Ir para o conteúdo

4 dicas para o RH lidar da melhor forma com a depressão no trabalho

·
7 minutos de leitura
depressão no trabalho

Mais do que nunca os gestores de RH e CEOs das empresas precisam estar preparados para lidar com a depressão no trabalho. Essa doença afeta milhões de pessoas, portanto, é preciso saber perceber os sinais nos colaboradores. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 264 milhões de pessoas sofrem depressão e ansiedade no mundo, causando uma perda de US$ 1 trilhão na economia mundial todo ano. Portanto, os responsáveis pela gestão de pessoas nas empresas precisam reconhecer que a saúde dos trabalhadores é essencial para a satisfação da equipe, para a produtividade e sucesso da organização.  

No entanto, uma das causas mais frequentes de afastamentos é a depressão. Nos últimos 5 anos, o número de afastamentos por transtornos mentais cresceu mais de 50%, segundo a CUT do Estado de São Paulo.

A seguir, portanto, vamos entender melhor o que é depressão no trabalho e como lidar com ela da melhor maneira. Acompanhe!

software-rh-dp-360

O que é depressão?

Antes de falarmos sobre depressão no trabalho, precisamos explicar o que é depressão. Essa doença é considerada um transtorno mental que afeta o humor e o estado emocional de uma pessoa.

Os sintomas mais comuns incluem tristeza profunda e persistente, perda de interesse em atividades que seriam normalmente divertidas e interessantes, sentimentos de desesperança, pensamentos negativos, falta de energia, mudanças no sono e no apetite, irritabilidade, e dificuldade de concentração.

A depressão pode ser leve ou grave, e pode durar apenas alguns dias ou ser crônica (progressão lenta e permanente no indivíduo). No entanto, ela pode ser tratada com medicamentos, terapia, suporte social ou profissional, mudanças no estilo de vida, entre outras formas.

🌴 Leia mais sobre Workation: o que é e como funciona essa tendência e estilo de vida

O que é depressão no trabalho?

Depressão e trabalho possuem alguma relação? Infelizmente, sim. Isso porque esse transtorno mental pode surgir devido alguns fatores ocasionados pelas atividades profissionais ou ambiente de trabalho.

Esses fatores podem ser desencadeados ou agravados devido ao alto número de demandas, carga horária excessiva, estresse, pressão, entre outros. Alguns sinais da depressão no ambiente de trabalho podem incluir desmotivação, falta de engajamento, faltas frequentes, problemas pessoais com colegas, diminuição da produtividade e falta de foco.

No entanto, a depressão no trabalho pode ser tratada ou aliviada, quando os trabalhadores reconhecem os sintomas e procuram ajuda. O setor de gestão de pessoas pode ajudar nessa identificação e busca de tratamento. Saiba mais a seguir!

💡 Veja como o RH pode criar um ambiente de trabalho saudável

tipo depressão

Tipos de depressão 

Existe mais de um tipo de depressão. São diferentes classificações, que podem afetar as pessoas no trabalho. São elas:

Transtorno depressivo maior 

É um transtorno depressivo grave que afeta a capacidade da pessoa de realizar suas atividades diárias, como trabalhar. Pessoas com esse tipo de depressão podem parecer infelizes, ter uma postura retraída e realizar pouco contato visual.

👉 Felicidade Corporativa: aprenda como criar um ambiente de trabalho mais feliz!

Transtorno afetivo sazonal (TAS)

Esse tipo de depressão ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente no outono e inverno, quando há menos luz solar. Ele provoca sintomas como tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e dificuldade de concentração.

👉 Guia completo sobre trabalho noturno para empresas e funcionários

Transtorno depressivo persistente

É um tipo de depressão que dura por longos períodos, geralmente por mais de 2 anos. Essa categoria inclui várias formas de depressão crônica nas quais os sintomas depressivos estão presentes na maioria dos dias.

Transtorno disfórico pré-menstrual

O transtorno disfórico pré-menstrual é um tipo de depressão que ocorre em mulheres antes da menstruação. Apesar de leve e passageira, as alterações de humor são intensas e podem causar irritabilidade extrema, assim como sintomas ansiosos e depressivos.

Transtorno afetivo bipolar 

Ele é um transtorno do humor que pode incluir episódios de depressão e mania, capaz de afetar a vida pessoal e profissional. A característica mais marcante do transtorno bipolar é a alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com episódios de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles.

💡 Dicas sobre como conquistar qualidade de vida no trabalho

Quais as causas da depressão no trabalho?

O que pode causar depressão no ambiente de trabalho? A depressão possui causas multifatoriais, partindo da combinação entre fatores genéticos, psicológicos, biológicos e ambientais.

Nesse contexto, certas atividades e rotinas no trabalho conseguem desencadear episódios depressivos ou agravar a doença. São eles:

  • pressão excessiva;
  • cobranças intensas;
  • sobrecarga de trabalho;
  • clima organizacional ruim;
  • sem pausas para descanso;
  • muito tempo sem tirar férias;
  • uma má comunicação interna;
  • baixa perspectiva de crescimento;
  • ausência de uma boa gestão de pessoas;
  • falta de plano de carreira e objetivos claros;
  • conflitos, perseguições e problemas de relacionamento nas equipes;
  • atitudes desrespeitosas entre os funcionários, como bullying, ofensas e agressões;
  • situações traumáticas no trabalho, como acidentes, assaltos à empresa, assédio moral ou sexual.
  • entre outros.

🎥 Veja em menos de 2 minutos como um software de RH pode otimizar a gestão de férias, folgas e ausências ⬇️

Sinais da depressão dos colaboradores

Muitas dúvidas rondam os profissionais de RH e DP, além dos donos de negócios, como quais são os sintomas de depressão no trabalho.

Por isso, veja alguns sinais mais comuns dos colaboradores que podem gerar quadros depressivos causados pelo ambiente de trabalho. Abaixo:

  • indecisão;
  • desânimo;
  • irritabilidade;
  • agressividade;
  • picos de alegria;
  • falta de motivação;
  • cansaço excessivo;
  • falta de atenção e foco;
  • reclusão e introspecção;
  • sono no horário de trabalho;
  • tristeza constante e profunda;
  • mudanças de comportamento;
  • queda drástica na produtividade;
  • conflitos com superiores e colegas de trabalho;
  • insatisfação crônica, ou seja, nada está bom ou tem graça.

📥 Quer saber se seus colaboradores estão motivados? Baixe grátis 👇

teste de motivação no trabalho

É importante ressaltar que, em alguns casos, apesar desses sintomas poderem ser apenas aparentes, é necessário sempre ter a avaliação de um profissional para o diagnóstico da doença.

Portanto, a área de gestão de pessoas da empresa precisa buscar os melhores meios para ajudar os funcionários com o diagnóstico, assim como os fatores gerados no trabalho que causam a depressão.

👉 Saúde Ocupacional: 5 etapas para garantir o bem-estar no trabalho

O que diz a lei brasileira sobre depressão no trabalho? 

Outros tipos de dúvidas muito comuns são sobre “depressão no trabalho direitos”, “quem tem depressão pode trabalhar” e “depressão trabalho afastamento”. Por isso, abaixo, respondemos se as pessoas com depressão podem trabalhar e se quem tem depressão pode ser demitido.

Afinal, quem sofre de depressão devido ao trabalho possui direitos trabalhistas e previdenciários. No entanto, para cada um desses direitos exige requisitos próprios que devem ser preenchidos. Veja a seguir:

Direto aos benefícios previdenciários

O trabalhador que comprovar a relação entre a doença e o trabalho tem direito aos benefícios previdenciários previstos no artigo 118 da Lei 8.213/1991.

Sendo assim, se a justificativa for aceita, é possível receber a concessão de benefícios previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Embora os dois benefícios tenham requisitos distintos, eles são solicitados da mesma forma. Para requisitá-los, é necessário agendar uma perícia pelo INSS e, se for constatada a incapacidade, o solicitante receberá um dos dois benefícios.

Pedir afastamento do trabalho

Quem tem depressão não pode trabalhar, já que é possível pedir o afastamento do trabalho para cuidar da saúde. Isso porque é possível se afastar pelo INSS e receber auxílio-doença acidentário, aquele que o funcionário precisa estar sem condições de trabalhar por mais de 15 dias.

Sendo assim, é necessário que o colaborador realize uma perícia com um médico do INSS e, caso a doença esteja relacionada ao trabalho, ele terá direito ao auxílio-doença acidentário (código 91) ou comum (código 31).

👉 Saiba o que diz a lei sobre acidente de trajeto e acidente de trabalho

Demissão discriminatória

Caso o colaborador comprove com o laudo médico realizado pela perícia do INSS, durante o período do afastamento, ele não poderá ser demitido. Sendo assim, a empresa não pode demitir o empregado em razão da depressão.

Existem casos em que o trabalhador entrega o atestado de depressão para a empresa, mas é demitido. Essa situação é chamada “demissão discriminatória”, quando o empregado é demitido unicamente pelo fato de estar doente. Dessa forma, a demissão caracterizada como discriminatória é inválida e pode ser revertida judicialmente pelo colaborador.

💡 Como fazer uma demissão humanizada em 9 passos

📥  Download grátis: etapas essenciais do checklist de Offboarding 

4 ações para o RH evitar a depressão no trabalho

A melhor maneira de lidar com a depressão no trabalho é evitar os principais fatores que causam esse tipo de transtorno. Saiba o que o RH pode fazer para ajudar! Veja também como ajudar os funcionários a identificar a depressão.

1. Ajude os colaboradores com depressão a lidar com a doença

A depressão pode ser um desafio difícil de enfrentar, especialmente quando se trata de lidar com ela no ambiente de trabalho. Compartilhe com seus colaboradores as seguintes dicas para lidar com a depressão:

  • tirar férias;
  • fazer pequenas pausas;
  • organizar a agenda semanal;
  • estabelecer limites saudáveis;
  • não ter medo de pedir ajuda aos profissionais;
  • fazer terapia e seguir as recomendações dos especialistas;
  • reportar aos responsáveis sobre problemas como pressão, cobrança excessiva, bullying, ofensas, agressões e assédio moral ou sexual.

💡 Leia a entrevista com Neivia Justa sobre a campanha #TrabalhoSemAssédio

2. Cuidar da saúde mental dos colaboradores

É possível oferecer benefícios e programas para cuidar da saúde mental dos trabalhadores. Existem diversas formas para lidar com as pressões do trabalho, como terapias, sessões de meditação, aulas de yoga e workshops de gerenciamento de estresse.

3. Avaliar o clima organizacional 

É muito importante criar um ambiente de trabalho saudável e seguro para evitar problemas relacionados com a depressão e ansiedade. Para isso, realize avaliações sobre o clima organizacional para entender como anda o bem-estar geral do time.

📥 Baixe grátis: Pesquisa de clima organizacional 

4. Realizar a gestão de turnos

Uma das formas do RH evitar uns dos fatores gerados da depressão no trabalho, como excesso de carga horária, é a gestão de turnos. Isso porque a gestão de turnos é uma ferramenta que gerencia as horas de trabalho dos funcionários, evitando excesso de carga de trabalho e garantindo o tempo de descanso necessário.

Essa gestão de turnos pode ser alcançada com a implementação de programas de horas flexíveis, turnos de trabalho alternados, melhores horários de folgas feriados. Um exemplo é o software de Recursos Humanos da Factorial. Com ele é possível:

  • implementar turnos fixos;
  • realizar planejamento de turnos semanais e a longo prazo;
  • enviar notificação de turnos definidos ou modificados para os colaboradores;
  • monitorar as horas trabalhadas para ter mais controle do planejamento e análise dos turnos dos seus funcionários;
  • entre outros inúmeros recursos.

Realize a gestão de turnos de maneira automatizada: peça uma demonstração grátis e sem compromisso

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados