O Dia Internacional da Mulher é uma data para relembrar conquistas e conscientizar a sociedade sobre o tema. Nas empresas, é uma oportunidade de reflexão sobre a presença feminina e a igualdade no mercado de trabalho.
Você, como líder, deve incentivar ações de endomarketing para valorizar e reconhecer o trabalho das suas colaboradoras. Por isso, abuse da criatividade em conjunto com o RH para conseguir despertar o interesse das equipes e conscientize seus profissionais, mas, por favor, fuja dos clichês e não levante uma bandeira que não seja sua!
Para te ajudar, preparamos esse artigo com ótimas dicas de ações para desenvolver na data, desde palestras, rodas de conversa até cuidados com a saúde e desafios.
Continue lendo nosso conteúdo e entenda a importância da data!
Índice
- Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?
- Qual a importância do Dia Internacional da Mulher?
- Ações de endomarketing para o Dia da Mulher
- 📥 [Download] Guia Prático de Gestão de Carreira
- O Dia da Mulher é todo dia: a valorização da mulher dentro das empresas
- ✅ Software Factorial para sua Gestão de Talentos: teste na prática!
Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?
As raízes do Dia Internacional da Mulher se entrelaçam com as lutas das mulheres por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos. A data, celebrada em 8 de março, não surgiu de um único evento, mas sim de uma série de acontecimentos que marcaram a história da luta feminina.
Porém, um evento é sempre lembrado como aquele que deu origem à data. Em 8 de março de 1908, milhares de operárias da indústria têxtil de Nova York protestaram contra os baixos salários, as longas jornadas de trabalho e as condições precárias.
Na época, a greve foi duramente reprimida, mas serviu como um despertar para a necessidade de organização e união das mulheres.
Ao longo dos anos, o Dia Internacional da Mulher se tornou um marco global para celebrar os avanços das mulheres em diversas áreas. Incluindo no mercado de trabalho.
Hoje, a data também é uma oportunidade de refletir sobre os desafios que ainda persistem, como a violência de gênero, a desigualdade salarial e a sub-representação das mulheres em cargos de liderança.
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Qual a importância do Dia Internacional da Mulher?
O Dia da Mulher é reconhecido pela Organização das Nações Unidas como um dia de reflexão sobre igualdade e respeito. Nas empresas, essa é a oportunidade do RH refletir sobre a equidade de gênero e o empoderamento feminino no ambiente corporativo.
Além disso, é o momento da marca reafirmar seu compromisso com a sociedade e assegurar que as mulheres tenham a chances iguais de crescer profissionalmente.
Durante a data, o RH pode aproveitar para criar ações estratégicas que contribuirão para fortalecer a relação entre a empresa e as profissionais. O desenvolvimento anual de campanhas já nos permitiu colher bons frutos ao longo dos anos, como mostram os dados abaixo:
- Segundo dados da Estatística de Gênero do IBGE, publicado em 2021, 51,1% da população é do sexo feminino;
- Ainda, 46,8% das pessoas com ensino superior entre 18 e 24 anos são mulheres;
- Direcionando o olhar para o viés corporativo, conforme o relatório da Grant Thornton, 38% dos cargos de liderança brasileiros já são ocupados por mulheres.
No próximo tópico vamos mostrar como sua empresa pode ter um papel importante na campanha do Dia Internacional da Mulher. Serão dicas de endomarketing criativas que farão a diferença na relação entre seus colaboradores.
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Ações de endomarketing para o Dia da Mulher
O Dia da Mulher nas empresas já mobiliza o mercado há muitos anos, por isso as campanhas têm que ser inovadoras. Neste contexto, tanto o RH quanto as lideranças precisam buscar ideias criativas e não se resumir apenas no tradicional “flores e chocolates”.
Alguns gestos conseguem transformar o ambiente de trabalho e aumentar a qualidade de vida das colaboradoras. Em consequência a essas ações, o desempenho da empresa tende a crescer e trazer resultados positivos para o mercado. Logo, o reconhecimento e a valorização se estendem para a marca, que ganha mais visibilidade e credibilidade com o público.
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Ofereça palestras e debates com convidadas
Convide mulheres influentes em determinados assuntos para palestrar sobre sua experiência de vida. Ofereça essa oportunidade para todas as mulheres da organização, para que elas se motivem a continuar crescendo e lutando pelo seu espaço.
Para isso, o RH precisará fazer uma pesquisa para definir quais são os temas mais relevantes. Ouvir suas colaboradoras é uma boa opção. Crie uma enquete nos canais de comunicação interna. Assim, elas terão a oportunidade de escolher o que mais desperta seu interesse.
Algumas sugestões de temas que para serem abordados:
- Mulheres na TI;
- Empreendedorismo feminino;
- Liderança feminina;
- Violência contra a mulher;
- Maternidade e carreira;
- Equidade e igualdade;
- Prevenção contra o câncer de colo de útero;
- Síndrome de Burnout.
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Estimule os cuidados com a saúde
Em março, além do Dia Internacional da Mulher, existem outras duas campanhas importantes que compreendem o Março Azul-Marinho e Lilás. Essas ações existem para conscientizar sobre a prevenção dos cânceres colorretal e de colo de útero. Esse último é o terceiro tumor mais frequente no público feminino.
Portanto, as ideias desenvolvidas em relação aos cuidados com a saúde das mulheres têm um grande impacto no bem-estar das colaboradoras. Por exemplo, se você optar por palestras, considere procurar especialistas na área que possam falar sobre a doença com precisão.
Promova cuidados com a saúde mental das mulheres
Os cuidados com a saúde mental são fundamentais também para a promoção de um ambiente de trabalho saudável. Mesmo que o RH se prepare para lidar com situações envolvendo depressão, Burnout e ansiedade, é necessário estratégias de prevenção.
Até porque essas situações afetam mais do que a produtividade no trabalho, levando a quadros de estresse e ansiedade. Por isso, não basta propor conversas, debates e distribuição de materiais informativos sobre a saúde mental. É preciso comprovar com atitudes que a empresa realmente se importa com o bem-estar das suas colaboradoras.
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Incentivo ao desenvolvimento de lideranças femininas
Atualmente, apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança. Apesar de ainda ser um número baixo, ele vem crescendo ano após ano com a mudança de visão do mercado.
Em alguns casos, profissionais mulheres nem cogitam almejar posições elevadas na empresa por medo ou falta de incentivo. Nesse cenário, cabe à empresa proporcionar experiências que motivem e despertem o desejo por avançar na carreira.
A promoção de palestras e debates com profissionais de destaque contribui significativamente. O interessante é abordar várias frentes em que mulheres assumiram o poder, para mostrar que é possível, sim, seguir essa jornada.
Realize uma roda de conversa
Entre as atividades de engajamento de uma empresa, a criação de rodas de conversa permite que as pessoas se conheçam melhor. Para o mês da mulher, proponha reuniões femininas para que elas troquem experiências e ideias variadas.
A proposta é ser algo livre, ou que aborde temas específicos escolhidos entre elas, como, por exemplo, situações que já enfrentaram no mercado de trabalho. Em outro momento, a dinâmica pode ser desenvolvida para ambos os sexos com o propósito de gerar reflexão em todos.
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Valorize as mulheres que se destacam na empresa
Outra ideia que traz visibilidade para suas colaboradoras é a valorização do seu trabalho. Mostre projetos bem-sucedidos elaborados e gerenciados por elas. Deixar em evidência as mulheres que se destacaram na empresa motiva as demais a buscarem reconhecimento também.
Essa proposta pode se tornar uma atividade recorrente, como um programa de gamificação e premiações para o Dia da Mulher nas empresas, por exemplo.
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Proponha um desafio aos colaboradores
Algumas ações envolvem todos os colaboradores e até postagens em redes sociais pessoais ou empresariais com hashtags da campanha. Os desafios podem incluir reconhecer colegas publicamente, ou falar de situações inspiradoras que vivenciou com elas.
Outra ideia é o compartilhamento de histórias marcantes vivenciadas pelas pessoas ou por alguém que eles conheçam. Assim como assistir filmes produzidos e dirigidos por mulheres, ler livros sobre o assunto e divulgar o trabalho de alguma profissional.
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Presenteie as colaboradoras no Dia da Mulher
Presentear as colaboradoras no Dia Internacional da Mulher é sim um bom caminho a ser seguido. Contudo, evite os clichês como flores e chocolates e aposte em coisas mais significativas.
Por exemplo: se for relacionado com algum reconhecimento de um trabalho, projeto ou destaque, pense em cursos e treinamentos exclusivos que contribuirão para seu crescimento profissional. Outras ideias são brindes e presentes para gamificação, desafios e comemorações, como:
- Livros;
- Artigos de escritório personalizados;
- Itens de papelaria personalizados;
- Canecas e garrafas;
- Voucher para lanches e refeições;
- Mentorias.
Viabilize arrecadações para ONGs
Outra ação que tem impacto social é a arrecadação de dinheiro para ONGs e projetos sociais focados em ajudar mulheres. Além de incentivar que mais profissionais façam o mesmo, traz visibilidade para a empresa.
Comece fazendo um levantamento sobre as instituições existentes na região e encontrar a que se identifique mais com a cultura organizacional da empresa. Outras ideias são realizar atividades de interação ou fazer doações que contribuam para a vida das mulheres assistidas pela instituição.
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✅ O Dia da Mulher é todo dia: a valorização da mulher dentro das empresas
Como vimos, celebrar o Dia Internacional da Mulher na empresa é uma forma de demonstrar gratidão e reconhecimento aos talentos femininos do seu negócio.
A dica aqui é evitar cair em clichês e ações ultrapassadas, sem romantizar a jornada de trabalho dupla que a maior parte das mulheres enfrentam ou reforçar estereótipos de gênero, como a ideia de que mulheres são mais organizadas ou “nasceram” para cuidar de tudo e todos.
Destinar o mês de março para campanhas em prol do Dia da Mulher nas empresas é uma maneira de fortalecer o poder feminino na empresa, além de lutar contra a desigualdade de gênero na sociedade como um todo.
Por isso, as atitudes e ações não podem se limitar apenas a essa data: elas devem existir o ano todo.
E para que o setor de RH possa focar nas pessoas, é preciso deixar as tarefas burocráticas que envolvem planilhas, e passar a contar com as ferramentas certas.
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