Ir para o conteúdo

O que é o informe de rendimentos e como disponibilizar ao colaborador?

·
6 minutos de leitura
informe de rendimentos

O Informe de Rendimentos é um documento que registra os ganhos de um colaborador ao longo do ano. E que deve ser utilizado para sua declaração do Imposto de Renda. Saiba como o RH deve disponibilizar este documento e quais informações ele deve conter.

O informe de rendimentos é um documento muito importante. Afinal, ele oferece aos colaboradores de uma empresa todas as informações fiscais relacionadas aos seus rendimentos ao longo de um ano fiscal.

Com isso, o documento é crucial tanto para os funcionários quanto para as empresas, uma vez que auxilia no cumprimento das obrigações fiscais e proporciona maior transparência nas relações trabalhistas.

A seguir, confira a importância do informe de rendimentos, quais informações ele deve conter e como o departamento de Recursos Humanos pode melhor disponibilizá-lo aos colaboradores.

Boa leitura!

Conheça uma tecnologia que pode ajudar na gestão de documentos e folha de pagamento da sua empresa

finance

O que é o Informe de Rendimentos?

informe de rendimentos inss

Conforme explicamos, o informe de rendimentos é um documento que compila todas as informações referentes aos ganhos financeiros de um colaborador durante o ano fiscal.

Na prática, ele detalha informações como salário, bônus, benefícios e quaisquer outras formas de remuneração recebidas ao longo do ano.

Além disso, o documento também deve discriminar descontos e deduções fiscais. Isso inclui IRPF retido na fonte, informes de rendimentos do INSS e despesas com plano de saúde.

Esse documento também é indispensável para que os funcionários possam realizar a declaração de imposto de renda de maneira correta. Cumprindo assim suas obrigações fiscais com a Receita Federal.

Já para as empresas, a emissão do informe de rendimentos é uma responsabilidade legal e uma prática que contribui para a transparência nas relações entre empresas e funcionários.

📄 O que é a RAIS e quando a empresa deve declarar?

Quais informações devem constar no informe de rendimentos?

Agora que já sabemos o que é o informe de rendimentos, é importante entender quais informações devem constar no documento. Segundo a lei brasileira, os dados essenciais do informe contemplam:

  • Identificação do colaborador: o informe deve conter informações pessoais do colaborador, como nome completo, CPF, e número de registro na empresa;
  • Rendimentos tributáveis: cabe ao setor de RH detalhar todos os valores recebidos pelo colaborador. Incluindo salários, bônus, décimo terceiro salário, horas extras, entre outros rendimentos sujeitos à tributação;
  • Rendimentos isentos e não tributáveis: também é necessário incluir informações sobre benefícios e rendimentos que não são tributados. Entre eles: auxílio alimentação, vale-transporte, indenizações etc.;
  • Deduções e descontos: a inclusão de descontos legais também deve ser realizada. Aqui, podemos citar contribuições para a Previdência Social e plano de saúde, por exemplo, uma vez que impactam o valor final dos rendimentos tributáveis;
  • Imposto de Renda retido na fonte: como já mencionamos, o informe de rendimentos deve conter detalhes sobre o valor retido na fonte ao longo do ano. Isso é essencial para o cálculo do imposto de renda a ser restituído ou pago.

✍🏼 Como fazer o fechamento da folha de pagamento: 7 passos importantes

Como o RH deve disponibilizar o informe para seus colaboradores?

o que é informe de rendimentos

A correta disponibilização do informe de rendimentos por parte do RH é fundamental para assegurar que os colaboradores tenham acesso fácil e compreensível a essas informações.

Sendo assim, existem algumas práticas e passos que podem ser seguidos para tornar este processo muito mais eficaz e transparente. Confira a seguir!

1. Colete os dados necessários

O primeiro passo é reunir todas as informações necessárias para a elaboração dos informes de rendimentos.

Conforme já especificamos, isso incluirá detalhes como o valor anual de rendimentos, benefícios recebidos, possíveis deduções, IRPF retido na fonte, etc.

A depender do número de colaboradores, o uso de um software de gestão pode otimizar ainda mais este processo.

Dentro da plataforma da Factorial, por exemplo, você tem acesso às funções Gestão de Documentos e Gestão da Folha de Pagamento, o que pode tornar todo o processo de coleta e organização destes dados muito mais simples.

🎥 Veja na prática como otimizar a gestão da Folha de Pagamento com a Factorial 👇

botao demo

Organize as informações coletadas

Depois da etapa de coleta, é preciso organizar as informações antes de utilizá-las para gerar os informes.

É importante que o profissional de RH dedique parte de seu tempo para garantir que todas as informações estão corretas. Assim como certificar-se de que os documentos exigidos estejam presentes e organizados.

Mais uma vez, o uso de um bom software de gestão de RH é essencial para tornar este processo muito mais simples.

👩🏻‍💻 Que tal fazer um teste gratuito? Experimente a Factorial na prática durante 14 dias, sem qualquer custo ou compromisso!

Gere os informes de rendimentos

O próximo passo é de fato gerar os informes de rendimentos dos colaboradores. Isso é possível através de um sistema de gestão de Folha de Pagamento, ou de um software contábil que possua essa funcionalidade.

O importante é contar com uma ferramenta que permita a criação desses relatórios, facilitando todo o processo de organização dessas inormações. Com isso, você já terá em mãos os informes de cada colaborador, restando apenas revisá-los.

💻 Como melhorar a gestão da folha de pagamento na sua empresa

Revise os dados dos documentos

Nesta etapa, é preciso verificar de forma minicuosa cada informação do informe. Garantindo que tudo esteja correto e dentro do que foi solicitado.

Também é importante ter certeza que nenhum dado importante esteja faltando, e que todos os cálculos realizados estejam corretos.

Lembre-se de que a empresa pode ser penalizada por entregar informes de rendimentos com informações incorretas ou em branco. Por isso, essa etapa é essencial.

📥 [Download] Checklist: LGPD para RH

Em vigor desde 2020, a LGPD é uma lei que trata da proteção, tratamento e utilização de dados pessoais por parte de empresas e organizações.

Para não ter problemas com a coleta de dados, confira um Checklist para garantir que a sua empresa esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e cumpra todas as determinações da LGPD no RH. 👇

checklist lgpd

Envie os informes aos colaboradores

Por fim, com tudo isso feito, é hora de informar aos colaboradores como conseguir o informe de rendimento.

Para isso, o profissional de RH pode escolher enviar o documento por e-mail, disponibilizados em um portal interno da empresa ou até mesmo entregá-los impressos.

Em geral, a opção digital é a mais utilizada e recomendada. Porém, o importante é que a entrega seja feita e que o colaborador tenha acesso a todo tipo de suporte necessário. Eliminando, assim, qualquer possível dúvida sobre o documento.

Como vimos, disponibilizar o informe de rendimentos do colaborador é uma das responsabilidade do profissional de RH. É muito importante seguir cada um dos passos acima, a fim de garantir a entrega do documento até o prazo determinado por lei.

De acordo com a regra atual, as empresas têm até o último dia útil do mês de fevereiro para fornecer os informes de rendimentos aos seus colaboradores. Portanto, fique de olho neste prazo.

💡 Folha de Pagamento: o que é e como fazer a sua do zero [+ Modelo grátis para download]

Conte com a Factorial para organizar e gerir informações de suas equipes

Como vimos, o informe de rendimentos desempenha um papel crucial no relacionamento entre empregador e empregado.

Mais do que um documento, ele proporciona transparência nas transações financeiras, além de facilitar o cumprimento das obrigações fiscais de ambas as partes.

Nesse sentido, o profissional deRH, sendo responsável pela gestão de pessoas, desempenha um papel central na disponibilização eficiente desse documento.

🚀 Uma forma de otimizar este processo é contar com o apoio de um software de gestão de RH, como a Factorial, que possui mais de 30 funcionalidades para facilitar o dia a dia da sua empresa, incluindo:

💻 Quer conhecer mais sobre nossa plataforma e como ela pode te ajudar? Confira em 1 minuto como funciona o software da Factorial! 👇

Solicite uma demonstração gratuita e transforme a gestão de RH da sua empresa! ⬇️

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados