Ir para o conteúdo

O que é ponto móvel e como ele ajuda no controle de frequência?

·
5 minutos de leitura
ponto móvel

Você já se encontrou com o nome ponto móvel e ficou sem saber seu significado? Ou, então está a procura de um ponto móvel para controle da jornada dos colaboradores? Seja como for, o ponto móvel é uma das tecnologias mais recentes quanto ao controle de frequência. Ele é uma ferramenta online que permite fazer o controle de horário de entrada e saída do funcionário. O que significa que ficou para trás aquele grande livro de ponto ou a planilha de folha de ponto.

No entanto, você pode se perguntar se marcar o ponto móvel é legal, em outras palavras, se ele é regularizado. Para essas e outras dúvidas detalhamos tudo sobre o controle de ponto móvel! Confira abaixo.

Índice

Afinal, o que é ponto móvel?

As possibilidades de trabalhar com um marcado móvel traz muitas vantagens. Para começar, o ponto móvel pode ser digital ou biométrico. Que tal conhecer cada um?

Ponto Móvel Digital

São considerados digitais aqueles tipos de marcação que usam o armazenamento em nuvem. Isso quer dizer que os dados referentes à jornada de trabalho são guardadas em servidores online, então podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora. Essa é uma das principais vantagens para o departamento de recursos humanos. Dessa maneira, o ponto móvel digital pode ser usado no celular, tablet ou computador. Algumas ferramentas desse tipo podem até nem precisar da internet e funcionar de modo offline.

Além disso, o ponto móvel quando é marcado dessas plataformas pode ser integrado com a tecnologia de GPS. Essa é uma ótima notícia para quem precisa controlar os funcionários em home office, por exemplo. Ou para os funcionários que realizam suas funções em visitas externas, como instaladores. Dessa forma, é possível verificar qual é a localização do colaborador no momento em que ele dá entrada e saída.

Outra possibilidade, parecida com a seguinte, é a biometria em ponto móvel digital ou reconhecimento facial. Esses aparelhos são digitais, podem usar a conexão com a internet, e fazer o reconhecimento das digitais ou do rosto.

Ponto Móvel Biométrico

De maneira semelhante aos marcadores de ponto fixo que se tem nas empresas, o modo biométrico foi uma grande novidade quando surgiu. É comum que este tipo de controle não utilize a internet, assim como pode entregar um tipo de comprovante para o colaborador que fazer seu registro de entrada ou saída. Por ser móvel, ele pode ser colocado e levado para qualquer lugar. Mas, de costume, esse tipo de relógio de ponto móvel fica na entrada do escritório ou empresa.

gestao horas trabalhadas faturamento

Como está regularizado o ponto móvel?

Da mesma formas que existem regras de como preencher a folha de pagamento, o ponto móvel também recebeu suas devidas determinações. Então, a primeira dúvida pode ser de quais empresas precisam controlar a jornada de trabalho de seus funcionários? A lei mudou não faz muito tempo, e a mais atual – Lei nº 13.874 – as empresas com mais de 20 colaboradores precisam ter esse controle de presença. 

Além disso, ainda continuam outras formas de marcação de ponto no Brasil. São eles o livro de ponto e o ponto cartográfico. Como o ponto móvel digital ou eletrônico ainda é algo recente, somente em 2011 que o Ministério de Trabalho regulamentou o registro de ponto online, ou seja, como por Aplicativo ou Computador. As regras para essa regulação estão na Portaria 373 do MTE. Outra legislação completar à essa, e um pouco mais antiga, é a Portaria 1510 do MTE que aborda as regras para o registro do ponto eletrônico.

Dessa maneira, podemos dizer que é totalmente legal e seguro para o RH tratar do controle de jornada com o uso de tecnologias como as mostrada aqui. Agora que você já sabe que é um recurso que qualquer empresa com mais 20 de funcionários pode adotar, quais outras razões existem para apostar nesse tipo de controle? Reunimos alguns dos benefícios abaixo.

Armazenamento de dados na nuvem

Um dos maiores benefícios que a tecnologia nos trouxe foi o armazenamento de informações na nuvem. Isso significa que o sistema de RH salva todos os dados de registros de frequência de cada funcionário na web. Os dados se mantém seguros, não podem ser alterados e podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar. Basta ter conexão com a internet.

Facilidade no controle de jornada

Todas as empresas brasileiras têm a obrigação de registrar as jornadas de trabalho dos seus funcionários. Sejam eles 21 ou milhares, é um trabalho que leva tempo se feito no livro de ponto, tanto para o colaborador quanto para o profissional de RH. Ao mesmo tempo, o livro de ponto está suscetível a modificações. Ele pode sofrer rasuras e não pode ser verificado a qualquer hora do dia e lugar. Por isso, muitas empresas começaram a migrar seus métodos de verificação de horas trabalhadas para outros modelos mais modernos e seguros.

E quanto aos outros tipos de marcação de ponto? Os pontos eletrônicos dependem de uma manutenção constantes das catracas ou demais estruturas que fazem a leitura do cartão, assim como o ponto biométrico. O mesmo acontece com o ponto cartográfico. Assim como, a empresa precisa ter um orçamento dedicado para as máquinas, impressão de cartões ou crachás.

Sendo assim, nos sobra a marcação de ponto feito online, disponibilizado em aplicativos, leitura QR Code ou ao acessar o site do software de RH. Em um clique, o colaborador registra sua jornada com o ponto móvel! Mais economia de recursos econômicos e físicos, agilidade no registro de jornada e simplicidade para essa tarefa diária. Dessa forma, o RH também ganha vantagem. Não precisa verificar todos os registros de pontos e pode acessar o controle de frequência sempre que precisar.

Controle total do registro de horas trabalhadas

Além de ter conhecimento sobre os horários de entrada, intervalos e saída do colaborador, o ponto móvel também pode permitir que o gestor ou líder de RH saiba de onde é feito o registro do ponto. Isso mesmo, o ponto web – outro nome pelo qual também é conhecido os pontos feitos por celular, computador ou tablet – pode ter o recurso de geolocalização ativado! Assim, informar de onde os colaboradores estão realizando o registro de frequência. Além disso, como falamos, para colaboradores que estão em home office ou realizam entregas, esse tipo de informação pode ser vital para a empresa.

Modernização para sua empresa

Sabemos como hoje é essencial que as empresas estejam atentas às últimas novidades do mercado de tecnologias. Diversos tipos de serviços e produtos são oferecidos, como o ponto móvel. Em geral, esse tipo de serviço é oferecido por softwares de recursos humanos. Você sabe o que eles são? Em síntese, o software de RH tem como objetivo solucionar, fazer a leitura de dados, armazenar e/ou reunir em uma só plataforma diversas tarefas do departamento. Para explicar melhor, vamos falar da gente, a Factorial.

A Factorial é um software de RH que permite ter um relógio de ponto online (ou ponto móvel digital), reunir os dados e documentos de cada funcionário e da empresa, permite ao gestor ver as férias, ausências e folgas, assim como aos funcionários solicitá-las. Além disso, o gestor de RH também pode enviar comunicados, ter uma visão do organograma da empresa, fazer gestão de turnos (ideal para restaurantes, clínicas médicas e entre outros), gestão da folha de pagamento e muito mais!

Que tal conhecer todas as funcionalidades da Factorial? Clique na imagem abaixo!

teste gratis

Artigos Relacionados

Deixe um comentário