Ir para o conteúdo

As melhores práticas de RH para o seu local de trabalho

·
6 minutos de leitura

As melhores práticas de RH são um conjunto de processos e técnicas que foram comprovadas por pesquisa e experiência para produzir melhores resultados no desempenho da sua equipe.

São diretrizes internas que uma empresa estabelece para otimizar procedimentos e obter ótimos resultados em todas as áreas de negócios. Este guia servirá para explicar o que elas envolvem, a quais atividades elas podem ser aplicadas e por que são tão importantes.

Índice

Quais são as 7 principais atividades do RH?

A equipe de Recursos Humanos é responsável por várias atividades principais dentro de uma empresa relacionadas ao bem-estar e ao tratamento justo dos funcionários. Isso inclui recrutamento e seleção, retenção de funcionários, treinamento e remuneração. As melhores práticas de RH podem ser aplicadas a todas essas atividades para ajudar o departamento de Recursos Humanos a alcançar todo o seu potencial e a obter ótimos resultados de negócios.

Vamos começar dando uma olhada nas principais atividades do departamento de Recursos Humanos.

Recrutamento

Isto inclui redigir as descrições de cargo, recrutar novos funcionários, contratar profissionais e rescindir contratos de funcionários. Além da negociação de salários e benefícios e cumprimento de regulamentos relativos ao processo de contratação.

Relações trabalhistas

Defesa dos direitos dos funcionários, mediação de reclamações (incluindo reclamações relacionadas a assédio) e coordenação com sindicatos.

Saúde e Segurança

Implementar medidas de segurança E garantir a conformidade com os requisitos legais do ministério do trabalho. Registrar e investigar todos os incidentes e acidentes no local de trabalho e processar reivindicações para compensação dos trabalhadores.

Conformidade com a legislação trabalhista

Aderir às leis trabalhistas e de conformidade, garantir que os funcionários sejam tratados de maneira justa e legal e manter-se atualizado com as mudanças no CLT. 

teste-gratis

Planejamento de remuneração

Definição e processamento da folha de pagamento, salário e benefícios com base na função, desempenho e requisitos legais. Gerenciamento de seguros, pensões e outros benefícios de terceiros.

Treinamento e Desenvolvimento

Fornecer desenvolvimento profissional contínuo para que os funcionários mantenham suas habilidades e experiência atualizadas. Treinamento de novos funcionários.

Avaliação de Desempenho

Monitorar e analisar o desempenho individual, da equipe e da empresa em geral, de acordo com as metas e objetivos. O software de avaliação de desempenho pode ser usado para otimizar e otimizar o processo de análise de desempenho.

Quais são as melhores práticas de RH?

Boas práticas são um conjunto de procedimentos comerciais ou profissionais que são aceitos e promovidos como corretos e eficazes. São diretrizes, ética e idéias que representam o curso de ação mais eficiente em qualquer situação dentro de uma empresa. Neste caso, vamos considerar as melhores práticas incluídas nos processos de RH.

As melhores práticas em gestão de pessoas e recursos humanos estão alinhadas com as metas e objetivos da empresa e agregam valor ao negócio como um todo.

  • Políticas de RH de uma empresa devem incluir uma lista com as melhores práticas de:
    • Comunicação interna
    • Automatização de recursos humanos
    • Análise da gestão de recursos humanos
    • Entrevistas, contratação e onboarding de funcionários
    • Engajamento dos funcionários
  • Os benefícios da implementação de boas práticas de RH:
    • Aumentar a produtividade dos funcionários
    • Manter a cultura organizacional e garantir que todos os funcionários sejam adequados
    • Melhorar a retenção de funcionários e a reputação corporativa
    • Aumentar a satisfação dos funcionários à medida que os funcionários se sentem apoiados e motivados
    • Melhoria contínua em termos de desenvolvimento profissional e estratégia de negócios
    • Otimizar o gerenciamento de talentos
    • Monitorar o progresso para garantir que as metas e objetivos da empresa sejam alcançados

Como as práticas de RH podem ser aprimoradas?

Estabelecer boas práticas de RH te ajudará a ter suporte para cada estágio do desenvolvimento e crescimento da sua empresa. O primeiro passo para o sucesso é garantir que haja objetivos claros da empresa. 

Uma estratégia precisa então ser projetada para identificar todas as necessidades de negócios e estabelecer diretrizes claras para que os funcionários estejam cientes de sua função e do que se espera deles. Para garantir o sucesso, os profissionais de Recursos Humanos devem elaborar um checklist próprio com melhores práticas de RH adaptadas às suas empresas.

Exemplos de práticas recomendadas de RH

praticas-rh

Ambiente saudável

Crie um ambiente seguro, feliz e saudável para os funcionários. Encoraje discussões iguais e abertas, celebre as vitórias da equipe e estabeleça limites e expectativas. Demonstre apreço e incentive o pensamento positivo. É muito mais provável que funcionários felizes permaneçam em uma empresa e tenham o melhor desempenho possível.

Bônus vinculados ao desempenho

Incentive os funcionários com recompensas e bônus baseados no desempenho. Estabeleça métricas e KPIs claros para que todos os funcionários estejam cientes de como seu desempenho individual afeta a lucratividade da empresa. Ter um bom esquema de bônus vinculado ao desempenho motiva gerentes e funcionários a melhorar a eficiência e a produtividade e aumenta o senso de responsabilidade.

Incentivar o feedback dos funcionários

Reconhecer, nutrir e executar o feedback dos funcionários. Incentive discussões abertas e o uso de caixas de sugestões. Realize pesquisas regulares para reunir os pensamentos e idéias dos funcionários, para que se sintam valorizados e envolvidos no sucesso geral dos negócios. As pesquisas podem ser realizadas por meio de um software de avaliação de desempenho

As perguntas certas podem ajudá-lo a avaliar o interesse, a motivação e a felicidade geral de seus funcionários e fazer as alterações necessárias. Isso, por sua vez, pode ajudar a melhorar a cultura corporativa e aumentar a retenção de funcionários.

Treinamento contínuo

Estabelecer procedimentos claros para o desenvolvimento profissional contínuo de todos os funcionários. Analise regularmente as necessidades da sua empresa para identificar lacunas e implementar programas de treinamento apropriados. Garanta que sua empresa leve em consideração os custos de treinamento ao calcular os orçamentos anuais no seu plano de RH. Uma organização que oferece treinamento contínuo aos funcionários terá baixa rotatividade porque a força de trabalho é leal.

Algumas das empresas com as melhores práticas de RH

As empresas que projetam e implementam uma estratégia eficaz de boas práticas em recursos humanos têm maior probabilidade de aumentar os lucros, reter funcionários e melhorar a qualidade e a produtividade. Existem muitos exemplos disso no mundo corporativo. Aqui estão alguns dos nossos favoritos.

FedEx

Os funcionários da FedEx são parte integrante do processo de tomada de decisão. A empresa pratica uma filosofia de “Pessoas-serviço-lucro”, focada no cuidado e bem-estar de seus funcionários. A empresa realiza anualmente uma pesquisa para rastrear a satisfação dos funcionários, coletar sugestões e melhorar as condições de trabalho. 

Os funcionários então se reúnem para discutir resultados, resolver problemas e propor soluções como um grupo. A filosofia reconhece a importância da satisfação e do empoderamento dos funcionários para criar um ambiente em que os funcionários se sintam seguros o suficiente para assumir riscos e se tornar inovadores na busca pela qualidade, serviço e satisfação do cliente.

AMX

A AMX, fabricante americana de dispositivos de controle de vídeo de propriedade da Samsung, promove confiança e comunicação entre a equipe e fornece um ambiente de trabalho em espaço aberto para esse fim. A empresa se orgulha de práticas conscientes de contratação e demissão, oferecendo generosos pacotes de indenizações e ajudando a colocar funcionários em novas empresas em caso de demissões.

OXFAM

Como instituição de caridade, a Oxfam não pode competir em salários e benefícios. Portanto, reorientou suas energias no treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Ela vê seus funcionários como ativos vitais para a empresa e investe em treinamento para que os funcionários compartilhem suas crenças e valores essenciais e se esforcem para desenvolver suas habilidades e experiência.

A criação e a implementação das melhores práticas de RH na sua empresa ajudarão os seus funcionários a buscar a excelência. Além de estabelecer objetivos e diretrizes claros ao longo da sua jornada na empresa. Assim, será mais fácil aumentar a produtividade e o lucro da sua companhia.

Conhece alguma prática de RH que gostaria de compartilhar? Comente abaixo!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário