Ir para o conteúdo

Ética no trabalho: O que é e qual é a importância para as empresas

etica no trabalho

Garantir um ambiente de trabalho justo e ético é fundamental para o crescimento saudável de uma organização. Veja a seguir o que é ética no trabalho, como garantir que sua empresa tenha um código de ética alinhado à cultura organizacional e porquê isso é tão importante.

Falar sobre ética no trabalho é mais importante do que nunca. Além de determinar o modo como a empresa é vista por clientes e colaboradores, esta é uma prática que ajuda a garantir o desenvolvimento empresarial e a construção de uma cultura organizacional positiva.

As empresas não são mais simplesmente o lugar onde os colaboradores vão trabalhar. Agora, as organizações devem ter valores concretos e significativos, que devem estar alinhados aos valores dos candidatos ideais. Nesse contexto, questões como diversidade no trabalho, responsabilidade social corporativa e ética no trabalho podem determinar o sucesso de um negócio.

Veja a seguir como as empresas podem criar um código de ética no trabalho, o que define estas práticas e como implementá-las.

software-rh-dp-360

O que é ética no trabalho?

A ética no trabalho é o conjunto de valores e normas que refletem a cultura da empresa e que tem como objetivo garantir alguns pontos essenciais para o funcionamento do ambiente de trabalho, como a sustentabilidade organizacional, a igualdade e diversidade e o respeito pelos direitos trabalhistas.

Sendo assim, o código de ética de uma empresa é aquele que a organização deve seguir nas suas atividades cotidianas, na tomada de decisões que envolvem ou não dilemas éticos, na gestão de seus colaboradores e na responsabilidade com a sociedade em geral. É neste contexto que podemos entender a importância da ética no trabalho.

Em resumo, é tudo sobre a identidade da empresa: como as decisões são tomadas, de que forma as pessoas são tratadas, como funcionam os processos, entre muitos outros pontos. E tudo isso é parte da ética no ambiente de trabalho. A ética empresarial também determina como uma organização atua e quais decisões ela toma.

A seguir, definimos alguns aspectos, valores e conceitos que devem ser levados em conta para garantir a ética no trabalho.

1. Responsabilidade social Empresarial (RSE)

Em resumo, a responsabilidade social é a consciência do impacto que as decisões de cada um terá na sociedade, seja no presente ou no futuro. A Responsabilidade social empresarial é isso, mas vinculada a uma empresa.

A responsabilidade social tem a ver com a ética e a moral. Isso inclui as ações que são realizadas e que afetarão outros membros da sociedade. Hoje, são muitas as empresas que destinam parte de seu orçamento para políticas sociais e que visam ajudar nos problemas sociais e ambientais.

👉Responsabilidade Social Empresarial: O que é  e como implementar ações efetivas

2. Criação de Valor Compartilhado

Já falamos sobre este conceito, embora talvez com outros nomes. A criação de valor compartilhado nada mais é do que a capacidade de uma empresa não só resolver um problema do cliente (com o produto ou serviço que oferece), mas também fazer parte de uma mudança social para resolver um problema mais global , ou seja, que não afeta apenas sua função comercial, por assim dizer.

Ética ambiental

Toda empresa, por menor que seja, tem impacto no meio ambiente. Seja pelo consumo de energia, emissão de ruídos, gases ou produção de resíduos. É por isso que as organizações devem decidir como dar resposta a esta consequência do exercício da sua atividade. Um dos valores básicos da ética no trabalho é a sustentabilidade corporativa.

Cada vez mais vemos a importância da sustentabilidade para as empresas de hoje e de amanhã. Incluindo a sustentabilidade na ética no trabalho, os colaboradores e consumidores valorizam mais a empresa, por estar alinhada com valores de sustentabilidade. É esse um dos maiores desafios atuais das organizações.

Importância da ética no trabalho

Ter uma conduta ética no trabalho não só tornará a empresa atrativa para os melhores profissionais, aqueles que podem escolher a empresa com a qual querem crescer e o projeto em que mais acreditam, mas também gerará confiança entre clientes ou consumidores.

Veja a seguir a importância da ética no trabalho e como ela pode impactar no desenvolvimento e funcionamento das empresas.

Respeito à legislação trabalhista

Se guiar por um bom código de ética na empresa também é uma forma de garantir que nenhum direito trabalhista seja violado. Isso porque é mais difícil que a organização sofra denúncias ou faça parte de alguma ilegalidade, já que vai estar atuando dentro das normas legais que a ética no trabalho impõe.

👉Leis trabalhistas 2022: Guia atualizado para empresa e colaborador

Atração de talentos

No passado, as empresas podem ter escolhido os colaboradores que queriam fazer parte de sua força de trabalho … mas hoje, muitas vezes, acontece exatamente o contrário. Os melhores profissionais buscam empresas com as quais se identificam.

Então, o empregador deve oferecer mais do que o salário e benefícios que todos oferecem. O profissional espera encontrar um local de trabalho que tenha a mesma missão, visão e ética profissional que ele carrega.

importancia da etica no trabalho

Relação de confiança com clientes em potencial

Todas as empresas têm muitos concorrentes. Por isso, o consumidor ou cliente não buscará apenas a satisfação de sua necessidade ou a qualidade do serviço. Nesta processo de decisão de compra ou associação, a ética no trabalho conta cada vez mais.

Muitos consumidores consideram empresas comprometidas e alinhadas com a mudança social e ambiental. A conscientização do consumidor ganha força nas decisões de compra hoje em dia.

Atração de investidores e acionistas

Muitas empresas buscam encontrar investidores ou acionistas para impulsionarem o negócio. Neste contexto, estes investidores podem acabar tendo mais interesse em investir em uma empresa que possua uma ética profissional no trabalho reconhecida e efetiva.

Acesso a benefícios sociais

Para que cada vez mais empresas desenvolvam uma política social e sejam um exemplo de ética no trabalho, existem vários benefícios sociais oferecidos pelo governo para as empresas que tenham uma conduta ética reconhecida. Um deles é, por exemplo, a possibilidade de dedução de impostos.

Exemplo de ética no trabalho

Ser um exemplo de ética no trabalho é uma ótima forma de se destacar no mercado. O efeito dominó que as empresas com boa ética corporativa tem nas outras é muito grande.

Isso porque desta forma estas se sentem motivadas a oferecer o mesmo “valor acrescentado”. Dessa forma, sentem que podem ser mais elegíveis para os seus consumidores e atrair os melhores talentos.

Satisfação dos colaboradores

Se seus colaboradores sentirem que estão fazendo seu trabalho para um bem maior ou ajudando uma causa importante com seus esforços, eles ficarão mais motivados para isso. Isso fará com que sua equipe tenha profissionais mais dedicados e satisfeitos. Assim, eles estarão mais preocupados pelo bem da empresa e pelo objetivo corporativo.

pesquisa de clima

Como desenvolver a ética no trabalho?

Vamos ver de outra maneira: A ética no trabalho são os limites que a empresa decide não ultrapassar. Inclui também os objetivos que busca atingir , por mais utópicos que sejam, a nível social e ambiental.

Sendo assim, a ética no ambiente de trabalho é uma parte insíntreca da cultura organizacional, e deve ser trabalhada e desenvolvida no dia a dia da empresa. Algumas iniciativas e ações podem ajudar a garantir a ética nas organizações, inclusive incentivando os colaboradores a adotarem uma postura ética profissional no trabalho. Veja a seguir algumas delas:

  • Criação e divulgação de um Código de ética da empresa
  • Processos internos mais inclusivos
  • Treinamento da liderança para a aplicação da ética no trabalho
  • Capacitação dos profissionais de RH sobre a legislação trabalhista
  • Otimização da gestão de conflitos no trabalho
  • Desenvolvimento contínuo da área de complience da empresa
  • Incentivo à reciclagem nos escritórios
  • Divulgação de relatórios de RSE periódicos
  • Transparência na gestão de despesas
  • Revisão de processos de produção que vão contra a sustentabilidade
  • Processo seletivo alinhado à diversidade

A seguir, destacamos alguns exemplos de ética no trabalho, para que fique ainda mais claro que medidas e ações podem ser implementadas nas empresas.

Exemplos de ética no trabalho

A Bimbo, empresa líder mundial em panificação, foi reconhecida em 2021 como uma das empresas mais éticas do mundo pelo The Ethisphere Institute. Esta instituição avalia as empresas de acordo com cinco indicadores:

  • Conformidade regulatória (representa 35% da avaliação)
  • Responsabilidade social (representa 20% da avaliação)
  • Cultura ética (representa 20% da avaliação)
  • Governança corporativa (representa 15% da avaliação)
  • Liderança, inovação e reputação (representa 10% da avaliação)

Esta avaliação mostra alguns exemplos de ética no trabalho e é atribuída a partir da formulação de mais de 200 questões sobre a cultura da empresa. Além disso, aborda suas práticas ambientais, diversidade, iniciativas e as atividades éticas que desenvolve.

E no mesmo ranking está a 3M , multinacional americana dedicada à pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de diversas tecnologias. Esta empresa garante que seu código de ética é uma clara vantagem sobre seus concorrentes!

No ano de 2021, as mais de 200 perguntas feitas às empresas candidatas a entrar neste ranking estavam relacionadas ao contexto da pandemia Covid-19, fatores globais de saúde, fatores ambientais e sociais, segurança, inclusão, justiça social e equidade.

kit gestao rh

Exemplos de falta de ética no trabalho

Por outro lado, é importante conhecer alguns exemplos de falta de ética no trabalho. Dessa forma, a empresa e os colaboradores terão mais atenção em suas atitudes, posicionamentos e iniciativas. Veja alguns exemplos de comportamentos antiéticos:

  • Ofenças verbais e não verbais
  • Manifestação de qualquer tipo de preconceito no ambiente de trabalho
  • Cobrança de serviços sem necessidade
  • Favoritismo ou privilégios
  • Fraudes
  • Difundir informações irreais ou difamatórias
  • Alteração ou omissão de declarações de gastos

Ferramentas para aplicar a ética no trabalho

Muitos departamentos de Recursos Humanos estão sobrecarregados com a papelada produzida. A gestão de documentos é uma das principais causas.. Folhas de pagamento, contratos, folhas de presença: Tudo em papel. Nada bom para o meio ambiente, certo?

Além disso, os profissionais de RH e do Departamento Pessoal gastam muito tempo em tarefas administrativas e burocráticas. Com isso, não conseguem definir uma estratégia de gestão de talentos efetiva. O resultado é a falta de estratégias para capacitar seus colaboradores e melhorar sua satisfação com a empresa.

Por isso, muitas vezes sobra pouco tempo para criar um código de ética eficaz e realista para a empresa. Mas então, qual a solução?

Que tipo de software pode ajudar os departamentos de RH a desenvolver uma boa ética corporativa? Aquele que automatiza todas as tarefas manuais que ocupam tanto tempo dos gestores de Recursos Humanos.

Tarefas como controle de ponto eletrônico, gestão de ausências, gestão de documentos, seleção de pessoal e avaliação de desempenho são exemplos de processos que podem ser automatizados, digitalizados e otimizados com um software especializado e all-in-one.

Veja a seguir:

Digitalização e sustentabilidade

A digitalização da empresa e, sobretudo, da gestão documental , também ajuda uma organização a ter um menor impacto no meio ambiente, graças à quantidade de papel e outros recursos que deixará de utilizar .

Procure softwares que, além de gerenciar o armazenamento e envio de documentos da empresa online e digitalmente, ofereçam segurança da informação e assinatura digital.

Gestão de documentos: Veja como funciona na prática

Transparência e comunicação

Uma comunicação clara, transparente e honesta , interna e externamente, aumenta a confiança na empresa. Agora, mais e mais empresas estão a mostrar abertamente seus processos, dados e ações que realizem. Isso porque os consumidores querem se conectar com uma empresa que se alinhe à sua filosofia de vida.

Por outro lado, a comunicação interna é de vital importância para os colaboradores. Contar com um software ou ferramenta que ajude equipes e departamentos a se comunicarem e que crie um sentimento de pertencimento, onde o funcionário está sempre informado de tudo é essencial.

Um exemplo de ferramenta capaz de centralizar processos e tornar a gestao de pessoas mais ágil é o software de RH da Factorial, que possui mais de 20 recursos que podem ser testados na prática. Veja algumas possibilidades:

  • Gestão de documentos e assinatura digital
  • Controle de ponto
  • Gestão de férias
  • Relatórios de RH
  • Sistema ATS de recrutamento
  • Folhas de pagamento
  • E mais!

Quer saber se o software da Factorial é para si? Registre-se já e faça um teste grátis.

 

Este artigo também está disponível em: Español, Italiano, Portugal, Mexican

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário