Ir para o conteúdo

5 ações para celebrar o Dia dos Pais na empresa [+ Tudo sobre Licença-paternidade]

·
6 minutos de leitura
dia dos pais na empresa

Comemorar o Dia dos Pais na empresa gera engajamento e produtividade. Esse tipo de ação, organizado por RH, tem um impacto positivo na moral e na motivação da equipe. Saiba como celebrar!

Além de reconhecer e valorizar os colaboradores, o Dia dos Pais na empresa também contribui pelo aumento do desempenho e o engajamento no ambiente de trabalho.

Então como tornar essa data ainda mais especial? Neste texto, contaremos algumas sugestões criativas para garantir que o Dia dos Pais seja lembrado de maneira especial em sua instituição! Confira a seguir!

Descubra um software que ajuda o RH a engajar seus colaboradores

ferias ausencias rh

Dia dos Pais: como surgiu essa data?

Antes de contarmos as ações para o Dia dos Pais na empresa, precisamos explicar como surgiu a comemoração dessa data. Essa celebração teve origem nos Estados Unidos em 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um veterano da Guerra Civil Americana, decidiu homenagear seu pai.

Sonora sentiu o desejo de expressar sua gratidão ao pai, que havia criado os filhos sozinho após a morte de sua esposa durante o parto do sexto filho. Assim, com a ajuda de uma organização de jovens cristãos da cidade, Sonora conseguiu oficializar a data.

O primeiro Dia dos Pais foi celebrado em 19 de junho de 1910, no aniversário do pai de Sonora. Atualmente, o Dia dos Pais é comemorado nos Estados Unidos no terceiro domingo de junho.

📥 Download grátis: Guia para o RH sobre Licença-parental 

licenca parental

Dia dos Pais no Brasil

No Brasil, as primeiras celebrações do Dia dos Pais ocorreram nos anos 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh organizou um concurso para homenagear 3 categorias de pais: aqueles com o maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Nessa ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por fim, um pai de 98 anos.

Diversas entidades da imprensa uniram-se para promover o evento, o que gerou uma ampla repercussão. Após a realização desse concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser celebrado no segundo domingo de agosto, tradição que se mantém até os dias atuais.

Dia dos Pais é feriado ​​ou ponto facultativo?

Embora o Dia dos Pais seja uma ocasião importante para celebrar e expressar gratidão aos pais, no Brasil essa data não é reconhecida como feriado nacional.

Além disso, esse dia especial também não é considerado um ponto facultativo no calendário de feriados de 2023. No entanto, devido à sua celebração no segundo domingo de agosto, acaba coincidindo com um dia tradicional de descanso para muitos brasileiros.

👉 Leia sobre Descanso Semanal Remunerado (DSR): o que é e o que diz a lei trabalhista

Dia dos Pais na empresa

Comemorar o Dia dos Pais na empresa é essencial para demonstrar o cuidado e valorização dos colaboradores. Aliás, ao celebrar essa data, a organização mostra que se preocupa com a vida pessoal dos seus funcionários, contribuindo pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Uma forma de promover esse equilíbrio e valorizar os pais é por meio de ações para o Dia dos Pais nas empresas. Essas iniciativas permitem reconhecer e agradecer aos pais pelo seu papel fundamental na vida de seus filhos e na sociedade como um todo.

5 dicas para celebrar o Dia dos Pais no trabalho

Planejar e implementar ações de endomarketing para a comemoração Dia dos Pais em empresas é fundamental para promover a motivação, satisfação e engajamento dos funcionários.

Por isso, apresentaremos algumas dicas de ações que podem ser realizadas nessa data. O objetivo é fazer com que os pais se sintam valorizados nesse dia, contribuindo pelo seu bem-estar e pela qualidade de vida, além de aumentar o engajamento e a satisfação com o trabalho. Confira:

🎥 Assista ao vídeo sobre como aumentar o engajamento dos colaboradores com a Factorial:

botao demo  

1. Dar um presente ou um brinde

Dar um presente ou um brinde é uma excelente opção para não deixar a data passar em branco. Busque por referências na internet, como “presente Dia dos Pais empresa” ou “brindes Dia dos Pais empresa”.

Pode ser uma caneca personalizada, um chocolate especial, um kit de ferramentas útil, ou um voucher. A ideia é escolher um mimo que seja significativo e demonstre o reconhecimento pela figura paterna.

2. Tirar fotos com os filhos para um porta-retrato

Uma ótima lembrança Dia dos Pais empresa é uma sessão de fotos com os filhos para transformar em um porta-retrato. Além desse presente, é possível usar as fotos para criar um mural virtual na rede social corporativa, onde todos podem olhar e interagir com as imagens dos filhos dos colaboradores.

3. Passar um dia com o filho na empresa

O RH pode planejar um dia especial para receber os filhos dos funcionários. Será uma oportunidade única para as crianças conhecerem o local de trabalho de seus pais.

A empresa pode organizar atividades divertidas e interativas, proporcionando momentos de conexão entre pais e filho. Nossa dica é organização de passeios pelas instalações, jogos, brincadeiras, oficinas, entre outros.

👉 Leia sobre as melhores práticas de RH para o seu local de trabalho

4. Enviar mensagens para enviar no Dia dos Pais 

Que tal fazer uma campanha Dia dos Pais empresa com mensagens especiais? Essa mensagem pode ser enviada por e-mail ou outro formato de envio como uma das ações de comunicação interna. Veja algumas ideias parabenizando o Dia dos Pais:

  • “Ser pai é plantar raízes, é ensinar segurando a mão com coragem e determinação. Feliz dia dos pais!”
  • “Ser pai é errar e acertar, é ter coragem de sempre ir adiante. Parabéns pelo seu dia”.
  • “Pai, alguém para se orgulhar, alguém para agradecer e, especialmente, alguém para amar. Uma homenagem da nossa empresa a todos os pais”.

5. Coffee break

Uma alternativa é promover um coffee break surpresa exclusivo para a equipe. Lembre-se de planejar a decoração do local com balões, banners ou pequenos arranjos temáticos. Selecionar os alimentos e bebidas a serem servidos também fará toda a diferença.

📥 Baixe grátis nosso modelo de Plano de Comunicação Interna

Lei da licença-paternidade: o que diz?

Seguindo o artigo 7º da Constituição Federal/88, os funcionários têm o direito a 5 dias de licença-paternidade. No entanto, a aprovação da Lei nº 13.257, em 8 de março de 2016, estabelece políticas públicas para a primeira infância.

Essa lei dá o direito à licença-paternidade estendida por mais 15 dias aos profissionais que trabalham em uma instituição que faz parte do programa Empresa Cidadã.

Outra opção é realizar alguma atividade de orientação sobre paternidade responsável, como a participação nas atividades educativas durante o pré-natal, visitas à maternidade ou a realização do curso online gratuito “Pai Presente: Cuidado e Compromisso”, sugerido pelo Ministério da Saúde.

Ao realizar alguma dessas atividades, o colaborador pode apresentar o comprovante ao setor de RH da empresa.

📥 Baixe grátis: Tudo sobre Licenças trabalhistas e afastamento do trabalho 

guia licencas trabalhistas

Como o RH pode gerenciar as licenças-paternidade?

A licença-paternidade é um benefício garantido aos pais que trabalham no regime CLT. Essa lei permite a ausência no trabalho após o nascimento ou adoção de uma criança, sem descontar o salário.

A área de Recursos Humanos pode gerenciar as licenças-paternidade das seguintes formas:

  • Informar os colaboradores sobre seus direitos e deveres em relação à licença-paternidade, incentivando sua utilização.
  • Solicitar aos funcionários que comuniquem com antecedência a data prevista para o início da licença. Além disso, os profissionais precisam apresentar a certidão de nascimento ou adoção da criança.
  • Preparar os líderes e gestores para lidar com a ausência do pai e planejar a distribuição de tarefas durante esse período.
  • Registrar a licença-paternidade no sistema de controle de ponto eletrônico com ajuda de um software de Recursos Humanos, como a Factorial, sem a necessidade de processos complicados em papel. Os funcionários podem solicitar os pedidos de licenças, faltas, férias, ausências e folgas, já o RH pode aprová-los diretamente na plataforma com apenas um clique.

Simplifique o gerenciamento de ausências, férias e folgas com o software de RH da Factorial

botao demo  

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados