Ir para o conteúdo

Copa do Mundo nas empresas: dicas de ações para o RH ⚽

·
9 minutos de leitura
copa do mundo nas empresas

Um dos eventos mais esperados do ano é a Copa do Mundo. Afinal, sabemos que o futebol é uma paixão nacional, ainda mais quando a camisa verde e amarela entra em campo. Mas você já pensou como será a Copa do Mundo nas empresas? Dia de jogo é feriado, descanso ou ponto facultativo? Confira a seguir!

Mesmo quem não é muito fã de futebol se rende à Copa do Mundo. Por isso, sempre que esse evento mundial está se aproximando, os brasileiros já especulam como será a Copa do Mundo nas empresas.

No entanto, algo atípico irá acontecer neste ano: a Copa acontecerá em novembro e dezembro. As outras edições desse evento mundial costumam ser entre junho e julho.

Apesar da mudança de data, as regras não mudam em relação aos jogos no mundo corporativo. Se você tem dúvidas sobre como acontece a Copa do Mundo nas empresas, se dia de jogo é feriado, descanso ou ponto facultativo, então leia esse artigo completo!

Índice

ferias ausencias rh

O que é Copa do Mundo?

Antes de falarmos sobre a Copa do Mundo nas empresas, precisamos relembrar rapidamente o que é Copa do Mundo, a maior competição de futebol que existe atualmente.

A Copa do Mundo é um evento organizado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) a cada 4 anos e conta com 32 equipes de futebol de diferentes países ao redor do mundo. A seleção do Brasil já disputou diversas vezes da competição e se tornou o grande campeão, com 5 títulos mundiais.

A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, com o passar dos anos, conforme o futebol se popularizou ao redor do mundo, a Copa foi se transformando em um evento de grandes proporções que mobiliza o mundo durante trinta dias.

Quando e onde será a Copa do Mundo 2022?

Excepcionalmente neste ano de 2022, a Copa do Mundo acontecerá entre 20 de novembro a 18 de dezembro. O local escolhido da vez é no Qatar. Será a primeira vez que essa competição mundial acontece no Oriente Médio.

A maior competição de futebol acontecerá como de praxe: 32 seleções divididas em grupos de quatro. Dessa forma, os times se enfrentam uma vez dentro desse grupo, e as suas seleções mais bem classificadas passam para as oitavas de final. Consequentemente, as próximas partidas são eliminatórias em jogo único. Se empatar, vai para a prorrogação e pênaltis.

👉 Aprenda sobre gamificação nas empresas: guia completo para treinamento corporativo

Por que a Copa do Mundo 2022 será em novembro?

Como citado, a Copa do Mundo, geralmente, acontece entre os meses de junho e julho. Porém, em 2022, a competição mundial foi marcada para começar em novembro.

A explicação para a mudança de período do ano está relacionada com as altas temperaturas do país-sede, o Qatar. São comuns ondas de calor, tempestades de areia e baixa umidade do ar entre junho e agosto. Sendo assim, para preservar a saúde dos competidores, a Federação Internacional de Futebol mudou a data do mundial para novembro.

dia de jogo é feriado

Copa do Mundo é feriado?

Apesar de algumas pessoas acreditarem ser feriado nos dias em que a seleção brasileira joga na maior competição de futebol do mundo, na verdade, não é feriado. Portanto, o RH das empresas precisa entender o que a legislação indica o que pode ser feito em dia de jogos do Brasil.

No entanto, alguns municípios brasileiros podem decretar ponto facultativo. Sendo assim, os dias em que a seleção brasileira entrar em campo durante o evento mundial continuam sendo considerados dias úteis.

Portanto, a legislação trabalhista brasileira não indica a obrigação da empresa em dispensar os colaboradores nos dias de jogos da seleção. Porém, ainda é possível combinar com os funcionários os dias de folga ou meia-jornada para que todos consigam acompanhar os jogos.

📥 Baixe uma planilha de gestão de férias [download grátis]

Diferença entre ponto facultativo e feriado

Para não restar dúvidas quanto aos dias de pontos facultativo e feriados, o ideal é entender as diferenças desses dois modelos. Confira a seguir:

Ponto facultativo

O ponto facultativo é decretado pelos Estados, Distrito Federal ou Municípios, que consiste em dispensar a obrigatoriedade do funcionamento de seus órgãos em dias de determinadas datas especiais.

Dessa forma, os servidores municipais, estaduais e federais dos governos estão dispensados de trabalhar, porém, as empresas privadas podem decidir se também irão adotar esta medida.

Feriado

A lei nº 605, regulamentada pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), estabelece a proibição das empresas que não atuam em atividades essenciais a realizarem suas atividades durante os feriados.

No entanto, a lei trabalhista também permite o trabalho durante feriados, desde que seja remunerado em dobro. Além disso, a empresa também pode fazer um acordo individual com cada trabalhador para compensar as horas trabalhadas em feriados no prazo de até 6 (seis) meses.

📝 Entenda como funciona trabalho aos domingos e feriados

Copa do Mundo nas empresas

O que a empresa pode fazer nos dias de jogos do Brasil? Como a legislação trabalhista não obriga as empresas a dispensarem os seus colaboradores no dia dos jogos da Copa do Mundo, existem algumas alternativas que podem ser feitas.

Saiba como é possível negociar folgas ou combinar diferentes formatos de jornada de trabalho para que todos os funcionários consigam acompanhar as partidas da seleção brasileira.

Baixe gratuitamente nosso Modelo de Escalas de Trabalho ⤵️

copa do mundo RH

Compensação de horas

A nova legislação trabalhista permite que as empresas e empregados realizem acordos individuais para compensar os dias ou as horas dos jogos do Brasil. Sendo assim, as instituições também podem oferecer um local adequado para os profissionais assistirem aos jogos na própria empresa.

Importante esclarecer que esse tipo de negociação não precisa acontecer com a participação do sindicato, basta um acordo entre empregador e empregados. Dessa forma, o trabalhador compensa as horas em que esteve ausente em outras datas.

Lembrando que após a Reforma Trabalhista, o artigo 59 da CLT indica que a empresa precisa permitir que os colaboradores compensem as horas dentro do mesmo mês em que ficaram ausentes.

🔢 Use a planilha para calcular horas trabalhadas e horas extras

Horários diferenciados

É muito comum que as empresas estipulem um novo horário para o expediente de trabalho durante os dias de jogo da seleção brasileira. Sendo assim, o horário de atividades pode ser realizado mais cedo, se o jogo começar um pouco mais tarde, ou vice-versa.

Tornar o horário do expediente maleável é uma ótima forma de engajar os funcionários para não perdem a produtividade e, ainda, assistem aos jogos de qualquer lugar que desejarem.

É preciso ajudar a organizar as equipes a gerenciarem esses horários com base nas necessidades de cada setor, considerando que seja bom para todos: empresa e colaboradores.

O RH pode usar o software da Factorial para ter o acesso ao controle de ponto online, gestão de turnos, folgas e ausências dos trabalhadores, evitando problema de gestão da jornada dos profissionais. Ainda pode contar com esse software “tudo em um”, que centraliza todas as informações e as diversas tarefas da área de RH.

🎥 Entenda como funciona o recurso do relógio de ponto digital do software da Factorial em menos de 2 minutos ⬇️

Assistir aos jogos na empresa

É comum que muitas empresas ofereçam um local específico para os colaboradores assistirem às transmissões dos jogos da seleção brasileira. Esse formato pode ser realizado dentro do próprio local de trabalho com um televisor ou telão.

Nesse caso, como o colaborador permaneceu à disposição da instituição, sem precisar gastar tempo para se deslocar, então a empresa não pode descontar tempo do funcionário.

Advertência e demissão

Como a lei não instalou feriado durante os jogos da seleção na Copa do Mundo nas empresas, caso o empregador e os empregados não entrem em um acordo, os dias em que o time do Brasil entra em campo são dias normais de trabalho.

Sendo assim, se o trabalhador faltar no dia dos jogos da seleção brasileira e não justificar sua falta, sua ausência poderá ser descontada do salário.

Além disso, o colaborador poderá ser notificado com advertência verbal ou escrita, caso alguma regra for descumprida, como assistir aos jogos no expediente sem a permissão da empresa.

Vale ressaltar que depois de 3 advertências de insubordinação, o empregado poderá ser demitido por justa causa. A mesma regra vale para o colaborador que for trabalhar alcoolizado.

👉 Confira o nosso checklist de offboarding: etapas essenciais

Bebida alcoólica no trabalho

Um dos pontos polêmicos durante a Copa do Mundo nas empresas é a possibilidade de beber bebidas alcoólicas durante o trabalho em dias de jogos. Porém, ao permitir esse tipo de ação, a empresa pode correr um risco plausível de deixar os funcionários embriagados.

Sendo assim, é muito importante que esse tipo de ato dentro da organização seja realizado moderadamente. Afinal, o trabalhador pode ser penalizado se caso cometer algum excesso, ainda que a liberação da bebida tenha sido iniciativa da instituição.

Bolões podem ser proibidos

A FecomercioSP proíbe que os chamados “bolões” sejam realizados no ambiente de trabalho, isso porque eles são considerados por lei uma forma de jogo de azar. Portanto, o empregador deve notificar os funcionários envolvidos sobre esse ato considerado crime, que não pode ser feito nas dependências da empresa.

📥 Baixe um Guia completo da atual legislação trabalhista para RH [eBook em PDF]

6 dicas de ações nos dias de jogos nas empresas

Agora que você sabe o que a lei permite sobre a Copa do Mundo nas empresas, compartilharemos dicas de ações para o RH fazer na instituição nos dias de jogos da seleção brasileira. Confira:

copa do mundo coorporativo

1. Faça uma Copa interna

Já que o clima é de animação e torcida, que tal fazer uma Copa interna com os colaboradores? Monte os times com os funcionários que desejam participar das partidas de futebol para formar equipes de cada seleção mundial.

Se for possível, mande fazer uniformes para os jogadores e coloque a marca da sua empresa. Para incluir os familiares dos profissionais nessa ação, convide-os para assistir às partidas para todos possam acompanhar.

2. Crie um álbum da Copa da empresa

O álbum de figurinhas da Copa da empresa pode ser uma ótima ação de endomarketing para gerar engajamento dos colaboradores. Mande elaborar os álbuns e as figurinhas personalizadas e distribua para os seus funcionários. Assim, os profissionais ficarão engajados ao trocarem figurinhas para ter todos os colegas no álbum, fortalecendo a cultura da empresa.

3. Promova a solidariedade

Aproveite o momento de engajamento e entusiasmo dos profissionais para dedicar essa energia em solidariedade. Escolha uma instituição de caridade para cada setor e engaje os colaboradores a arrecadarem alimentos como em uma gincana.

A equipe que arrecadar mais alimentos pode ganhar algo especial, como ingressos para o cinema ou voucher de delivery. Assim, todo mundo sai ganhando: as instituições e os trabalhadores!

4. Compartilhe comunicados inspirados na Copa

A comunicação interna é um ótimo recurso para criar ações especiais da Copa dentro da organização. Aproveite esse meio digital para apresentar os profissionais usando templates da Copa, como se fossem jogadores de futebol.

Aproveite para enviar newsletter sobre os horários e resultados das partidas, além de curiosidades dos países da competição mundial.

📋 Use um modelo de Plano de Comunicação Interna

5. Faça feedbacks temáticos

Assim como os jogadores recebem comentários sobre os seus desempenhos nas partidas de futebol, que tal fazer o mesmo e dar feedbacks entre os funcionários? Peça aos profissionais para escreverem comentários sobre as performances dos seus colegas, seguindo a temática da Copa do Mundo.

6. Compartilhe fotos nas redes corporativas

Empresas com rede social corporativa ou chats internos podem pedir aos colaboradores para compartilharem momentos de descontração assistindo aos jogos.

Essa ação é perfeita para empresas em regime home office ou sistema híbrido, já que os colaboradores podem se engajar mesmo distantes fisicamente. Além disso, os trabalhadores podem compartilhar vídeos e fotos da família assistindo aos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Calendário de jogos do Brasil

Para organizar a Copa do Mundo nas empresas, os RHs precisam saber os dias dos jogos do Brasil. Caso a seleção brasileira se classifique, é importante também saber as datas dos próximos jogos. Veja a seguir o calendário de jogos do Brasil, conforme o horário de Brasília:

Fase de grupos:

  • Brasil x Sérvia: quinta-feira, 24 de novembro, 16h;
  • Suíça x Brasil: segunda-feira, 28 de novembro, 13h;
  • Brasil x Camarões: sexta-feira, 2 de dezembro, 16h.

Em caso de classificação em primeiro do grupo:

  • Oitavas de final: segunda-feira, 5 de dezembro, 16h;
  • Quartas de final: sexta-feira, 9 de dezembro, 10h;
  • Semifinal: terça-feira, 13 de dezembro, 16h;
  • Final: domingo, 18 de dezembro, 10h.

Em caso de classificação em segundo do grupo:

  • Oitavas de final: terça-feira, 6 de dezembro, 16h;
  • Quartas de final: sábado, 10 de dezembro, 10h;
  • Semifinal: quarta-feira, 14 de dezembro, 16h;
  • Disputa terceiro lugar: sábado, 17 de dezembro, 12h;
  • Final: domingo, 18 de dezembro, 12h.

RH, depois das nossas dicas, você já sabe como organizar a Copa do Mundo nas empresas!

Quer melhorar o controle de ponto, gestão de turnos, folgas e ausências dos trabalhadores da sua empresa? Então experimente o software da Factorial totalmente grátis durante 14 dias!

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados