Ir para o conteúdo

Workation: o que é e como funciona essa tendência

·
6 minutos de leitura
workation

O mundo do trabalho está em constante mudança. Por isso, novas modalidades e tendências são adicionadas aos ambientes de trabalho. Uma prática recente que está sendo realizada entre os funcionários é o workation. Já ouviu falar?

Workation é uma tendência moderna graças aos novos modelos de trabalho, a possibilidade de trabalhar remotamente e as tecnologias. Essa novidade consiste em uma nova forma de equilibrar a jornada de trabalho com o tempo de descanso.

Além disso, a Reforma Trabalhista alterou regras para flexibilizar o mercado de trabalho. Isso, por sua vez, impacta também o aumento da demanda pelo workation. Descubra o que significa essa prática e quais efeitos ela tem na produtividade de uma organização.

trabalho remoto

O que é workation?

Workation: o que é? Agora você entenderá melhor esse termo, que vem do inglês e é uma mistura das palavras work (trabalho) e vacation (férias).

Workation é uma forma de trabalhar durante o horário normal de trabalho em destinos de férias. Esse conceito não deve ser confundido com a ideia de levar o trabalho para as férias, mas sim o oposto.

Dessa forma, essa modalidade não é realizada apenas durante os períodos de férias dos funcionários, mas durante todo o ano. Assim, os profissionais ganham a oportunidade de administrar o seu próprio tempo de descanso, bem como aumentam as oportunidades de viajar e conhecer novos lugares sem esperar feriados ou férias.

👉 Calendário: feriados, eventos e obrigações para RH e DP 

Como surgiu o workation? 

O workation é uma nova modalidade de trabalho que está em crescimento no mundo todo, inclusive no Brasil. Ela é resultado da pandemia da Covid-19, que estimulou muitos trabalhadores a trabalharem de diferentes locais por conta do home office.

As pessoas que adotam essa prática aproveitam as vantagens do trabalho remoto para melhorar seu tempo de lazer. Ao invés de trabalhar no escritório, eles realizam suas tarefas à distância em outros locais, graças à jornada flexível e remota e às ferramentas tecnológicas.

Além disso, muitas pessoas que aderiram ao workation são trabalhadores autônomos que possuem seus próprios projetos laborais de forma independente. Mas eles não são os únicos, muitos funcionários de outros modelos de trabalho também aderiram a esse conceito por conta do teletrabalho oferecido pelas empresas.

[🎥] Saiba o que mudou no RH na pandemia e o no pós-pandemia no vídeo 👇

Workation e nomadismo digital

O conceito de workation está relacionado a outros conceitos trabalhistas existentes, como o nomadismo digital. Esse estilo de vida e de trabalho se estabeleceu devido às novas tecnologias que permitem seguir um estilo de vida nômade.

Portanto, pessoas que seguiam o nomadismo digital já viviam viajando para diferentes lugares sem depender de um local fixo para trabalhar, mesmo antes da pandemia.

Esses perfis profissionais são os que mais se adaptam ao modelo de workation por levarem a flexibilidade no trabalho como um fator fundamental. Essa prática pode ocorrer em diferentes empresas, desde que se adaptem às novas condições de trabalho.

Como funciona o workation na prática?

Como o workation funciona na prática? Quais são os requisitos necessários para realizar esse tipo de modalidade de trabalho? Por parte da empresa, para permitir o workation, é necessário estabelecer algumas regras e rever as condições de trabalho. Isso ajuda a prevenir problemas trabalhistas no futuro.

Sendo assim, os gestores precisam informar em quais dias o colaborador deve trabalhar, qual período o funcionário deve estar disponível, quais dias são férias e solicitar uma conexão de internet estável. Além disso, faz sentido listar as disposições sobre o tema workation no contrato de trabalho.

Por outro lado, os colaboradores que aderirem ao workation devem ter organização, disciplina, alto nível de responsabilidade e habilidades de comunicação. Inclusive, o funcionário pode encontrar hospedagem que oferecem um espaço de trabalho ou reservar um espaço de coworking, algo semelhante ao officeless.

O que diz a lei trabalhista?

O workation começou a ser aplicado nos EUA e na Europa, locais onde muitos funcionários já seguem essa nova tendência de modelo de trabalho. Aqui no Brasil, ainda é uma novidade para muitos trabalhadores, profissionais de RH e CEOs de empresas.

Sendo assim, a lei trabalhista não possui posições específicas sobre o conceito de workation. Entretanto, o trabalho remoto é regulamentado pela Lei nº 13.467, de 2017, pela Reforma Trabalhista.

Portanto, as mesmas implicações dessa lei podem ser aplicadas no trabalho realizado em um ambiente externo à empresa, ou seja, no workation. O artigo 75-C, da CLT, expressa que o contrato de trabalho home office deve ser previamente definido com clareza, incluindo as atividades desempenhadas pelo empregado e as responsabilidades mútuas entre ele e o empregador.

📚 eBook grátis: Guia da atual legislação trabalhista [em PDF] 👇

guia leis trabalhistas rh

Vantagens para a empresa

As empresas que aderem ao workation ganham muitos benefícios com esse modelo de trabalho remoto. No entanto, é preciso ter uma boa gestão e organização para se beneficiar com essa tendência. As vantagens são:

  • atração e retenção de talentos;
  • economia de recursos como aluguel, internet, energia elétrica, água, limpeza de escritório, entre outros;
  • colaborador feliz se torna mais engajado e produtivo, consequentemente, aumenta a rentabilidade da empresa;
  • funcionários se sentem mais tranquilos e relaxados, não tensos e pressionados, melhorando a comunicação e a interação nas chamadas de vídeo;
  • diminuição de afastamentos e pedidos de demissão por conta de problemas como cansaço e estresse, que em casos graves geram a Síndrome de Burnout.

Desvantagens para a empresa

Assim como existem as vantagens do workation para as empresas, também precisamos mostrar os contras desse modelo de trabalho. São eles:

  • dificuldade de gerenciar o trabalho remoto;
  • necessidade de fornecer aos funcionários equipamentos de trabalho adequados;
  • possibilidade de colaboradores não conseguirem desempenhar suas tarefas de forma eficiente;
  • funcionários podem não se sentir conectados com a empresa;
  • problemas de segurança cibernética devido à falta de controle em relação aos dispositivos usados ​​para acessar os sistemas da empresa e aos dados que são compartilhados.

Benefícios para o colaborador

De fato, o workation traz muitos benefícios para os colaboradores que sonham em ter mais liberdade e flexibilidade no trabalho. Por isso, as maiores vantagens são:

  • diminui o nível de estresse;
  • pode visitar diversos países;
  • se torna mais produtivo e criativo;
  • cria diversas experiências de vida, já que pode estar em vários locais diferentes sem perder o foco no trabalho;
  • jornada de trabalho flexível que permite ao funcionário realizar todas as suas demandas pessoais, emocionais e profissionais.

Contras do workation para o colaborador

Todo modelo de trabalho possuis seus prós e contras, portanto, as principais desvantagens do workation para os funcionários incluem:

  • distrações por estar em um ambiente de férias;
  • gastos financeiros com hospedagens e passagens áreas;
  • falta de interação social e colaboração entre os colegas de trabalho;
  • dificuldades para ter visto em determinado país que deseja trabalhar;
  • problemas de comunicação causado por falhas na conexão com a internet;
  • sobrecarga de trabalho, já que não existe a separação clara entre trabalho e lazer;
  • pode ser difícil se desconectar completamente do trabalho com a verificação frequente de e-mails ou chamadas urgentes;
  • conflitos de horários, especialmente se houver diferenças de fuso horário entre o local do funcionário em workation e seus colegas de trabalho.

📥 Download grátis: Modelo de Contrato Individual de trabalho 

o que é workation

Como o RH deve gerenciar o workation?

Como vimos, os colaboradores e as empresas possuem dificuldades em gerenciar o workation. Por isso, o setor de RH possui um papel importante para garantir o sucesso desse modelo de trabalho na instituição. Veja o que pode ser feito:

1. Defina as metas e objetivos 

O gerenciamento do workation deve começar com a definição de metas e objetivos claros. Esse tipo de ação indica o que a empresa deseja do trabalho de quem está trabalhando remotamente, sem deixar dúvidas.

📥 Baixe grátis: Modelo de Objetivos de Metodologia OKR

2. Criar políticas e práticas sobre workation

O RH deve criar as políticas e boas práticas do trabalho remoto, estabelecendo as responsabilidades dos funcionários, fornecendo treinamento e recursos para todos se adaptarem ao novo modelo de trabalho.

3. Treinar e desenvolver habilidades

É muito importante que os trabalhadores que aderirem ao workation tenham habilidades indispensáveis para esse modelo de trabalho, como responsabilidade, autogestão, organização, disciplina e comunicação. Portanto, busque profissionais com essas soft skills nos processos seletivos ou treine e desenvolva em seus profissionais.

4. Medir o progresso dos colaboradores

É importante medir o progresso e desempenho dos profissionais que realizam workation para descobrir se atingiram as metas e objetivos, além de saber se eles estão se desenvolvendo profissionalmente.

5. Monitorar o tempo e a produtividade

Apesar do workation dar mais liberdade para os trabalhadores organizarem seus próprios horários, o RH precisa de uma ferramenta para garantir que os todos os funcionários estão completando suas cargas horárias semanais ou mensais. Tudo isso conforme a CLT e a Portaria 671.

Além disso, os colaboradores também precisam evitar a sobrecarga de trabalho causada pela verificação constante de e-mails e pedidos de demandas urgentes. Para isso, o software de Recursos Humanos da Factorial possui o recurso de controle de ponto eletrônico para verificar o horário e o tempo de trabalho dos profissionais em diferentes modelos de jornada de trabalho, inclusive no workation.

O mais importante para que essa prática seja efetiva é ter uma gestão eficiente do tempo de trabalho. Portanto, esse tipo de software ajuda o RH a ter mais controle no gerenciamento do trabalho remoto e também ajuda os trabalhadores a não se sobrecarregarem com a falta de controle sobre as horas trabalhadas.

🎥 Veja como funciona o relógio de ponto digital fácil e intuitivo da Factorial ⬇️

✅ Quer melhorar a gestão de controle de horário da sua empresa, não importa onde estejam seus colaboradores? Peça uma demonstração gratuita!

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados

Deixe um comentário