Você já pensou na importância de ter um suporte técnico confiável para o software RH da sua empresa? Um suporte de qualidade é essencial e pode fazer toda a diferença. Neste artigo, falaremos sobre esse assunto.
Embora as soluções dos softwares de RH melhorem os processos e otimize a rotina dos profissionais, a falta de suporte técnico pode causar diversos problemas. Por isso, é essencial encontrar um programa que garanta o suporte RH. Além disso, ele precisa ser acessível, ágil e completo, evitando a perda de informações importantes.
Abaixo, saiba a importância de encontrar um suporte técnico que ajude os profissionais de RH e os colaboradores a resolverem seus problemas e a tirarem dúvidas sobre suas operações. Confira!
Índice
O que é suporte?
Antes de falarmos sobre suporte RH, precisamos explicar o que é suporte. Ele é um conjunto de práticas, serviços e recursos que visam ajudar os usuários que utilizam aplicações digitais, como softwares.
Além disso, o suporte também é conhecido como central de ajuda ou suporte técnico. O principal objetivo desse recurso é atender as necessidades de um determinado público.
Em geral, o suporte é oferecido por empresas que fornecem produtos ou serviços para auxiliar os clientes, usuários ou funcionários a utilizarem as soluções de maneira adequada.
Assim, o suporte garante que todos os usuários tenham sucesso e satisfação com a experiência, desde a implementação, treinamento e modificações dos recursos.
O que é suporte RH?
O suporte RH é um serviço oferecido exclusivamente pelos softwares utilizados por profissionais de Recursos Humanos. Esse serviço oferecido visa auxiliar os gestores e funcionários a melhorarem suas práticas de RH.
Esse suporte RH pode incluir ajuda em recursos oferecidos por um software de RH, como a Factorial, que disponibiliza um botão para os usuários pedirem ajuda no suporte.
Além disso, esse software oferece suporte RH na página da Central de Ajuda, vídeos no YouTube, tutoriais e artigos no blog corporativo, eBooks e materiais ricos. Falaremos mais sobre esse software neste artigo!
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Como funciona o suporte RH?
Se você busca por “RH suporte” ou “suporte RH”, então explicaremos como funciona esse recurso, a seguir. Apesar do apoio ao cliente variar conforme o tipo de software, existem algumas assistências básicas, que incluem:
Base de conhecimento
O software de RH precisa ter um suporte com uma base de conhecimento online, disponibilizada nos artigos e tutoriais sobre como usar o software de Recursos Humanos.
Além disso, essa Central de Ajuda pode solucionar os problemas e responder às perguntas frequentes dos usuários da tecnologia. Esse recurso permite que os usuários encontrem respostas rápidas para acabar com as suas dúvidas e problemas comuns, sem a necessidade de entrar em contato com a equipe de suporte.
A base de conhecimento é eficiente e acessível, fornecendo informações e soluções práticas e úteis de forma rápida e fácil aos usuários. Essa base pode ser atualizada para tornar as informações mais precisas e atualizadas, sempre que for necessário.
Canais de comunicação
Os canais de comunicação servem para os usuários entrarem em contato com a equipe do suporte por e-mail, chat ou telefone. Assim, os profissionais que utilizam softwares de RH podem acessar esses canais de contato para receber ajuda técnica, tirar alguma dúvida ou relatar algum problema relacionado ao software.
Os canais de comunicação mais comuns são e-mail, chat e telefone. Por e-mail, os usuários podem enviar uma mensagem para a equipe de suporte relatando problemas ou solicitando ajuda técnica.
Pelo chat, os usuários podem conversar com um suporte automatizado com inteligência virtual ou com atendimento humano em tempo para resolver problemas rapidamente.
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Treinamentos
As empresas que oferecem suporte RH também disponibilizam treinamentos e webinars para os usuários aproveitarem todos os recursos do software para o setor.
Esses treinamentos podem incluir programas educacionais criados pela equipe de suporte para os usuários utilizarem de forma eficiente e eficaz. Os treinamentos podem ser oferecidos em diferentes formatos, como treinamento presencial com um instrutor, treinamento online, vídeos instrutivos, guias e manuais.
Normalmente, os treinamentos são oferecidos como parte do pacote de suporte do software de RH, melhorando a experiência do usuário.
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Comunidade online
O software RH também pode oferecer uma comunidade online para os profissionais da área, permitindo o compartilhamento de perguntas, sugestões e troca de informações com outros usuários.
