Ir para o conteúdo

Páscoa nas empresas: 8 dicas de ações para o RH promover [+ Plano de comunicação interna grátis]

·
6 minutos de leitura
páscoa nas empresas

A Páscoa é uma celebração de origem religiosa, mas é muito aguardada pela maioria, independentemente da religião. Por isso, neste artigo, contaremos quais as melhores ações de Páscoa nas empresas que o RH pode promover nessa data. Boa leitura!

Como promover a Páscoa na empresa para aumentar a motivação e o engajamento com dos funcionários? Contaremos algumas dicas para promover ações de Páscoa durante essa época do ano.

Além disso, falaremos também se a Páscoa é feriado ou ponto facultativo nas empresas. Afinal, muitos profissionais de RH e DP, além de CEOs, têm dúvida se é folga nessa data comemorativa. Descubra a seguir!

Índice

Como surgiu a Páscoa?

Antes de falarmos sobre a Páscoa nas empresas, contaremos brevemente o que é Páscoa e como surgiu essa celebração. A origem da palavra Páscoa vem do latim “Pascha”, que deriva do hebraico “Pessach/ Pesach”, que significa a “passagem”.

Essa “passagem” está descrita no Antigo Testamento como a soltura do povo israelita da escravidão no Egito. Sendo assim, os judeus celebravam a Páscoa em comemoração à liberdade do seu povo.

No entanto, no Novo Testamento, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida por conta da ressurreição de Jesus Cristo, uma importante celebração da igreja cristã.

Quando a Páscoa é comemorada?

A Páscoa é uma celebração móvel, ou seja, ela não ocorre sempre na mesma data no calendário, mas tem uma época certa para acontecer, assim como o Carnaval. Sendo assim, a comemoração da Páscoa costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril. Em 2024, essa celebração ocorre no dia 31 de março.

Símbolos da Páscoa

É importante lembrar que a Páscoa, apesar de ser uma data religiosa, ganhou novos símbolos representativos. O coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festa por conta da representatividade desse animal: a fertilidade e o ressurgimento da vida.

O ovo também é outro símbolo da Páscoa, já que representa o começo da vida. Afinal, vários povos antigos costumavam presentear os amigos com ovos para desejar uma vida feliz.

Páscoa é feriado?

A Páscoa é feriado ou não? A Páscoa é ponto facultativo? Na verdade, o domingo de Páscoa é apenas uma data comemorativa, ou seja, não é feriado. 

No entanto, na Semana Santa é comemorado um feriado nacional na sexta-feira da Paixão de Cristo, que, neste ano de 2024, cai no dia 29 de março.

Apesar do dia da Páscoa não ser feriado, a data é sempre celebrada em um domingo. Além disso, a Páscoa também não é considerada um ponto facultativo, mas muitas instituições podem dar folga no Domingo de Páscoa para trabalhadores que trabalham aos domingos.

📥 Download grátis: Planilha de gestão de férias

gestão de férias download

Páscoa nas empresas

Agora que você sabe as principais informações sobre essa data comemorativa, falaremos sobre a Páscoa para empresas. Afinal, mesmo que a Páscoa seja celebrada em um domingo, é possível criar ações de endomarketing no mês de abril para engajar os colaboradores, melhorar o clima corporativo e cultivar a cultura organizacional.

Realizar ações endomarketing sobre a Páscoa também é uma forma de reforçar o espírito de equipe, que podem ser promovidos por meio de ações de team building.

👉 Endomarketing: 8 exemplos para o RH aplicar na empresa

8 ações de Páscoa nas empresas

Como comemorar a Páscoa na empresa? Sabemos que o setor de Recursos Humanos possui diversas tarefas e uma delas é pensar em ações para celebrar a Páscoa com os colaboradores. 

Afinal, o que fazer na Páscoa na empresa? Esse tipo de festa requer criatividade, estratégia e planejamento. Por isso, confira algumas ideias que podem ser colocadas em prática. A seguir:

1. Dar presentes de chocolates

Sem dúvida, uma das ações de Páscoa nas empresas mais comuns é o presente de chocolate para os funcionários. É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate, né?

Portanto, o RH pode presentear os trabalhadores com chocolates tradicionais comercializados em supermercados e em lojas específicas. Outra opção é oferecer mimos mais personalizados, como chocolates artesanais em embalagens com o logo da empresa ou nome/foto do colaborador. Dar uma cesta repleta de chocolates também é uma possibilidade.

No entanto, fique atento às restrições dos colaboradores que podem ser intolerantes à lactose ou funcionários que sofrem de diabetes. Nesses casos, invista em vales de lojas específicas para venda de chocolates especiais.

👉 Saúde Ocupacional: 5 etapas para garantir o bem-estar no trabalho

2. Amigo chocolate

Essa campanha de Páscoa nas empresas é similar à anterior, mas um pouco diferente. Isso porque é uma ação como se fosse um amigo secreto, porém, a única diferença são os presentes, que devem ser apenas doces como chocolates, ovo de Páscoa ou bombons.

O amigo chocolate é uma ótima brincadeira para aumentar a motivação e a interação social entre os colegas de trabalho. Empresas pequenas podem fazer apenas um sorteio para amigo chocolate, mas empresas grandes podem realizar sorteios entre os departamentos da empresa.

3. Decoração de Páscoa

Decorar o ambiente da empresa é uma ótima forma de todos da empresa entrarem no clima da Páscoa. A decoração não precisa de muitos recursos e ainda pode ser uma tarefa colaborativa para promover a interação entre as equipes.

Se o RH preferir fazer uma surpresa também será divertido chegar à empresa e se deparar com uma linda decoração de Páscoa. Você pode usar a criatividade e simular uma visita do coelho da Páscoa, espalhando pegadas e chocolates por todas as salas. Além disso, aposte nas mensagens de esperança e renovação.

👉 Leia também sobre Chat GPT: como o RH pode usar a seu favor

4. Caça aos chocolates

Uma ação de Páscoa nas empresas muito similar à anterior é a caça aos chocolates dentro do espaço de trabalho dos colaboradores.

Além de estimular a busca pelos chocolates escondidos e espalhados pela empresa, é possível instigar os colaboradores com enigmas sobre os valores da instituição com dicas sobre os locais dos ovos escondidos. Além de promover a diversão, os funcionários se sentirão parte integrante da empresa e lembrarão dos valores organizacionais.

5. Festa comemorativa

Uma boa opção é aquela pausa para uma festa comemorativa para a Páscoa com um ótimo café da manhã ou da tarde durante a jornada de trabalho.

Outra maneira de celebrar é o happy hour pós-expediente, que pode vir acompanhado de um bom fondue de chocolate ou espetinhos de frutas cobertos com chocolates.

A ideia da festa comemorativa é aumentar a integração entre todos os colaboradores para que se sintam mais à vontade no lugar onde trabalham.

6. Ação solidária de Páscoa

Fazer o bem faz muito bem! Que tal realizar uma campanha de Páscoa na empresa em prol de uma boa causa? Faz todo sentido com o propósito da data!

Crie uma ação de solidariedade para arrecadar doações de chocolates ou em dinheiro, a fim de realizar uma doação a uma instituição de asilos, creches, hospitais ou orfanatos.

Além de arrecadar os chocolates para doar às pessoas necessitadas, convide também os funcionários para realizar a entrega no dia da ação social.

7. Workshop de Páscoa

Se o seu time de RH procura uma ação mais original e inovadora, então o workshop de produção de ovos de Páscoa é uma ótima ideia.

Os próprios colaboradores devem produzir seus ovos de Páscoa com ajuda de um profissional especializado. O seu time pode procurar um local preparado para fazer o workshop ou na cozinha da empresa, caso houver. Além disso, funcionários que trabalham em home office ou híbrido podem fazer workshop online.

8. Campanha de comunicação interna

A campanha de comunicação interna de Páscoa nas empresas visa espalhar mensagens do bem e reforçar os valores organizacionais. O primeiro passo é a definição do tema da campanha como renovação, união, generosidade e esperança. Tente alinhar o tema com os valores e objetivos da empresa. Depois, crie comunicados para a campanha, enfatizando a importância da união e colaboração entre as equipes.

Além disso, o RH também pode compartilhar dicas de receitas com chocolate para a Páscoa, incentivando os colaboradores a postarem fotos das suas receitas no chat da empresa ou no mural do portal do colaborador, por exemplo.

📥 [Download] Modelo de Plano de Comunicação Interna

modelo plano comunicação interna

✅ Como melhorar a comunicação interna e as ações de RH? 

No clima da campanha Páscoa na empresa, o setor de Recursos Humanos pode buscar novos meios de compartilhamento de informações.

Um ótimo recurso para isso é a utilização de um Portal do Colaborador oferecido pelo software da Factorial. Nesse portal, cada colaborador possui um perfil pessoal para acessar todas as suas informações pessoais, documentos e outras funcionalidades.

Através desse Portal do Colaborador é possível desenvolver atividades de team building, como a criação de comunidades conforme os seus interesses e hobbies, que fortalecem a cultura da empresa.

Esse software de Recursos Humanos ainda conta com um recurso de Comunicação Interna e Eventos para criar eventos e comunicados, que possui ainda a integração com o Slack para melhorar a comunicação interna entre as equipes.

Solicite uma demonstração grátis do software de RH e melhore a performance da comunicação interna da sua empresa! ✅ 

botao demo

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados