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Fevereiro Roxo e Laranja nas empresas: 7 dicas de ações para o RH

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6 minutos de leitura
fevereiro roxo e laranja nas empresas

Com certeza você já deve ter ouvido falar no Outubro Rosa e no Novembro Azul. Já pode até ter desenvolvido ações para essas campanhas. Acontece que, assim como esses meses, todos os outros são representados por uma cor. No segundo mês do ano temos a campanha Fevereiro Roxo e Laranja,

Todos os meses do ano, o objetivo é estimular a prevenção de várias doenças. A campanha Fevereiro Roxo e Laranja, por sua vez, visa conscientizar a população sobre o lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia. Nesse contexto, o RH é um importante aliado para divulgar informações relevantes sobre essas enfermidades.

Fazer isso de uma forma criativa e que traga, de fato, resultados positivos para a saúde dos colaboradores é uma dúvida muito comum dos gestores de RH. Portanto, continue lendo para entender mais sobre essa campanha e confira 7 dicas de ações simples para colocar em prática no Fevereiro Roxo e Laranja. Boa leitura!

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Fevereiro Roxo e Laranja: o que significa essa campanha?

Todos os meses são representados por cores, que estão associadas às campanhas de prevenção de uma ou mais doenças. Como mencionamos, a finalidade é divulgar informações relevantes sobre tais enfermidades.

Em fevereiro, temos campanhas representadas por duas cores: roxo e laranja. A primeira é relacionada ao lúpus, mal de Alzheimer e fibromialgia. Já a segunda, à leucemia.

É comum encontrarmos locais que divulgam apenas uma delas — Fevereiro Roxo ou Fevereiro Laranja. No entanto, outros reforçam ambas campanhas e atuam em duas frentes de conscientização.

Entenda mais sobre cada uma dessas doenças

Para que você entenda melhor sobre as doenças abordadas na campanha Fevereiro Roxo e Laranja, montamos um quadro explicativo sobre cada uma delas. Confira:

Alzheimer Doença progressiva que afeta a memória, de causa desconhecida e com maior incidência em idosos. 
Lúpus Doença autoimune que acomete os tecidos saudáveis do corpo. Ou seja, os anticorpos que antes protegiam o organismo passam a atacá-lo.
Leucemia Tipo de câncer que afeta os tecidos formadores dos glóbulos brancos – leucócitos.
Fibromialgia Doença crônica que acomete as articulações do corpo, causando fortes dores.

Confira mais informações sobre as doenças da campanha Fevereiro Roxo e Laranja clicando aqui.

Por que o RH deve se preocupar com esses temas?

O RH deve sempre se preocupar com o bem-estar dos colaboradores. Isso porque a qualidade de vida impacta no desempenho do trabalho, no desenvolvimento dos funcionários e também no alcance dos resultados da empresa.

O Fevereiro Roxo e Laranja é uma oportunidade interessante para demonstrar essa preocupação e estimular os cuidados com a saúde. As ações desenvolvidas para a campanha também contribuem para deixar o clima da empresa mais leve e aumentar a motivação.

Confira no próximo tópico algumas dicas de ações práticas para o Fevereiro Roxo e Laranja.

Fevereiro Roxo e Laranja nas empresa: 7 dicas de ações para o RH

Chegou a hora da mão na massa! Nossos especialistas selecionaram 7 ações simples para desenvolver no Fevereiro Roxo e Laranja. Quando bem elaboradas, são capazes de impactar positivamente os colaboradores de qualquer empresa. Acompanhe!

1. Convide profissionais da área da saúde para falar sobre as doenças

Como falamos no início deste conteúdo, as doenças da campanha Fevereiro Roxo e Laranja são menos conhecidas do que as pautadas em campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul. Pensando nisso, a primeira dica é justamente compartilhar informações importantes sobre essas enfermidades com os colaboradores.

Para isso, você pode começar organizando palestras, ou até mesmo rodas de conversa, com profissionais de saúde. Veja quem pode te ajudar nessa atividade:

  • Reumatologistas, para abordar o lúpus e fibromialgia;
  • Neurologistas e psiquiatras, especialistas que tratam a doença de Alzheimer;
  • Oncologistas e/ou hematologistas, médicos que cuidam dos pacientes com leucemia;
  • Clínico geral, capacitados para falar de todas as doenças, só que de forma mais generalista.

Caso tenha dificuldades em encontrar algum desses médicos, entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade. Geralmente, esse órgão tem materiais explicativos e pode direcionar profissionais do SUS para falar sobre o tema.

Por fim, se a empresa tiver perfis nas redes sociais, aproveite para divulgar vídeos curtos gravados com esses profissionais sobre a campanha. Assim, é possível ajudar mais pessoas, indo além dos funcionários e impactando a sociedade onde a empresa está inserida.

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2. Organize palestras com o próprio RH e aborde as questões legais sobre afastamento por doenças

Tão importante quanto falar sobre as enfermidades é informar as questões legais atreladas ao afastamento por doença. Direitos, deveres e prazos de envio de documentos devem ser abordados.

Devido à quantidade de detalhes, é interessante que este assunto não seja tratado junto às palestras sobre prevenção dessas doenças. Ou seja, tenha um momento para o conceito e outro para questões de ordem prática, que devem ser conduzidos pelo RH.

Outras alternativas são enviar e-mails, distribuir folders sobre o tema e deixar um canal aberto para que os funcionários possam tirar dúvidas. Cuidado com o tom de voz ao abordar o assunto: lembre-se que o objetivo é divulgar conhecimento, de modo que os colaboradores sintam-se confortáveis para buscar o RH caso haja algum questionamento sobre o tema.

3. Estimule a prática dos exames

Depois que os colaboradores já entenderam sobre as doenças e as questões legais que envolvem o afastamento, que tal estimular a prática dos exames e idas ao médico? Essa ação pode ser desenvolvida junto às lideranças dos times, que podem lembrar os funcionários de buscar o médico e realizar os principais exames recomendados. Isso pode ser feito através de e-mails com lembretes e conversas de feedbacks.

O RH pode ajudar na escala de ausências, a fim de certificar que os funcionários possam realizar os exames tranquilamente, mas sem causar grandes impactos na operação. Dessa forma, além de cuidar da saúde, os colaboradores irão perceber o quanto a empresa se importa com eles. O que é fundamental para o aumento da motivação.

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4. Escolha algum dia para os colaboradores vestirem roxo e/ou laranja

Parece algo simples, porém, sugerir que os colaboradores usem as cores da campanha ajuda a lembrá-los sobre a importância da prevenção das doenças. Sem contar que a ação pode ser bem divertida e contribuir para o engajamento. O RH pode, inclusive, sugerir brindes para os funcionários mais caracterizados e divulgar fotos nas redes sociais da empresa.

5. Decore a empresa com as cores da campanha

Balões, laços e adesivos nas cores laranja e roxo: uma decoração temática contribui para relembrar a campanha e todas as ações que estão sendo desenvolvidas. O ambiente de trabalho também ficará mais lúdico, divertido e leve. Nada melhor do que usar a criatividade para uma boa causa, concorda?

6. Divulgue informações sobre as doenças nas redes sociais da empresa

Como já falamos, você pode aproveitar o conteúdo que está sendo desenvolvido durante a campanha Fevereiro Roxo e Laranja e divulgá-lo nas redes sociais. Com isso, o RH fortalece as ações de endomarketing e leva informações importantes para além dos limites da empresa.

Portanto, converse com os responsáveis pela comunicação interna para alinhar um planejamento que contemple os materiais da campanha. Tente explorar um pouco de cada formato. Aposte em imagens, vídeos curtos e depoimentos. Lembre-se também de mapear quais serão os canais utilizados.

Se a sua empresa possuir uma ferramenta, como um software de RH completo, melhor ainda, pois assim você poderá usar a rede social corporativa. No software da Factorial, por exemplo, temos essa função. Veja no vídeo de 1 minuto como funciona 🎥

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7. Distribua brindes

Garrafa, caneta, bloquinho, ecobag: todo mundo gosta de ganhar brindes, não é mesmo? Se você tiver tempo hábil — e verba disponível — vale a pena encomendar alguns mimos com as cores da campanha para distribuir durante o mês de fevereiro.

Outra sugestão é testar os conhecimentos dos colaboradores sobre as doenças, presenteando os mais informados. Ou então, premiar quem já procurou o médico e realizou os exames necessários.

Gostou das dicas para abordar o Fevereiro Roxo e Laranja na sua empresa?

As dicas são bem práticas e fáceis de aplicar, não concorda?

Além de ajudar a prevenir as doenças, ações com essas promovem o engajamento dos colaboradores. O que também é essencial para aumentar a motivação e, como consequência, a qualidade do trabalho desenvolvido.

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

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