Também chamado de fórum virtual, os usuários podem discutir questões relacionadas ao software de RH. Aliás, essa comunidade online pode ser hospedada no próprio site do fornecedor do software de RH ou dentro da plataforma.
Essa comunidade online pode incluir além do fórum de discussão, recursos como biblioteca de conteúdos, central de ajuda e atualizações de produtos.
Além disso, a comunidade online é uma ótima ferramenta para a equipe de suporte RH, que poderá entender as necessidades e opiniões dos usuários.
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Suporte multilíngue
Softwares de Recursos Humanos que são oferecidos em diferentes países precisam entregar um suporte em vários idiomas. Ao oferecer esse recurso, a equipe de suporte conseguirá atender às necessidades de usuários que falam outras línguas, como inglês, espanhol, francês, alemão e outros.
Esse suporte pode ser 24 horas por dia, 7 dias por semana ou apenas em horário comercial de cada país. Inclusive, esse suporte multilíngue pode ser feito por telefone, chat, documentação técnica, e-mail, entre outros.
Como escolher um software de RH com um suporte técnico de qualidade?
Para evitar problemas com o software de RH, os integrantes do setor precisam escolher a melhor ferramenta com suporte. Veja algumas dicas para escolher um software com suporte RH adequado às necessidades da sua empresa:
- Verifique se o software de gestão de RH oferece algum tipo de suporte técnico;
- Se possível, escolha um suporte RH com diversos canais de comunicação, como e-mail, telefone, chat ou treinamentos;
- Verifique se a ferramenta oferece informações para os usuários, como guias, manuais, blog, vídeos, e-books e webinars;
- Pesquise a reputação do fornecedor do software na internet e verifique se as avaliações sobre suporte técnico;
- Observe se o software oferece suporte no idioma da sua preferência;
- Verifique se o suporte técnico é gratuito ou se há custos adicionais;
- Observe se o suporte oferece sistema de manutenção RH com atualizações sobre os novos problemas na Central de Ajuda;
- Considere a capacidade do suporte técnico em lidar com as leis trabalhistas locais, como o ponto eletrônico corresponder com a portaria 671, por exemplo.
Qual é o melhor suporte de RH?
O melhor suporte RH depende das necessidades e objetivos específicos de cada empresa. No entanto, o software de Recursos Humanos da Factorial oferece um suporte com qualidade, agilidade e fácil acesso.
Esse software oferece suporte por meio de um botão dentro do software para os usuários pedirem ajuda quando necessário. Além disso, existe uma variedade de recursos e canais de suporte, como:
- chat;
- telefone;
- e-mail;
- página de Central de Ajuda;
- vídeos;
- tutoriais;
- blog corporativo;
- e-books;
- materiais ricos;
- entre outros.
O horário do atendimento do suporte da Factorial é das 9h às 18h para responder a perguntas e fornecer ajuda técnica. Os usuários do software no Brasil recebem atendimento em português.
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Benefícios de ter o suporte para software de RH
Sem dúvidas, um software de RH que oferece suporte oferece diversos benefícios para as equipes que utilizam essa tecnologia. Podemos citar alguns deles, a seguir:
- Solução rápida de problemas: o suporte ajuda a solucionar problemas de maneira mais rápida que ao tentar resolver sozinho.
- Acesso remoto: a equipe de suporte técnico pode acessar o sistema remotamente, evitando a necessidade de visitas presenciais.
- Economia de tempo e dinheiro: o suporte técnico pode ajudar a economizar tempo e dinheiro da equipe de RH, já que ajuda a evitar erros que podem levar muito tempo para serem corrigidos e a potenciais penalidades financeiras.
- Segurança de dados: o suporte técnico ajuda a garantir que os dados da empresa e dos colaboradores estejam seguros e protegidos contra ameaças externas, como hackers ou malwares.
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Riscos ao escolher software de RH sem suporte
Ao escolher um software de Recursos Humanos sem suporte RH, os integrantes da equipe podem sofrer diversos riscos. São eles:
- Falta de assistência técnica: sem assistência para solucionar problemas com o software de RH, resultando em tempo de inatividade prolongado e erros que podem custar caro;
- Falta de treinamento: sem suporte, a equipe fica sem treinamento adequado para os usuários do software, podendo causar erros no uso do software;
- Ausência de atualizações: sem assistência, não é possível receber atualizações regulares e correções de bugs no software de RH;
- Problemas de conformidade: sem suporte, não é garantido que o software de RH esteja em conformidade com as leis e regulamentações atuais.
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