Ir para o conteúdo

Como usar o QR Code no controle de frequência dos colaboradores?

·
6 minutos de leitura
como usar qr code

Assim como o código de barras está presente em diversos lugares e produtos, o QR Code vem ganhando espaço há alguns anos. Mas você sabe o que é e como usar o QR Code? Sabe como ele pode ser aplicado para calcular horas trabalhadas a partir de um relógio de ponto online?

Apesar de não ser exatamente uma novidade, queremos que você, gestor ou profissional de RH, saiba como utilizar o QR Code da melhor forma. Por isso, mostraremos abaixo como essa ferramenta pode facilitar o controle de frequência dos seus colaboradores.

Também apresentaremos o software da Factorial e todas as suas funcionalidades para a área de Recursos Humanos.

Então, continue a leitura deste texto e descubra como controlar a jornada de trabalho com eficiência e agilidade.

Boa leitura!

Conheça uma tecnologia que pode ajudar no controle de ponto da sua empresa

ferias ausencias rh

O que é um QR Code?

leitor de qr code

De forma resumida, o QR Code é um gráfico 2D que possui quadrados e pontos em seu desenho. A sigla vem de Quick Response Code, que em português significa Código de Resposta Rápida. Ele foi criado ainda em 1994, por uma subsidiária da Toyota, no Japão.

O objetivo era encontrar uma maneira para controlar e rastrear a fabricação de veículos.  Porém, além da indústria automobilística, o comércio e a indústria também começaram a aplicar este recurso para controle de estoque e inventário.

Assim, digitar longos endereços na web para encontrar informações específicas ficou no passado. A maior vantagem de saber como usar o QR Code é poder conectar rapidamente pessoas e dados.

Agora, basta ter um leitor de QR Code para acessar o site, aplicativo ou outras informações com agilidade e precisão.

Como é o leitor de QR Code?

Hoje em dia, qualquer dispositivo móvel com câmera ou uma webcam possui um leitor de código QR Code. Alguns tipos de computadores com digitalizadores, também conhecido como escâner, capazes de escanear QR Codes sem maiores problemas.

Em alguns smartphones, inclusive, não há a necessidade de instalar nenhum tipo de app leitor. Basta pegar seu celular, abrir o aplicativo da câmera e apontar para o QR Code e o usuário será encaminhado para a função ou endereço adequado.

No entanto, alguns sistemas ainda necessitam de um aplicativo dedicado. Nesse caso, existem várias opções, acessíveis para qualquer aparelho.

Como funciona o QR Code e quais são suas possibilidades?

Na hora de gerar um QR Code, é possível inserir vários tipos de dados. Assim, o leitor de QR Code irá direcionar o usuário para conteúdos como textos ou números de telefone, ou para acessar uma URL, ativar um programa, enviar um SMS ou receber informações diversas.

Alguns exemplos de interação incluem o acesso ao WhatsApp Web pelo computador, por exemplo. Além de compras rápidas a partir de um código específico, divulgado por uma empresa na televisão.

Mais recentemente, devido ao COVID-19, ele também se tornou uma maneira de acessar cardápios de restaurantes ou panfletos. E essa mudança também chegou na rotina das empresas: o leitor de QR Code já se aliou ao registro de ponto para facilitar a rotina do home office.

Mas, afinal, como esse recurso pode melhorar o controle de frequência dos colaboradores? Essa e outras respostas serão abordadas nos próximos tópicos, acompanhe.

🎥 Veja como fazer o Controle de Ponto de forma fácil e intuitiva com a Factorial 👇

botao demo

QR Code e Registro de Ponto: controle a jornada de trabalho dos colaboradores

Como visto, o QR Code permite mil e uma possibilidades. Diante disso, as empresas usam a tecnologia para adaptar suas demandas e automatizar a rotina. Entre os recursos mais utilizados está o registro das entradas e saídas dos colaboradores.

Para explicar como funciona essa associação entre o relógio de ponto e o QR Code, utilizaremos o software de Recursos Humanos da Factorial como exemplo.

Trata-se de um processo bem simples: basta disponibilizar na entrada do escritório algum dispositivo com o código. Desse modo, o colaborador chega e aponta sua câmera para a tela para contar o seu horário.

No caso do trabalho remoto, os profissionais podem fazer o download do aplicativo da Factorial para bater ponto. Assim, é possível ter um controle mesmo a distância. Isso acontece porque é utilizada outra tecnologia em conjunto, a geolocalização.

Monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores, além de ser importante para gerenciar a produtividade, é indispensável diante a legislação. Logo, dentre as opções, também encontramos os modelos para folha de ponto, a fim de ter um processo ainda mais organizado.

📋 Quer evitar frustrações e retrabalho por conta de dados incorretos? Baixe nossa planilha folha de ponto e personalize como registra a entrada e saída dos profissionais 👇

folha ponto

Benefícios de utilizar o QR Code do software da Factorial para registrar o ponto

Utilizar o QR Code pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. Confira a seguir alguns desses benefícios!

Rapidez nas tarefas diárias

software para controle de ponto

Fazer a gestão de horário dos colaboradores, assim como outras tarefas do RH e DP, é algo que demanda tempo e atenção. Afinal, algumas empresas ainda utilizam recursos defasados nesse processo. Como livro ponto, cartão ou planilhas de Excel.

No entanto, o mercado de trabalho sofre muitas mudanças e, para acompanhar esse cenário, as organizações precisam inovar na gestão de pessoas. Desse modo, o registro de ponto por QR Code agiliza esse controle de horas, beneficiando os profissionais de RH.

E, pensando em tornar o dia a dia ainda mais prático e eficiente, a ferramenta da Factorial armazena todos os dados da jornada de trabalho. Assim, tanto gestores quanto líderes conseguem verificar a carga horária dos colaboradores sempre que for necessário.

Ainda, nosso software é all-in-one, ou seja, centraliza todas as funções de RH e DP em um único lugar. Portanto, os profissionais também podem acessar essas e outras informações, caso tenha permissão, sem gastar muito tempo procurando os documentos.

Segurança

Com o aplicativo QR Code da Factorial você tem a garantia de que os horários estão sendo registrados corretamente.

Seja no escritório, com o código disponibilizado na entrada, ou no home office, por meio da geolocalização: o gestor sabe que seus colaboradores iniciaram a jornada e estão onde deveriam estar.

Outra vantagem em relação à segurança é com o armazenamento de dados no software em nuvem. Levamos a proteção de dados muito a sério, e por isso adequamos nosso sistema às principais certificações.

Além disso, todo o nosso sistema é adequado à LGPD, a Lei n.º 13.709/2018. Portanto, nenhum dado pode ser alterado sem a devida autorização e pode ser revisado sempre que for necessário. 

Outro fator de segurança disponibilizado é o URL gerado pelo sistema para registrar o ponto. Na Factorial, pensando em evitar falhas ou usos indevidos, esse link é atualizado automaticamente, a cada 10 segundos.

controle por geolocalização

Modernidade

A oferta de bater ponto no formato digital mostra aos seus colaboradores que sua empresa está inovando junto ao mercado. Estar atento às atividades tecnológicas que estão crescendo também envia uma mensagem positiva sobre sua marca.

Adaptar-se ao novo favorece seu employer branding e a experiência do profissional com a organização. Sem contar que, ao automatizar tarefas burocráticas e cotidianas, você também estará construindo um RH mais estratégico.

Logo, todo o foco será direcionado para o desenvolvimento do principal recurso da empresa: o capital humano.

Faça a gestão do controle de frequência com a Factorial

gestão de controle de frequência

Com a Factorial, são mais de 30 funcionalidades para otimizar a rotina da gestão de pessoas. Veja alguns dos recursos disponíveis:

⏱️ O software da Factorial oferece o relógio de ponto por QR Code e muitas outras formas de controle de jornada. Assista ao vídeo abaixo e conheça nosso sistema de relógio de ponto digital. 👇

💻 Se você deseja experimentar o poder do sistema da Factorial, solicite uma demonstração personalizada e GRATUITA!

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário