua gestão de treinamentos muito mais simples.

💻 A Factorial é uma ferramenta pensada para facilitar a implementação de treinamentos. Com o uso de nosso software, seu RH pode criar cursos personalizados, monitorar o progresso dos colaboradores, avaliar o impacto dos treinamentos e muito mais.

Veja outros motivos que provam que vale a pena contar com a Factorial para fazer a gestão de treinamentos empresariais:

📽️ Que tal ver melhor como tudo isso funciona na prática? Entenda por que escolher a Factorial em apenas 1 minuto! 👇

demonstração grátis software rh dp factorial

 

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados