Ir para o conteúdo

Como será a volta aos escritórios? Medidas de seguranças e tendências para o futuro

·
6 minutos de leitura
volta escritorios

Chegamos a agosto e algumas empresas começam a planejar como será a volta ao escritório. Com a liberação do trabalho presencial em algumas cidades brasileiras, gestores começam a planejar como irão garantir medidas de segurança no “novo normal” pós coronavírus. No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Além disso, nem é unanimidade nas empresas que todo o quadro de funcionários volte. Nessa hora, o papel do setor de recursos humanos se torna ainda mais relevante e estratégico.

O RH mais do que nunca precisa alinhar com a alta liderança como será o retorno para o escritório. Como vemos, no Brasil o coronavírus ainda não está controlado, o que exige cautela das empresas. Tanto para não expôr os funcionários ao perigo da doença, quanto para tornar essa volta produtiva e calma para quem trabalha.

Pensando nisso, reunimos algumas medidas de segurança e planejamentos que empresas estão fazendo para este momento. Você pode se guiar por estas informações para saber quais delas também se adaptam à sua realidade. Continue a leitura!

Índice

Quais protocolos de segurança podem ser adotados na volta ao escritório?

O primeiro passo do departamento de Recursos Humanos é planejar a chegada dos funcionários. Isso inclui diversos fatores, desde pensar sobre como os funcionários chegam até o trabalho e como reforçar as recomendações de prevenção ao coronavírus diariamente. Dessa forma, podemos dizer que o planejamento é essencial antes de qualquer coisa. E quais pontos devem ser levados em conta?

  • Qual trabalho é vital que seja feito de forma presencial?
  • Quantos funcionários podem ser mantidos em home office?
  • Já foi feita uma pesquisa de clima organizacional sobre o tema? Se não, faça.
  • Como o RH e a alta liderança analisam o período home office?
  • O escritório pode ser adaptado para seguir as normas de segurança contra o Covid-19?

Se após responder a essas perguntas, a sua empresa tem certeza que o futuro dos escritórios se mantém no trabalho presencial de todos ou boa parte da equipe, vamos para o seguinte passo. Em seguida, é preciso planejar como montar um plano de comunicação efetivo para os funcionários. É preciso ser transparente sobre a decisão, explicar os motivos para voltar ao escritório, estabelecer novas metas e objetivos com a equipe, e demonstrar como a empresa está cuidando da segurança de todos.

Que tal conhecer algumas medidas básicas de cuidados dentro dos escritórios que estão sendo adotadas pelas empresas brasileiras?

Todo cuidado é pouco pós Covid-19

Entre as estratégias de segurança da saúde dos funcionários, empresas estão adaptando principalmente seus espaços e modos de organização. Confira:

  • Promover rotas de trabalho para que os funcionários não encontrem aglomerações;
  • Medição de temperatura na entrada do trabalho;
  • Disponibilização de álcool em gel em diversos pontos da oficina;
  • Remodelagem para garantir distanciamento entre funcionários;
  • Revezamento dos colaboradores na hora de almoçar, usar salas, horas de descanso;
  • Definir lotação máxima de salas;
  • Implementar meios de comunicação para que o colaborador informe se esteve em contato com alguém diagnosticado com coronavírus e para relatar possíveis sintomas da doença;
  • Número de telefone de emergência fornecido por cada colaborador;
  • Uso da máscara durante todo o expediente. Algumas empresas fornecem de graça para os colaboradores;
  • Avisos no escritório sobre a higienização das mãos (como fazer, quando, por que é importante);
  • Reuniões em modo virtual mesmo que os membros estejam no mesmo espaço;
  • Realizar um plano de cuidados de saúde mental para colaboradores em home office;
  • Avisar sobre a limpeza do escritório, como está sendo feita para desinfectar o local frequentemente;
  • Fechar pontos de encontro no escritório, como cafés e lanchonetes.

Além disso, devemos lembrar que existem milhares de outras medidas de segurança que podem ser adotadas pela sua empresa. Relembre como é o dia a dia de todos, quais são as necessidades de equipes e líderes, e como tornar essa transição positiva. Assim, será possível traçar um plano realístico e que prático para todos que estão no processo de voltar para o trabalho. Mas como manter toda a equipe ciente destas práticas? Leia abaixo!

O poder da cultura organizacional para no retorno aos escritórios

Como você sabe, a cultura da empresa é um dos pilares que define e guia o propósito da organização. Para os funcionários, estar alinhados com esses valores é essencial para entender em que espaço estão inseridos, como podem colaborar com o crescimento da empresa e entender como fazer o próprio trabalho.

Na crise do Covid-19, esses elementos se tornaram ainda mais importantes. Foi o momento em que o RH teve que se planejar para cuidar da saúde dos colaboradores, construir estratégias de follow up com as equipes e se tornar mais humanizado em um momento delicado como este.

Dessa maneira, as empresas podem se apoiar em sua cultura organizacional para fortalecer os vínculos e cuidados com os funcionários. Explicar como é fundamental que todos tenham saúde e bem-estar, e como a empresa pode ajudar nessa tarefa é o mínimo que o funcionário espera na volta ao escritório. Ademais, o setor de RH pode olhar para esta nova fase como um momento para reforçar a marca, seus ideais e como olha para o funcionário. Já que ela está repensando modelos de trabalho, também deve repensar em como melhorará o wellness dos funcionários, não é mesmo?

E quais são as expectativas do futuro dos escritórios? Trouxemos algumas tendências para você estar ligado e pronto para atualizar sua empresa.

Empresas manterão o home office

Como a insegurança do Covid-19 ainda prevalece, muitas empresas brasileiras já determinaram que continuarão com o teletrabalho. É o caso da startup Quinto Andar, maior locatária web de imóveis. Ela percebeu que seus funcionários foram capazes de continuar realizando suas funções mesmo no trabalho remoto e alguns funcionários preferem que continue assim. Ou seja, pela falta de garantir 100% segurança na volta ao escritório, se manteve a decisão de continuar o trabalho à distância.

Flexibilização do trabalho

O RH mais do que ninguém sabe que o Covid-19 impôs mudanças drásticas de uma hora para outra. Essa reviravolta fez com a flexibilização das horas de trabalho e de contratos chegue com mais força nos escritórios brasileiros. Dessa maneira, funcionários já enxergam que preferem trabalhar em empresas que estão disponíveis para essa adaptação, oferecem horas mais flexíveis de trabalho e alternação entre trabalho remoto e presencial (se for o caso).

Sendo assim, é um ponto para que a equipe de recrutamento e seleção esteja atenta! A marca empregadora terá valor agregado caso seja capaz de se mostrar adaptável e atualizada às novidades do mercado quanto a isso. Poderá receber melhores candidatos e será um espaço de trabalho mais atrativo na volta ao escritório.

Otimização dos escritórios

Outra novidade é o workplace management, termo que significa a otimização do espaço dos escritórios de forma proveitosa. Essa é uma estratégia para tornar os espaços de trabalho, que ainda exigem presença física dos funcionários, melhor aproveitados. Seja para a execução de tarefas quanto para o bem-estar de todos. Para isso, diversas outras áreas podem se juntar e criar espaços criativos para o desenvolvimento do trabalho. Essa é uma maneira também se ressignificar a experiência de volta ao escritório e amenizar os efeitos psicológicos da pandemia.

teste gratis factorial

Mais atenção à saúde dos colaboradores

Um dos tópicos que mais chamaram a atenção nesta época continua sendo a saúde mental e física dos colaboradores. O RH pode jogar um papel ainda mais estratégico que visa uma vida saudável para todos seus colaboradores. Afinal, sabemos que quando todos estão em equilíbrio com a alimentação, cuidados médicos e prevenção de acidentes, a empresa ganha com isso. E com a pandemia, ficou evidente que ansiedade e estresse podem desestimular e influir negativamente na vida do colaborador dentro da empresa.

Então, como você viu, são muitas tarefas e horas de planejamento para planejar essa volta! Assim, não sobra muito tempo para outras tarefas burocráticas do RH, como folha de pagamento, programação de ausências, monitoração do relógio de ponto e muito mais. A Factorial pode ajudar com isso: automatizar todos seus processos para que você tenha tempo para aquilo que importa, os seus colaboradores.

✅Que tal conhecer como a Factorial pode te ajudar na volta aos escritórios? Clique aqui!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário