Ir para o conteúdo

Ponto por geolocalização: o que é, como fazer e quais as vantagens

·
7 minutos de leitura
ponto por geolocalização

O ponto por geolocalização é um recurso essencial para equipes remotas, gestores e profissionais de RH. Com a combinação de relógio de ponto online, internet e GPS, é possível registrar a jornada de trabalho de forma eficiente e precisa. 

De acordo com um levantamento feito com base na PNAD, do IBGE, cerca de 6,5 milhões de brasileiros trabalham em home office. Logo, adaptar-se a esse cenário é fundamental para gestores e profissionais de RH.

A geolocalização no registro de jornada é uma solução eficaz para acompanhar a presença desses colaboradores. O Software da Factorial oferece essa funcionalidade, auxiliando no controle de ponto.

Com o uso de recursos como a geolocalização, nosso software de RH simplifica e otimiza o controle de ponto, oferecendo benefícios tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos.

Continue a leitura e saiba como utilizar o ponto por geolocalização no registro de jornada da sua equipe. Além de entender em que casos é ideal usá-lo e quais as suas vantagens.

Confira!

Conheça uma tecnologia que aplica o ponto por geolocalização na sua empresa

ferias ausencias rh

Como funciona o ponto por geolocalização?

O ponto por geolocalização é uma forma eficiente e moderna de controle de jornada de trabalho. Especialmente adequada para equipes remotas ou profissionais em deslocamento constante.

Esse sistema utiliza a tecnologia de geolocalização. Ele combina internet e GPS para acompanhar e registrar a localização do colaborador no momento em que ele bate o ponto.

Ao utilizar um software de controle de frequência com essa funcionalidade, como a oferecida pela Factorial, é possível garantir um controle preciso e confiável da jornada de trabalho.

Assim, o colaborador pode registrar o ponto diretamente de seu dispositivo móvel e o sistema registra automaticamente a sua localização geográfica no momento do registro.

controle ponto por geolocalização

Como fazer o controle de ponto por geolocalização com a Factorial

Quando se trata de facilitar o controle de ponto e otimizar a gestão do RH na jornada de trabalho, a Factorial se destaca como uma solução abrangente e eficiente.

Com a funcionalidade de geolocalização, é possível registrar a entrada e a saída dos colaboradores com base em suas localizações geográficas por meio do aplicativo para smartphone. Além da criação de um relatório completo e estar sempre de acordo com as legislações trabalhistas.

A seguir, vamos explorar como ativar e utilizar o ponto por geolocalização com a plataforma para obter um controle mais preciso e confiável. Acompanhe!

🎥 Saiba mais sobre o controle de ponto com a Factorial 

botao demo

Como ativar o ponto por geolocalização

Para começar a utilizar o ponto por geolocalização com a Factorial, é necessário ativar essa funcionalidade em seu painel de administração.

Com alguns cliques, você pode habilitar essa opção para garantir que o registro de ponto seja acompanhado das coordenadas da localização em que o colaborador fez o registro. Veja o passo a passo:

  • Acesse a seção Aplicativos e selecione Relógio de Ponto e Controle de Frequência;
  • Acesse Definições;
  • Selecione a Política de Ausências utilizada pela sua empresa;
  • Acesse as Configurações da Política;
  • Ative o Uso de Geolocalização.

Atenção: é importante ter em mente que não é possível utilizar a geolocalização e a função de QR Code simultaneamente.

Como acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores via geolocalização?

Após ativar o ponto por geolocalização, os colaboradores podem registrar sua entrada e saída utilizando o aplicativo da Factorial em seus smartphones.

Assim, quando um colaborador efetua o registro da hora de entrada através do app, a Factorial guarda as coordenadas da localização a partir da qual o colaborador fez o registro.

Essas informações são, então, armazenadas de forma segura no sistema. O que permite o acompanhamento efetivo da jornada de trabalho com base nas localizações geográficas dos colaboradores.

Através do uso da geolocalização, a Factorial oferece aos gestores uma visão clara e em tempo real da presença dos colaboradores. Independentemente de sua localização física.

📋 Quer mais facilidade? Baixe gratuitamente nosso Modelo de Folha de Ponto

folha ponto

Crie um relatório baseado em geolocalização

Com o controle de ponto por geolocalização da Factorial, você pode gerar relatórios detalhados baseados nas localizações dos registros de ponto dos colaboradores. Esses relatórios oferecem uma visão abrangente e precisa da presença e movimentação dos colaboradores. O que traz benefícios significativos para a gestão de equipe.

Ao acessar o painel de administração da Factorial, você encontrará a opção de gerar relatórios de controle de frequência. Ao selecionar essa opção, você pode escolher o período de tempo desejado para o relatório e, em seguida, selecionar a opção de filtrar por geolocalização.

Essa opção permitirá que o relatório seja baseado nas coordenadas da localização em que os registros de ponto foram feitos.

O relatório também fornecerá informações precisas sobre os colaboradores. Incluindo as localizações exatas dos registros de ponto, horários de entrada e saída, e duração da jornada de trabalho.

Com esses dados em mãos, você pode avaliar a presença e cumprimento das horas de trabalho. Tudo isso de forma eficiente e simplificada.

⏱️ Leia também: Como fazer a gestão de jornada de trabalho da melhor forma

Quem pode consultar o relatório de controle de frequência?

ponto por geolocalização

O relatório de controle de frequência baseado em geolocalização pode ser acessado por gestores e profissionais de RH que possuem permissões adequadas no sistema da Factorial.

Isso permite que os responsáveis pela equipe tenham acesso às informações necessárias para monitorar a presença dos colaboradores. E assim garantir a conformidade com as políticas e regulamentações.

Além disso, os próprios colaboradores podem ter acesso a seus próprios registros de ponto e informações relacionadas através do aplicativo da Factorial.

controle de ponto app

Isso promove a transparência e permite que cada colaborador acompanhe sua jornada de trabalho. Além de verificar seus registros com base em geolocalização.

👉 7 problemas que o RH enfrenta com controle de ponto e como solucioná-los

LGPD e o controle de ponto por geolocalização: o que a lei permite?

A utilização do controle de ponto por geolocalização está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no que diz respeito à privacidade e proteção dos dados dos colaboradores. Com isso, a Factorial assegura que todas as exigências legais sejam atendidas para garantir a conformidade com a legislação.

De acordo com a LGPD, é necessário obter o consentimento do colaborador antes de utilizar a geolocalização. Inclusive para o registro de ponto nas empresas. Por isso, a Factorial incorpora essa exigência em sua plataforma. Isso garante que os colaboradores sejam informados e aceitem as políticas de geolocalização antes de utilizá-la.

É importante ressaltar que a geolocalização registra as coordenadas apenas no momento em que o colaborador marca a hora de entrada e saída. Em nenhum outro momento a localização do colaborador é registrada ou rastreada.

Isso garante a privacidade e a proteção dos dados dos colaboradores, mantendo a conformidade com as diretrizes da LGPD.

A Factorial tem o compromisso de atender aos requisitos legais e proteger a privacidade dos colaboradores. Por isso, oferece uma solução segura e confiável para o controle de ponto por geolocalização.

📥 Baixe grátis nosso Checklist: LGPD para RH e garanta que sua empresa esteja de acordo com a lei [Download]

✅ Otimize o controle de ponto e experimente a demonstração gratuita da plataforma da Factorial

Quais as vantagens do controle de ponto por geolocalização?

controle de ponto por aplicativo

O ponto por geolocalização oferece uma série de benefícios que otimizam a gestão de equipes remotas. Veja abaixo algumas das principais vantagens dessa tecnologia:

  • Ponto preciso e redução de atrasos: Com a geolocalização, é possível evitar atrasos e ausências frequentes de trabalhadores remotos, garantindo uma melhor gestão da jornada de trabalho;
  • Roteamento inteligente: Através da geolocalização, é possível administrar de maneira inteligente as rotas de deslocamento dos colaboradores, otimizando o tempo e aumentando a eficiência operacional;
  • Transparência e conformidade: A tecnologia de geolocalização possibilita um gerenciamento transparente da jornada, assegurando o cumprimento de todos os requisitos da legislação trabalhista e registrando corretamente as horas extras trabalhadas.

Além disso, a geolocalização também oferece a vantagem de comprovar rotas de deslocamento no caso de acidentes de trabalho, modernizar os processos da empresa e facilitar o acompanhamento da jornada de trabalho mesmo à distância.

Dessa forma, o RH pode garantir a supervisão do relógio de ponto de forma legal e eficiente, assegurando os direitos e deveres dos trabalhadores.

💻 Controle entradas e saídas de funcionários com o software da Factorial

Tenha o melhor sistema de ponto eletrônico digital para a sua empresa

Para simplificar e aprimorar o controle de ponto por geolocalização em sua empresa, a Factorial oferece um software de RH completo e eficiente. Com a plataforma, você terá acesso a recursos avançados. Que não apenas facilitam o registro de jornada de trabalho. Mas que também garantem o cumprimento das obrigações legais.

O sistema de ponto eletrônico digital também permite que os colaboradores registrem suas horas de entrada e saída. Tudo através do aplicativo da Factorial. Isso garante a precisão e a confiabilidade dos dados, além de proporcionar uma gestão eficiente da jornada de trabalho.

Além disso, o software permite o controle personalizado da jornada, com configurações flexíveis de horários, intervalos e políticas de registro. Você pode adaptar o sistema de acordo com as necessidades da sua empresa e as exigências da legislação trabalhista.

💡 Conheça mais sobre o sistema de gestão de RH da Factorial 👇

👩🏽‍💻 Quer facilitar sua rotina de controle de ponto? Solicite agora a sua demonstração gratuita do software da Factorial. É rápido e gratuito.

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados

1 Comment

  • Boa tarde, aqui na empresa onde trabalho, estamos implantando um novo sistema de ponto, e nele podemos configurar a cerca de localização tanto na empresa quando no endereço do colaborador, já que muito fazem o home office. Gostaria de saber se existe alguma software que poderíamos estar instalando nos computadores e celular, onde mostre a localização correta quando o colaborador for registrar o ponto. No Windows 10 tem uma opção de localização, mas mesmo assim não é 100%.

Deixe um comentário