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Ansiedade no trabalho: tipos, causas, sintomas e como o RH deve lidar

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7 minutos de leitura
síndrome do impostor no trabalho

Donos de empresas e gerentes de RH: precisamos falar sobre a ansiedade no trabalho. Esse assunto infelizmente ainda é um tabu na sociedade, mas precisa ser debatido e combatido em todos os lugares, inclusive no ambiente de trabalho. O seu papel nesse processo é fundamental.

Mais da metade dos brasileiros sofrem de ansiedade no trabalho, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), divulgada no site da CNN Brasil. Portanto, funcionários da sua empresa podem trabalhar com esse transtorno sem você perceber.

Por isso, é importante saber quais são os tipos, causas, sintomas e como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho. Mas como evitar que os trabalhadores sofram de ansiedade, além de outros problemas relacionados, como, exaustão, esgotamento, burnout e depressão?

Reunimos, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre a ansiedade no trabalho. Confira!

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O que é ansiedade no trabalho?

Mais de 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses números colocam o Brasil em primeiro lugar no ranking mundial dos países mais ansiosos. Dentre esses números de pessoas ansiosas, existem aquelas que sofrem de ansiedade no trabalho.

A ansiedade é um estado de alerta inerente ao ser humano, que promove mudanças, preparação e planejamento. No entanto, apesar de ser considerado normal certo grau de estresse relacionado ao trabalho, a ansiedade excessiva pode ter impactos prejudiciais à saúde e bem-estar geral dos trabalhadores, quando não tratada.

Esse tipo de ansiedade é chamada de transtorno ansioso, caracterizados por um elevado nível de anseio, medo, preocupação excessiva e acompanhados de sintomas físicos.

No caso da ansiedade no trabalho, esse transtorno ansioso tem o trabalho como fator principal e é caracterizado por sintomas relacionados à atividade profissional, como evitar estar ambientes sociais como um escritório com colegas de trabalho.

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Tipos de ansiedade

Existem alguns tipos de transtornos de ansiedade que todos os profissionais de RH e CEOs de empresas precisam saber diferenciar. Os tipos de ansiedade que mais prevalecem na população são:

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
  • Fobia social
  • Síndrome do pânico
  • Ansiedade por estresse pós-traumático
  • Crise de ansiedade no trabalho

No entanto, abaixo, reunimos e explicamos melhor os 3 tipos que relacionam a ansiedade e trabalho. São eles:

Ansiedade relacionada com o trabalho

A ansiedade relacionada com o trabalho, mais conhecida como “estresse no trabalho”, é a ansiedade influenciada e centralizada no trabalho de um profissional.

As causas mais comuns do estresse no trabalho podem variar de trabalhador para trabalhador. Porém, para algumas pessoas, a aproximação de prazos ou uma apresentação de relatório são suficientes para causar ansiedade.

Para outras, esses sentimentos podem resultar das circunstâncias sociais no trabalho, como um ambiente de trabalho tóxico ou uma falta de conexões com colegas.

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Ansiedade de desempenho

A ansiedade de desempenho provém do medo de não corresponder com as expectativas da liderança, do gestor ou de membros da equipe. Esse tipo de ansiedade pode gerar um baixo desempenho profissional por causar o medo em não ter uma boa performance.

Essa doença está relacionada com a Síndrome do Impostor, já que ambas estão relacionadas com dificuldade em acreditar no próprio desempenho e à pressão que se coloca sobre si.

Este tipo de ansiedade pode aumentar, caso o colaborador não for reconhecido ou confrontado. Portanto, é importante que os funcionários compartilhem esses sentimentos com os responsáveis, antes que eles atinjam o esgotamento mental e físico ou sintomas mais graves como ataques de pânico.

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Ansiedade social

Ao contrário dos outros dois tipos de ansiedade citados acima, a ansiedade social pode não estar sempre relacionada ao trabalho. No entanto, seus sintomas podem aparecer quando um funcionário precisa construir relacionamentos profissionais no mercado de trabalho.

Isso porque a ansiedade social é um medo intenso de viver situações e interações sociais. Os principais indicativos deste transtorno de ansiedade são os sentimentos de autoconsciência intensa, falta de adequação a algo ou alguém, além de preocupações com a percepção das outras pessoas.

Se comunicar com chefes, clientes e colegas pode se tornar uma ação difícil para quem sofre de Ansiedade Social, assim como participar de atividades em equipe, treinamentos em grupo, dinâmicas com o time ou reuniões diárias.

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Quais as causas da ansiedade no trabalho?

Muitas dúvidas surgem em relação ao tema: quais as causas da ansiedade? Por que acontece no ambiente de trabalho? Algumas das causas são:

  • horas de trabalho extensas;
  • carga de trabalho excessiva;
  • mudanças na organização;
  • qualificações ou habilidades inadequadas para o trabalho;
  • condições precárias de trabalho;
  • relacionamento ruim com colegas ou liderança;
  • empresa não possui plano de cargos e salários;
  • equipamentos de trabalho inadequados;
  • falta de recursos tecnológicos;
  • prazos apertados de entregas;
  • metas inalcançáveis.

Sintomas da ansiedade nos colaboradores

Os gestores e profissionais de RH e DP, além de CEOs de empresas, precisam estar atentos aos possíveis sintomas, gatilhos e sinais dessa doença. Veja quais são eles:

Sintomas físicos 

  • dor de cabeça;
  • fadiga regular;
  • insônia e outros distúrbios relacionados ao sono;
  • desconforto estomacal.

Sintomas mentais 

  • depressão;
  • se sentir sobrecarregado e incapaz de lidar com as coisas;
  • desenvolvimento de uma atitude negativa em relação ao trabalho;
  • nervosismo.

Sintomas comportamentais 

  • problemas de raiva;
  • relacionamentos interpessoais ruins;
  • mudanças de humor;
  • redução da paciência e tolerância à frustração;
  • isolamento;
  • faltas ao trabalho;
  • redução do desempenho no trabalho;
  • redução da iniciativa e criatividade.

👉 Artigo 473 da CLT: a lei sobre as faltas justificadas e como elas funcionam

O que diz a lei brasileira sobre ansiedade no trabalho? 

Assim como é importante ter a percepção sobre os sinais da ansiedade que impactam o desempenho de seu colaborador, é preciso saber as questões legais que precisam ser respeitadas. O primeiro ato é entender que a ansiedade é classificada pelo CID F41 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).

Sendo assim, ela é reconhecida como doença. Por conta disso, trabalhadores que sofrem de ansiedade podem justificar um eventual afastamento do trabalho devido à doença.

Auxílio-doença por afastamento 

Quando há uma questão psiquiátrica envolvida, seja pela ansiedade, síndrome de burnout, depressão, entre outras, é preciso da comprovação do laudo médico para afastamento.

Caso o afastamento for superior a 15 dias, então é necessária a perícia do INSS. Dessa forma, o diagnóstico da ansiedade dá direito ao auxílio-doença. Os critérios para receber esse benefício, incluem:

  • ser segurado do INSS;
  • ter se afastado do trabalho por 15 ou mais dias (que não precisam ser seguidos, mas devem ser intercalados em um período de 60 dias);
  • ter contribuído por pelo menos 12 meses à Previdência Social;
  • possuir laudo médico comprovando a doença.

Portanto, funcionários não podem trabalhar com ansiedade e precisam de apoio para tratarem a doença. Por isso, o empregador deve tomar as devidas medidas para identificar as causas do problema e buscar soluções para melhorar a saúde do trabalhador.

💡 Saúde Ocupacional: 5 etapas para garantir o bem-estar no trabalho

Processar a empresa devido à ansiedade causada no trabalho

Colaboradores que adquirem ansiedade no trabalho podem processar a empresa? Sim, é possível requerer o benefício por incapacidade acidentário (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) e indenização pelos danos sofridos.

Isso porque o artigo 157, inciso II da CLT, indica que a empresa deve propiciar um ambiente com normas de segurança e medicina de segurança para evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

Portanto, caso o trabalhador adquira uma doença ocasionada por fatores relacionados ao trabalho, o colaborador pode utilizar a justiça para rever seus direitos.

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4 dicas sobre como lidar a ansiedade no trabalho

Ansiedade no trabalho: o que fazer? Veja algumas dicas para lidar com essa doença no ambiente profissional. Aproveite e compartilhe essas dicas com os seus colaboradores. São elas:

1. Encontrar as causas da ansiedade

Encontrar a causa é o primeiro passo para lidar com a ansiedade no trabalho. Quem sofre com esse transtorno precisa identificar quais os fatores de trabalho que estão causando ansiedade. 

As causas podem ser a carga de trabalho excessiva, os prazos apertados, as expectativas muito altas. Assim, o trabalhador poderá começar a buscar soluções para a ansiedade após identificar o que a está causando.

2. Consultar um especialista em saúde mental

Colaboradores que se sentem presos pela sua ansiedade precisam conversar com um profissional de saúde mental para aliviar a pressão. Os especialistas podem ajudar a identificar a causa da ansiedade e a implementar medidas para controlá-la.

Alguns especialistas em saúde mental também podem sugerir medicação ou outros tratamentos para ajudá-lo a gerenciar a ansiedade.

3. Gestão do tempo

Realizar muitas tarefas em pouco tempo é uma fonte para a ansiedade no trabalho. Se esse for o caso, é preciso falar diretamente com o superior responsável.

Assim, os gestores e líderes poderão delegar as tarefas para outros membros da equipe e otimizar a carga de trabalho de quem sofre de ansiedade.

👉 Gestão do tempo e produtividade: dicas, ferramentas e soluções

4. Estabeleça limites

Estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional é a chave para remontar o equilíbrio e evitar a ansiedade no trabalho. Muitos funcionários que trabalham em home office ou trabalho acabaram com as linhas entre casa e trabalho. Portanto, é preciso definir as horas de trabalho e tirar pausas para não se sentir sobrecarregado.

Ações para o RH evitar a ansiedade no trabalho

Diante disso, a prevenção é a melhor forma de proteger a saúde do trabalhador. Por isso, confira algumas ações que podem ser feitas pelo RH para evitar a ansiedade no trabalho. A seguir:

1. Treine as lideranças de maneira adequada

Primeiro, é importante que os líderes e gestores sejam treinados para lidar com questões relacionadas à saúde mental. Além disso, é preciso evitar os fatores de trabalho que causam a ansiedade, como carga de trabalho excessiva, prazos apertados, metas inalcançáveis, entre outros.

2. Oferecer recursos de saúde mental

As empresas podem oferecer recursos de saúde mental como parte de um pacote de benefícios. É possível oferecer assistência psicológica, grupos de apoio, terapia e programas de bem-estar para gerenciar a ansiedade.

3. Oferecer flexibilidade no trabalho

Permitir a flexibilidade no trabalho é uma forma de dar mais controle aos colaboradores sobre o tempo, a fim de equilibrar melhor as demandas do trabalho e da vida pessoal.  Além disso, pense em outros formatos de contratos de trabalho, officeless, workation, semana de 4 dias de trabalho, entre outros.

4. Gerenciar a carga de trabalho

Independente do formato de trabalho, é preciso que o RH saiba gerenciar a carga de trabalho dos funcionários. Isso pode ser feito por meio de um software de Recursos Humanos como o da Factorial.

Esse software oferece controle de ponto eletrônico 100% adequado à Portaria 671 e gestão dos turnos das equipes. Assim, o RH pode ter mais controle sobre as horas trabalhadas e os colaboradores não ultrapassam suas horas de trabalho.

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Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

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