Ir para o conteúdo

Festa junina na empresa: ideias e ações para o RH engajar os colaboradores

·
8 minutos de leitura
festa junina na empresa

Festa, danças, comidas típicas e muita alegria. Difícil encontrar alguém que não goste das festas juninas. Por isso, contaremos como o RH pode buscar ideias e realizar ações para a festa junina na empresa. Confira a seguir!

As festas juninas acontecem durante todo o mês de junho, mas é possível estender a comemoração até julho. Essas festividades são celebradas em todo o Brasil, cada região com suas próprias características.

Sem dúvidas, a festa junina se tornou também uma tradição em muitas empresas que querem alegrar e engajar seus funcionários. Afinal, essa festa tipicamente brasileira consegue promover integração, reconhecimento e melhorar o relacionamento entre todos.

O setor de Recursos Humanos é o responsável por fazer esse tipo de celebração acontecer na instituição. A seguir, saiba tudo sobre essa festa: origem, características, ideias de ações, benefícios e muito mais.

✅ Descubra uma tecnologia que pode te ajudar a engajar colaboradores e promover atividades na sua empresa

performance

Festa junina: origem 

Antes de falarmos sobre as ações para a festa junina na empresa, contaremos um pouco sobre como surgiu essa comemoração celebrada durante os meses de junho e julho em todo o país.

A festa junina é uma das festividades mais populares do Brasil, com raízes que surgiram no século 17. Ela é originada de uma festa pagã europeia, que incluía fogueiras e fogos de artifício para afastar os maus espíritos.

No Brasil, a festa junina foi incorporada ao calendário cristão para homenagear os santos São João, São Pedro e Santo Antônio. Ao longo do tempo, a festividade adquiriu características únicas e se tornou uma expressão importante da cultura brasileira. 

Inicialmente realizada em áreas rurais, a festa deu origem aos trajes típicos caipiras, assim como as representações do casamento caipira com padre, capelas, entre outros.

Festa junina: características pelo Brasil

Apesar da festa junina ter origem pagã, ela foi influenciada pelo catolicismo e pelas culturas africanas e indígenas. Por isso, cada região do Brasil apresenta suas próprias características, incluindo comidas típicas, danças, decorações e brincadeiras. Saiba algumas delas:

  • Sul: dança do Boi de Mamão e dança das fitas. Pinhão cozido, churrasco e quentão de vinho são populares na região.
  • Norte: Bumba meu boi. Especialidades como tacacá, bolo de mandioca, tapioca, maniçoba e vatapá são apreciadas nas festas juninas dessa região.
  • Nordeste: quadrilha, forró e Coco (uma dança cantada com batida de pés). Delícias como mungunzá, pé-de-moleque, curau, caruru e espiga de milho-verde fazem parte da culinária nas festas juninas.
  • Sudeste: quadrilha e Catira (ritmo musical feita pela batida dos pés e mãos dos dançarinos). Opções como cachorro-quente, cuscuz paulista, maça do amor, milho-cozido, paçoca, pastel, bolinho caipira e pé-de-moleque são encontradas nas festas juninas do Sudeste.
  • Centro-Oeste: cururu, uma dança onde violeiros se desafiam com rimas em uma roda e música sertaneja. Arroz Maria-Izabel, com carne seca, pimentão e tomate, o pixé, uma espécie de farofa doce, cocada, quentão, vinho quente e muito mais.

💡Leia também sobre endomarketing: 8 exemplos para o RH aplicar na empresa

Dia de São João é feriado?

Muitas pessoas desejam saber se o Dia de São João é feriado, data destinada para comemorar o dia do padroeiro da festa. Embora não seja um feriado nacional, em várias partes do país, especialmente no Nordeste, o dia é considerado um dia de folga. Veja onde é feriado:

  • Estado de Pernambuco: a decisão de declarar feriado fica a cargo das prefeituras de cada cidade.
  • Recife: nessa cidade é feriado, assim como em muitas cidades da região metropolitana.
  • Caruaru: também é feriado no local de um dos festejos mais tradicionais de São João do país.
  • Campina Grande: que disputa o título de maior e melhor festa de São João do Brasil com Caruaru, também possui feriado no dia 24 de junho.
  • João Pessoa: na capital da Paraíba é feriado.
  • Bahia: o dia dedicado a São João também é considerado um dia de descanso.
  • Estados de Sergipe e Alagoas: o dia 24 de junho é considerado ponto facultativo, ou seja, fica a critério de cada empresa decidir se haverá expediente ou não nessa data.

👉 Entenda a atualização da lei sobre trabalho aos domingos e feriados

calendario

Festa junina na empresa

Agora que você conhece melhor a origem e as características das festas juninas em todo o Brasil, falaremos sobre a festa junina em empresas. A festa junina para empresas promovem a integração entre colaboradores e possui um impacto positivo no ambiente de trabalho.

Isso porque o uso do endomarketing pode engajar, reter e incentivar os funcionários. Tudo isso de uma maneira descontraída e divertida. O sentimento de reconhecimento e pertencimento é essencial para manter os colaboradores engajados e motivados a alcançar resultados positivos.

Por que a festa junina é importante para as empresas e colaboradores?

Se quer saber porque a festa junina é importante para os seus funcionários e sua instituição, confira os motivos para celebrar com os profissionais:

  • Promove além do engajamento ao oferecer lazer e bem-estar aos profissionais;
  • Garante um ambiente positivo e agradável;
  • Gera motivação no dia a dia de trabalho;
  • Aumenta o nível de satisfação em trabalhar na empresa;
  • Reconhece e integrar a equipe;
  • Proporciona um momento de descontração e aproximação entre todos os departamentos;
  • Valoriza a cultura e a diversidade do nosso país, respeitando as características de cada região;
  • Surpreende os funcionários com ideias de ações criativas e divertidas;
  • Reforça a imagem positiva da empresa.

🎥 Veja como engajar seus colaboradores muito facilmente com um Software de RH ⬇️

botao demo

O papel do RH na organização das festas juninas na empresa

O setor de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental na organização das celebrações na empresa, inclusive das festas juninas.

A responsabilidade dos profissionais integrantes dessa área envolve o planejamento, execução e acompanhamento de todas as etapas do evento. Isso inclui definir o orçamento, local, data, horário, decoração, cardápio, brincadeiras e música.

Além disso, o RH deve comunicar e convidar os colaboradores sobre os eventos e festas, utilizando diversos canais, como softwares de RH.

💡 Saiba também 5 ideias originais para a festa de Natal na empresa

Tecnologia a favor da promoção de eventos da empresa

As ferramentas digitais podem auxiliar na comunicação e no convite dos colaboradores para a festa junina na empresa, como o software da Factorial.

Através desse software de RH, é possível enviar comunicados, mensagens e convites para todos os colaboradores de forma rápida e centralizada. Isso facilita a divulgação das informações sobre a festa, incluindo data, horário, local e demais detalhes relevantes.

O software da Factorial ainda oferece recursos de ferramentas e canais integrados, inclusive de comunicação como Google Calendário, Apple Calendário, Outlook Calendário e muito mais. Isso garante que o comunicado sobre a festa chegue aos colaboradores de forma eficiente para que eles possam confirmar presença ou tirar dúvidas.

O software de RH da Factorial ainda ajuda a organização de pedidos de ausência, folgas e férias, facilitando a rotina dos RHs das regiões nas quais o dia de São João é feriado.

🎥 Assista ao vídeo para entender como divulgar e fazer a gestão de eventos na empresa com a ajuda do software da Factorial ⬇️

botao demo  

6 ações para comemorar a festa junina nas empresas

Existem várias ações de endomarketing que podem ser realizadas com elementos típicos da cultura caipira, proporcionando diversão e engajamento dos colaboradores. Veja as principais ideias de festa junina na empresa, abaixo:

1. Decorar o ambiente de trabalho

Nada mais animador do que enfeitar a recepção e diferentes áreas da empresa para imergir todos no clima das festas juninas. Essa decoração pode permanecer durante todo o mês, portanto, é válido investir tempo na preparação.

Bandeirinhas coloridas, chapéus de palha e estampas xadrez oferecem diversas opções para criar um ambiente corporativo com estilo caipira. 

2. Realizar uma festa junina na empresa

Toda festa junina na empresa precisa de comidas e bebidas típicas. Portanto, o RH pode fazer uma pesquisa para descobrir quais são os pratos favoritos dos profissionais, como arroz-doce, canjica, pamonha, pipoca, paçoca, doce de abóbora, canjica e curau.

Quanto às bebidas, o ideal é ter quentão (sem álcool), refrigerante e café. É importante organizar o ambiente para ter mais espaço e montar barracas onde as comidas serão disponibilizadas.

3. Organize uma dança de quadrilha

Para tornar o evento ainda mais animado é possível organizar uma dança de quadrilha formada pelos colaboradores. Com a animação que essa dança proporciona, a festa junina na empresa irá criar memórias inesquecíveis para todos. Sem dúvidas, uma maneira divertida de garantir o engajamento, a motivação e a participação ativa dos colaboradores.

📥 Baixe grátis: teste de motivação no trabalho

4. Feedback em estilo correio elegante

Uma maneira divertida de promover o feedback na empresa é adaptar a tradição do correio elegante das festas juninas. O RH pode criar cartões em branco para os colaboradores poderem personalizá-los da maneira que desejarem e colocarem em uma cesta. No final da festa, os responsáveis pela celebração podem ler os cartões para toda equipe e distribuir os feedbacks aos destinatários.

5. Dia do caipira

Escolha um dia especial no mês em que todos os colaboradores possam ir trabalhar vestidos a caráter, com trajes típicos de caipira, como chapéus de palha, roupas xadrez, coloridas e tranças.

Realize uma sessão de fotos para registrar essa divertida ação e divulgue em todos os canais de comunicação interna e nas redes sociais da empresa. 

6. Bingo na empresa

Na festa junina na empresa não pode faltar um jogo divertido para animar a comemoração. O bingo é uma excelente maneira de promover a integração entre os colaboradores, já que é uma brincadeira animada.

Além disso, os profissionais de RH podem incluir prêmios para motivar ainda mais os participantes, como vouchers, presentes, bônus, entre outros.

📥 Baixe grátis: modelo de Plano de Comunicação Interna

comunicacao interna

Como organizar a festa junina na empresa? 

Agora que você decidiu celebrar essa data, é importante se planejar e saber e como organizar festa junina na empresa. A seguir, um passo a passo para preparar o evento de forma adequada:

  1. Estabeleça um orçamento e solicite estimativas de preços com os fornecedores;
  2. Defina o público, incluindo colaboradores, familiares e clientes, e estabeleça o número de pessoas;
  3. Escolha um local, data e horário adequados, preferencialmente durante a semana;
  4. Crie um convite atrativo, digital ou impresso, para despertar o interesse dos colaboradores. Pesquise por “convite para festa junina empresa” na internet para ter inspirações;
  5. Planeje a decoração temática para criar a atmosfera junina;
  6. Organize um cardápio com comidas e bebidas típicas, contando com uma empresa de gastronomia ou com a ajuda ds próprios colaboradores;
  7. Inclua brincadeiras tradicionais da festa junina, como correio elegante, pescaria, bingo, concurso de fantasias e quadrilha;
  8. Prepare uma playlist com músicas típicas e, se necessário, contrate um serviço de DJ e sonorização para a festa.
ebook planejamento orcamentario

👉 RH, utilize a tecnologia a seu favor para organizar os eventos da empresa!

✅ Para isso, use o software da Factorial, a ferramenta mais completa do mercado! Você pode testar grátis!

botao demo

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados