O RH humanizado é uma tendência global na gestão de pessoas. Veja neste artigo como implementar ações efetivas para esse modelo funcionar na prática e confira exemplos e ferramentas que ajudam a humanizar o RH.
Por muitos anos, líderes de recursos humanos focaram principalmente na eficiência dentro do modelo operacional do RH. Mesmo em áreas do RH tradicionalmente mais ligadas ao trato humano — como recrutamento ou treinamento e desenvolvimento — o foco costuma ser na produtividade e em como mensurá-la.
Nos últimos tempos, no entanto, houve um aumento na demanda de atender as necessidades de saúde física e mental dos colaboradores e de manter a integração e conexão entre as equipes, sobretudo durante o home office.
Hoje, as exigências dos profissionais de Recursos Humanos mudaram e muitas delas estão diretamente relacionadas a esse novo modelo de RH humanizado. Por isso, destacamos a seguir práticas e ferramentas que tem ajudado as empresas a humanizar o RH e otimizar a motivação das equipes. Confira!
- O que é RH Humanizado?
- Características do RH Humanizado
- Benefícios do RH Humanizado
- Tecnologia e RH Humanizado: Como encontrar um equilíbrio?
- Ferramentas e recursos para o RH Humanizado
- Como implementar o RH humanizado na prática?
- Indicadores do RH humanizado
- Software para um RH mais Humanizado: Teste na prática!
O que é RH Humanizado?
Para começar, quando falamos de uma gestão humanizada, estamos considerando um modelo que preza pelo maior cuidado com as subjetividades de cada indivíduo.
Por isso, a maior missão do RH humanizado é proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, com maior flexibilidade e no qual o colaborador se sinta integrado e tenha suporte emocional.
Isso é possível quando a liderança e os gestores acreditam na importância da aproximação da empresa com seus funcionários. Afinal, mais do que mão de obra, eles são pessoas que têm desejos, dificuldades e que precisam de apoio.
Parte desse processo de transição de conceitos vem de uma certa desconstrução da ideia de hierarquia. O chefe gradativamente vem dando lugar ao líder: mais do que conduzir, dar ordens e cobrar resultados, na gestão humanizada essa figura tem também o papel de entender o processo de desenvolvimento de cada um.
Em última instância, o RH humanizado é responsável por conhecer pontos de convergência entre os objetivos da empresa e os desejos do cliente interno, ou seja, o colaborador. Para assim investir em práticas que alinhem esses pontos.
Características do RH Humanizado
Para entender o que é RH humanizado, é preciso ir além. O conceito de humanização está intrinsecamente ligado à valorização das pessoas e das equipes, exaltando características como benevolência e empatia.
Quando os gestores investem nesse modelo, isso se reflete na cultura organizacional, com influência sobre os valores, a missão e os rituais da empresa.
Resumimos algumas características comuns do RH humanizado:
- Lidera pelo exemplo. É importante que gestores pratiquem diariamente interações mais próximas com os colaboradores. Estar presente no escritório ou no home office, cumprimentar as pessoas, lembrar-se de detalhes das suas vidas. Esses são aspectos que parecem banais mas que podem ter um grande impacto.
- Incentiva os colaboradores a serem abertos uns com os outros e com seus gestores. Um ambiente que fomenta este tipo de abertura é mais saudável.
- Coloca as pessoas em primeiro lugar, sempre. Sim, lucro e rentabilidade são importantes, mas possíveis graças ao capital humano.
- Estabelece novos canais e formas de comunicação. Quando hierarquias ultrapassadas ainda estão em vigor, os colaboradores podem hesitar em oferecer ideias, dar feedback ou fazer críticas construtivas para a resolução de problemas na empresa.
- É um ouvinte ativo. Reconhece o que os funcionários estão dizendo e valida seus pontos de vista. Isto vale para a comunicação em todos os níveis de hierarquia da organização — todos devem ter voz e se sentir ouvidos.
- Demonstra apreço por um bom trabalho de forma verbal e tangível.
- Conduz feedbacks e pesquisas de satisfação regularmente e transforma os resultados em ações práticas.
- Projeta maneiras de unir colaboradores cujas atividades normalmente não se cruzam, de forma a colaborar de um modo transversal e interdisciplinar.
Benefícios do RH Humanizado
A gestão humanizada tem um impacto direto nos resultados da empresa. Veja a seguir qual a importância do RH humanizado a partir de alguns benefícios que ele traz para a empresa.
- Aumenta o engajamento dos colaboradores;
- Potencializa o desempenho;
- Retém e atrai talentos;
- Permite uma comunicação mais clara e objetiva;
- Diminui índices como o da rotatividade e absenteísmo;
- Eleva a produtividade das equipes;
- Melhora o ambiente e o clima organizacional da empresa.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da USP em 2019, um RH humanizado impacta diretamente no desempenho e na satisfação não só de colaboradores, mas também de clientes.
O estudo analisou durante dois anos 1.115 companhias, considerando 900 mil avaliações de consumidores e 136 mil avaliações de colaboradores. E descobriu que a gestão humanizada eleva o bem-estar dos colaboradores em até 225% e a dos clientes em 240%.
Os dados apontam ainda que a rentabilidade financeira dessas empresas chega a duasvezes mais que a média das 500 maiores empresas do país.
Tecnologia e RH Humanizado: Como encontrar um equilíbrio?
Ainda há uma insegurança de muitos profissionais da área sobre a implementação da tecnologia nas empresas. Sem dúvidas, preservar cada função no RH e manter a característica humana da gestão de pessoas é essencial.
No entanto, digitalizar e otimizar processos é uma forma de aumentar os resultados da empresa e tornar o dia a dia dos colaboradores mais prático. Empresas que deixam de investir em inovação acabam perdendo a vantagem competitiva e podem correr riscos de ficar para trás.
Mas afinal, é possível alinhar o RH humanizado à inovação?
Para isso, basta que o RH opte por ferramentas e sistemas que otimizem tarefas manuais e garantam o fator humano nos processos e relações de trabalho. Além disso, ao agilizar tarefas repetitivas de trabalho, os profissionais de recursos humanos acabam tendo mais tempo para focar no que realmente importa: as pessoas.
👉 A seguir, destacamos algumas práticas e ferramentas que podem ser utilizadas pelo departamento para potencializar a implementação do RH Humanizado nas empresas.
Ferramentas e recursos para o RH Humanizado
A seguir, listamos algumas das principais responsabilidades do RH e algumas soluções que ajudam a tornar diferentes processos mais humanizados.
Recrutamento e seleção
Para encontrar e contratar os melhores talentos para a sua empresa, eficiência no processo de recrutamento e seleção é fundamental. O RH humanizado se preocupa não apenas em encontrar os profissionais mais qualificados. Além disso, ele deve proporcionar uma boa experiência ao candidato ao longo do processo.
Fluxos de comunicação e do envio de mensagens permitem gerir as expectativas dos candidatos e comunicar com clareza cada etapa do recrutamento.
Centralizar as informações e administrar o processo de vários candidatos em um único lugar também torna o processo muito mais fluido, tanto para a empresa quanto para o candidato.
👉Solução: ATS para Recrutamento e Seleção
Avaliação de desempenho
Um sistema de gestão de desempenho possibilita identificar os profissionais que mais se destacam e por que eles são bem sucedidos. Dessa forma, é fácil replicar a estrutura para outros colaboradores e departamentos da empresa.
Além disso, este processo garante que os colaboradores sejam acompanhados por um supervisor e tenham a chance de comunciar suas necessidades, desejos e feedbacks.
A partir dessa estratégia, diferentes caminhos podem ser tomados por um RH humanizado: aplicar pesquisas de clima organizacional para melhorar o engajamento dos profissionais, criar planos de desenvolvimento individuais para nortear o progresso de cada colaborador ou mesmo realizar mudanças nos programas de treinamento e desenvolvimento da empresa.
👉Solução: Avaliação de Desempenho periódica
Portal do Colaborador
Contar com um ambiente digital em que os colaboradores tenham acesso às informações de que precisam e que incentive a integração entre as equipes é fundamental.
Através de softwares especializados de RH e de um Portal do Colaborador, os próprios funcionários podem fazer a gestão das suas ausências e dias de férias. Uma vez solicitada a folga, a pessoa responsável — seja o seu gestor, seja o RH — receberá uma notificação para aprovação ou rejeição do pedido. De forma similar, é possível monitorar os dias e horas trabalhados.
Além disso, é possível dar adeus a toda papelada e trocas infinitas de e-mails. Toda a documentação é centralizada na mesma plataforma, que pode ser acessada pelo RH e pelos colaboradores.
Por fim, incentivar a comunicação entre os colaboradores também é um dos benefícios desta ferramenta. Seja na hora de enviar um comunicado, anunciar um novo evento ou criar grupos sobre interesses que os funcionários tenham em comum, um Portal do colaborador é o sistema ideal.
💡 Solução: Portal do Colaborador completo
Treinamento e Desenvolvimento
Nada engaja mais os funcionários do que a crença de que a organização está genuinamente interessada em suas aspirações de carreira. Os gerentes e diretores de RH podem e devem reservar tempo para se reunir com funcionários individualmente e discutir seus objetivos de carreira. E, principalmente, como a empresa pode ajudá-los a alcançar essas metas.
Como primeira conquista, o colaborador terá mais visibilidade sobre suas oportunidades de crescimento e como seu plano de carreira pessoal se alinha aos objetivos da empresa.
Para o RH, um resultado natural dessas interações é estruturar programas de treinamento e desenvolvimento mais personalizados. Isso pressupõe uma gestão de aprendizagem mais complexa, porém mais direcionada e efetiva.
👉Solução: Gestão de Treinamentos, Plataformas EAD e Universidades Corporativas
Gestão de benefícios
Hoje, temos que considerar que apenas a remuneração pode não ser o suficiente para motivar os colaboradores. Uma prática complementar eficaz é oferecer benefícios que realmente atendam suas necessidades e expectativas.
Alguns benefícios, como o vale-transporte e férias, já são previstos pelas leis trabalhistas. Outros já se consolidaram como padrão no mercado de trabalho, como:
- Vale-alimentação;
- Vale-refeição;
- Plano de saúde;
- Plano odontológico;
Mas é possível considerar ainda outros benefícios, como:
- Seguro de vida;
- Auxílio creche;
- Licenças estendidas de maternidade e paternidade;
- Programa de assistência à saúde mental;
- Previdência privada;
- Planos de assessoria financeira;
- Participação de Lucros e Resultados (PLR);
- Entre outros.
No fim, as possibilidades são infinitas — e podem contemplar ainda outros convênios com academias, clubes de lazer, escolas de idiomas, universidades, associações esportivas e até mesmo descontos no comércio local.
👉Solução: Pacote de Benefícios flexíveis
Comunicação interna e eventos
Aniversários, datas comemorativas, happy hours entre equipes, rituais semanais e encontros ocasionais de toda a empresa são eventos que servem como estímulo para formação de novos vínculos e incentivo a uma comunicação aberta.
Também vale pensar em formas de fomentar interesses em comum através de comunidades, sejam elas criadas pela própria empresa ou pelos funcionários. Nestes grupos internos, o convívio entre colegas de trabalho unidos por interesses mútuos leva a uma maior integração interna.
Por último, ações de comunicação interna são chave para aumentar a transparência e criar uma cultura de gestão humanizada na empresa. Vale lembrar que toda ação tem uma intenção. E nada melhor que entender se o objetivo foi cumprido, não é mesmo? Por isso, é importante incluir metas nos processos de comunicados e notificações e acompanhar a evolução delas.
💡 Solução: Plataforma de eventos e comunicação interna
Como implementar um RH humanizado na prática?
Humanizar o departamento de Recursos Humanos e as iniciativas de Gestão de Pessoas significa, essencialmente, investir em ações, processos e ferramentas que aumentem o bem-estar no trabalho. Isso faz com que os colaboradores se sintam acolhidos e mais engajados na sua rotina profissional.
Embora os benefícios de diferentes soluções relacionadas aos processos de RH sejam claros, nem sempre é fácil visualizar como tornar o RH mais humano na prática.
A seguir listamos 5 ações para implementar imediatamente, bem como as ferramentas que as viabilizam:
1. Entenda os seus colaboradores
O ponto de partida para qualquer gestão humanizada é entender os colaboradores em todas as suas dimensões. Isso significa trazer não apenas dados quantitativos, mas também qualitativos através de feedbacks e pesquisas de clima organizacional.
Afinal, pessoas também geram informações em diferentes formas de dados e através de processos relacionados à recrutamento, performance, desempenho, desenvolvimento, entre outros.
Assim, é possível fazer a análise a nível individual de cada colaborador mas também a nível agregado, dentro da estrutura da empresa, considerando as diferentes equipes. Todas essas informações são valiosas na hora de traçar novas políticas e planejar a estratégia do RH.
2. Capacite os gestores da empresa
Os gestores são o ponto focal da relação entre os colaboradores e a empresa. Sem uma boa relação com o gestor direto, há uma grande chance do funcionário ter baixos níveis de motivação e produtividade — não por acaso, 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa de seus chefes, segundo estudo da Michael Page.
Por isso, é fundamental investir continuamente na capacitação da liderança. Além disso, é necessário criar processos e fluxos de trabalho. Eles permitem que os gestores investam tempo de qualidade na relação profissional com os seus subordinados.
Afinal, se o gestor passa metade do seu tempo como um intermediário entre sua equipe e o departamento de RH, ele não terá muita disponibilidade para essa gestão humanizada, não é mesmo?
Além disso, para minimizar o tempo que gestores de cada equipe gastam lidando com temas burocráticos, como pedidos de ausência e controle de horários, é fundamental ter um sistema digitalizado com diferentes níveis de permissão e controle.
💡 Ferramenta: Sistemas e grupos de permissões e Planos de Carreira para liderança
3. Dê autonomia aos colaboradores
Assim como os gestores da empresa, os próprios colaboradores também podem assumir uma parte da responsabilidade de gerir a relação trabalhista. No fim das contas, eles também estão interessados em temas como férias, jornada de trabalho e folha de pagamento.
Dar esse nível de autonomia não apenas facilita a vida dos gestores e profissionais de RH, como também empodera os colaboradores.
4. Invista na comunicação
Uma boa comunicação é, sem dúvidas, o fundamento para o RH humanizado. Primeiramente, é preciso criar um ambiente onde todos se sintam importantes e tenham voz para contribuir com o crescimento da empresa.
Além disso, garantir canais seguros e acessíveis para que os colaboradores entrem em contato com o RH é fundamental. Isso ajuda a tornar a relação deste departamento com o restante da empresa mais humanizada e integrada.
5. Implemente uma política estratégica de benefícios
Já vimos a importância de pensar sobre os benefícios oferecidos pela empresa. Não apenas como um diferencial da marca empregadora, mas também como um fator de retenção para os funcionários atuais.
Para implementar uma estratégia humanizada, considere convidar seus colaboradores a opinarem sobre suas preferências em relação a benefícios. O RH pode, por exemplo, apresentar uma lista de benefícios para votação.
Outra iniciativa interessante é abrir um canal de sugestões e realizar pesquisas sobre a satisfação com os benefícios após implementá-los.
💡 Pesquisas e avaliações personalizadas
Indicadores de desempenho do RH humanizado
Existem alguns indicadores do RH, relacionados ao bem-estar dos colaboradores, que devem ser monitorados continuamente. Alguns deles são de extrema importância para o RH humanizado, como:
- Absenteísmo.
- Taxa de turnover.
- Tempo médio na empresa.
- ENPs e índice de satisfação das equipes.
- Clima organizacional.
- Custo per capita de desenvolvimento.
- Custo per capita de benefícios.
Essas são algumas das métricas que possibilitam que a equipe de RH meça o sucesso das suas iniciativas e tome decisões mais eficazes. Tudo isso torna o RH mais humanizado, sempre a partir da coleta e cruzamento de dados qualificados.
Software para um RH mais Humanizado
Não importa o quanto a digitalização mude as funções do RH ou quanto a tecnologia contribua para a eficiência e economia de custos, o verdadeiro motor do sucesso organizacional são os colaboradores de uma empresa.
A tecnologia deve ser vista como uma fonte de liberdade aos departamentos de RH para que eles possam concentrar mais tempo e energia nas interações humanas, nas necessidades e no engajamento dos seus profissionais.
Softwares de RH contribuem nesse sentido ao centralizar todos os processos do departamento pessoal e da gestão de pessoas da empresa. Um desses exemplos é o software da Factorial, que possui mais de 20 recursos que podem ser testados na prática aqui.
Algumas das possibilidades do software da Factorial são:
- Gestão de férias, ausências e licenças médicas de todos os funcionários.
- Relatórios com dados dos colaboradores e da empresa.
- Calendário com informações de cada equipe.
- Gestão de treinamentos online e presenciais.
- Eventos e comunicados da empresa.
- Avaliações de desempenho personalizadas.
- Envio e assinatura de documentos online.
- Sistema ATS de recrutamento e seleção na própria plataforma.