Ir para o conteúdo

1 de abril: as maiores mentiras que contam sobre RH 🤥 [+ Ações para realizar nas empresas]

·
6 minutos de leitura

1 de abril é o Dia da Mentira, e vamos aproveitar a data para explanar as maiores mentiras que contam sobre o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Confira abaixo!

O 1º de abril, também conhecido como Dia da Mentira, é uma data comemorativa em alguns países, incluindo o Brasil, onde é comum contar mentiras ou “pregar peças” nas pessoas.

Trazendo para o universo do setor de RH, veremos, neste artigo, as maiores mentiras que contam sobre o setor, e desmentiremos esses mitos. Além disso, vamos trazer 6 ideias que o RH pode fazer nas empresas para essa data.

Aproveite e envie este conteúdo para aquelas pessoas que, até hoje, não entendem o que faz um RH. Envie também para aquele RH que acha que vai ser substituído pela tecnologia — SPOILER 🚨 —, uma das maiores mentiras que contam sobre o setor.

Boa leitura!

software-rh-dp-360

Como surgiu o 1 de abril?

Se você buscar entender como surgiu o dia 1 de abril, então provavelmente já pesquisou na internet sobre o “primeiro de abril”, “1 de abril dia da mentira” ou até mesmo “porque 1 de abril é o dia da mentira”.

Embora existam diversas teorias sobre a origem dessa tradição popular, não há certezas entre os historiadores. No entanto, a explicação mais famosa é que o 1º de abril foi iniciado na França, durante a mudança do Calendário Juliano pelo Calendário Gregoriano — o atual que utilizamos hoje e que estabelece o primeiro dia do ano em 1º de janeiro.

Quando o Calendário Gregoriano foi instituído pelo Concílio de Trento da Igreja Católica, alguns franceses não gostaram da mudança. Dessa forma, eles não quiseram aceitar o 1º de janeiro como o primeiro dia do ano.

Como resultado, os franceses revoltados foram ridicularizados pelo resto da população e convidados para festas no dia 1º de abril, que nunca aconteceram. Assim, surgiu a tradição de contar mentiras e “pregar peças” nas pessoas que, posteriormente, se espalhou pelo mundo todo.

👉 Baixe grátis nosso Calendário: feriados, eventos e obrigações para RH e DP

planner calendario RH DP

1 de abril é feriado ou não?

Primeiro de abril é feriado? No Brasil, o 1º de abril não é um feriado ou ponto facultativo, ou seja, as atividades normais de trabalho devem continuar.

Essa data é apenas conhecida como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, mas não é um feriado. No entanto, existe um feriado em abril no Brasil: o Dia de Tiradentes, celebrado no dia 21.

📥 Baixe grátis: Planner + Calendário para RH e DP 2023

As 7 maiores mentiras que contam sobre RH 🤥

Voltando para o universo da área de Recursos Humanos, queremos aproveitar a data do 1 de abril, o Dia da Mentira, para contar os maiores mitos sobre RH.

Sem dúvidas, quem é do setor já ouviu algumas dessas mentiras, então está na hora de desmistificar esses mitos. Confira logo abaixo:

1. O RH só serve para contratar e demitir

Apesar de muitas pessoas contarem que o departamento de RH só serve para contratar e demitir, essa concepção é um mito. Embora as contratações e demissões façam parte da rotina dos profissionais de RH, essas são apenas algumas das funções essenciais.

Isso porque sabemos que a área se tornou mais estratégica e passou a participar de outros processos importantes de uma organização, como desenvolvimento dos colaboradores, aumento do engajamento dos funcionários, inovação em gestão de pessoas e muito mais.

💡 Leia mais sobre RH estratégico: 15 dicas e ferramentas para colocar em prática

2. O RH é o único setor responsável pelo desenvolvimento dos funcionários

Falar que somente o RH é responsável pelo crescimento dos colaboradores poderia ser uma mentira de 1 de abril. Embora seja comum que essa área tenha responsabilidades por gerenciar programas de desenvolvimento, treinamentos e feedbacks, os líderes e gestores de cada setor também têm um papel importante nesse processo.

Os gestores devem orientar os profissionais sobre as melhores práticas e corrigir eventuais falhas em suas atividades. Eles são os responsáveis por acompanhar de perto o desempenho de suas equipes, oferecer suporte e incentivar o desenvolvimento profissional de seus subordinados.

Além disso, os trabalhadores também têm a responsabilidade de buscar o seu próprio desenvolvimento, por meio de cursos, estudos, leituras e outras iniciativas de autodesenvolvimento.

📥 Download grátis: Plano de Desenvolvimento Individual [PDI]

3. O RH é uma área burocrática

Foi-se o tempo que o setor de Recursos Humanos era considerado burocrático, que lidava com documentos e informações dos colaboradores. Atualmente, o RH tem foco no desenvolvimento, motivação, engajamento e retenção dos funcionários, visando aumentar a produtividade e os resultados da empresa.

Além disso, esse departamento também é responsável por recrutar e selecionar novos profissionais, considerando a cultura organizacional e as habilidades necessárias para a posição em aberto, entre outras funções estratégicas.

Por isso, falar que o RH é burocrático é mentira, já que cada vez mais essa área assume um lugar de destaque na gestão estratégica do negócio.

4. Gestão de pessoas é cara

Afirmar que a gestão de pessoas é cara é uma mentira que poderia ser contada no dia 1 de abril. Isso porque, na verdade, investir em metodologias, ferramentas e automação para desenvolver e gerir as competências dos colaboradores traz grandes retornos e ajuda a reduzir custos.

Afinal, a área de Recursos Humanos desenvolve os funcionários, ajudando-os a adquirir novas habilidades e competências. Isso pode levar a um aumento na eficiência e produtividade, reduzindo desperdícios e custos operacionais.

Inclusive, o RH também pode ajudar a identificar problemas de desempenho e propor soluções para melhorar a performance dos profissionais, diminuindo o tempo e os recursos necessários para concluir uma tarefa.

Peça uma demonstração gratuita e sem compromisso do software de RH da Factorial, o mais completo do mercado

5. A tecnologia vai substituir os profissionais de RH

Essa é uma das maiores mentiras que te contam sobre o RH. Por conta dela, muitos profissionais ainda resistem à tecnologia e realizam trabalhos repetitivos e manuais, ao invés de cuidar da estratégia e da gestão de pessoas.

A tecnologia, na verdade, é uma aliada. Não utilizá-la a favor do setor de Recursos Humanos é um grande erro.

Afinal, com os avanços tecnológicos, é possível otimizar tarefas manuais, desburocratizar processos e facilitar o trabalho no dia a dia dos profissionais.

Por isso, o ideal é buscar um software de RH como o da Factorial, que faz da tecnologia uma grande aliada em diversos processos da área, desde o recrutamento até o desligamento dos colaboradores.

Por meio desse software é possível fazer controle de ponto online, avaliação de desempenho, gestão de folha de pagamentos, relatórios de RH e outras inúmeras funcionalidades.

🎥 Veja no vídeo os motivos para usar o software da Factorial no RH da sua empresa ⬇️

Peça demonstração grátis do software da Factorial e use a tecnologia a favor do RH ✅

6. Não é possível calcular o ROI das ações de RH

Falar que é impossível calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI) nas ações de Recursos Humanos é uma mentira. É possível, sim, medir o impacto das ações dessa área por meio de indicadores e métricas específicas.

Podemos citar alguns exemplos de indicadores de RH como: turnover (taxa de rotatividade de funcionários), absenteísmo (faltas e atrasos dos colaboradores), engajamento dos trabalhadores, nível de produtividade, entre outros.

Ao acompanhar esses indicadores de RH, os profissionais desse departamento conseguem avaliar se os resultados das ações são positivos ou não.

📊 Baixe grátis: Planilha para calcular ROI de RH [Excel]

7. RH e financeiro não tem nada a ver um com o outro

Não resta dúvidas de que Recursos Humanos é um setor que trabalha com pessoas. Também não há questionamentos sobre o quão importantes são as pessoas para o sucesso empresa.

Contudo, sem gestão financeira e orçamento, uma empresa não sai do lugar. Para investir em pessoas, é preciso falar de finanças.

Um orçamento de Recursos Humanos é essencial para guiar os investimentos e projetos principais do setor de RH. Logo, RH e financeiro acabam por andar de mãos dadas.

[💬] Leia mais na entrevista 👇

RH e financeiro

5 ações para o 1 de abril nas empresas

No dia 1 de abril, o RH pode realizar ações que promovam um ambiente de trabalho mais divertido aos colaboradores. No entanto, é importante lembrar que essas ações devem ser respeitosas e adequadas ao contexto da empresa. Veja algumas ideias:

1. Quiz verdadeiro ou falso

O RH pode criar um quiz divertido para os funcionários descobrirem fatos falsos e verdadeiros relacionados à empresa, ao mercado de trabalho ou ao setor de Recursos Humanos.

2. E-mail com notícia falsa

Enviar um e-mail com uma notícia falsa sobre a empresa também é uma boa ação para o 1 de abril. Mas cuidado com o teor da mentira: ética acima de tudo! Além disso, no final do mesmo e-mail, já desminta o conteúdo, para não gerar ruídos de comunicação.

3. Dinâmica com os funcionários

O RH pode organizar uma gincana com os trabalhadores relacionada ao tema da mentira. Essa dinâmica pode envolver contar uma história inventada ou adivinhar se uma afirmação é falsa ou verdadeira, por exemplo.

👉 Leia também: 7 exemplos de dinâmica de grupo para aplicar em processos seletivos

4. Campanha sobre transparência da empresa

O RH pode fazer no dia 1 de abril uma campanha sobre a importância da honestidade e da transparência no trabalho. Assim, é possível destacar os valores e a cultura da empresa.

Além disso, o RH pode ainda divulgar os canais de comunicação interna e incentivar o feedback entre os colaboradores.

📥 Baixe grátis: Modelo de Plano de Comunicação Interna

modelo plano comunicação interna

5. Workshop sobre fake news

Para celebrar o Dia da Mentira, o RH pode promover um workshop sobre como identificar e evitar as fake news. Notícias falsas que circulam na internet pode causar danos à reputação da empresa ou dos funcionários. Além disso, podem prejudicar o julgamento sobre questões políticas e de senso comum.

👉 E aí, RH, gostou desse conteúdo? Se não gostou, pode mentir! 😜

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados