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Junho vermelho e laranja: ações para o RH realizar nas empresas

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6 minutos de leitura
junho vermelho e laranja

O Junho Vermelho e Laranja é uma iniciativa dedicada a causas muito importantes. É o mês da conscientização para doação de sangue, e também do combate à anemia e à leucemia. E é função tanto dos gestores quanto do RH discutirem o tema dentro das empresas, reforçando a importância do tema.

O Junho Vermelho é o movimento que se dedica à promoção da conscientização para doação de sangue. Enquanto o Junho Laranja discute a conscientização da anemia e da leucemia, doenças que necessitam do apoio dos doadores de sangue e medula óssea. Por isso, ambas as iniciativas estão intimamente ligadas.

A seguir, saiba um pouco mais sobre cada uma das campanhas e confira dicas de ações de RH para realizar durante o mês Junho Vermelho e Laranja. Boa leitura!

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Papel do RH na conscientização do Junho Vermelho e Laranja

O setor de Recursos Humanos desempenha um papel crucial na criação de uma cultura corporativa mais saudável, e também no cuidado com os colaboradores. É por isso que apoiar ações como o Junho Vermelho e Laranja é tão importante. 

Neste caso, o incentivo à participação de campanhas de doação de sangue e prevenção de doenças ocupacionais tem tudo a ver com o propósito do RH, que é zelar pela saúde e o bem-estar dos funcionários. 

Mas antes de conferir dicas sobre o que o profissional de RH pode fazer durante a data, é importante esclarecer as diferenças entre o Junho Vermelho e o Junho Laranja. Além de trazer alguns dados que podem ser importantes na divulgação dessas iniciativas.

junho mes laranja e vermelho

Junho Vermelho e Junho Laranja: conheça cada movimento

  • O Junho Vermelho, como mencionamos, é uma campanha de conscientização sobre a doação de sangue. Um gesto que pode parecer simples, mas que pode salvar até 4 vidas com apenas uma doação.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 de junho, data definida pela OMS, em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular. Esse número representa 1,4% da população.

A boa notícia é que praticamente qualquer pessoa pode fazer uma doação. Basta ter entre 16 e 59 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar com a saúde em dia. Em cada doação, são retirados até 450 ml, que podem salvar a vida de até quatro pessoas.

  • Já a campanha Junho Laranja está relacionada a duas das condições mais frequentes relacionadas ao sistema sanguíneo: a anemia e a leucemia.

A leucemia, hoje, é o câncer mais frequente em crianças, além de um dos mais comuns no mundo. E a doação de sangue, para ambos os casos, pode fazer toda a diferença.

Dicas para ações de RH durante o Junho Vermelho e Laranja

campanha junho vermelho e laranja

O profissional de Recursos Humanos é essencial na promoção de qualquer tipo de iniciativa. Por aqui, já falamos sobre o Abril Azul, o Maio Amarelo, e diversas outras campanhas. E com o Junho Vermelho e Laranja não poderia ser diferente. 

Comunicar a importância dessas campanhas, estabelecer parcerias, organizar campanhas internas, criar materiais de conscientização, incentivar a participação dos líderes e outras ações são papel do profissional de Recursos Humanos.

Afinal, no final do dia, o RH cuida de processos, tarefas administrativas e financeiras, mas, acima de tudo, de pessoas

  • A seguir, confira algumas ações que o seu setor de RH pode realizar para celebrar o mês Junho Vermelho e Laranja!

Comunique-se com os colaboradores

Antes de qualquer coisa, é fundamental que o RH comunique aos colaboradores a importância dessas campanhas. Para isso, você precisará de informações, dados e histórias que demonstram a importância da iniciativa. 

É possível organizar palestras e workshops com profissionais da saúde, por exemplo. Ou firmar parcerias com ONGS voltadas para o tema. 

Apenas certifique-se de que todos na empresa entendam a relevância dessas iniciativas, e estejam dispostos a participar e fazer a diferença.

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Faça parcerias com instituições e profissionais da área

Que tal firmar parcerias com instituições de saúde, bancos de sangue e profissionais especializados em prevenção de doenças ocupacionais? Isso pode facilitar a realização de palestras e treinamentos, além de dar acesso a materiais educativos mais completos, como panfletos e cartilhas.

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Organize um dia para doação de sangue

campanhas de junho

Como explicamos, praticamente qualquer pessoa adulta pode fazer uma doação de sangue. E por que não você, como profissional de RH, incentivar essa ação? 

Organize campanhas internas para doação de sangue. Ao firmar parcerias com bancos de sangue, por exemplo, pode ser possível realizar a coleta no próprio local de trabalho. 

Outra ideia é oferecer recompensas por participação. Seja por meio de certificados de reconhecimento, de brindes simbólicos ou, quem sabe, de benefícios adicionais, como um dia de folga.

Incentive a participação, crie um ambiente acolhedor e solidário e, claro, faça você também parte da causa. Doe!

Pense em programas de conscientização

Uma forma de falar sobre saúde é promovendo programas de conscientização sobre doenças ocupacionais. Ou seja, problemas de saúde relacionados ao trabalho. Aqui podemos citar estresse, lesões por esforço e até o temido burnout

Demonstrar que a empresa está preocupada com a saúde dos colaboradores pode ser uma forma de incentivar que esses profissionais também pensem mais sobre o tema.

Durante essas atividades, aproveite para citar dados sobre anemia e leucemia, para que todos estejam bem informados sobre o tema.

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Crie desafios e competições

Ainda pensando em criar uma cultura organizacional voltada à saúde, uma ideia é pensar em desafios relacionados ao bem-estar das pessoas. Aqui podemos citar corridas, caminhadas ou programas de exercícios em equipe. 

Se preferir, estabeleça metas e recompensas para incentivar a participação e o engajamento dos colaboradores. E aproveite para citar a campanha interna de doação de sangue durante o evento!

Peça a participação dos líderes

campanha junho vermelho e laranja

Por fim, é muito difícil convencer as equipes a se engajar em iniciativas como o Junho Vermelho e Laranja se os líderes da empresa não estiverem envolvidos.

Afinal, líderes são o exemplo para suas equipes, e por isso é papel do RH pedir que CEOs, gestores e chefes de equipe participem ativamente dessas campanhas. Com isso, os colaboradores também estarão mais propensos a aderir às iniciativas. 

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Espalhe materiais de conscientização

Desenvolva materiais de conscientização personalizados para o Junho Vermelho e Laranja e espalhe-os pela empresa. Seja criativo: cartazes, banners, e-mails informativos, posts em redes sociais, vídeos, qualquer coisa serve. 

Lembre-se de criar materiais objetivos e atrativos, que transmitam a mensagem de forma eficaz. Já pensou em engajar os colaboradores para compartilhar materiais digitais em suas redes sociais? Quanto mais longe for a campanha, melhor.

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Por que conscientizar importa?

O mês de junho, como pudemos perceber, é um mês muito  relevante. A discussão sobre doação de sangue é importantíssima no país, uma vez que a maior parte da população não abraça a causa. E os bancos de sangue estão cada vez mais vazios.

É preciso que o setor de Recursos Humanos desempenhe esse papel de promotor na conscientização sobre o Junho Vermelho e Laranja. E sobre qualquer outra causa que for importante para as pessoas e para a sociedade.

Ao comunicar a importância dessas campanhas, você demonstra que a empresa também se importa. E que saúde é um assunto levado a sério, presente na cultura e nos valores da organização. 

No fim do dia, ações como essa também têm impacto na retenção de talentos, e na melhora da comunicação e do senso de comunidade entre as equipes.

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No clima da campanha do Junho Vermelho e Laranja, o setor de Recursos Humanos pode buscar novos meios de compartilhamento de informações e engajamento de seus colaboradores.

Um ótimo recurso para isso é a utilização de um Portal do Colaborador, oferecido pelo software da Factorial. Nesse portal, cada colaborador possui um perfil pessoal para acessar todas as suas informações pessoais, documentos e outras funcionalidades.

É possível, por exemplo, desenvolver atividades de team building, como a criação de comunidades conforme os seus interesses, que fortaleçam a cultura da empresa.

O software de Recursos Humanos da Factorial ainda conta com um recurso de Comunicação Interna e Eventos, que ajuda o RH a criar eventos e comunicados. E ainda possui integração com o Slack para melhorar a comunicação interna entre as equipes.

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Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

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