Ir para o conteúdo

Sistema de RH adaptado para o Brasil: Factorial cada vez mais brasileira 🇧🇷

·
7 minutos de leitura

O sistema de RH do Brasil da Factorial conta com recursos totalmente adaptados à realidade do país. Saiba quais são esses recursos e como utilizá-los na sua empresa.

A Factorial foi fundada em 2016, na Espanha. Desde lá já chegou a nove novos países, incluindo o Brasil. Assim, desde janeiro de 2022, a empresa atua também em solo brasileiro, pensando em funcionalidades de gestão de RH e DP voltadas para empresas do país.

Por isso, engana-se (e muito) quem acredita que a plataforma de gestão de RH e DP da Factorial não está adaptada para a realidade brasileira.

Na verdade, por ter um software de RH altamente personalizável, a Factorial é capaz de se adaptar não apenas ao mercado e à legislação de um país, mas também às necessidades específicas de qualquer empresa.

A seguir, saiba mais sobre o sistema de RH do Brasil da Factorial, e sobre algumas das funcionalidades adaptadas especificamente para nossos clientes brasileiros.

Boa leitura!

Conheça uma tecnologia para Recursos Humanos 100% adaptada à realidade brasileira 

software-rh-dp-360

Factorial: uma empresa cada vez mais brasileira

Um dos fatores que impulsionaram a entrada da Factorial no mercado brasileiro foi a demanda por digitalização e centralização das atividades de RH e DP no país, de sistema de RH para pequenas empresas.

Afinal, o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal no Brasil passou e tem passado por mudanças significativas nos últimos anos. Assim, cada vez mais as empresas buscam por ferramentas que tragam eficiência, redução de custos e otimização de tempo. 

A Factorial identificou no mercado brasileiro de gestão de RH a necessidade de uma solução completa e capaz de atender às demandas mais diversas. Entre elas:

Dessa forma, com uma plataforma intuitiva e eficiente, a Factorial chegou ao Brasil para automatizar tarefas rotineiras e burocráticas. Além de reduzir custos operacionais e proporcionar mais tempo livre aos profissionais de RH.

Nesse sentido, a Factorial já se posiciona como uma referência de mercado, oferecendo soluções inovadoras e totalmente adaptadas à realidade e às necessidades das empresas brasileiras.

Empresa já conta com mais de 100 profissionais brasileiros

software de RH para o brasil

Desde que chegou ao Brasil, em 2022, a empresa já recebeu investimentos de mais de US$ 80 milhões. Desde então, vem demonstrando cada vez mais seu potencial de crescimento.

Com esses recursos, a Factorial tem conseguido direcionar ainda mais seus esforços para aprimorar a plataforma à realidade brasileira. Assim como criar funcionalidades específicas para esse mercado.

Nosso escritório em São Paulo, por exemplo, que começou com apenas seis colaboradores, hoje conta com mais de 100 profissionais brasileiros, distribuídos em times de Vendas, Recursos Humanos, Produto, Marketing e Suporte ao cliente.

Além disso, a empresa está comprometida em expandir sua equipe ainda mais e projeta dobrar o número de contratações neste ano. 

Esse rápido crescimento da Factorial no país destaca a importância do mercado brasileiro para a empresa. Portanto, o investimento no país só tende a crescer.

🎥 Que tal conhecer um pouco dos valores da Factorial – sempre – e cada vez mais brasileira? 👇 

Sistema de RH do Brasil: recursos do software Factorial adaptados e pensados para empresas brasileiras

Como explicamos, a plataforma de gestão de RH e DP da Factorial é pensada e personalizada para as realidades do cliente brasileiro.

Entre alguns dos recursos oferecidos dentro do software de RH e DP da Factorial, estão:

  • integração com sistemas de folha de pagamento locais; 
  • suporte multilíngue para atendimento ao cliente;
  • conformidade com as leis trabalhistas do país.

Confira a seguir funcionalidades da Factorial que foram pensadas e adaptadas exclusivamente para as empresas brasileiras.

Cumprimento da portaria 671

Estar atualizado sobre o registro de horas de trabalho dos colaboradores é um dos papéis do setor de RH. E no Brasil esse controle é realizado de acordo com as normas estabelecidas segundo a CLT, através da Portaria 671.

Aprovada em 8 de novembro de 2021, a Portaria 671 substituiu a portaria anterior, definindo os três tipos de registro de ponto eletrônico que podem ser utilizados pelas empresas no Brasil.

Na prática, a nova portaria 671 determina a inclusão de mais informações no relatório periódico. Incluindo um resumo mensal das marcações, horas extras trabalhadas e data de emissão do relatório de ponto.

A boa notícia é que o software de RH da Factorial possui uma função específica para o Controle de Ponto e Registro de Frequência. E o melhor: adaptada a todas as normas da portaria 671.

A ferramenta da Factorial permite que as empresas forneçam facilmente os documentos da Portaria 671:

  • Relatório Espelho Ponto
  • Comprovante de Registro de Ponto
  • Arquivo Fonte de Dados (AFD)
  • Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ)
  • Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade

Assim, o seu setor de RH pode fazer o controle de ponto da forma mais eficaz possível.

⏱️ Quer saber mais sobre o controle de ponto eletrônico? Confira tudo sobre as novas normas da Portaria 671

Contador de férias conforme CLT

Outra funcionalidade do sistema de RH completo do Brasil da Factorial é o Contador de Férias da plataforma, atualizado de acordo com as normas da CLT e a Reforma Trabalhista.

Com os contadores de ausências da plataforma, a sua empresa pode gerir férias, licenças e outras faltas justificadas de forma rápida e muito simples.

No caso das férias, por exemplo, elas são um direito concedido aos trabalhadores brasileiros. E através do software de Recursos Humanos da Factorial é possível fazer essa gestão.

Para isso, basta ir até a seção “Ausências, Férias e Folgas”, selecionar a política de ausências que deseja configurar e adicionar uma “Permissão de Ausência”. 

Vale dizer que, segundo as normas da CLT do Brasil, caso o colaborador não tire suas férias durante o período concessivo, as férias vencidas devem ser pagas em dobro. 

Dessa forma, é extremamente importante fazer um controle rígido das férias dos colaboradores. A fim de evitar qualquer problema ou gasto desnecessário para a empresa.

🏖️ Saiba mais sobre o direito a férias e a Reforma Trabalhista no Brasil: todas as regras atualizadas

Controle de ponto para Pessoas Jurídicas (PJ)

controle de ponto pj software de rh

No Brasil, principalmente após a Reforma Trabalhista, a contratação de colaboradores como Pessoa Jurídica é cada vez mais comum.

Nesse sentido, é importante que o RH esteja atento a questões relacionadas ao controle de ponto. Isso porque, de acordo com a legislação brasileira, um trabalhador Pessoa Jurídica não pode bater ponto. E a empresa deve estar adaptada à essa realidade.

Felizmente, o software de RH da Factorial Brasil possui uma função de configurar a plataforma para um contrato com Pessoa Jurídica.

Afinal, como não há vínculo empregatício, é necessário configurar seu controle de ponto e desativar o registro para PJ.

Basicamente, é necessário encontrar o recurso destinado ao controle de frequência e, na sequência, adicionar uma nova política de frequência. 

Em seguida, basta adicionar os colaboradores externos (regime PJ), para que eles estejam cadastrados no seu sistema de Recursos Humanos. Porém, sem a necessidade de registrar frequência no trabalho.

👉 Viu como é fácil? Saiba mais sobre o controle de frequência para PJ dentro da Factorial

Teste DISC

O Teste DISC estava entre os pedidos mais realizados pelos clientes brasileiros da Factorial. E agora finalmente está disponível no melhor sistema de RH para empresas do Brasil.

Basicamente, o teste DISC é baseado no modelo desenvolvido pelo psicólogo William Marston para avaliação comportamental. Na prática, ele classifica os candidatos sobre como expressam as emoções em quatro tipos de comportamento, incluindo:

  • Dominância (D)
  • Influência (I)
  • Estabilidade (S)
  • Conscientização (C)

Através de uma parceria com a empresa brasileira idealDisc, a Factorial conseguiu integrar seu software de DP e RH a uma plataforma que permite a realização desse teste de perfil comportamental.

factorial e idealdisc parceria para rh e dp

Agora, é possível configurar essa integração em poucos minutos, sem nenhuma dificuldade. Para isso, basta criar uma conta na IdealDisc e criar uma chave API acessando os detalhes de seu perfil e procurando a seção API Key Token. 

Em seguida, basta adicionar um nome à sua chave API e acessar o Marketplace da Factorial para instalar a integração. Basta colar a chave API que você criou anteriormente. 🙂

Sim, é só isso. Agora, você também pode aplicar um teste de perfil comportamental DISC em seus colaboradores com a ajuda da Factorial!

 

Integração com o WhatsApp

Factorial software de RH e DP usa whatsapp para falar com candidatos

Se tem uma ferramenta que os brasileiros amam, é o WhatsApp. O famoso mensageiro inclusivo é utilizado como ferramenta de trabalho em muitas empresas e, por isso, a integração com a plataforma da Factorial do Brasil era uma prioridade.

E agora isso é possível! Por ser uma ferramenta extremamente utilizada no país, a Factorial criou um recurso chamado “Clique para conversar, que pode ser utilizado para bate-papo no WhatsApp.

Com essa nova função, você pode conversar pelo aplicativo mensageiro ao iniciar uma conversa no software de ATS com candidatos de um processo seletivo, por exemplo. Apenas é preciso que eles compartilhem o seu número de telefone com a empresa – que provavelmente já fizeram no momento em que se candidataram à vaga.

whatsapp integração software de rh e dp

Ah, e vale dizer que a opção “Clique para Conversar” funciona tanto no aplicativo do WhatsApp quanto no navegador da Internet.

Além disso, para empresas localizadas no Brasil e na América Latina, a opção ‘Clique para Conversar’ está disponível de forma automática. O que significa que você não precisa configurar nada, basta começar a usar.

💻 10 benefícios de usar o software de DP e RH da Factorial para a sua gestão

✅ Otimize sua gestão com o sistema de RH e DP do Brasil da Factorial

factorial é um sistema rh e dp adaptado ao brasil

Vimos até aqui que a Factorial é o melhor dos dois mundos:

Além disso, nosso software de RH e DP tem se destacado cada vez mais no mercado ao fornecer um serviço de atendimento de qualidade, ágil e eficiente.

Com nossa plataforma, você oferece maior autonomia ao setor de RH e aos seus colaboradores, mantendo as informações da sua organização sempre atualizadas, seguras e fáceis de administrar.

Confira alguns dos benefícios de usar o sistema Factorial para gestão de RH e DP:

👩🏼‍💻 Conheça mais sobre o sistema de RH e DP do Brasil da Factorial 👇

Que tal dar este passo importante agora mesmo? Solicite uma demonstração gratuita do sistema de RH do Brasil da Factorial e faça o teste por 14 dias!

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados