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Como o RH pode lidar com fofoca no trabalho?

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7 minutos de leitura
fofoca no trabalho

Engana-se quem acredita que o ambiente corporativo está imune a intrigas, falatórios e conflitos. Tanto gestores quanto profissionais de RH devem estar preparados para lidar com a fofoca no trabalho criando medidas efetivas de combate.

A disseminação de rumores sobre colegas no dia a dia pode causar muitos problemas para as empresas. Sem falar que a pessoa responsável pela popular “rádio corredor” tem sua imagem prejudicada e pode até ser demitida por justa causa.

Diante disso surgem dois questionamentos:

  • Fofoca no ambiente de trabalho é crime?
  • Como lidar com a fofoca no trabalho?

Continue lendo este artigo e descubra a resposta para essas e outras perguntas. Também traremos quatro dicas para que você consiga combater a fofoca em sua empresa.

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O que é fofoca no trabalho?

A fofoca no ambiente de trabalho é definida como a disseminação de intrigas, falatórios e conflitos sobre algo ou alguém. Os alvos geralmente são os próprios colegas, líderes ou gestores e não possuem nenhuma relevância profissional.

É comum que esses rumores se espalhem de forma discreta, o que aumenta seu alcance. Contudo, a fofoca pode gerar muitos problemas para a empresa e para os próprios colaboradores.

Uma pesquisa da Office Pulse, publicada na Revista Forbes, apontou que 72% dos profissionais admitem fofocar no horário de trabalho. Segmentando por geração, cerca de 81% dos millennials reconheceram que mantêm esses diálogos.

Apesar de parecer inofensiva, a fofoca afeta negativamente a imagem dos profissionais e desenvolve um ambiente de trabalho tóxico. Além disso, ela é prejudicial para a cultura empresarial, pois se desvia dos valores, como honestidade, confiança e respeito mútuo.

Diferença entre fofoca e informação relevante

É importante ressaltar que nem sempre a comunicação sobre algum colega será considerada fofoca. Algumas informações podem ser relevantes para o desenvolvimento profissional se compartilhadas da forma adequada, como a troca de feedbacks.

No entanto, se a informação for disseminada visando prejudicar ou causar intrigas, aí será considerada fofoca. Inclusive, dependendo do grau que atingir, a situação pode ser considerada crime. Confira esse assunto no próximo tópico.

Fofoca no trabalho é crime?

A fofoca no ambiente de trabalho não é considerada crime, mas em alguns momentos pode resultar em comportamentos criminosos. Dependendo da natureza da informação e do contexto em que é divulgada, ela pode ser enquadrada como:

  • Calúnia e difamação: ocorre quando são espalhadas informações falsas sobre outra pessoa;
  • Assédio moral: ocorre quando o colaborador é submetido a situações constrangedoras e humilhantes constantemente no trabalho;
  • Invasão de privacidade: ocorre quando a pessoa tem suas informações pessoais divulgadas sem autorização.

Os Tribunais Regionais e o Tribunal Superior do Trabalho já vem tomando medidas em relação a esses crimes. A multa aplicada aos profissionais envolvidos varia entre R$ 5mil e R$ 30mil.

Além disso, aqueles que propagaram a fofoca ainda terão uma demissão por justa causa.

Por que as pessoas fofocam no ambiente de trabalho?

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a fofocar sobre outra. Desse modo, é importante que gestores e profissionais de RH entendam as motivações para conseguirem lidar da forma adequada.

Abaixo, mostramos algumas das condições mais comuns que geram fofoca:

  • Frustração e insatisfação: o desenvolvimento da fofoca aqui pode ser visto como um desabafo em relação ao trabalho ou a gestão. Assim, eles procuram apoio em seus colegas que compartilham do mesmo sentimento;
  • Competitividade: a fofoca também pode ser usada para que um colaborador ganhe vantagens em relação a determinados colegas. O motivo seria minar as possibilidades de promoção de determinadas pessoas em benefício próprio, e facilitar a sua promoção;
  • Falta de comunicação: a falta de comunicação clara e transparente pode ocasionar em mal-entendidos e rumores que se transformam em fofocas;
  • Cultura organizacional: de certa forma a cultura da empresa pode influenciar na propagação de fofocas. Isso ocorre quando o funcionário percebe que não existe punição ou controle, sendo tolerada e até mesmo encorajada por alguns gestores;
  • Hierarquia: organizações em que o profissional não possui controle sobre suas condições de trabalho podem ocasionar fofoca. É mais comum de acontecer por conta da existência de hierarquias rígidas, que transmitem a sensação de controle ou poder.

Principais consequências da fofoca no trabalho

A fofoca no trabalho pode desencadear a cultura de julgamento e críticas em que os colaboradores são rotulados a partir de informações imprecisas e descontextualizadas.

Confira, na sequência, os principais efeitos causados pela fofoca e como eles afetam o indivíduo e a empresa.

Prejudica a imagem do profissional

Uma pessoa considerada fofoqueira não costuma ter uma boa imagem, certo? Logo, o profissional que adquire o hábito de espalhar informações descontextualizadas pode ter seu currículo prejudicado.

Esse colaborador começa a ser evitado pelos demais, conforme suas conversas se expandem e afetam os outros. Além disso, o profissional que é alvo da fofoca também tem sérios riscos de ter sua carreira prejudicada.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela The School of Life, 60,47% das lideranças já demitiram alguém por comportamento inadequado. Em contrapartida, 47,69% dos colaboradores já pediram demissão devido ao mau relacionamento com colegas e gestores.

Causa conflitos no ambiente de trabalho

A fofoca pode criar um ambiente de trabalho tóxico e prejudicar a cultura da empresa. E, segundo dados publicados na Forbes, a cultura é 10,4 vezes mais importante que a remuneração oferecida.

Se os colaboradores sentirem que podem falar dos colegas pelas costas, isso acaba minando a confiança e a cooperação entre eles. Essa questão também leva ao aumento da tensão e do conflito entre todos, afetando inclusive a moral das equipes.

Afeta o clima organizacional e atrapalha a produtividade

Proporcionar bem-estar e qualidade de vida no trabalho se tornam desafios intensos quando há uma cultura baseada em fofocas. Quando a empresa não toma nenhuma atitude para acabar com os burburinhos, os colaboradores se desmotivam.

E a desmotivação pode reduzir a produtividade em até 125%, de acordo com Sebrae Acelera Negócios. Assim, a fofoca transforma o ambiente de trabalho em um lugar conflituoso, desarmonioso e até mesmo cruel e abusivo.

Quando as pessoas perdem tempo conversando sobre assuntos irrelevantes, a atenção e o foco para desenvolver atividades podem ser prejudicados. Isso leva a atrasos no cumprimento de prazos, erros na execução de tarefas e uma diminuição na qualidade do trabalho.

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Aumenta o turnover de bons talentos

Outro efeito negativo da fofoca é a criação de preconceitos e estereótipos em relação aos demais colaboradores. Como dito, a disseminação de rumores pode desencadear na cultura do julgamento e na crítica baseada em informações falsas ou imprecisas.

Essa condição cria um ambiente hostil e não inclusivo, provocando o sentimento de desvalorização e falta de apreço no profissional. Desse modo, ele pode se demitir e você perde um excelente talento por causa de conversas e burburinhos de corredor.

Perceba que, se a situação persistir, não será apenas um talento perdido, a taxa de turnover por desesperança e desmotivação pode aumentar significativamente.

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Afeta a saúde mental dos colaboradores

Como visto, a fofoca recorrente pode diminuir a produtividade, tornar o ambiente tóxico e gerar demissões. Reunindo todos esses efeitos, a fofoca pode levar o colaborador a desenvolver problemas de saúde mental.

Ansiedade, depressão e, principalmente, Síndrome de Burnout, são temas sérios que pedem atenção na gestão de pessoas.

Um levantamento feito pela OMS em conjunto com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estimou que são perdidos cerca de 12 bilhões de dias de trabalho devido à ansiedade e à depressão, e os custos ficam próximos de 1 trilhão de dólares.

Como o RH pode lidar com a fofoca no trabalho?

Até aqui explicamos quando a fofoca no trabalho é crime e as consequências que ela gera na sua empresa. Mas, como evitar a fofoca no ambiente corporativo? Existem algumas práticas que os profissionais de RH podem desenvolver em conjunto com a liderança.

Algumas ações são simples e outras demandam um pouco mais de atenção. Porém, todas são capazes de sanar o problema e criar um espaço harmonioso para trabalhar. Confira, abaixo, quatro dicas para lidar com a fofoca.

Crie políticas internas de comportamento

Um bom caminho para eliminar as fofocas é por meio da criação de políticas claras de combate. Nesse documento você pode incluir medidas disciplinares ou até mesmo demissões, dependendo da gravidade da situação.

Essas políticas podem compor o regulamento interno da empresa e distribuído entre os colaboradores. Assim, quando há um novo funcionário, ele já receberá as instruções completas sobre a organização e as políticas dela.

Melhore a comunicação interna da empresa

É importante que o gestor estabeleça uma comunicação interna que seja aberta e transparente para evitar informações descontextualizadas e imprecisas.

Algumas medidas que contribuem para melhorar o relacionamento são reuniões regulares, feedbacks individuais e canais para resolução de problemas.

Nesses canais, também é interessante criar um espaço para denúncias e encorajar os colaboradores a tomarem uma ação. Assim, a gestão toma conhecimento com rapidez e pode lidar melhor com a situação.

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Promova uma cultura de respeito de inclusão

Promover a cultura baseada em respeito e inclusão faz com que os funcionários se sintam valorizados e respeitados. Entre as alternativas para desenvolver estão:

Aqui também entra a questão de incentivar o trabalho em equipe e a cultura de colaboração para que todos entendam que ao trabalharem juntos conseguirão atingir objetivos comuns.

Essas ações podem minimizar a competitividade e a inveja, já que em muitos casos essas são as motivações para a fofoca.

Organize pesquisas de clima organizacional

Medir a felicidade corporativa e entender como está o clima no ambiente de trabalho é um caminho que deve ser seguido.

Isso porque o gestor consegue identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser repensado para melhorar a experiência do colaborador. Além disso, também é possível saber como a pessoa se sente em relação à empresa.

Com uma pesquisa de clima organizacional você consegue tomar decisões baseadas em dados e percepções precisos.

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Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

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