O Dia da Mulher é uma data para relembrar conquistas. Esse é o momento de promover campanhas para conscientizar a sociedade de que os esforços estão tendo resultados, mas que também ainda há muito caminho pela frente. Nas empresas, também é uma oportunidade de reflexão sobre a presença feminina e a igualdade no mercado de trabalho.
Você, como líder, precisa incentivar ações de endomarketing para valorizar e reconhecer o trabalho das suas colaboradoras. Abuse da criatividade em conjunto com o RH para conseguir despertar o interesse das equipes e conscientize seus profissionais, mas, por favor, fuja dos clichês e não levante uma bandeira que não seja sua!
Para te ajudar, preparamos esse artigo com ótimas dicas de ações para desenvolver na data, desde palestras, rodas de conversa até cuidados com a saúde e desafios. Continue lendo nosso conteúdo e entenda a importância da data.
Índice

Qual a importância do Dia da Mulher?
O Dia da Mulher é reconhecido pela Organização das Nações Unidas como um dia de reflexão sobre igualdade e respeito. Nas empresas, essa é a oportunidade do RH refletir sobre a equidade de gênero e o empoderamento feminino no ambiente corporativo.
Além disso, é o momento da marca reafirmar seu compromisso com a sociedade e assegurar que as mulheres tenham a chances iguais de crescer profissionalmente.
O RH pode aproveitar para criar ações estratégicas que contribuirão para fortalecer a relação entre a empresa e as profissionais. O desenvolvimento anual de campanhas já nos permitiu colher bons frutos ao longo dos anos, como mostram os dados abaixo:
- Segundo dados da Estatística de Gênero do IBGE, publicado em 2021, 51,1% da população é do sexo feminino;
- Ainda, 46,8% das pessoas com ensino superior entre 18 e 24 anos são mulheres;
- Direcionando o olhar para o viés corporativo, conforme o relatório da Grant Thornton, 38% dos cargos de liderança brasileiros já são ocupados por mulheres.
No próximo tópico vamos mostrar como sua empresa pode ter um papel importante na campanha do Dia da Mulher. Serão dicas de endomarketing criativas que farão a diferença na relação entre seus colaboradores.
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Ações de endomarketing para o Dia Internacional da Mulher
O Dia da Mulher já mobiliza o mercado há muitos anos, por isso as campanhas têm que ser inovadoras. Tanto RH quanto liderança precisam buscar ideias criativas e não se resumir apenas no tradicional “flores e chocolates”. Alguns gestos conseguem transformar o ambiente de trabalho e aumentar a qualidade de vida das colaboradoras.
Em consequência a essas ações, o desempenho da empresa tende a crescer e trazer resultados positivos para o mercado. Logo, o reconhecimento e a valorização se estendem para a marca, que ganha mais visibilidade e credibilidade com o público.
Para ajudar você e sua equipe, separamos 10 dicas de ações de endomarketing. Continue a leitura e encontre ideias incríveis!
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Ofereça palestras e debates com convidadas
Convide mulheres influentes em determinados assuntos para palestrar sobre sua experiência de vida. Ofereça essa oportunidade para todas as mulheres da organização, para que elas se motivem a continuar crescendo e lutando pelo seu espaço.
Para isso, o RH precisará fazer uma pesquisa para definir quais são os temas mais relevantes. Ouvir suas colaboradoras é uma boa opção. Crie uma enquete nos canais de comunicação interna. Assim, elas terão a oportunidade de escolher o que mais desperta seu interesse.
Algumas sugestões de temas que para serem abordados:
- Mulheres na TI;
- Empreendedorismo feminino;
- Liderança feminina;
- Violência contra a mulher;
- Maternidade e carreira;
- Equidade e igualdade;
- Prevenção contra o câncer de colo de útero;
- Síndrome de Burnout.
Estimule os cuidados com a saúde
Em março, além do Dia da Mulher, existem outras duas campanhas importantes que compreendem o Março Azul-Marinho e Lilás. As ações são para conscientizar sobre a prevenção dos cânceres colorretal e de colo de útero. Esse último é o terceiro tumor mais frequente no público feminino.
Portanto, as ideias desenvolvidas em relação aos cuidados com a saúde das mulheres têm um grande impacto no bem-estar das colaboradoras. Por exemplo, se você optar por palestras, considere procurar especialistas na área que possam falar sobre a doença com precisão.
Promova cuidados com a saúde mental das mulheres
Os cuidados com a saúde mental são fundamentais também para a promoção de um ambiente de trabalho saudável. Mesmo que o RH se prepare para lidar com situações envolvendo depressão, burnout e ansiedade, é necessário estratégias de prevenção.
Segundo informações do Instituto Cactus, em 2022, 1 em cada 5 mulheres apresenta Transtornos Mentais Comuns (TMC). Além disso, a taxa de depressão ultrapassa as estatísticas em relação aos homens.
Essas situações afetam a produtividade no trabalho, levando a quadros de estresse e ansiedade. Por isso não basta propor conversas, debates e distribuição de materiais informativos sobre a saúde mental. É preciso comprovar com atitudes que a empresa realmente se importa com o bem-estar das suas colaboradoras.
Algumas ideias para você adotar:
- Incentivo a prática de atividades físicas;
- Pausas para meditação ou conversas no intervalo do expediente;
- Benefício médico para atendimento com psicólogos e terapeutas.
Incentivo ao desenvolvimento de lideranças femininas
Como apresentamos nas estatísticas, apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança. Apesar de ainda ser um número baixo, ele vem crescendo ano após ano com a mudança de visão do mercado.
Muitas profissionais nem mesmo cogitam almejar posições elevadas na empresa por medo ou falta de incentivo. Nesse cenário cabe à empresa proporcionar experiências que motivem e despertem o desejo por avançar na carreira.
A promoção de palestras e debates com profissionais de destaque contribui significativamente. O interessante é abordar várias frentes em que mulheres assumiram o poder, para mostrar que é possível, sim, seguir essa jornada.
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Realize uma roda de conversa
Entre as atividades de engajamento de uma empresa, a criação de rodas de conversa permite que as pessoas se conheçam melhor. Para o mês da mulher, proponha reuniões femininas para que elas troquem experiências e ideias variadas.
A proposta é ser algo livre, ou que aborde temas específicos escolhidos entre elas, como, por exemplo, situações que já enfrentaram no mercado de trabalho. Em outro momento, a dinâmica pode ser desenvolvida para ambos os sexos com o propósito de gerar reflexão em todos.
Valorize as mulheres que se destacam na empresa
Outra ideia que traz visibilidade para suas colaboradoras é a valorização do seu trabalho. Mostre projetos bem-sucedidos elaborados e gerenciados por elas. Deixar em evidência as mulheres que se destacaram na empresa motiva as demais a buscarem reconhecimento também.
Essa proposta pode se tornar uma atividade recorrente, como um programa de gamificação com a premiação no Dia da Mulher. Veja algumas dicas de categorias:
- Liderança extraordinária;
- Melhor jogadora em equipe;
- Novata em ascensão;
- Melhor conselheira.
Proponha um desafio aos colaboradores
Algumas ações envolvem todos os colaboradores e até postagens em redes sociais pessoais ou empresariais com hashtags da campanha. Os desafios podem incluir reconhecer colegas publicamente, ou falar de situações inspiradoras que vivenciou com elas.
Outra ideia é o compartilhamento de histórias marcantes vivenciadas pelas pessoas ou por alguém que eles conheçam. Assim como assistir filmes produzidos por mulheres, ler livros sobre o assunto e divulgar o trabalho de alguma profissional.
Presenteie as colaboradoras no Dia da Mulher
Presentear as colaboradoras também é um bom caminho a ser seguido no Dia da Mulher. Contudo, o indicado é evitar os clichês como flores e chocolates e apostar em coisas mais significativas.
Por exemplo, se for relacionado com algum reconhecimento de um trabalho, projeto ou destaque, pense em cursos e treinamentos exclusivos que contribuirão para seu crescimento profissional. Outras ideias são brindes e presentes para gamificação, desafios e comemorações, como:
- Livros;
- Artigos de escritório personalizados;
- Itens de papelaria personalizados;
- Canecas e garrafas;
- Voucher para lanches e refeições;
- Mentorias.
Viabilize arrecadações para ONGs
Uma ação que tem impacto social é a arrecadação de dinheiro para ONGs e projetos sociais focados em ajudar mulheres. Além de incentivar que mais profissionais façam o mesmo, traz visibilidade para a empresa.
Comece fazendo um levantamento sobre as instituições existentes na região e encontrar a que se identifique mais com a cultura organizacional da empresa. Realize atividades de interação, envolva seus colaboradores e faça doações que contribuam para a vida das mulheres assistidas pela instituição.
🎥 Veja no vídeo abaixo 5 dicas práticas de RH para promover a igualdade de gênero no trabalho 👇
Valorize as mulheres todos os dias
Destinar o mês de março para campanhas em prol do Dia da Mulher é uma maneira de fortalecer o poder feminino na empresa. No entanto, as atitudes e ações não podem se limitar apenas a essa data e devem ser desenvolvidas o ano todo.
A promoção pela equidade de gênero devem ser trabalhadas diariamente para combater assédios, desigualdade salarial e cuidados com a saúde e bem-estar. Torne sua empresa responsável e consciente da sociedade em que está inserida.
Para que o setor de RH possa focar nas pessoas, é preciso deixar as tarefas burocráticas que envolvem planilhas a cargo da tecnologia. Investindo em um software de RH, você investe nas pessoas.