Ir para o conteúdo

Dicionário de Recursos Humanos de A a Z

·
8 minutos de leitura
dicionario rh recursos humanos

O mundo do RH está em constante evolução e mudou muito nos últimos anos. Não é de surpreender que, às vezes, achemos um pouco complicado acompanhar os desenvolvimentos mais recentes em estratégias de Recursos Humanos, formas organizacionais ou simplesmente anglicismos.Para ajudar quem quer acompanhar as tendências de recursos humanos, apresentamos o nosso dicionário de RH.

Nele, poderá encontrar informações sobre os conceitos mais básicos e sobre as últimas novidades do sector. Se não encontrar o que procura, informe-nos! Vamos adicioná-lo para continuar a inovar na gestão de RH 🙂

Veja o nosso dicionário de RH:

A – B  – CDEF  – G – H – I – J  K –  LMNOP – Q – RST  U –  V – W – X – Y – Z

A

Absenteísmo no trabalho
O absenteísmo refere-se à situação em que um funcionário não vai para o trabalho durante o tempo correspondente da sua jornada de trabalho.

Acidente de trabalho
Acidente sofrido por um trabalhador durante o horário de trabalho ou no percurso entre casa e trabalho e vice-versa.

Agente (Seguros)
Responsável por encontrar o melhor seguro para uma empresa. O agente é responsável por gerir e processar as altas e baixas de toda a empresa. Normalmente, esta pessoa é um terceirizado ou está dentro do departamento de RH. 

Agile (método)
A metodologia Agile (ou Ágil) é conhecida como o novo método de trabalhar e organizar empresas nas quais os funcionários desempenham um papel de liderança. Comunicação e adaptabilidade à mudança são essenciais.

Auditoria de Recursos Humanos
A auditoria de recursos humanos é um método através do qual são revisadas as políticas, procedimentos internos, documentação e programas de recursos humanos da empresa. O seu intuito é identificar pontos de melhoria, além de garantir a conformidade com as constantes mudanças, regras e leis.

Ausência
Período de trabalho em que um funcionário da empresa não está no local de trabalho que consta no seu contrato. Um funcionário pode ausentar-se de forma justificada ou não, ou seja, existem diferentes tipos de ausências. 

Autoavaliação
Avaliação pessoal de si mesmo durante o processo de avaliação de desempenho. A autoavaliação é frequentemente usada como uma ferramenta para melhorar o crescimento pessoal dos funcionários e conhecer o motivo das limitações ao atingir os objetivos.

Assistente
Pessoa empregada pela empresa que fornece ajuda a outra pessoa na organização. O assistente normalmente ocupa uma posição mais baixa na empresa.

Aposentadoria
A aposentadoria é entendida como a cessação da atividade laboral de um trabalhador ativo. Esta é motivada pelo fato de ter atingido a idade máxima ou devido a deficiências físicas, como doenças crônicas graves ou incapacidade.

B

Bolsista ou Bolseiro 
Um estudante que realiza uma experiência de estágio na empresa para acrescentar a sua formação acadêmica e que pode ser ou não retribuído. 

Bonificação 
Também chamada de remuneração flexível ou salário em espécie, é a oferta da empresa a seus funcionários de serviços ou bens de graça ou a um custo menor que o preço de mercado.

Burnout
Também conhecido como estresse no local de trabalho.

C

Contrato
Entende-se por contrato um acordo, geralmente escrito, no qual duas ou mais partes (no caso trabalhista, a empresa e os funcionários) concordam em respeitar e cumprir um conjunto de condições especificadas no mesmo documento.

Controle de assiduidade
A gestão dos horários trabalhados por cada funcionário, além do monitoramento da pontualidade de cada um e horários de entrada e saída. Pode ser gerido com um relógio de ponto digital.  

CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)
É o conjunto de leis que rege as relações laborais entre funcionários, empresas e sindicatos no Brasil. 

D

Desempenho no trabalho
É o conjunto de capacidades e habilidades somadas à produtividade dos funcionários. Este pode ser medido através de distintos tipos de avaliação de desempenho. Ferramenta para medir as habilidades e habilidades dos funcionários quando se trata de atingir seus objetivos na empresa.

Dia útil
Refere-se aos dias de semana. Isto é, não incluem sábados, domingos e feriados. A maioria das empresas adota estes dias como dias de trabalho. No entanto, a regra não é válida para todos os comércios como lojas físicas, restaurantes e outros prestadores de serviço.

Digitalização
Também conhecida como transformação digital, a capacidade das empresas de se adaptarem ao novo modelo digital. Bem como às novas tecnologias e softwares que auxiliam o acesso remoto e o teletrabalho. 

Diretora ou Diretor de Recursos Humanos
Pessoa responsável por gerir tudo relacionado aos recursos humanos e ao pessoal de uma empresa. O diretor de RH supervisiona o recrutamento, administração, os diferentes contratos, as baixas médicas e os recibos de vencimento.

E

Employer Branding
A imagem que a empresa passa para os seus funcionários ou candidatos e que influencia bastante quando se trata de atrair e reter talentos.

Especialista em recursos humanos
Responsável pela gestão de pessoas em uma empresa. Ele ou ela é a pessoa responsável por avaliar as necessidades da empresa e as pessoas que nela trabalham.

Estresse no trabalho
Tipo de estresse que surge devido à pressão no trabalho, especialmente em posições de alto desempenho. Pode causar saturação física e mental e afetar seriamente a saúde dos funcionários.

F

Férias (direito a férias)
Segundo o Código de Trabalho português, os trabalhadores têm direito a gozar de férias após 6 meses de prestação de trabalho. Estes constam como 20 dias úteis por ano nos contratos sem termo ou 2 dias úteis de férias por cada mês de duração do contrato a termo certo. 

Folgas 
Dias em que os funcionário não trabalham. Normalmente os sábados, domingos e feriados contam como dias de folga. Além disso, cada empresa pode adicionar mais dias de folga ao trabalhar.  

G

Gente e gestão
É um outro nome para os departamentos de recursos humanos, mas focado no desenvolvimento dos profissionais. 

Gestão de talentos
Também conhecido como cuidado do trabalhador para criar um ambiente para a retenção de talentos pela empresa.

Greve de Zelo
Procedimentos organizados por funcionários, no qual os trabalhadores cumprem literal, rigorosa e escrupulosamente os regulamentos e regulamentos trabalhistas, causando um abrandamento na execução do trabalho e, portanto, uma queda na produtividade. Normalmente antecede uma greve e são usadas como forma de protesto. 

H

Home Office
Termo anglo-saxão também utilizado para nomear o teletrabalho pontual. 

Horário Flexível
Quando os funcionários de uma empresa realizam um trabalho de trabalho que não é fixo. Existem duas modalidades de horário flexível: semana de trabalho reduzida ou horário diário flexível. 

I

Indenização
Compensação financeira que um trabalhador recebe como resultado de uma demissão injustificada.

IRRF
O Imposto de Renda Retido na Fonte aplica-se sobre os contribuintes no Brasil e é deduzido do salário bruto. 

K

Know how
O termo anglo-saxão da tradução literal “saber fazer” refere-se ao conjunto de técnicas, conhecimentos, métodos e habilidades de uma pessoa ou entidade que geralmente estão relacionadas à experiência.

KPI (Key Perfomance Indicators) ou Indicadores

Também chamados de Indicadores de Desempenho, as KPIs existem em outras áreas além dos Recursos Humanos. São medidas para mensurar o sucesso de uma estratégia aplicada no negócio.

L

Lei de proteção de dados – LGDP
Segundo a lei nº 13.709/18 todas as empresas que lidam com dados pessoais devem cumprir para garantir que essas informações sejam privadas e seguras. A previsão é que entre em vigor em agosto de 2020.

Licença maternidade

Direito garantido às mulheres para que possam se ausentar do seus cargos sem que isso afete o seu salário. Também é garantido o posto de trabalho durante 5 meses, 4 deles com a criança e 1 no trabalho.

Licença médica

A licença médica trata do direito de afastamento do funcionário acometido por doenças que impossibilitem a realização de suas atribuições laborais. Na licença médica por CLT, o funcionário tem direito a se ausentar, mas recebe uma remuneração chamada de auxílio-doença.

Licença parternidade
Dia dados aos trabalhadores enquanto estão a cuidar dos filhos. Sejam eles recém-nascidos ou adotados. Esta licença não se restringe só às mães. Também pode ser gozada pelos pais que acabam de ter filhos. 

M

Mentoria
Quando um profissional mais experiente ou com habilidades diferenciadas que guia uma pessoa mais novata no assunto ou no cargo.

N

Novação (contrato novativo)
Refere-se à modificação ou extinção de uma obrigação (incluída, por exemplo, em um contrato) por outra.

O

Organograma
É a representação gráfica da hierarquia de relações e dependências dentro de uma empresa. Este mostra de maneira clara a estrutura interna de uma empresa ou organização e as competências.

Onboarding
O onboarding nas empresas é o processo de incorporação e integração de novos colaboradores. Nesse procedimento, os novos funcionários aprenderão sobre a organização, o seu cargo, os novos colegas de trabalho e a filosofia da empresa.

R

Rescisão de contrato
É o documento que a empresa entrega a um trabalhador quando a relação de emprego entre as duas partes termina e mostra que a empresa pagou tudo o que devia ao empregado.

Recursos humanos
Recursos humanos é um departamento dentro das empresas relacionado às pessoas e processos de uma organização. 

Recrutamento

A fase de recrutamento se dedica à captar candidatos para uma vaga da empresa.

Relações trabalhistas
Conexões estabelecidas no campo de trabalho entre a empresa e os funcionários.

Remuneração fixa
Remuneração que o empregado tenha acordado com a empresa e cujo mínimo seja estabelecido por lei. Não está vinculado a outros objetivos ou variáveis.

Remuneração variável
É a parte da remuneração que muda com base nos objetivos e resultados que o funcionário alcançou. É frequentemente usado em equipes comerciais e de vendas.

Rotação de pessoal
Nível de entradas e saídas que ocorrem em uma empresa por seus funcionários ao longo do tempo.

S

Salário bruto
É a remuneração monetária total que o funcionário recebe antes de deduções e impostos etc.

Salário emocional
Entende-se por salário emocional os bens e serviços que o colaborador recebe por seu trabalho, além do dinheiro que forma seu salário e que geralmente está relacionado às emoções. Alguns exemplos seriam a possibilidade de conciliar o trabalho e a família através de horários flexíveis, oportunidades de desenvolvimento e treinamento na empresa, etc.

Salário líquido
É a remuneração monetária final que o empregado recebe e resulta da subtração das retenções, impostos e contribuições do salário bruto.

Salário em espécie
Também conhecida como bonificação ou remuneração flexível, refere-se aos bens e serviços que o colaborador recebe da empresa e aos planos de benefícios contratados.

Seguro Social ou Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
São as contribuições para o INSS que a empresa e o trabalhador fazem todos os meses e cujos valores aparecem no recibo de vencimento.

Software de Recursos Humanos
Ferramenta tecnológica que integra os setores de Recursos Humanos em uma só plataforma.

T

Taxas Contributivas do INSS
São as contribuições para a Segurança Social que a empresa e o trabalhador fazem todos os meses e cujos valores aparecem no recibo de vencimento

Teletrabalho
Adaptação dos funcionários e empresas ao trabalho 100% digital. Em que todos as tarefas de um funcionário podem ser efetuadas na casa dos funcionários ou em qualquer local que não seja um escritório fixo. 

Ticket Restaurante ou Vale Refeição
Nos planos de remuneração flexível, é possível optar por este cartão com o qual o funcionário paga, fora de seu salário, refeições fora do escritório e cujo valor não pode ser tributado no imposto de renda pessoal.

Transformação digital 
Também chamado de digitalização, é o processo de adaptar as empresas à era digital.

V

Vaga
Refere-se aos cargos vagos e as ofertas de trabalho em uma empresa. 

Gostou do nosso dicionário de RH? Não deixe de nos avisar se existe alguma palavra fora da nossa lista!