Ir para o conteúdo

Programa de trainee: o que é e como funciona [+ Checklist grátis]

·
8 minutos de leitura
programa de trainee

Certamente você já ouviu falar sobre o termo, mas sabe exatamente o que é programa de trainee? Neste artigo você encontrará a definição, como funciona um programa de trainees e, com uma checklist grátis, terá acesso a todas as etapas desse processo. Confira a seguir!

Os programas de recrutamento e retenção de profissionais são um dos pilares do futuro das empresas. O departamento de Recursos Humanos é o responsável por identificar as necessidades da empresa, qual modelo de treinamento é o mais indicado e também por planejar todo o processo. Um desses modelos é o programa de trainee, estratégia que cada vez mais empresas vêm apostando nos últimos anos.

Um programa de trainee possui diferenciais na maneira como ele é desenvolvido, nos seus objetivos e também em como o RH escolhe os melhores candidatos para fazer parte do projeto. Por isso, é importante que gestores e recrutadores percebam as especificidades dessa estratégia e como otimizá-la para que seja mais atrativo para os candidatos.

Descubra, neste artigo, quais as vantagens do programa de trainees e como atrair os melhores talentos para a sua empresa. Acompanhe!

Índice

Software de RH: saiba como gerir seus processos de Recrutamento e Seleção!

recrutamento onboarding factorial

Programa de trainee: o que é?

Ao buscar pela tradução do inglês de “trainee”, você encontrará palavras como estágio, aprendiz ou treinamento. Apesar de elas serem muito parecidas, na prática, elas buscam atrair diferentes perfis de profissionais.

Mas o que é programa de trainee, afinal? É uma estratégia para as empresas e uma oportunidades para quem busca trabalho, que pode ser voltada para os jovens, em especial aqueles na graduação ou recém-formados. No entanto, essa não é uma regra fixa. Algumas empresas optam por decidir uma faixa etária específica, como dos 21 aos 30 anos, mas isso pode variar conforme o que a empresa busca alcançar com a estratégia.

Um programa de trainee apresenta grandes diferenciais no mercado de trabalho. A empresa que implementa essa modalidade de atração de candidatos também deseja treinar e reter esse profissional.

Em todo o processo, o profissional estará sendo treinado para assumir no futuro um cargo de gerência, liderança ou operacional. Também é objetivo do programa fazer com que o trainee conheça a fundo toda a organização, o que faz com o programa tenha, normalmente, uma duração um pouco maior que outras modalidades.

📚 Acesse e leia gratuitamente nosso Ebook com as principais dicas e ferramentas para Treinamento e Desenvolvimento Empresarial

📥 [Download grátis] Checklist para Programa de Trainee

Agora que você já sabe o que é um programa de trainees, é necessário criar uma lista para que não se esqueça de nenhum passo importante neste processo. É aqui que entramos para te ajudar!

Criamos uma checklist com todos os passos que você deve cumprir para criar um programa de trainee de sucesso. As etapas vão desde a organização até a realização.

⬇️ Baixe a sua nova Checklist para Programa de Trainees ⬇️

checklist programa trainee

Quais são os candidatos procurados para um programa de trainee?

Os profissionais escolhidos para participar de um programa de trainee têm suas habilidades desenvolvidas para se tornarem parte estratégica da empresa. Sendo assim, a gestão de pessoas deve montar um programa voltado para candidatos que preencham não só os requisitos técnicos, mas estejam alinhados com as expectativas e com a cultura da empresa.

Dessa forma, a equipe de RH busca candidatos que são das áreas profissionais que a empresa demanda, mas que também apresentem qualidades e virtudes de líderes. Entre elas, podemos citar:

  • Criatividade;
  • Capacidade de comunicação;
  • Liderança;
  • Empreendedorismo;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Visão estratégica;
  • Flexibilidade;
  • Inspiradores;
  • Habilidade para resolver problemas.

Essas e outras qualidades podem variar, mas são fatores que, somados a um bom currículo, fazem um candidato se destacar aos olhos do RH. Dessa maneira, a empresa também entende que pode moldar esse candidato junto às expectativas que se esperam dele.

Além disso, outros fatores podem ser necessários, como uma língua estrangeira, cursos de capacitação, e talvez uma experiência na área. Também devemos destacar que algumas empresas têm procurado diminuir as desigualdades e oferecer oportunidades para minorias. Portanto, um programa de trainees também pode ser uma oportunidade para a empresa analisar como trata os temas da diversidade dentro da organização.

programa de trainee o que é

4 dicas para criar um programa de trainees de sucesso

As candidaturas a um programa de trainee podem começar até um ano antes do próprio programa começar. Por isso, é crucial que o candidato se mantenha informado e atualizado sobre estas oportunidades, sempre buscando se há programas de trainees abertos. À empresa, cabe tornar pública as novas vagas.

Por vezes pode ser difícil criar programas de trainees inovadores, o que limita a busca pelos melhores talentos. O truque é estar a par das tendências do mercado e criar programas diversificados, que abordam, pelo menos, quatro áreas distintas.

É importante estamos caminhando para um mundo cada vez mais tecnológico, por isso pode ser interessante encontrar e recrutar o seu trainee online, no digital. A seguir, confira algumas dicas de onde estar presente, para que o candidato encontre o seu programa de trainee mais facilmente.

1. Esteja presente no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social criada com o intuito de promover uma rede entre profissionais. Muitas empresas utilizam esta rede social para publicar novas oportunidades de emprego, incluindo programas de trainees. Cabe ao candidato saber utilizar as ferramentas do LinkedIn para uma pesquisa mais otimizada.

Se a oferta de emprego tiver o título correto e uma explicação detalhada será mais fácil para o candidato encontrá-la. O segredo é usar e abusar dos filtros de pesquisa. O candidato deve pesquisar por “Programa de Trainees” e filtrar a pesquisa por país e por nível de experiência profissional. Assim, a pesquisa será mais otimizada e a possibilidade de existir um match entre o candidato e o recrutador é maior.

💡 Portal do colaborador: teste na prática sem custos e sem compromisso!

2. Participe de feiras e eventos

Embora possa parecer um método “old school”, pode ser muito eficaz quando se procura por trainees. Muitas universidades e instituições realizam as chamadas “feiras das profissões”, direcionadas a estudantes do ensino superior, e que costumam oferecer estágios de verão, estágios de longa duração e/ou programas de trainees abertos.

Estar presente nestas feiras pode criar um impacto maior entre o candidato e o recrutador, visto que ambos se conhecem pessoalmente. Algumas perguntas básicas de entrevista, inclusive, já podem ser feitas nessa oportunidade.

3. Publique as vagas no site da empresa

Uma das melhores formas de encontrar esta modalidade de programa é pesquisar diretamente nos sites das empresas. Isso porque muitos candidatos costumam fazer uma lista das empresas onde gostariam de realizar a sua experiência profissional e procuram diretamente nos sites das organizações.

Uma ótima opção, portanto, é criar uma página no site da sua empresa dedicada à divulgação do programa de trainees. Assim, a sua estratégia de recrutamento será segmentada e terá mais possibilidades de alcançar o público correto. O conteúdo, a duração e os benefícios do programa devem estar presentes na oferta.

📄Baixe o nosso Modelo de Descrição de Cargos para descrever as vagas de forma completa e atrativa!

4. Invista em employer branding

Quando uma empresa decide criar um processo de recrutamento e seleção para um programa de trainees, investir em employer branding pode criar uma vantagem competitiva face aos outros programas. Assim, os seus futuros candidatos terão uma imagem positiva sobre si, o que tornará o seu recrutamento mais rico e completo.

📚 Guia Prático com exemplos e dicas práticas para desenvolver e implementar uma estratégia de employer branding

Vantagens do programa de trainee

Tanto a empresa quanto o jovem aprendiz saem ganhando com um programa de trainees. Afinal, a empresa tem a oportunidade de treinar um jovem sem vícios de trabalho e fazer com que ele se torne um líder. Ademais, a empresa também cresce mais rapidamente, pois está colocando em contato profissionais experientes com jovens recém-formados, com novas ideias e vontade de aprender.

Outra vantagem é a possibilidade de encontrar excelentes profissionais em seus primeiros anos de desenvolvimento. A empresa pode reter esses talentos para a organização e manter uma relação profissional de sucesso, sem esquecer de reconhecer seu crescimento.

Ao mesmo tempo, a empresa pode encaixar esses trainees em um plano de sucessão e preencher seus cargos com esses profissionais que estão sendo treinados, sem deixar espaços vazios no organograma. Isso diminui os riscos de falta de crescimento da empresa, planejamentos inacabados ou falta de alinhamento entre uma gerência e outra.

Diferenças entre programa de trainee e estágio

A diferença entre programa de trainee e estágio é uma dúvida muito comum. A principal distinção está nos objetivos de cada um. Enquanto um estágio busca treinar um profissional de uma área para o mercado e apresentar as questões do dia a dia da profissão, o trainee tem uma visão mais ampla da área e da empresa.

Contudo, também existem algumas diferenças mais técnicas entre esses dois programas. Veja a seguir:

Trainee

  • Contratação em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
  • Benefícios como 13º salário, férias remuneradas, FGTS etc.;
  • Contrato que vai de um a dois anos;
  • Carga horário de acordo com o contrato da empresa;
  • Alta concorrência nos processos seletivos;
  • Treinamentos constantes;
  • Envolvimento em projetos de grande impacto;
  • Contato direto com lideranças;
  • Grande chance de efetivação.

Estágio

  • Contrato de estágio (sem vínculo empregatício);
  • Bolsa-auxílio com valor mais baixo ou até simbólico;
  • Férias remuneradas;
  • Carga horária de estágio curricular;
  • Benefícios dados por opção da empresa;
  • Contrato que vai de um a dois anos;
  • Concorrência mais baixa nos processos seletivos;
  • Envolvimento em projetos comuns da empresa;
  • Contato com outros profissionais da área;
  • Chance de efetivação.

Exemplos de programas de trainees no Brasil

Listamos a seguir alguns exemplos de programas de trainees no Brasil que promovem boas práticas de recrutamento e seleção.

Programa de trainee Magazine Luiza

O programa de trainee do Magazine Luiza (Magalu) é um exemplo das práticas de diversidade que já citamos neste artigo, dando espaço às minorias. Há dois anos, a empresa oferece, no seu programa de trainees, vagas exclusivas para pessoas negras.

Programa de trainee Itaú

O programa de trainee do banco Itaú permite aos candidatos escolherem duas trilhas distintas: Negócios Varejo e Negócios Atacado. Com a duração total de até 18 meses, os trainees desenvolvem conhecimentos diversos, passando por treinamentos, rotações e imersões em diversas áreas e participando de projetos reais e desafiadores dos negócios do banco.

Programa de trainee Ambev

Os candidatos do programa de trainee da empresa Ambev passam todos por um mesmo treinamento e, futuramente, poderão ocupar posições em diferentes áreas da companhia, seja no mundo business, supply ou logística. Os trainees já são responsáveis por projetos de impacto, tendo a oportunidade de fazer entregas reais durante o treinamento.

Recursos para o recrutamento e onboarding do seu trainee

Por vezes, o processo de recrutamento e seleção pode ser desafiador. Além dele, existe também o processo de onboarding, que começa logo depois do recrutamento dos trainees. A boa notícia é que já existem soluções digitais que lhe permitem organizar e centralizar todo este processo em uma só plataforma.

O software de RH da Factorial permite não só facilitar o recrutamento e o onboarding dos seus colaboradores, mas também geri-los durante todo o tempo. Algumas das funcionalidades são:

  • Criação de formulários personalizados;
  • Publicação direta das suas ofertas de emprego no LinkedIn;
  • Automização de processos de onboarding e offboarding;
  • Plataforma de comunicação entre trabalhadores;
  • Assinatura digital de documentos;
  • E muito mais!

👉Conheça a nossa plataforma e inicie o seu teste gratuito, sem compromisso!

Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

Artigos Relacionados

2 Comments

    • Olá Amanda,
      Agradecemos por reportar este erro. Tivemos um problema técnico com alguns links do site que já foi resolvido. Agora você já pode acessar o link para download.

      Qualquer outra dúvida ou questão estamos à disposição.
      Equipe Factorial

Deixe um comentário