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Officeless: o que é, como funciona e quais as vantagens

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6 minutos de leitura
officeless

A transformação digital dos últimos tempos impactou a maneira como as empresas operam, incluindo como os profissionais de Recursos Humanos gerenciam os modelos de trabalho. Uma dessas mudanças é o officeless. 

O modelo de trabalho remoto ou officeless, como vem sendo chamado, tem ganhando força no mundo corporativo. Por isso, é importante que os profissionais de Recursos Humanos estejam preparados para lidar com os desafios e as oportunidades que esse modelo oferece.

Com a tendência de uma força de trabalho mais dispersa geograficamente, os integrantes de RH precisam garantir que a cultura da empresa, a comunicação e a colaboração entre equipes sejam mantidas e melhoradas.

Além disso, é fundamental que as políticas e práticas de RH sejam ajustadas para suportar efetivamente o trabalho remoto. Neste texto, contaremos tudo sobre o modelo officeless e daremos dicas para garantir um sucesso efetivo nesse novo cenário de trabalho. Confira a seguir!

trabalho remoto

O que é officeless?

Officeless: o que é, afinal? A palavra é a combinação de “office” e “less”, ou seja, “escritório” e “menos”, que pode ser taduzida como “menos escritório”, em português. Essa modalidade se refere aos trabalhadores que exercem as suas atividades em espaços além do escritório. Apesar de ser confundida com o home office, não é a mesma coisa (explicaremos mais à frente).

Na verdade, o diferencial do officeless é que o colaborador pode escolher onde deseja trabalhar, ou seja, em casa, em uma cafeteria, em um coworking, em um hotel, em uma pousada, entre outros.

De onde surgiu o termo?

O termo officeless surgiu em 2008, quando 2 brasileiros que trabalhavam de forma remota na Austrália prestavam serviços para uma empresa nos Estados Unidos. Por lá, eles começaram a entender como funcionava trabalhar remotamente,  identificando os erros e os acertos na comunicação com as suas equipes remotas.

Anos depois, em 2012, ao retornarem ao Brasil, os colegas brasileiros resolveram inovar no modelo de negócios B2B e criaram um estúdio de design totalmente remoto, trabalhando com startups do Brasil e do Vale do Silício. Dessa forma, a cultura da empresa se espalhou pelos colaboradores e chamou a atenção de outras startups, colaborando pelo surgimento do termo officeless.

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Como funciona o officeless?

Na prática, o officeless funciona como um modelo de trabalho flexível, mas que não significa necessariamente que o funcionário não pode ir ao escritório. Isso porque muitas empresas que aderem a esse formato de trabalho seguem mantendo os seus espaços físicos.

Sendo assim, o ideal é dar autonomia aos colaboradores para escolherem onde desejam trabalhar, aumentando a satisfação, motivação e produtividade. Afinal, quando o profissional tem a liberdade de escolha sobre onde deseja trabalhar, ele possui maior controle sobre sua rotina, equilibrando a vida profissional e pessoal. Além disso, melhora o seu bem-estar físico e mental.

Por que é tendência?

O officeless é apontado como uma das principais tendências para o futuro do trabalho. Por isso, esse conceito vem se popularizando em empresas no mundo todo, inclusive no Brasil. Além disso, essa novidade tem como base dois pilares fundamentais: a confiança e a autonomia, valores bastante desejados pelas empresas que possuem diferentes modelo de trabalho.

Afinal, os gestores e líderes precisam ter confiança nos colaboradores que seguem essa tendência porque é preciso cumprir as tarefas com qualidade e ter resultados nas entregas. Esse formato também exige autonomia, já que a rotina de trabalho é definida pelos próprios profissionais que precisam definir seus horários e cumprir com suas responsabilidades.

Liderança officeless

Esse conceito desafia os colaboradores a se auto gerenciarem e a serem mais responsáveis, mas sem perderem a direção da liderança. Sendo assim, mesmo que as equipes sigam esse novo modelo de trabalho, é necessário entender a importância do gestor ou líder.

Nesse sentido, a liderança officeless consiste em entender não é o espaço de trabalho que define a empresa, mas as pessoas que a formam. Portanto, mesmo que os times de colaboradores trabalhem remotamente e espalhados pelo mundo, é fundamental ter um líder que ajude a garantir alinhamento, motivação e direcionamento.

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Diferença de officeless, home office, presencial e híbrido

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que significa o termo officeless e como ele funciona na prática, falaremos sobre as diferenças desse modelo com o home office, presencial e híbrido. Entenda a seguir:

  • Officeless: uma cultura da empresa construída a partir de uma mentalidade. Esse modelo permite que o ambiente de trabalho seja de qualquer lugar do mundo.
  • Home office: como o próprio nome diz: home (casa) e office (escritório), esse modelo se trata especificamente do trabalho feito em casa.
  • Presencial: os trabalhadores devem comparecer presencialmente todos os dias de trabalho no espaço físico da empresa.
  • Híbrido: ele combina aspectos do trabalho presencial e remoto. Sendo assim, podem trabalhar tanto no local oficial da empresa, quanto remotamente, seja em casa ou de outros lugares.

checklist trabalho hibrido

Os principais desafios do RH no officeless

Existem diversos desafios que o departamento de Recursos Humanos pode enfrentar ao implementar um modelo de trabalho sem escritório. Saiba também como superá-los! Veja:

Retenção de talentos

Nesse conceito, os profissionais não dependem de uma estrutura física para trabalhar. Sendo assim, a concorrência pode ser maior pelo fato dos colaboradores poderem ser contratados por empresas de qualquer país.

Por isso, o RH precisará buscar maneiras para reter os profissionais e controlar a taxa de rotatividade na instituição, por meio de ações que valorizem e motivem os funcionários.

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Gestão de equipes remotas

Sem dúvidas, gerenciar equipes remotas pode ser desafiador, especialmente garantir a colaboração e o engajamento dos funcionários. Portanto, o desafio do RH será encontrar maneiras de manter o time conectado e engajado, mesmo trabalhando remotamente.

Autogerenciamento

Existem profissionais mais acostumados com uma gestão de trabalho tradicional e, por isso, sentem dificuldades no autogerenciamento da cultura officeless. Cabe a equipe de Recrutamento & Seleção aprender a contratar de forma assertiva, para que o perfil de seus profissionais se encaixe na proposta da empresa.

Tecnologia e infraestrutura

De fato, um dos maiores desafios do RH é garantir que os funcionários tenham acesso à tecnologia e à infraestrutura necessárias para realizar suas tarefas no officeless. Para isso, é preciso buscar um software que possua todas as funcionalidades que os profissionais do departamento de RH e os colaboradores precisam.

No mercado atual, já existe uma solução completa para o setor: o software de Recursos Humanos da Factorial. Essa ferramenta torna as tarefas mais eficientes para os colaboradores trabalharem da melhor forma possível.

Dentre as diversas funcionalidades, esse software oferece controle de ponto online para registro de frequência, facilitando o acompanhamento da jornada de trabalho no officeless e aumento da produtividade do funcionário.

Principais vantagens do officeless

Quais são as vantagens de uma empresa officeless? Ainda não se convenceu sobre os benefícios desse modelo de trabalho, então veja as principais vantagens:

  • aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • melhora a qualidade de vida do time;
  • flexibilidade na rotina de trabalho da equipe;
  • incentiva o autogerenciamento;
  • gera confiança entre os integrantes das áreas;
  • melhora a concentração e o foco dos profissionais;
  • oferece autonomia para todos da empresa;
  • cria mais responsabilidades e oportunidades de crescimento;
  • fácil adaptabilidade às mudanças;
  • reduz custos com aluguel de escritório e despesas relacionadas;
  • melhoria no foco e nos resultados da empresa.

Maiores desvantagens do officeless

Assim como existem diversas vantagens em trabalhar sem um escritório fixo, também existem algumas desvantagens do officeless. Saiba quais são:

  • Falta de separação entre vida pessoal e profissional. Afinal, trabalhar de casa ou de outros ambientes pode dificultar os limites entre o trabalho e o tempo livre;
  • Dificuldade de comunicação e colaboração por ter não ter nenhuma interação presencial entre os membros da equipe;
  • Isolamento social causado por trabalhar sozinho pode prejudicar a saúde mental dos funcionários;
  • A autogestão sem a supervisão física e diária dos gestores dificulta o acompanhamento do progresso dos colaboradores.

officeless o que é

Como saber se devo aplicar na empresa?

Será que o officeless é para a sua empresa? O primeiro passo para descobrir se é possível implementar o officeless é a análise sobre o perfil da instituição. Se identificar a possibilidade de entregar com facilidade o trabalho de qualquer lugar do mundo, então teste esse modelo.

Lembre-se de ter um controle da jornada com o uso do controle do registro de ponto, uma das funcionalidades do software da Factorial. Além disso, faça treinamentos e compartilhe conteúdos que ajudam a tornar a sua equipe preparada para essa mudança.

Como aplicar da melhor forma?

Como tornar sua empresa officeless? Para fazer a transição para o modelo sem escritório, as instituições devem associar a 3 componentes importantes. São eles: tecnologia, comunicação e cultura.

Além disso, existem algumas dicas para que esse modelo funcione efetivamente na sua empresa:

  • crie uma cultura organizacional forte;
  • desenvolva as soft skills dos colaboradores para esse novo modelo;
  • esteja aberto à flexibilidade em termos de estilos e horários de trabalho;
  • dê autonomia aos funcionários para gerenciarem seu próprio tempo e tarefas;
  • conte com um time autogerenciável, portanto, desenvolva um sistema de recrutamento capaz de identificar esses talentos;
  • envolva a equipe nas decisões para que todos assumam responsabilidades;
  • aposte na comunicação interna para conectar os profissionais;
  • invista em soluções tecnológicas que permitam a execução da rotina em um ambiente digital.

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Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

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