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Dia Nacional da Saúde: 5 campanhas para comunicação interna nas empresas

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5 minutos de leitura
dia nacional da saúde

Para alcançar o sucesso em uma empresa, é essencial que os profissionais de RH e DP, gerentes e CEOs cuidem da saúde do seu capital humano. Para nos lembrar disso, existe o Dia Nacional da Saúde. Saiba mais, logo abaixo!

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 05 de agosto, e um dos propósitos principais dessa campanha é promover a saúde em todos os ambientes, na vida pessoal e profissional. Isso significa que toda instituição deve sempre cuidar do bem-estar e da qualidade de vida dos seus colaboradores.

Portanto, para que o setor de RH possa promover a saúde dentro no trabalho, selecionamos as principais informações sobre o “05 de agosto Dia Nacional da Saúde”. Além disso, temos dicas de ações de campanha para incentivar a promoção da saúde na sua organização. Veja a seguir!

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Dia Nacional da Saúde

No Brasil, em 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, uma data destinada a conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde e ter um estilo de vida mais saudável. Essa data foi escolhida em homenagem a Oswaldo Gonçalves Cruz, um médico e sanitarista que nasceu em 5 de agosto de 1872.

Ele desempenhou um papel crucial na luta contra as epidemias de febre-amarela, peste bubônica e varíola no país. Além disso, ele criou o Instituto Soroterápico Federal em 1900, que mais tarde se transformou no renomado Instituto Oswaldo Cruz, com uma importante contribuição para a saúde pública brasileira.

Dia Nacional da Saúde na empresa

O 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, é uma data que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde e adotar hábitos saudáveis para garantir uma boa qualidade de vida.

Essa data também nos alerta para a importância da saúde no ambiente de trabalho. Dores musculares, nas costas e na cabeça são comuns entre aqueles que sofrem com questões de saúde relacionadas à ocupação profissional.

Além disso, trabalhadores que enfrentam um estilo de vida estressante, alta carga de trabalho e pressões constantes podem desenvolver problemas de saúde mental que podem levar a licenças médicas. Por isso, as empresas precisam investir em alternativas para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.

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Lei da saúde dos colaboradores nas empresas

Segundo a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) sobre saúde e segurança do trabalho no Brasil, as empresas devem seguir e fazer seguir as regras de proteção do trabalho e de ensinar os trabalhadores sobre os cuidados para prevenir acidentes.

Para isso, é preciso seguir as medidas de eliminação ou redução riscos ocupacionais de agentes insalubres químicos, físicos e biológicos ou de agentes perigosos.

Além disso, são vistas como atividades perigosas aquelas onde o trabalhador tem contato com fatores de riscos de acidentes como inflamáveis, explosivos, energia elétrica, radiação ionizante ou exposição a roubos e outras violências físicas.

Já as atividades insalubres são as que expõem os colaboradores a agentes prejudiciais à saúde acima dos limites de tolerância, definidos em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

5 campanhas de comunicação interna para o Dia da Saúde 

Como incentivar a promoção da saúde aos funcionários? Existem diversas iniciativas que podem ser colocadas em prática para promover a saúde no ambiente profissional. Selecionamos algumas, abaixo:

1. Incentivar a prática de exercícios físicos

Uma das campanhas internas durante o Dia da Saúde no trabalho é o incentivo à prática de exercícios físicos aos colaboradores para melhorar a saúde geral.

Realizar atividades físicas regularmente pode trazer benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental dos trabalhadores. Além disso, as empresas podem disponibilizar planos de academia ou plano de saúde corporativo para seus colaboradores.

Outra sugestão para promover a prática de exercícios entre os funcionários é criar um espaço para a prática de atividades físicas dentro da própria empresa. Assim, os colaboradores podem ter mais facilidade para se exercitarem antes ou depois do trabalho, além de estimular a interação e camaradagem entre os colegas.

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2. Estimular o checkup

Para a campanha do Dia da Saúde, o RH pode incentivar idas às avaliações médicas regulares e aos checkups. Essas avaliações visam prevenir problemas de saúde. Porém, é importante ressaltar os diferentes tipos de exames que variam conforme a idade, sexo e histórico pessoal e familiar.

Além disso, essas campanhas incentivam os colaboradores a agendar consultas médicas e realizar exames que possam detectar precocemente condições médicas, possibilitando um tratamento mais eficaz.

Sem dúvida, essas dicas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele.

3. Oferecer apoio psicológico

As campanhas internas no Dia da Saúde no trabalho podem incluir iniciativas para oferecer apoio psicológico aos colaboradores.

Afinal, é importante compreender que por diversos motivos, eles podem precisar de suporte psicológico em determinados momentos. Isso pode se dar por questões relacionadas à empresa ou aos problemas pessoais que possam afetar seu desempenho no trabalho.

Sendo assim, além de investir em campanhas internas que priorizem a saúde mental dos seus funcionários e palestras motivacionais que ajudem a melhorar o bem-estar emocional, uma boa medida é a disponibilização de terapia com especialistas.

4. Promover a doação de sangue

A sua empresa organiza ações e motiva a doação de sangue? Os profissionais de Recursos Humanos que cuidam da área de comunicação interna precisam defender essa causa. Infelizmente, o brasileiro não costuma doar sangue, e acaba realizando esse gesto apenas quando alguém próximo necessita.

É possível criar um banco de dados para os funcionários serem chamados em campanhas de doação ao longo do ano. Além disso, lembre-se de realizar ações para o junho vermelho, mês da conscientização para doação de sangue.

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5. Conscientizar a imunização com as vacinas

A empresa pode desempenhar um papel importante ao promover a participação dos funcionários nos locais de vacinação. Além de garantir um ambiente seguro para todos os colaboradores.

Para isso, é essencial adotar horários flexíveis de trabalho, permitindo que as pessoas possam se vacinar no momento apropriado.

Outra opção viável é oferecer incentivos aos colaboradores que optarem pela vacinação. Por exemplo, a organização pode conceder um dia de folga extra para aqueles que apresentarem o comprovante de imunização atualizado.

Como fazer a comunicação interna na empresa?

Para criar campanhas internas de promoção da saúde, é fundamental saber comunicar e divulgar a ação de maneira eficiente. Entretanto, muitas vezes, a equipe de Recursos Humanos não sabe como desempenhar essa tarefa. Saiba como a seguir:

  • Planejamento: é necessário acompanhar as datas comemorativas que podem ser usadas para direcionar as campanhas de saúde, prevenção e bem-estar. É interessante aproveitar as campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, mas não se limite apenas a esses meses, lembre-se também do Dia Nacional da Saúde, Fevereiro Roxo e Laranja, Março azul-marinho e lilás, entre outros.
  • Engajamento: realize campanhas internas que visem conscientizar e promover valores essenciais para aumentar a participação dos colaboradores. Campanhas como doação de sangue e vacinação incentivam a solidariedade, o engajamento e a colaboração entre os funcionários.
  • Uso da tecnologia: é preciso usar ferramentas para realizar uma comunicação interna eficaz na empresa. Uma delas é o software da Factorial, que permite a criação de comunidades para melhorar a comunicação entre os colaboradores. O RH pode usar também o recurso de criação de eventos, alertas e comunicados para informar os funcionários. Além de diversas outras funcionalidades.

🎥 Assista ao vídeo para aprender como fazer a comunicação interna e aumentar o engajamento dos colaboradores com a Factorial:

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Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

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