Ir para o conteúdo

Dia das Mães nas empresas: desafios no mercado de trabalho [+ 8 ações para o RH promover]

·
7 minutos de leitura
dia das mães nas empresas

Profissionais de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e CEOs das empresas devem reconhecer a importância do Dia das Mães nas empresas. Como? Vem descobrir!

As mães merecem ser celebradas em todos os lugares, inclusive dentro das empresas. Afinal, a maternidade no ambiente de trabalho possui diversos desafios. Sendo assim, é importante que as instituições encontrem maneiras de homenagear e agradecer as colaboradoras mães, e também as mamães dos seus colaboradores.

Os profissionais dos setores de RH e DP devem planejar atividades especiais para essa data tão importante. Além disso, celebrar o Dia das Mães no ambiente de trabalho também pode ser uma oportunidade para fortalecer o senso de comunidade e união entre os colaboradores. Saiba mais abaixo!

✅ Descubra uma tecnologia que pode te ajudar a gerenciar talentos, ausências, licenças e promover ações na sua empresa

software-rh-dp-360

Dia das Mães: como surgiu a data?

O Dia das Mães foi criado em homenagem à americana Ann Jarvis, após seu falecimento em 9 de maio de 1905. Sua filha, Anna Jarvis, gostaria de homenagear sua mãe e propôs a criação de uma data comemorativa.

A data do Dia das Mães foi celebrada pela primeira vez em maio de 1908. Mesmo sem a oficialização pelo Congresso dos Estados Unidos, a comemoração em homenagem às mães se espalhou pelo país na época.

Anna lutou para que o Dia das Mães se tornasse uma data comemorativa permanente no país, contando com o apoio do senador John Wanamaker. Em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como data para a celebração e a medida foi ratificada pelo então presidente Woodrow Wilson.

💡 Saiba a qual é a diferença entre feriado e ponto facultativo

Dia as Mães no Brasil

O Brasil teve a primeira celebração do Dia das Mães um pouco mais tarde, em 12 de maio de 1912, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O Decreto Nº 21.366 de 5 de maio de 1932, emitido pelo presidente Getúlio Vargas, estabeleceu oficialmente o segundo domingo de maio como o momento para comemorar o amor materno. Desde então, o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo de maio em todo o país, homenageando todas as mães.

Dia das Mães é feriado?

Muitos brasileiros têm dúvidas se Dia das Mães é feriado. No entanto, embora seja uma data significativa para honrar e agradecer todas as mães, o Dia das Mães não é considerado um feriado nacional no Brasil.

Sendo assim, essa data não é um dia de folga e não está incluída no calendário de feriados e pontos facultativos. Porém, como a celebração acontece sempre no segundo domingo de maio, muitos trabalhadores possuem esse dia de descanso.

Mães no mercado de trabalho

Ao analisar a presença de mães no mercado de trabalho, surgem muitas questões a serem consideradas. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade não permanecem no mercado de trabalho após 24 meses.

De acordo com outro estudo realizado pela plataforma Vagas.com, mais de 70% das mulheres foram questionadas se são mães ou planejam ter filhos em algumas fases de processos seletivos. Ainda existem outras dificuldades que as mães passam no mercado de trabalho:

  • conciliar maternidade e carreira;
  • preconceito nas entrevistas de emprego;
  • falta de uma rede de apoio;
  • carga emocional e psicológica abaladas.
  • entre outras.

👉 Descubra o que é salário emocional, quanto custa e principais exemplos

mensagem dia das mães nas empresas 

Como ajudar as colaboradoras a conciliar maternidade e trabalho?

Apesar das dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho, quase metade das 67 milhões de mães no Brasil estão trabalhando atualmente, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular.

Portanto, há uma grande parcela de mulheres que precisam conciliar suas responsabilidades como mães com o emprego. Como o RH pode apoiar essas mães a conciliar a maternidade e o trabalho? Veja o que pode ser feito:

  1. Flexibilizar os horários e jornadas de trabalho: oferecer a possibilidade de trabalhar com horários mais flexíveis, como no home office, para que as mães adéquem o expediente à rotina da casa.
  2. Incentivar o debate sobre o assunto na empresa: promover processos seletivos mais diversos, que valorizem as mães profissionais, e trabalhar a mentalidade da empresa para mudar a cultura existente.
  3. Oferecer apoio psicológico: oferecer ajuda psicológica às mães que precisam escolher entre maternidade e trabalho, pois essa decisão pode gerar conflitos internos, insegurança, ansiedade e estresse.
  4. Criar momentos de interação e celebração: promover momentos de interação entre as mães colaboradoras para poderem trocar experiências e oferecer apoio mútuo.
  5. Reforçar a licença-paternidade: essa licença prevê 5 dias de afastamento aos pais, com possibilidade de extensão para 20 dias, a depender do caso.

📩 [Download] eBook: Licença-parental, maternidade e paternidade

Os Recursos Humanos precisam estar por dentro das leis referente à licença-maternidade, licença-paternidade e uma possível implementação da licença-parental.

Por isso, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto, especialmente dedicado aos profissionais de RH. Baixe gratuitamente e receba o material no seu e-mail 👇

licenca parental

Dia das Mães: direitos que protegem a maternidade

Aproveitando o tema do Dia das Mães nas empresas é essencial que o RH recorra às leis trabalhistas para garantir os direitos da maternidade às mães. Veja quais são os principais:

  • Garantia de estabilidade no emprego para gestantes até 5 meses após o parto, além de licença-maternidade de no mínimo 120 dias;
  • Estabilidade da gestante durante o aviso prévio, garantindo reintegração ou indenização do período estabilitário;
  • Empregada gestante possui estabilidade provisória durante o contrato de experiência;
  • Licença maternidade de 120 dias, com início 28 dias antes e término 91 dias após o parto, podendo ser prorrogada por atestado médico;
  • Salário-maternidade corresponde à remuneração integral da empregada gestante;
  • Empregada adotante também tem direito à licença maternidade e estabilidade de 5 meses após a adoção;
  • Funcionária lactante tem direito a dois períodos de descanso de meia hora cada durante a jornada de trabalho. Esse período é destinado para amamentação do filho até ele completar 6 meses. Os horários devem ser acordados entre o empregador e a trabalhadora;
  • É proibida a exigência de exame de gravidez na admissão ou para a permanência do emprego;
  • Entre outros.

📥 eBook gratuito: guia para RH sobre licença-parental, maternidade e paternidade 

✅ Como o RH pode gerenciar a licença-maternidade?

O uso de um software de Recursos Humanos é uma ótima forma de lidar com a gestão da licença-maternidade. O mais completo do mercado é o software de RH da Factorial.

Essa ferramenta digital possui recursos capazes de otimizar o tempo dos setores de RH e DP em uma única plataforma. Algumas das funcionalidades que podem ajudar no gerenciamento da licença-maternidade incluem:

🎥 Veja como a Factorial pode ajudar na gestão de férias, folgas e ausências da sua empresa ⬇️

botao demo

8 ações de Dia das Mães nas empresas

O RH pode criar ações internas para celebrar o Dia das Mães na empresa, fortalecendo a cultura organizacional e evidenciando a importância dessas profissionais. Essa iniciativa pode aumentar o engajamento, a integração da equipe e a produtividade. Confira quais são as nossas ideias de ações, abaixo:

1. Promover palestras

Uma ideia interessante para celebrar o Dia das Mães nas empresas é promover palestras específicas para esse público. Essas palestras podem abordar temas como a conciliação entre carreira e filhos e desafios enfrentados pelas mães trabalhadoras.

Além disso, é recomendável convidar especialistas para compartilharem seus conhecimentos e oferecerem diferentes perspectivas sobre esses assuntos.

2. Realizar sessões de fotos

Oferecer uma sessão de fotos para as mães colaboradoras com seus filhos é uma ótima ação nas empresas. Essa atitude não só proporciona um momento emocionante para as mães como também pode gerar um material visual valioso para a empresa utilizar nas redes sociais corporativas.

3. Fazer um café da manhã especial

Um café da manhã especial para as colaboradoras é uma forma deliciosa de comemorar o Dia das Mães na empresa. Mesmo que a data seja comemorada no domingo, o RH pode realizar essa ação na semana ou mês das mães. 

Essa é uma ótima oportunidade para incentivar a troca de histórias e experiências, criando uma atmosfera acolhedora entre todos.

4. Preparar uma decoração de Dia das Mães na empresa

Decorar o ambiente é mostrar que a sua marca lembrou de um dia especial para seus colaboradores. Busque inspirações com “decoração Dia das Mães empresa” para decorar o ambiente da sua empresa com o tema.

decoração Dia das Mães empresa

5. Dar presentes para as mães

Oferecer presentes para as mães é uma ótima ideia para celebrar o Dia das Mães na empresa. Para tornar a ação mais especial, descubra os gostos e preferências pessoais de cada mãe e realize uma entrega surpresa.

Sem dúvidas, essa é uma forma de demonstrar o reconhecimento dessas profissionais que conciliam a maternidade e o trabalho.

💡 Reconhecimento profissional: 7 formas de reconhecer o desempenho dos colaboradores

6. Oferecer day off

De acordo com um estudo de Estatísticas de Gênero divulgado pelo IBGE, as mulheres trabalham em média três horas a mais por semana do que os homens, incluindo trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados com pessoas.

Por isso, oferecer um dia de folga no mês de maio pode ajudar as mães colaboradoras a relaxarem e recarregarem as energias para se sentirem mais revitalizadas.

7. Levar a presença dos filhos na empresa

Proporcionar a presença dos filhos durante o expediente é uma ótima maneira de alegrar o Dia das Mães. Sejam crianças, adolescentes ou adultos, convidá-los para passar um tempo com suas mães no trabalho é uma surpresa muito bem-vinda.

8. Enviar mensagens de Dia das Mães

Nessa época do ano, os RHs podem buscar por frases de Dia das Mães para empresas na internet. Basta procurar por “mensagem Dia das Mães empresas” ou “Dia das Mães mensagem empresa” para encontrar ótimas frases de inspiração. Aqui já disponibilizamos algumas:

  • “Desejamos um feliz Dia das Mães para todas as funcionárias da nossa empresa”;
  • “Mães, recebam nosso singelo abraço nesta data tão especial”;
  • “Parabéns para vocês que são especiais todos os dias”;
  • “Mães, vocês merecem o que há de mais bonito nesta vida”.

👉 RH, valorize as colaboradoras com ações especiais no Dia das Mães e ao longo do ano todo!

✅ Para isso, conte com a ajuda do software de RH mais completo do mercadoVeja como funciona 📽️👇

botao demo

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados