Sistema de RH: Por que ele deve ser prático de usar pelos funcionários

Os responsáveis ​​pelos Recursos Humanos têm a missão de gerenciar o capital humano das empresas. Mas a verdade é que, inclusive, em um mesmo dia eles podem ter tarefas muito variadas. A carga de trabalho que envolve cuidar da contratação, fazer o controle de horário de trabalho e férias dos funcionários, demissões ou ofertas de emprego, entre outras, às vezes é demasiada. No entanto, um sistema de RH com o objetivo de acabar com esse problema.

De acordo com um estudo realizado pela KPMG, “dois terços dos gerentes de Recursos Humanos foram imersos em transformações digitais, mas apenas 40% têm uma agenda ou um plano de digitalização”. Portanto, se você deseja fazer parte das empresas comprometidas com o projeto e gostaria de otimizar o tempo de seus funcionários, aproveite as novas tecnologias! Comece a usar um software criado especialmente para a gestão de Recursos Humanos.

Como é o software de Recursos Humanos ideal?

Se você considera utilizar um sistema de RH, é provável que tenha muitas dúvidas. Por isso, aqui fornecemos algumas dicas sobre como deve ser o sistema perfeito para ajudá-lo a fazer a gestão do seu RH. Isto inclui manter um melhor controle de todos os dados e informações sobre seus funcionários e poupar dinheiro e recursos.

Um programa ideal para a gestão de RH é aquele que:

# 1 – É fácil de entender e de utilizar sem conhecimento prévio. O programa deve poder ser usado por toda a empresa. Incluindo os diretores, responsáveis ​​por Recursos Humanos e por toda a equipe. Isto é importante já que todos devem usá-lo, independente do seu grau de instrução e de conhecimento informático.

# 2 – É prático e permite acesso rápido às informações. Se começamos a usar um software de Recursos Humanos, é porque queremos automatizar as tarefas desse setor. Portanto, o programa deve ser claro para que não se perca muito tempo. Isto significa encontrar cada função com facilidade e executar tudo o que você precisa rapidamente.

# 3 – É Intuitivo. O dispositivo deve ser fácil de acessar para todos os tipos de computadores e sistemas operacionais. Mas também deve ser projetado para o acesso através de tablets e celulares. Já que muitos funcionários podem estar em home office, em uma viagem de trabalho ou mesmo em outro escritório.

Porque apostar num sistema de RH prático para os seus funcionários?

sistema recursos humanos

Bons sistemas de gestão de recursos humanos são aqueles que facilitam a vida de quem trabalha neste departamento. Além de facilitar a vida de toda a empresa como consequência.

Se a sua empresa decidir investir num software com essas características, minimizará os problemas e tornará o trabalho do setor de RH mais estratégico. E outra consideração é que, para que o departamento de Recursos Humanos simplifique certos aspectos da gestão diária dos seus funcionários, estes também precisam saber como usar a plataforma.

Um portal de colaborador é a parte de um sistema de RH que permite ao funcionário atualizar os seus dados. Por exemplo, bater o ponto móvel (ou relógio de ponto online), assinar os seus documentos e outras tarefas que não precisarão passar pelo filtro de RH até que seja necessário.

1. Aumente a Produtividade

O objetivo de um sistema de RH é economizar tempo. Tanto para os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos quanto para toda a equipe. Pense que, quanto mais fácil for utilizar o software, mais tempo os colaboradores terão para concentrar-se no seu trabalho real e nos seus objetivos.

Portanto, o investimento que faz não será em vão. A sua empresa e a sua equipa ganharão em produtividade, que se traduz em dinheiro.

2. Motive os seus funcionários

Ter uma boa plataforma para gerenciar os seus colaboradores será, de certa forma, um sinal de que a empresa se preocupa com o trabalho da sua equipe e que prefere que os funcionários dediquem tempo às tarefas principais.

Trabalhadores mais jovens, millennials, estão acostumados com o mundo online e seria muito estranho para eles usarem programas desatualizados. Portanto, é interessante ter um software que oferece os mesmos níveis de acessibilidade que as aplicações aos quais eles estão acostumados no seu dia a dia.

3. Melhore a imagem da sua empresa

Se optar por usar um software de Recursos Humanos moderno e fácil de usar, não apenas mostrará uma boa imagem para os seus funcionários. Mas também para os candidatos da sua empresa e para todo o mundo. Dessa forma, a sua empresa aparecerá como um negócio inovador que deseja estar na vanguarda para atrair e reter talentos. É uma estratégia fundamental na hora de melhorar o seu employer branding.

Como saber se um sistema de RH é fácil de usar?

Então, você precisa encontrar o melhor software de Recursos Humanos para agilizar o trabalho dos seus funcionários? Gerenciar melhor as suas informações? Aqui estão algumas dicas para facilitar a sua escolha e para guiá-lo pelo caminho.

Uma boa maneira de ajudá-lo a decidir sobre um sistema de RH é listar algumas perguntas sobre este. Desta forma, você pode descartar aqueles que não se adequam a si ou à sua empresa. Pense que, o tempo que investe na busca do melhor software será bem-vindo, pois mais tarde terá tudo sob controle.

Estas são as perguntas que deve fazer:

  • Os colaboradores podem navegar facilmente neste sistema de RH e encontrar as informações sem fazer pesquisas complexas?
  • O software mostra as principais opções na página inicial?
  • Os usuários podem concluir tarefas recorrentes no dia a dia o mais rápido possível?
  • Investiremos menos tempo na execução de uma função do que com o modelo que usávamos anteriormente?
  • O software carrega rapidamente ou demora muito tempo para mostrar as informações?
  • As funções e botões são intuitivos para todos os usuários?
  • Satisfaz todas as necessidades do seu departamento de Recursos Humanos?
  • Precisaria de outras ferramentas para gerir o seu RH ou consegue realizar tudo neste plataforma?
  • É um software prático para acessar do seu smartphone se não estiver presente no escritório?

Converse sobre as possibilidades com a equipe e analise os diferente sistemas de RH

Levando tudo isto em conta, pergunte à equipe de Recursos Humanos sobre a necessidade de software. Para, entre todos, tomar a melhor decisão. Além disso, também é recomendável que você faça uma investigação sobre as necessidades do departamento para esclarecer o que está buscando.

Os funcionários também podem dar alguns conselhos sobre como eles gostariam que o programa ideal fosse. Além das soluções que eles gostariam de ter em mãos, para atualizar ou consultar os dados que precisam. Provavelmente eles também precisarão acessas informações específicas. Como recibos de vencimento, organogramas e documentos dos funcionários da empresa.

Além disso, depois de encontrar todos os sistemas de RH disponíveis na sua região que atendam às suas necessidades, é necessário testá-los. Muitos softwares, como o da Factorial, oferecem períodos de teste gratuitos para as empresas sem a necessidade de adicionar dados de pagamento. Ou seja, você nem precisa adicionar uma forma de pagamento, como cartão de crédito, por exemplo. Ademais, também é interessante pedir a ajuda de outro colaborador da empresa para ter uma segunda opinião.

Quer saber se o sistema de recursos humanos da Factorial é o ideal? Conheça nossa funcionalidades com um teste grátis! Clique abaixo.

teste gratis

This post is also available in: Español Italiano Português PT

Leave a Comment