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Dia do Consumidor: ações para o setor de RH

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6 minutos de leitura
dia do consumidor

Se você acredita que o Dia do Consumidor (ou a Semana do Consumidor) não dizem respeito ao setor de Recursos Humanos, está enganado. A data é extremamente valiosa e pode ser, sim, muito bem explorada pelos profissionais de RH. Saiba como a seguir!

Comemorado mundialmente no dia 15 de março, o Dia do Consumidor também deu origem à chamada Semana do Consumidor. No Brasil, a data tem se tornado uma das mais importantes para o varejo e para o mercado em geral. Porém, nos últimos anos, também tem se expandido para outros setores, como o de Recursos Humanos.

Mesmo sendo novidade para algumas empresas, a Semana do Consumidor vem sendo tratada dentro do setor de RH como uma oportunidade de valorizar seus colaboradores, reconhecendo sua importância para o sucesso da empresa, e também para desenvolver ações de fortalecimento de marca. O mesmo ocorre com o Dia do Cliente, que também oferece oportunidades para estreitar laços com fornecedores e colaboradores, enquanto clientes internos de uma empresa.

No artigo a seguir você entende como o setor de Recursos Humanos pode aproveitar a Semana do Consumidor. Seja para aumentar ainda mais o engajamento com os colaboradores, para fortalecer a marca da organização ou para aumentar as vendas durante a data! Boa leitura!

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Dia do Consumidor: saiba mais sobre a data

Como explicamos, o Dia do Consumidor é comemorado todo dia 15 de março (neste ano uma quarta-feira), e também deu origem à Semana do Consumidor. A data foi criada no ano de 1962, pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy, e tinha como principal objetivo comemorar os direitos e deveres de todos os consumidores.

O Dia do Consumidor começou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2014, com a Semana do Consumidor. O que movimentou o comércio como um todo e aumentou o volume de vendas durante o período.

Sendo reconhecida como uma “Black Friday antecipada”, apenas em 2019, segundo pesquisa da Social Miner, o varejo teve faturamento acima de 11 bilhões na Semana do Consumidor. Portanto, a Semana do Consumidor, ou o Dia do Consumidor, é basicamente uma oportunidade para comerciantes e lojistas impulsionarem suas vendas.

E mais do que isso: estreitarem sua relação com os consumidores, geralmente através de descontos e promoções.

E justamente por conta disso o foco das empresas está 100% nas vendas e em seus clientes. Mas a pergunta é: quem fica responsável por cuidar da organização neste momento? Isso mesmo, o setor de RH. E não apenas na Semana do Consumidor, mas durante todo o resto do ano.

Semana do Consumidor para RH: ações para a data

Pensando nisso, neste texto vamos abordar algumas ações que o setor de RH pode pôr em prática durante a Semana do Consumidor a fim de ajudar a empresa a se conectar mais com o seu consumidor durante esta data. 

Reconheça a importância dos colaboradores

O primeiro ponto é aproveitar a Semana do Consumidor para melhorar a relação entre o RH e os colaboradores da empresa, aumentando sua motivação e seu engajamento

Afinal, são essas pessoas que trabalham todos os dias para que os clientes da marca estejam sempre satisfeitos. E o RH deve trabalhar para reconhecer esse esforço.

Pensando nisso, o profissional de RH pode pensar em ações que demonstrem aos colaboradores o quanto eles são importantes neste momento. Pode ser com pequenos gestos, como uma mensagem de agradecimento. Um café da manhã especial. Ou até mesmo um brinde com kits de produtos personalizados com a marca da empresa.

A questão é fazer com que as equipes se sintam parte do processo e entendam a importância do seu esforço durante o Dia do Consumidor. Isso fará toda a diferença nos resultados obtidos durante este momento tão relevante para o aumento das vendas.

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Ajude a fortalecer a marca da empresa

É fato que o setor de Recursos Humanos desempenha um papel muito importante na construção e no fortalecimento da marca de uma empresa. 

É através deste trabalho (que é realizado lado a lado com outros setores, como de Marketing e estratégia) que o consumidor acaba se identificando mais com a marca.

Afinal, a marca de uma empresa é basicamente a percepção que seus clientes têm dela, e essa percepção é influenciada por vários fatores, incluindo comunicação interna, cultura organizacional, valores e missão da empresa, entre outros.

Neste sentido, o setor de RH pode ajudar a organização a encontrar formas de comunicar a marca da empresa de maneira mais consistente e eficaz. 

Isso envolve, por exemplo, garantir que a mensagem do Recursos Humanos esteja alinhada com os valores da empresa. Ou que os colaboradores tenham em mente quais são a missão e objetivos da organização a curto, médio e longo prazo.

👉 Leia também “Vestir a camisa da empresa”: prática atual ou ultrapassada?

Invista na Gestão de Talentos

Além disso, o setor de RH é responsável por atrair, contratar e reter os melhores talentos. O que também tem impacto na produtividade e nos resultados atingidos pela companhia. 

Assim como este setor tem como responsabilidade desenvolver os profissionais já contratados, que tendem a se sentir mais engajados e comprometidos com a empresa — o que aumenta sua produtividade e desempenho, tanto individual quanto em equipe.

Como é possível perceber, esse movimento é cíclico. O RH se importa e se engaja com os colaboradores. Que, por sua vez, se sentem mais motivados e trabalham mais e melhor. Isso impacta na imagem da empresa e na visão que os clientes possuem da marca. O que faz com que estes clientes se conectem mais com a empresa. E, claro, acaba impactando no volume de vendas. 

Isso vale para a Semana do Consumidor, mas também é válido para as outras 51 semanas ao longo do ano.

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Foco na cultura organizacional

Por fim, durante a Semana do Consumidor, a cultura organizacional é uma parte fundamental da marca de uma empresa. É ela que vai impactar como as pessoas dentro e fora da organização percebem seus valores fundamentais. 

Um caso muito específico é o caso do Nubank, cuja marca praticamente se tornou uma pessoa. Clientes do Nubank estão tão envolvidos com a empresa que esquecem que se trata de uma organização. 

Isso porque seus valores pilares — Cultura, Pessoas e Encantamento —  estão presentes em tudo o que a fintech faz. Seja na qualidade de seus produtos, seja no treinamento e capacitação de suas equipes.

Em resumo: o setor de RH desempenha um papel importante na gestão da cultura da empresa. É ele que garante que todos os colaboradores estejam alinhados com os valores que realmente importam. 

Uma forma de melhorar essa questão e ter uma noção maior sobre os pontos fortes e fracos da organização é realizar pesquisas de clima organizacional. Isso permite avaliar a cultura da empresa e também determinar se existe algum fator que pode ser aprimorado. E quase sempre existe. 

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Software para gestão de RH e cultura organizacional

Agora você sabe tudo sobre a Semana do Consumidor e como o setor de RH é impactado por ela. Com isso em mente, é essencial fazer uso de ferramentas que fortaleçam ainda mais o seu papel como profissional. Não apenas na Semana do Consumidor, mas durante todo o ano.

Como sabemos, uma das formas de auxiliar a empresa durante o Dia do Consumidor é melhorar a sua cultura organizacional. E uma maneira fácil de aplicar pesquisas de clima e avaliações de desempenho é fazendo uso de um software de gestão de RH que ofereça essa possibilidade. 

Com a ajuda do software da Factorial RH, a funcionalidade de Avaliação de Desempenho oferece total flexibilidade para criar e implementar o seu próprio modelo de pesquisa ou escolher um dos nossos modelos prontos.

Também é possível digitalizar e automatizar as pesquisas de clima organizacional e avaliações dentro da sua empresa. E o melhor: você pode testar todos os recursos abaixo e muitos outros por 14 dias de forma totalmente gratuita:

E então, o que você está esperando para implementar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa? Além de explorar outros recursos que serão importantes no fortalecimento da sua empresa e da sua marca durante a Semana do Consumidor.

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Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

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