Ir para o conteúdo

Entrevista em grupo: exemplos, dicas e ideias [Guia Completo]

Fazer uma entrevista em grupo é um dos desafios dos profissionais de RH. Veja a seguir como funciona uma entrevista em grupo e confira exemplos e dicas práticas para organizar atividades dinâmicas e efetivas.  

A entrevista em grupo é uma das estratégias mais utilizadas pelo RH nos processos seletivos atualmente. Isso porque com dinâmicas de grupo bem elaboradas, é possível saber identificar e analisar competências fundamentais dos candidatos.

Da mesma forma que acontece em outras técnicas como a gamificação corporativa, a aplicação de entrevistas em grupo pode tornar o processo mais interessanre e trazer bons resultados. Além disso, é possível observar os candidatos nos ambientes em que terão que trabalhar e analisar como se comportam em grupo.

Confira neste artigo dicas práticas, vantagens e desvantagens, perguntas que podem ser feitas e exemplos de entrevista em grupo para elaborar processos cada vez mais eficazes na sua empresa.

O que é uma entrevista em grupo?

Antes de ver exemplos práticos, é importante entender exatamente o que é uma entrevista em grupo. Como o nome sugere, uma entrevista em grupo se difere da tradicional por ser composta por um grupo de duas ou mais pessoas. Este formato é utilizado para coletar informações sobre um ou mais candidatos ao mesmo tempo , para uma ou mais vagas disponíveis.

Esse tipo de entrevista geralmente consiste em um recrutador e um conjunto de entrevistados. A entrevista de emprego em grupo costuma ser realizada com dinâmicas colaborativas, que deixam de lado o modelo tradicional de entrevista que conhecemos.

recrutamento onboarding factorial

O que avaliar em uma entrevista em grupo?

Em entrevistas individuais, o empregador conhece o candidato por meio das experiências e habilidades que ele afirma ter. Nas entrevistas em grupo, essas habilidades são colocadas em prática, ajudando a empresa a ter uma ideia melhor das habilidades e competências de cada candidato.

Algumas das competências que podem ser testadas e analisadas são:

  • Capacidade de trabalhar em equipe
  • Empatia
  • Tomada de decisões
  • Habilidades de comunicação
  • Capacidade de lidar com situações de estresse
  • Liderança

Em resumo, a entrevista em grupo ajuda o recrutador a conhecer os pontos fortes e fracos dos candidatos e a avaliar quais deles possuem o fit cultural da empresa.

👉Matriz de competências: O que é e como usar no recrutamento? [+ Modelo em Excel]

Perguntas para a entrevista em grupo

Muitos recrutadores têm dificuldade na hora de definir as perguntas para as entrevistas em grupo. Afinal, não é só de dinâmicas e atividades que uma entrevista de emprego em grupo é feita. É preciso elaborar exemplos de perguntas que podem ser feitas antes e depois das atividades. Para isso, alguns pontos devem ser considerados, como: atuação nas atividades, performance, tomada de decisão e performance.

Veja a seguir alguns exemplos de perguntas para entrevistas em grupo:

  • Por que você tomou esta decisão?
  • O que você achou da solução proposta pelo outro grupo?
  • Você mudaria algo na sua atuação? O que?
  • Como você avaliar o trabalho feito pelo seu grupo?
  • O que você aprendeu com esta atividade?

Lembre-se que as perguntas podem ser individuais ou em grupo. Para ter um questionário para entrevistas de emprego completo, baixe o modelo disponibilizado a seguir e adapte de acordo com o processo seletivo em andamento.

💡 Sistema ATS para recrutamento: Teste a plataforma na prática!

Questionário para entrevistas de emprego [Modelo para download]

Para ajudar os recrutadores na hora de elaborar um questionário para as entrevistas em grupo, disponibilizamos um modelo pronto para uso! Nele, estão exemplos de perguntas separadas por categorias, além de espaços para os dados do candidato e do processo seletivo em andamento.

⬇️ Baixar questionário para entrevista de emprego ⬇️

questionario entrevistas de emprego

Entrevistas em grupo: exemplos

As entrevistas em grupo podem ser realizadas de diferentes formas e cada uma tem um objetivo diferente. Isso dependerá da vaga em aberto, das tarefas a serem desempenhadas e das competências exigidas. Veja a seguir 6 exemplos de entrevista em grupo para aplicar nos processos de recrutamento e seleção.

1. Entrevista em grupo clássica

No caso mais básico, o entrevistador fará perguntas para serem respondidas pelos candidatos e a entrevista será entendida como uma espécie de conversa na qual será analisada qual participante se destaca dos demais.

Nas perguntas desse tipo de entrevista em grupo geralmente não há resposta certa ou errada. O que o recrutador precisará observar é como a dinâmica da equipe ocorre e como os candidatos se comportam diante de cada questão.

2. Painel de entrevistas

Neste exemplo de entrevista em grupo, os candidatos terão que debater sobre uma questão utilizando diferentes pontos de vista. Este modelo inclui perguntas e cases colocados por pessoas de diferentes departamentos da empresa.

3. Fórum

Nesse tipo de entrevista, a capacidade argumentativa de cada candidato é posta à prova, pois um tema é proposto a todos para ser desenvolvido e apresentado em grupo. Os candidatos precisarão demonstrar sua capacidade de organizar ideias, apresentá-las e convencer quem está assistindo.

4. Jogo de interpretação de papéis

Este é um dos exemplos de entrevista em grupo mais usados ​​e recomendados. Você pode construir um case real de crise que aconteceu em sua empresa e atribuir a cada candidato um personagem ou uma função (com as vantagens e restrições que isso implica).

Em pouco tempo, você poderá analisar em primeira mão a capacidade resolutiva e persuasiva de cada pessoa e como ela age diante dos conflitos. Além disso, o ambiente será novo para os candidatos, assim você terá a oportunidade de conhecer sua capacidade de adaptação.

entrevista em grupo exemplos

5. Defenda um tópico

Este modelo é composto por um tema principal e cada candidato deve adotar uma posição à favor ou contra. Aqui, a criatividade dos candidatos será colocada em prática, pois eles terão que defender uma visão perante os demais entrevistados. Evite temas políticos e religiosos.

6. Debate

Caso o futuro colaborador tenha que contribuir com ideias criativas para a empresa, uma reunião de brainstorming é o método mais adequado. Aqui a originalidade e a espontaneidade serão observadas pelo recrutador. Além disso, é possível avaliar como o candidato trabalha sob pressão e qual o seu nível de criatividade e iniciativa.

💡RH estratégico: 15 dicas e ferramentas para colocar em prática

Vantagens e desvantagens da entrevista em grupo

Na hora de selecionar o melhor tipo de entrevista para um processo seletivo, algumas variáveis devem ser consideradas. Como falamos anteriormente, é essencial entender se o modelo escolhido atende às exigências das vagas em aberto e ajudará na escolha do melhor candidato.

Para ajudar neste desafio, destacamos a seguir as vantagens e desvantagens da entrevista em grupo. Veja a seguir.

Vantagens

Em geral, os diferentes exemplos de entrevista em grupo ajudam na percepção das competências e habilidades mais importantes que um profissional precisa ter para trabalhar em uma equipe no dia a dia. Muitas vezes, esse é um ponto que as entrevistas individuais não são capazes de mostrar.

Outras vantagens das entrevistas em grupo são:

  • Redução de custos para a empresa, combinando vários processos de recrutamento e seleção em um único exercício.
  • Permite analisar a atitude de vários profissionais na mesma situação e ao mesmo tempo.
  • É possível detectar diferentes perfis comportamentais e alocar mais de um candidato na equipe.
  • Oferece um cenário em que os candidatos precisam agir na frente do recrutador e de estranhos. Uma técnica muito útil para cargos relacionados ao atendimento ao cliente.

talent acquisition workshop

Desvantagens

É possível que, ao realizar entrevistas pessoais de emprego, nos deparemos com possíveis contratempos: estes podem, no entanto, se multiplicar na realização de processos de recrutamento em grupo.

Podemos nos encontrar na situação em que, no dia da entrevista, por exemplo, há ausência de muitos participantes. Nesse caso, um lembrete da entrevista do dia anterior poderia resolver o problema. Outros percalços podem ser resolvidos rapidamente trabalhando com organização. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns e algumas dicas para a entrevista em grupo:

  • Perda do foco: Entrevistas muito longas podem tirar o foco dos candidatos. Por isso, pausas e momentos de descontração são essenciais para prender a atenção e o interesse dos entrevistados.
  • Falta de participação: Pode acontecer por falta de interesse geral ou por uma atitude mais tímida de muitos candidatos. Isso pode ser resolvido com atitudes ou estratégias que incentivem a participação ativa de todos.
  • Falta de tempo: Por mais lógico que pareça, a falta de tempo pode atrabalhar muito o planejamento e execução das entrevistas em grupo. De qualquer forma, sempre é possível usar ferramentas mais seletivas para agilizar os tempos: testes, exercícios, role-play, etc.

Vale lembrar que, com objetivos claros e com um planejamento antecipado, os riscos e pontos negativos das entrevistas em grupo podem ser potencialmente diminuídos.

Dicas para aplicar uma entrevista em grupo

É importante que o recrutador saiba como se preparar para uma entrevista em grupo. Além disso, é preciso garantir que tudo esteja em ordem para que a dinâmica funcione da melhor forma possível. Confira algumas dicas para a aplicação da entrevista em grupo:

  • Reserve o local com antecedência
  • Prepare todo o material que vai ser apresentado
  • Defina o perfil comportamental da vaga
  • Estude o currículo dos candidatos
  • Prepare-se para possíveis dúvidas
  • Leve um caderno, tablet ou computador para fazer anotações
  • Consulte a liderança para saber exatamente o candidato que estão buscando

Como analisar os candidatos?

Saber o que avaliar nas entrevistas de emprego em grupo é uma das etapas mais importantes da preparação do recrutador. Para começar, é preciso definir o que ele deseja saber sobre os candidatos e como espera que eles reajam às diferentes situações às quais serão expostos. No algumas atitudes e comportamentos costumam ser esperados de um candidato:

  • Escuta ativa:  É importante que um funcionário seja capaz de prestar atenção ao que lhe é dito e que saiba aplicar tudo o que pode ser útil em sua atuação. Além disso, a capacidade de se concentrar e defender ideias e diferentes contextos também é valorizada.
  • Participação:  O candidato ideal não ficará calado, mas você também não vai querer que ele seja o único a entrar na conversa. O ideal é que o candidato respeite a vez dos outros e, ao mesmo tempo, tenha iniciativa e determinação.
  • Comunicação verbal e não verbal: Além de participativo, o candidato deve ter uma boa capacidade de argumentação. A forma como essa comunicação ocorre também é importante: tom de voz, clareza de apresentação de ideias, vocabulário, etc. Por fim, nunca se esqueça da comunicação não verbal, muito útil para conhecer melhor o candidato.

👉 Entrevista comportamental: O que é [+Modelo de teste]

entrevista em grupo perguntas

Como se preparar para uma entrevista em grupo?

No papel de candidato, a necessidade de preparação é ainda maior. Se informar sobre a vaga, a empresa e o que pode ser esperado é o primeiro passo para se destacar em uma entrevista em grupo. Saber o que falar em uma entrevista em grupo também pode ajudar.

No entanto, os parâmetros a serem analisados ​​variam de acordo com o cargo ou função. Por isso, o candidato deve avaliar quais competências e habilidades são mais importantes no processo seletivo em questão. Ainda assim, há uma série de princípios básicos que os recrutadores considerarem importantes. Veja o que um canditado pode fazer para se destacar em uma entrevista em grupo:

  • Trabalho em equipe, agindo em conjunto com os demais candidatos e se posicionando diante dos desafios propostos.
  • Ouvir e observar atentamente os outros, sabendo se destacar nos momentos certos, e sem desrespeitar os outros.
  • Interação com os demais entrevistados, demonstrando que está prestando atenção e conseguindo se concentrar na tarefa.
  • Demonstrar capacidade de liderança, orientando outros candidatos e tendo iniciativa,mas sempre considerando a opinião do grupo.
  • Competências técnicas podem ser exigidas, então se preparar para colocar o conhecimento em prática é fundamental.

Sistema ATS para Recrutamento e Seleção: Recursos 

Contar com a tecnologia nos processos de Recrutamento e Seleção é fundamental. Cada vez mais empresas estão adotando sistemas capazes de centralizar os processos e documentos dos candidatos, otimizando tempo e poupando custos nos processos seletivos.

Uma dessas opções é o software de RH da Factorial, que além do recurso de recrutamento e seleção, conta com ferramentas de gestão de férias e ausências, assinatura digital de documentos, avaliações de desempenho e muitas outras opções!

Com o software da Factorial é possível:

  • Criar um portal de carreiras personalizado
  • Integrar suas vagas com as principais plataformas como Indeed e LinkedIn
  • Centralizar todas as informações dos candidatos em um mesmo sistema
  • Conversar com os candidatos na plataforma (diga adeus aos e-mails!)
  • Gerar relatórios com dados reais
  • Enviar feedbacks automáticos
  • Teste por 14 dias na prática, sem custos!

 

Este artigo também está disponível em: Español, Italiano, Mexican

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário