Ir para o conteúdo

Festa de Natal na empresa: 5 ideias originais [+ software para eventos]

·
7 minutos de leitura

Em época de fim de ano, a maioria das companhias organiza uma festa de Natal na empresa. Independentemente de religião, é tempo de comemorar o fechamento de um ciclo e o início de outro. Seja no final de novembro, em dezembro ou no início de janeiro, o objetivo é as empresas celebrarem com os seus colaboradores. 

Nós sabemos, contudo, que organizar uma festa não é nada fácil. Exige dos profissionais de RH disponibilidade, tempo, criatividade, rigor na gestão de custos e muita paciência. Contudo, existem softwares de Recursos Humanos completos, que ajudam na preparação e organização da festa de natal da empresa. Saiba tudo neste artigo!

📊 Baixar Planner + Calendário para RH e DP 2023

Índice:

✅ Experimente grátis o software da Factorial e veja como organizar um evento na sua empresa pode ser bem mais fácil

ferias ausencias rh

Prepare a sua empresa para o Natal

É hora de começar a preparar o Natal na sua empresa. Seja nos enfeites decorativos, nas luzes que iluminam o edifício ou até mesmo nos colaboradores que se vestem a rigor. O que é certo é que os todos esperam que as empresas se juntem ao espírito natalino de fim de ano, nem que seja com enfeites mais simples, econômicos e discretos. Por isso, sua empresa não pode ficar de fora.

👉 Já sabe tudo sobre as obrigações de fim de ano para RH e DP?

📥 Baixe grátis nossa Calculadora 13º salário [Excel]

Que decorações de Natal posso colocar na minha empresa?

Depende do tamanho da sua empresa, que tipo de empresa é, onde se situa e se recebe ou não clientes e parceiros. Assim, vamos ver uma lista de diferentes ideias, que pode ser adaptada conforme a realidade da sua empresa.

Enfeite as portas e janelas, com pequenos detalhes

Por que não enfeitar de acordo com o setor/departamento daquela porta/janela? Por exemplo, no departamento financeiro, uma ideia é criar uma guirlanda de natal com números pendurados.

natal festas

Faça uma árvore de natal com fotos dos seus colaboradores

Ao invés das tradicionais bolas e enfeites da árvore de natal, desafie os seus colaboradores a trazerem uma foto para pendurar na árvore. Peça-lhes também para escreverem o seu nome e data. No fim, pode guardar todas estas fotografias e fazer uma parede dedicada a todos os colaboradores da sua empresa e àqueles que já passaram.

Construa uma caixa de pedidos solidários

Busque uma ou mais associações solidárias. Liste todas as suas necessidades de bens e produtos e coloque uma caixa solidária na sua empresa. Depois, desafie os seus colaboradores a retirarem um papel da caixa e a doar o que nele estiver escrito. É uma forma diferente de envolver os seus colaboradores e apoiar as organizações sem fins lucrativos que precisam da ajuda de todos.

Disponibilize acessórios aos seus colaboradores

Sabemos que em todas as empresas existem colaboradores mais extrovertidos, que adoram usar acessórios de natal. Óculos, toucas e colares são algumas sugestões.

Decore o exterior da sua empresa

As luzes de natal são um excelente adereço para decorar o exterior do seu espaço. O ideal é que encontre umas luzes recarregáveis com luz solar. Assim, há um “dois em um”: uma decoração bonita e iluminada, mas também sustentável e amiga do ambiente.

Lembre-se que é nos pequenos detalhes que a criatividade faz a diferença. Se conseguir adaptar as decorações àquilo que a sua empresa produz/área em que atua, terá uma decoração original, única e diferente.

💡 Software para comunicação interna e organização de eventos empresariais

Sabemos que gerir um evento é uma tarefa desafiadora. Desde o planejamento, passando pela sua comunicação interna, até a gestão do orçamento. Não se preocupe! Com o software da Factorial, você consegue otimizar e simplificar os processos. A ferramenta permite:

  • Gerir facilmente a comunicação interna com os seus colaboradores, em tempo real;
  • Criar eventos e comunicados, selecionando destinatários, adicionar a data, hora, título, descrição e imagem;
  • Criar grupos de conversas, em que os seus colaboradores podem adicionar comentários;
  • Revelar informações novas a cada semana;
  • Ter uma gestão de despesas mais eficiente, automatizando o controlo e gestão de custos da sua empresa, poupando-lhe não só tempo, mas também gastos.

✅ Quer descobrir mais? Então agende uma demonstração grátis, de qualquer funcionalidade da Factorial

📥 [Download PDF] Planner + Calendário para RH e DP 2023

Baixe grátis o nosso modelo de Planner + Calendário para RH e DP 2023 e organize melhor o fim de ano e o novo ciclo que está por vir! ⬇️

planner calendario rh dp 2023

5 ideias para a festa de Natal da empresa

Agora que você já tem ideias para as decorações, é também importante pensar na festa de Natal e fim de ano. Este é o momento do ano em que os colaboradores estão todos juntos num momento de descontração, convívio e união.

Desde uma grande festa cheia de animação até uma ação solidária, o importante é preparar algo adaptado aos seus colaboradores, que promova convívio e divertimento. Parece difícil? Veja nossa lista abaixo e perceba que não é!

1) Organize um jantar de Natal

O jantar de Natal na empresa é o tipo de evento mais tradicional nesta época do ano. Contudo, torná-lo memorável depende do setor de RH que organiza e da sua equipe. Pode optar por um restaurante, um espaço alugado para esta noite ou até mesmo nas próprias instalações da empresa. Pense em qual das três opções se relaciona mais com o tipo de colaboradores que fazem parte do seu negócio.

Depois, torne o evento uma experiência única do início até ao fim. Crie convites personalizados para cada colaborador; invista em momentos de animação e atividades ao longo do jantar; contrate uma equipe que se encarregue de tudo no dia do evento, para que nenhum colaborador tenha de trabalhar nesse dia; e, nos dias seguinte ao jantar, desafie os funcionários a compartilhar suas fotos e vídeos da festa.

📥 Baixe grátis nosso Orçamento de RH: Checklist + Planilha de custos

2) Realize uma ação solidária

Esta é uma época do ano em que todos estão mais solidários e empáticos para com a realidade de quem os rodeia. Por isso, é a época ideal para realizar uma ação solidária.

Como fazer? Pesquise as várias organizações sem fins lucrativos que existem, veja o que cada uma faz, como faz e quais as suas principais necessidades de apoio. Por fim, é só colocar mãos à obra. Por exemplo:

  • Se for uma associação que cuida de cães, você pode desafiar a associação e os colaboradores a passarem a manhã numa “cãominhada”. Cada colaborador fica responsável por passear um cão da associação. No fim, ofereça um almoço a todos os participantes;
  • Uma associação que cuide de crianças provavelmente valorizará quem tenha disponibilidade para passar tempo com elas. Em coordenação com a associação, prepare uma festa infantil, em que os seus colaboradores podem brincar com as crianças, com carinho e atenção. Ou, então, desafie os seus colaboradores a criarem jogos didáticos para oferecer à associação;
  • Também pode promover um workshop de culinária, com pratos de Natal, em que o resultado (se comestível) seja oferecido a uma associação.

Ideias não faltam. Só é preciso um pouco de imaginação, criatividade e adaptação ao que mais faz sentido na sua empresa.

ideias para festa de natal na empresa

3) Prepare uma festa temática

Acha que o Natal é demasiado “clichê”, muito a ver com religião ou muito explorado em outros contextos e quer fugir um pouco disso? Prepare uma festa temática para os seus colaboradores!

Além de fazer diferente das outras empresas, surpreenderá a todos. Quanto ao tema da festa, pode decidir qual será ou deixar seus colaboradores escolherem. Caso queira decidir o tema, existem várias opções ao seu alcance. Veja alguns exemplos:

  • Disfarces com algo com a primeira letra do nome: desafie os seus colaboradores a se vestirem com algo que comece com a primeira letra do nome de cada um;
  • Festa das cores: se quer muita cor na sua festa, coloque em uma caixinha todas as cores existentes. Depois, cada colaborador retira uma cor e tem de se vestir dessa mesma cor. No dia da festa, distribua a comida e as bebidas por cor, criando uma zona para cada cor diferente;
  • Típica festa dos anos 80/90: quem não gosta de reviver uma festa com músicas antigas e dress code apropriado? Se quer ir mais longe, adapte também o espaço, a comida e as bebidas a esta época;
  • Festa futurista: se não quer ir para o passado, pode sempre tentar viajar para o futuro. Desafie os colaboradores da sua empresa a vestirem-se de acordo com o que acham que será tendência daqui a dez anos.

👉 Conheça as 12 principais tendências de RH

Se preferir que os seus colaboradores a decidam o tema da festa, crie uma enquete, pesquisa ou uma caixa de sugestões na empresa, em que cada colaborador poderá dar a sugestão de um tema. Para escolher, pode sortear as sugestões ou escolher o mais votado (caso haja sugestões repetidas). Temos a certeza que ideias não faltarão e que a festa será incrível!

4) Planeje a festa de Natal na empresa para a família

Existem empresas que optam por criar eventos que permitem aos colaboradores levar os familiares, em especial crianças. Por que não um teatro infantil ou um musical, que termine com comes e bebes, num espaço alugado? Nesse espaço, também pode colocar brinquedos infláveis ou piscina de bolinhas para as crianças. Assim, permite que o colaborador passe o dia também junto com a sua família.

Além disso, será um dia memorável para todos. Lembre-se que as crianças estar sendo incentivadas a, um dia, fazer parte da sua empresa e, de forma inconsciente, trabalha o employer branding. Já imaginou as crianças contando na escola que a empresa onde os pais trabalham é incrível?

💡 [Entrevista] Saiba mais sobre como os setores de RH e financeiro trabalham juntos ⬇️

RH e financeiro

5) Dedique um dia a jogos de equipe

A nossa última sugestão é criar um dia com diversos jogos de equipes. Contrate uma empresa de organização de eventos e crie jogos adaptados aos seus colaboradores, relacionados com a sua empresa. Se, por exemplo, a sua empresa é tecnológica, faz sentido jogos mais tecnológicos e digitais. Por outro lado, se tem uma empresa que oferece serviços na área do turismo, procure jogos que se relacionem com isso.

Estamos certos que, independentemente da sua escolha, será incrível. Prepare algo pensando nos seus colaboradores, pense em todos os detalhes e conte com um software de RH, como o da Factorial, para ajudar.

Agende uma demonstração grátis de qualquer funcionalidade da Factorial

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados