Ir para o conteúdo

Recrutamento e seleção: passo a passo com dicas e exemplos práticos

·
11 minutos de leitura
recrutamento-selecao

Entender o que é recrutamento e seleção, ou R&S, é fundamental para o sucesso do setor de RH. Confira neste artigo um passo a passo prático para fazer um processo de R&S e consulte exemplos de ferramentas e modelos prontos para utilizar nesta jornada.

A tal “guerra de talentos” vem demonstrando a mudança de relação entre empresa e candidatos, que escolhem cada vez mais aonde querem trabalhar. Outro desafio para os recrutadores é a dificuldade de encontrar e atrair os melhores talentos em meio a tantos currículos enviados diariamente.

Dessa forma, o que vemos é um RH atuando cada vez mais de forma estratégica e em busca das melhores ferramentas e práticas para recrutar os profissionais ideais e simplificar o processo. Confira neste guia prático tudo sobre recrutamento e seleção e comece a aplicar as dicas ainda hoje. 

Índice

O que é recrutamento e seleção?

Apesar de muitos profissionais de RH acharem que sabem exatamente o que é recrutamento e seleção, ainda existem detalhes importantes sobre este processo que precisam ser entendidos.

O processo de recrutamento e seleção inclui todas as etapas, atividades e análises necessárias que um departamento de RH precisa considerar para encontrar o profissional certo para uma vaga em aberto.

Um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas considera diversas variáveis para chegar a este objetivo. O recrutador costuma atuar junto aos gestores para entender quais as soft skills e as hard skills ideais para o cargo em aberto. Além disso, é preciso estruturar as etapas de acordo com o orçamento de RH estabelecido.

Portanto, este processo é um dos pilares para a seleção de talentos e, por isso, deve ser bem elaborado. Devido à globalização e inovação tecnológica este processo tem melhorado cada vez mais. No entanto, ainda existem muitas tendências e ferramentas que podem ser exploradas. Confira alguns exemplos ao longo do artigo!

recrutamento onboarding factorial

Diferença entre recrutamento e seleção

Muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre recrutamento e seleção. Apesar de terem objetivos muito similares, é importante não confundir esses dois termos e separar quais são as funções de cada etapa.

O recrutamento diz respeito ao processo de atrair candidatos para uma vaga de emprego na empresa. No entanto, não basta ter um número suficiente de candidatos na base de dados. É preciso garantir que profissionais qualificados e compatíveis com o perfil buscado cheguem até o recrutador. E para isso, entram diversas variáveis.

Já a etapa de seleção está mais relacionada ao processo de selecionar qual é o candidato ideal para o posto de trabalho. Nesse sentido, os fatores que influenciam essa escolha incluem as habilidades e competências do candidato e resultados de testes e provas aplicados durante a seleção.

Estas etapas variam muito de empresa para empresa. No entanto, as diretrizes básicas são seguidas pela grande maioria. Mas como chegamos até aqui? A seguir, Fizemos um pequeno resumo da história do recrutamento e seleção para que você entenda a origem das práticas atuais.

💡 Software de RH: Conheça os recursos e teste na prática

História do recrutamento e seleção de pessoas

A China foi dos primeiros países a implementar o clássico modelo de recrutamento baseado na descrição da função. Depois, tivemos investigações acadêmicas que buscaram explorar como fazer isso com o uso de técnicas psicológicas.

Um aspecto importante para entender o que é o recrutamento e seleção de pessoas atualmente é que a relação empresa x colaborador mudou.

Se na Revolução Industrial o patrão tinha como maior preocupação o lucro, os colaboradores se preocupavam pela luta de direitos. No Brasil, em 1943, o fruto desse embate fez surgir a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), no qual é imprescindível cumprir as leis.

Dessa maneira, o departamento de RH ganha mais visibilidade e nesses primeiros anos, mas é visto meramente como um suporte para a empresa. Depois, ganha outras funções, com separação entre Recursos Humanos e Departamento pessoal. A possibilidade de atuar de maneira estratégica é recente no nosso país, assim como um avanço que será contínuo.

💡 RH estratégico: 15 dicas práticas para aplicar nas empresas

O que faz um profissional de Recrutamento e seleção?

Encontrar o funcionário ideal em um processo de recrutamento é como tentar encontrar uma agulha no palheiro. É preciso muito trabalho para encontrar uma pessoa com as habilidades e a experiência que precisamos. E é esse o trabalho dos profissionais de recrutamento e seleção, os famosos recrutadores. 

Basicamente, o que esse profissional faz é organizar um processo em que seja possível entender as necessidades de contratação da empresa, atrair os candidatos que se encaixem com o perfil desejado e analisar suas competências e habilidades para, então, tomar uma decisão final.

Hoje em dia, diferentes profissionais fazem este tipo de trabalho, ou então focam em etapas específicas do processo. Alguns exemplos seriam:

  • Especialista em talent acquisition
  • Analista de recrutamento e seleção
  • Headhunters
  • Profissional de recolocação profissional
  • Gestores de diferentes áreas

👉 Profissional de RH: entenda a diferença dos cargos, funções e salários

📋 [Download] Testes e Modelos para Recrutamento e seleção

Mas afinal, como otimizar o processo seletivo? Muitos recrutadores costumam elaborar ou buscar modelos prontos de testes de recrutamento e seleção ou até sistemas digitais para ajudar no processo. essa é uma forma de agilizar as etapas de entrevistas e análise de competências.

Confira a seguir modelos e testes de recrutamento e seleção que podem ajudar em diferentes etapas do processo!

1. Questionário para entrevistas de emprego

Neste modelo, você encontrará sugestões de perguntas para entrevistas de emprego. Adapte as perguntas de acordo com os objetivos da contratação e personalize como quiser!

questionario entrevista de emprego

2. Teste de raciocínio lógico

Utilize este modelo para selecionar o teste de raciocínio lógico que mais se adequa ao processo seletivo atual da sua empresa. São mais de 15 questões disponíveis!

teste de racicionio logico com respostas

3.  10 tipos de teste para recrutamento e seleção 

Aqui, você encontrará um infográfico com exemplos de 10 tipos de teste de R&S. Entenda qual a abordagem principal de cada um deles, como são aplicados e selecione aquele que mais faz sentido para você.

testes recrutamento e selecao

👉 Quer consultar outras alternativas? Confira mais de 50 modelos e templates aqui!

Importância do recrutamento e seleção

Todas as empresas fazem o trabalho de recrutamento e seleção. Afinal, uma empresa é feita por pessoas, e pessoas precisam ser contratadas. No entanto, não são todas as organizações que dão a atenção devida a esta área. O que acontece é que muitas empresas ainda não entendem a real importância de um processo de recrutamento e seleção bem feito e inovador. 

Cometer erros durante esta fase pode custar caro. Já que contratar um profissional que não se encaixa no cargo e na cultura da empresa pode ser um desperdício de tempo, recursos e orçamento. É por isso que é tão importante organizar um processo que seja econômico e efetivo.

Por mais clichê – e bonito que pareça – as pessoas realmente são as peças mais importantes para as empresas hoje. Colocar os colaboradores em primeiro lugar é uma estratégia que traz ganhos para todo o negócio, entre eles:

  • Aumento de produtividade
  • Comprometimento com objetivos do negócio
  • Melhoria do employer branding
  • Atração de clientes e investidores
  • Processos mais ágeis e efetivos

6 Tipos de recrutamento e seleção

Como mencionamos antes, existem diferentes formas de realizar um processo de recrutamento e seleção de pessoas. Cabe ao setor de RH e à empresa encontrar um denominador comum que esteja alinhado à cultura organizacional e seja efetivo.

Podem ocorrer tentativas e falhas nesse processo, o importante é não ter medo de inovar, se necessário. Confira a seguir diferentes abordagens de recrutamento e seleção, com variaçõess de objetivo, processo e análise. 

1. Recrutamento externo

Por muito tempo as empresas estiveram olhando para fora. De acordo com os dados deste estudo do LinkedIn, as promoções, movimentações laterais e transferências aumentaram 10%. Porém, nem sempre é possível encontrar os talentos dentro de casa.

Nesses casos, que acontecem na maioria das vezes, o recrutamento externo é uma ferramenta com muitas vantagens. Entre elas:

  • Renovação de ideias e estratégias.
  • Diversidade para escolher o colaborador.
  • Fortalecimento da cultura organizacional.
  • Aumento no capital intelectual.

2.Recrutamento interno

Ao contratar, é possível encontrar o funcionário dos seus sonhos fora ou dentro da sua empresa. Ou seja, os recrutadores consideram sempre os processos de recrutamento interno e externo. Ambas as opções têm vantagens e limitações.

No caso do recrutamento interno, a redução de custos, maior facilidade de análise, adaptação e rapidez na alocação do colaborador são alguns dos benefícios encontrados. Isso porque o recrutamento interno é sempre atrativo e mais rápido de ser realizado.

Além disso, é uma oportunidade que deve ser consideradas nos planos de carreira e uma forma de incentivar a performance dos colaboradores. É preciso que o setor de RH esteja atento à isso e não deixe escapar essa chance!

👉 Recrutamento interno: O que é e como aplicá-lo na sua empresa?

3. Recrutamento e seleção por competências

Além das competências técnicas que devem ser observadas ao longo do processo, as competências interpessoais também contam. Essa é uma tendência da área de RH ao entender que os comportamentos do candidato também devem coincidir com a cultura organizacional da empresa.

Afinal, é preciso que esse novo membro chegue como uma adição valiosa para a equipe, consiga se integrar e entender a proposta da empresa. Portanto, a avaliação de competências interpessoais ganhará mais espaço de modo que seus benefícios se estendem para todo o negócio.

📋 [Modelo para download] Teste para entrevista comportamental: Word

recrutamento e selecao de pessoas

4. Headhunting

Não são apenas recrutadores que têm contrato com empresas que fazem o processo de recrutamento e seleção de pessoas. Hoje em dia já existem diversos profissionais que atuam de forma autônoma, conhecidos também como headhunters. 

Além disso, existem empresas de recrutamento e seleção focadas em oferecer esses serviços para outras organizações. Em resumo, o headhunter costuma focar na busca de perfis muito específicos que a empresa precisa, geralmente para atender a demanda de contratação de cargos de nível sênior ou especializado.

👉 Headhunter: Quando contratar um para a sua empresa?

5. Recrutamento e seleção online

Sempre foi comum que os processos seletivos ocorresem, em grande parte, de forma presencial. No entanto, após a pandemia e com o aumento de soluções digitais, o recrutamento e seleção online já é considerado uma realidade na maioria das empresas em todo o mundo.

Em resumo, esta prática apenas torna digital parte das etapas do processo. O envio do currículo, as entrevistas online, os testes de validação de competências e até a própria seleção passam a ser feitas sem precisar da presença física do candidato ou do recrutador em um ambiente específico.

O recrutamento e seleção online possibilita, por exemplo, agilizar o processo, reduzir custos e contratar pessoas que estão em outros lugares.

👉 Recrutamento online: Dicas práticas para contratar à distância

6. Recrutamento especializado

Por fim, existem recrutadores que acabam se especializando na contratação de perfis profissionais específicos. O recrutamento e seleção especializado pode ser baseado em setores, áreas de atuação, nível de especialização e até por região. Alguns exemplos são:

  • Recrutamento e seleção de profissionais de TI
  • Foco em contratação para vagas de trainee e estágio
  • Profissionais C level
  • Especialistas em áreas específicas (sobretudo no setor industrial)

A importância do recrutamento e seleção especializado é que ajuda a acelerar a contratação e aumenta as chances de sucesso no perfil desejado.

📰 [Entrevista exclusiva] Recrutamento e Seleção especializado em TI, com Patrícia Duchnicky

Workshops e cursos de Recrutamento e seleção

Uma coisa é certa: os recrutadores devem estar sempre atentos às novidades do mercado para identificarem tendências e práticas importantes na hora de encontrar e atrair os talentos ideais. Por isso, muitos profissionais têm buscado participar de eventos, fóruns e cursos de recrutamento e seleção ou voltados para alguma parte específica do processo.

No caso de estudantes ou profissionais que estão começando, uma ótima opção é buscar este tipo de formação em universidades. A Fundaçao Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, oferece opções online e presenciais para quem deseja potencializar os conhecimentos no assunto.

Para profissionais mais avançados na carreira e que buscam especialização ou atualização neste tópico, é possível encontrar diversos workshops e cursos oferecidos por empresas hoje em dia. Abaixo, você poderá encontrar alguns exemplos para aprender na prática e sem custos.

👉 Confira nossos workshops e cursos de RH aqui:

curso recrutamento e selecao

Processo de Recrutamento e seleção: Passo a passo

Já vimos que os processos de recrutamento podem variar de empresa para empresa. No entanto, algumas etapas são comuns e básicas para atrair e recrutar os melhores talentos. A seguir, destacamos um passo a passo para que o seu processo seletivo seja um sucesso!

1. Pesquisa e análise interna

O primeiro passo para estruturar o processo é entender quais serão os objetivos principais e os detalhes do perfil desejado. Para isso, converse com os gestores e com a liderança. É fundamental ter tudo alinhado para ter uma ideia clara do que deve ser feito.

2. Descrição do cargo e divulgação da vaga

Com os objetivos e perfil ideal em mente, é hora de atrair os talentos! Fomos dos jornais de papel para a internet e os softwares de recrutamento e seleção.

Hoje, as ferramentas para divulgar as vagas de emprego no meio online vão desde as redes sociais, sendo o LinkedIn uma das mais potentes, aos sites de vagas e portais de carreiras das empresas. Comece criando um anúncio completo e atrativo. Não se esqueça de considerar seu público-alvo e canal de divulgação.

📋Descrição de Cargos e funções: Dicas e exemplos [+Modelo grátis]

3. Análise curricular

Se a etapa anterior for bem executada, muitos currículos irão chegar para sua equipe de recrutamento. Essa é a hora de filtrar as candidaturas e selecionar quais candidatos irão seguir no processo seletivo. Nesta triagem de currículos, considere principalmente o background dos candidatos, vendo se suas experiências profissionais e habilidades listadas estão de acordo com aquilo que você procura.

4. Testes e análise de competências

Outra etapa fundamental para filtrar os candidatos é aplicar testes e provas que avaliem as competências técnicas e comportamentais de cada um. Essa é uma forma de entender se o que foi descrito no currículo é mesmo verdade e se o profissional tem mesmo como contribuir para a sua empresa. Utilize os modelos citados anteriormente para agilizar o processo.

📋 Checklist de R&S: Modelo para download

5. Entrevistas e dinâmica de grupo

Depois de selecionar os potenciais candidatos até aqui, é hora de ir além. Primeiro, defina se o cargo em questão inclui dinâmicas para recrutamento e seleção ou se serão aplicadas apenas entrevistas individuais. Depois, entenda quem serão os responsáveis pelas entrevistas e qual a abordagem de cada uma delas.

Confira a seguir algumas dicas da nossa especialista para esta etapa:

6. Seleção dos candidatos

Após todas as etapas anteriores, o recrutador já terá uma ideia clara do perfil comportamental e das habilidades técnicas dos candidatos. Para garantir o fit cultural com a empresa, revise cada informação importante antes de tomar uma decisão.

Considerar as soft skils para é especialmente importante. Além disso, converse com o gestor responsável e, se preciso, faça mais uma entrevista decisiva com os candidatos finais.

Por fim, conte com a tecnologia! Hoje já existem diversos sistemas capazes de organizar cada uma dessas etapas. Confira a seguir.

Sistema ATS para Recrutamento e seleção: Recursos

Independente da sua estratégia, investir em plataformas com o recurso de recrutamento e seleção (também conhecido como ATS) pode facilitar todo o processo. Um software de RH pode ser a solução ideal para organizar o processo e centralizar informações. Com um sistema digital, o processo é agilizado e o RH poupa muito mais tempo.

Um exemplos de ferramenta muito usada pelas empresas é o software de RH da Factorial. Além de diversos recursos para a gestão de pessoas, este software possui um sistema ATS integrado e é possível solicitar um período de teste grátis aqui, sem compromisso.

Confira algumas das possibilidades:

  • Criar um Portal de empregos personalizado
  • Integrar as vagas criadas no sistema com o LinkedIn
  • Centralizar currículos e documentos
  • Enviar feedbacks automáticos aos candidatos não selecionados
  • Extrair relatórios sobre os candidatos
  • E muito mais!

Confira em 1 minuto como funciona:

Um sistema de recrutamento eficiente é aquela com uma estrutura inteligente para atrair os melhores profissionais.

 Um software completo para o recrumento e seleção de pessoas. Teste grátis aqui! 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário