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Metaverso no RH: entenda o que é e que impactos pode trazer [+ eBook grátis]

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7 minutos de leitura
Metaverso no RH

Vivemos em um mundo de constante transformação digital, todos os dias novas tecnologias surgem para facilitar o trabalho de muitos profissionais. Na área de gestão de pessoas, a novidade envolve o metaverso no RH, já ouviu falar?

Imagine entrevistar novos talentos em uma sala virtual, mesmo que estejam em lugares diferentes, apenas interagindo com os seus avatares. Ou criar reuniões em ambientes 3D que simulam o espaço físico real para acolher todos os colaboradores.

A possibilidade de estar em um universo tridimensional com os seus colaboradores é real e está cada vez mais próxima. Quer saber mais sobre essa experiência que pode se tornar um diferencial competitivo? Continue a leitura deste artigo e descubra o que é metaverso, como funciona e qual o papel do RH nesse processo.

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O que é metaverso?

O metaverso é um ambiente criado a partir de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Visa criar um universo compartilhado em que as pessoas possam interagir e se comunicar de forma imersiva

Esse ambiente tridimensional engloba uma rede de servidores que hospedam mundos artificiais, gerados por empresas e indivíduos com objetivos específicos. Os usuários podem acessar o metaverso utilizando dispositivos como óculos de realidade aumentada e headsets.

Inicialmente este novo mundo não foi pensado para o cenário corporativo, mas sim para melhorar as interações sociais. No entanto, algumas organizações enxergaram uma excelente oportunidade de expandir as suas marcas e conquistar um nicho recém-descoberto do mercado.

Assim, o metaverso vem sendo testado em diversas áreas e espera-se um desenvolvimento maior nos próximos 15 anos. Isso porque ele oferece um enorme potencial para criação de experiências imersivas em setores como Recursos Humanos, objeto deste artigo.

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Inteligencia Artificial e metaverso no RH

Metaverso no RH: como pode ser utilizado?

Um dos principais papéis exercido pelos profissionais de Recursos Humanos em relação a essa nova tecnologia é entender como se dará o comportamento das pessoas nesse ambiente virtual. E assim, responder à pergunta: o desempenho e a produtividade serão melhores entre as equipes presentes nesse universo?

A partir dessas informações eles poderão gerenciar o espaço e os colaboradores com mais assertividade. Até porque, embora se trate de uma simulação do mundo real, o processo adaptativo é individual. 

Pensando em cenários mais próximos, já existem três possibilidades para a inserção do metaverso no RH. A primeira está relacionada com os treinamentos e o desenvolvimento dos colaboradores, a segunda com processos seletivos e por fim com a comunicação.

Acompanhe, na sequência, como o metaverso pode ser utilizado nessas situações mencionadas.

Treinamento e desenvolvimento de habilidades

Uma das maiores revoluções no mercado de trabalho foi desencadeada pela pandemia COVID-19, que levou milhares de empresas a adotar o home office como estratégia. Desse modo, as equipes não estão mais no mesmo espaço físico durante a execução de suas atividades.

A criação de salas virtuais que simulam espaços de aprendizado se tornam a possibilidade de interação entre os colaboradores. Essa experiência vai além de conhecer um quadradinho por meio de chamadas de vídeo coletivas, já que todos usam avatares.

A imersão e o uso de recursos avançados de análise de dados e monitoramento de desempenho podem trazer resultados positivos para as empresas. Isso porque seus trabalhadores terão a oportunidade de conhecer seus colegas e trocar ideias com mais proximidade.

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Recrutamento e seleção de candidatos utilizando o metaverso no RH

Fazer processos seletivos para vagas remotas também é uma das possibilidades para o metaverso no RH. A entrevista é uma das etapas mais importantes do recrutamento e seleção, pois é o momento de conhecer o profissional. 

O ambiente virtual poderá aproximar o entrevistador do candidato, testar habilidades dos indivíduos e identificar como eles se comportam nesse novo espaço. 

Outro ponto que favorece os processos de recrutamento nesse ambiente é que sua empresa fica no radar de profissionais que já buscam oportunidades no metaverso. São aqueles que valorizam a inovação e reconhecem marcas que pensam como eles.

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Colaboração e comunicação

Se pode beneficiar treinamentos e processos seletivos, obviamente o metaverso representa melhores oportunidades de engajamento e comunicação para as empresas. As reuniões podem ser mais imersivas, possibilitando uma experiência intensa de aprendizado e troca de informações.

Imagine reunir 50 pessoas em um ambiente virtual com avatares, simulando uma sala de reunião. Agora imagine esses mesmos profissionais em uma chamada de vídeo pelo Google Meet ou Microsoft Teams. Será que a absorção de conhecimento e a produtividade das equipes seriam as mesmas?

Você, como gestor, precisa conhecer todos os impactos que o metaverso pode gerar para a área de RH. Pois somente dessa forma garantirá que sua empresa esteja preparada para as mudanças dos próximos anos. Nos próximos tópicos vamos falar sobre os benefícios e desafios a serem enfrentados, continue acompanhando o texto.

Benefícios do metaverso no RH

A tecnologia do metaverso no RH ainda é emergente, mas já conseguimos vislumbrar alguns impactos para o mercado de trabalho. Por exemplo, a melhora na experiência em processos de recrutamento e seleção, redução de custos com viagens, entre outros.

Mostraremos, abaixo, os principais benefícios que a área de Recursos Humanos terá com o desenvolvimento do ambiente de trabalho virtual. Acompanhe!

Melhorar a experiência dos colaboradores

Com frequência, quando falamos sobre tecnologia e seus avanços, tendemos a negligenciar a importância da humanização. Contudo, o profissional de RH trabalha com pessoas e para pessoas, logo, seu trabalho inclui garantir uma experiência mais humana aos colaboradores.

O metaverso poderá favorecer experiências únicas e trocas enriquecedoras para os trabalhadores. Pois líderes, gestores e RH entendem quais as dores de cada um e como personalizar o processo. 

Redução dos impactos ambientais e economia de recursos

Uma empresa com responsabilidade socioambiental enxergará no metaverso um espaço para economia de recursos, sejam financeiros ou ambientais. Por exemplo, sua empresa precisa que os colaboradores viajem para participar de reuniões ou treinamentos. 

Com o ambiente tridimensional isso não precisa ocorrer sempre, já que todos podem se encontrar em uma sala virtual. Assim, a empresa não terá despesas com a viagem e o ambiente não sofrerá com impactos provenientes do deslocamento.

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Mudança na cultura organizacional

A aproximação e o engajamento, proporcionados pela imersão em ambientes virtuais, contribuem para melhorar a cultura organizacional. Trabalhar remotamente não precisa mais ser sobre trabalhar sozinho em casa. As pessoas podem se conectar com seus colegas e trabalhar juntos a partir de uma representação da empresa no metaverso.

O investimento em contratações com foco na diversidade e inclusão também ganham destaque no espaço tridimensional. Há uma queda das barreiras físicas que tendem a dificultar esses processos, já que a tecnologia gera muitas possibilidades.

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Desafios e limitações no uso do metaverso no RH

Assim como traz muitas vantagens a utilização do metaverso no RH, não podemos deixar de fora os desafios e limitações. Eles estão associados com o comportamento das pessoas, e a capacidade de orientação tecnológica. Vejamos alguns exemplos:

Uso excessivo de tecnologia

Entre os propósitos destinados ao setor de Recursos Humanos, o principal é garantir a saúde e o bem-estar do trabalhador. A preservação da saúde mental se tornou ainda mais séria após a pandemia, por conta dos excessos vividos pelas pessoas.

As diversas reuniões online necessárias para alinhamento de pautas, projetos e outros deram origem ao Zoom Fatigue. Segundo pesquisa realizada pela Revista Veja, essa condição se deve ao esgotamento provocado pelo excesso de videoconferências.

Diante disso, o RH deve estar atento a todos os impactos que o uso de tecnologias provoca, incluindo o metaverso. E, a partir daí, desenvolver estratégias de incentivo para equilibrar a produtividade e o uso de recursos aliados.

Privacidade e segurança

Entram nesse pacote questões éticas, pois por muito tempo a internet foi considerada “terra sem lei”. No entanto, é necessário se atentar aos comportamentos e apostar na proteção dos colaboradores. Deixar claro que o mundo tridimensional é uma extensão do mundo real e as regras e condutas da organização possuem a mesma validade.

De acordo com a notícia publicada pelo Estadão, já houve assédio sexual no metaverso. Por situações como esta que é necessário trabalhar na humanização em espaços virtuais. O RH poderá conhecer melhor a personalidade de cada usuário e criar estratégias para melhorar a experiência de cada um. 

Custo para implementação e manutenção

O custo para implementação e manutenção de um metaverso pode variar bastante dependendo de vários fatores, como escala, recursos, tecnologias utilizadas, entre outros. Aqui estão alguns fatores que podem influenciar o custo de um metaverso:

  • Desenvolvimento de software;
  • Servidores e infraestrutura de rede;
  • Criação de conteúdo;
  • Manutenção.

O que esperar do futuro com o metaverso no RH?

Com o metaverso no RH, é possível esperar um futuro com uma gestão de pessoas mais inovadora e eficiente. Isso porque a tecnologia permitirá que as empresas criem experiências imersivas e personalizadas para seus colaboradores, além de aumentar a produtividade e o engajamento das equipes. 

É possível que o metaverso seja uma ferramenta importante para:

Espera-se também que haja uma maior integração entre o mundo virtual e o mundo físico, criando novas possibilidades de trabalho e interação. O futuro com o metaverso no RH é promissor e as empresas que souberem se adaptar e utilizar essa tecnologia de forma estratégica poderão se destacar no mercado.

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Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

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