Ir para o conteúdo

Plano de sucessão: como implementar na sua empresa em 4 passos

·
8 minutos de leitura
plano de sucessão

Muitas vezes, a substituição de um colaborador que ocupa um cargo específico pode implicar na criação de um plano de sucessão empresarial. Por isso, é fundamental saber o que é plano de sucessão e como implementar um na sua empresa. Confira tudo sobre o assunto a seguir!

Imagine que uma pessoa exerce uma posição crítica para a sua empresa. De repente, por algum motivo, precisa deixar o cargo. Nem sempre as empresas possuem um plano de sucessão organizacional preparado. Quando menos esperam, o negócio pode sofrer — e muito — com essa falta de planejamento.

Preencher esta vaga de forma ágil e inteligente é essencial, afinal, a substituição de gestores ou de profissionais que têm um trabalho técnico vital para a organização tem de ser feita o mais rápido possível. Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo!

Confira tudo sobre o que é plano de sucessão, quando é necessário fazer um, como ele deve ser estruturado e, ainda, alguns desafios e dificuldades que podem aparecer pelo caminho. Acompanhe!

Índice:

Software para gestão de pessoas: teste grátis durante 14 dias

recrutamento onboarding factorial

O que é um plano de sucessão?

Muitas empresas que não o possuem mal sabem ao certo o que é um plano de sucessão (também conhecido como planejamento sucessório). Nada mais é do que um processo de identificação e desenvolvimento, que tem como objetivos definir os sucessores (ou substitutos) para cargos vitais dentro de uma empresa.

“Os planos de sucessão buscam identificar os profissionais que possuem as competências necessárias para exercerem determinados cargos.”

Assim, quando surge algum imprevisto ou eventualidade que torna necessária essa busca por um sucessor o mais rápido possível, a saída deste profissional diminui o impacto no negócio. Em suma, este plano é um documento estratégico para as organizações, uma vez que a mobilidade (interna ou externa) de colaboradores pode trazer instabilidade.

👉 Saiba mais sobre Recrutamento interno: O que é e como aplicá-lo na sua empresa? [+Excel]

Quando fazer um plano de sucessão empresarial?

Vivemos um momento no qual mudanças são constantes e inevitáveis. A definição de um plano de sucessão já é uma estratégia quase obrigatória para as organizações. Vamos entender o porquê.

Existem alguns tipos de planejamento sucessório. É recomendado fazer um quando há casos que impliquem na saída ou ausências prolongadas não planejadas. Este plano irá garantir que as substituições das pessoas que ocupavam determinado cargo sejam feitas por colaboradores competentes e comprometidos com a missão, visão e valores da empresa.

plano de sucessão empresarial

Ou seja, o momento de fazer um plano de sucessão organizacional é quando uma empresa possui profissionais na liderança, ou em posições técnicas vitais para uma empresa. Seja pela dificuldade de encontrar um perfil semelhante, seja pela necessidade de conhecimento profundo sobre a área de negócio ou da história da empresa.

Os planos de sucessão são uma forma de planejar o futuro, mas, sobretudo, de lidar com imprevistos. Com um planejamento estratégico bem feito, a perda de produtividade é evitada e a transição de cargos críticos pode ocorrer de forma mais fluida e com menor impacto.

Como implementar um plano de sucessão em 4 passos

Como já vimos, a criação de um plano de sucessão empresarial prepara as organizações para momentos inesperados. Além disso, esta prática de planejamento coloca o foco no desenvolvimento dos colaboradores e das suas capacidades de liderança. Como? É isso que vamos ver a seguir, com 4 passos para definir um plano de sucessão empresarial

1) Identificação dos cargos elegíveis para o plano de sucessão

Antes de tudo, é preciso elencar quais são os cargos dentro da empresa que precisam de um plano de sucessão. Ou seja, identificar as posições que necessitam de um planejamento de eventuais sucessores. Para isso, é preciso analisar o organograma da empresa e destacar nele quais são as posições vitais e críticas, indispensáveis para a continuidade do negócio.

Normalmente, estes cargos estão ligados a cargos de liderança, sejam eles pertencentes ao conselho administrativo da empresa ou à presidência. Contudo, cargos mais técnicos, de maior dificuldade de recrutamento ou com maior índice de rotatividade de pessoal também podem precisar de um plano de sucessão.

Um bom exemplo de plano de sucessçao avalia o contexto, a estratégia e a visão de futuro da organização. Estes são os três pontos que devem sempre ser levados em conta ao longo do desenvolvimento do plano de sucessão.

📚 Leia a entrevista com Richard Heiras, sobre liderança inspiradora

2) Mapeamento de competências

Depois de identificar as posições dentro da sua empresa que requerem um plano de sucessão, o segundo passo é mapear as competências para esse cargo. Como fazer isso?

  • Entenda o perfil da função que precisa de ser preenchida, tanto em termos de competências técnicas quanto competências pessoais e comportamentais;
  • Tenha em mente que as competências são, em última análise, detalhadas em comportamentos.

📉 Baixe o modelo de Matriz de Competências em Excel 

3) Identificação dos potenciais sucessores

Depois de identificar as posições que necessitam de planos de sucessão e de mapear as competências necessárias para os cargos em questão, chegou a hora de encontrar potenciais sucessores. A forma mais fácil de identificar estas pessoas é através de uma conversa com os líderes e gestores de equipes. As avaliações de desempenho são um recurso fundamental para essa identificação.

Nestas avaliações, além de analisar os objetivos e intenções profissionais de cada colaborador, também medimos o desempenho deles. Consequentemente, percebemos as competências técnicas e não técnicas destes profissionais para assumirem estes cargos eventualmente.

Por fim, é importante salientar que os potenciais sucessores não precisam ser necessariamente pessoas já integrantes da empresa. Idealmente sim, mas nem sempre se identificam sucessores elegíveis internamente e um recrutamento externo pode ser necessário.

📝 Conheça 10 testes para otimizar seu processo Recrutamento e Seleção 

4) Desenvolvimento e acompanhamento dos sucessores

O quarto e último passo para a criação de um plano de sucessão passa pela criação de Plano de Desenvolvimento Individual, também chamado de PDI. É de suma importância que exista, nesse processo, total transparência com os colaboradores elegíveis à sucessão, principalmente se houver mais do que uma pessoa em análise.

Para garantir um bom plano de sucessão, é necessário pensar em uma maneira de treinar e qualificar estes potenciais candidatos. Por isso, deve ser contemplado no orçamento de RH uma parcela para a formação de um sucessor, na atividade de planos de sucessão.

Apostar no desenvolvimento destes candidatos é uma forma de garantir que, no futuro, eles estejam aptos a assumir determinada posição. No fundo, essa é uma forma da empresa se certificar que determinado sucessor é, de fato, uma boa aposta.

⬇️ Plano de Carreira: faça download grátis do modelo! ⬇️

modelo plano de carreira

4 dicas para a criação de um plano de sucessão

Um plano de sucessão organizacional ou empresarial é, no fundo, um planejamento estratégico focado no futuro. Por isso, a sua criação deve possuir algumas estratégias para que esteja pronta para ser colocada em prática quando chegar o momento. Vamos ver a seguir, portanto, quais são as 4 principais dicas para a criação de um plano de sucessão.

1)  Planeje com antecedência

A melhor forma de tornar uma empresa mais estratégica é estar sempre um passo à frente. Quando o assunto é plano de sucessão, esta afirmação não poderia ser mais adequada.

Para evitar que um colaborador de cargo crítico saia de forma inesperada sem que haja um plano B é necessário pensar com antecedência. Se já houver um plano de sucessão, é só começar a sua implementação. Desta forma, a mudança é muito mais fluida e suave.

2) Identifique mais do que uma opção para o mesmo cargo

Ao realizar um plano de sucessão é importante pensar em mais duas ou três alternativas, além da primeira considerada. Imprevistos podem sempre acontecer e, talvez, a pessoa pensada para substituir um cargo não pode ou não tem interesse em assumir a função. Mais uma vez, estar um passo à frente é essencial para o sucesso da empresa.

3) Analise detalhadamente o desempenho dos seus colaboradores

Como vimos anteriormente, nos passos para a criação de um plano de sucessão, devemos olhar primeiro para os nossos colaboradores. Para identificar os potenciais sucessores “dentro de casa” requer olhar para o seu desempenho.

Por isso, analise detalhadamente o desempenho destes colaboradores de forma contínua. Em que projetos eles se destacaram, quais eles lideraram, ou em quais tiveram um ótimo desempenho coletivo.

📚 Baixe grátis nosso modelo de Avaliação de Desempenho em Excel

4) Desenvolva estratégias para a contratação

Preferencialmente, quando uma pessoa é substituída, é importante tentar encontrar um perfil igual ou melhor do que o anterior. Assim, identificar onde a empresa deve melhorar pode ajudá-lo a encontrar essa pessoa com novas competências. Ao fazer seu planejamento sucessório, portanto, você pode avaliar se não é até melhor contratar um sucessor que esteja fora da organização.

👉 Já fez o recrutamento da sua empresa com a ajuda de um software de RH? Conheça os tipos que existem e as possibilidades

Maiores dificuldades em desenvolver um planejamento sucessório

Existem algumas dificuldades a serem enfrentadas quando se implementa um planejamento sucessório em uma empresa. Entre elas, podemos dizer que a mais desafiadora é mantê-lo atualizado. Hoje em dia, as empresas mudam muito rápido. As suas estratégias, equipes e orientações podem mudar a qualquer instante.

Mantenha sempre em mente, portanto, que os planos de sucessão devem ser funcionais. Também é importante que o planejamento sucessório seja visto e revisto, sempre que possível, por diversos profissionais da empresa, a fim de que seja aperfeiçoado e melhorado.

planejamento sucessório

Uma outra dificuldade da execução de um plano de sucessão é o alinhamento com a liderança da empresa e com seu quadro administrativo. Nem sempre há concordância entre os integrantes, e chegar a um acordo na escolha dos melhores sucessores pode virar um desafio.

Lembre-se que um plano de sucessão organizacional é fundamental para manter a sustentabilidade empresarial — isso sem falar na motivação e retenção de talentos. Por isso, quando alguma adversidade ou desafio surgir durante a elaboração do plano, tenha em mente os motivos pelos quais ele é necessário.

Sistema digital para gestão de pessoas

Depois de entender o que é plano de sucessão, não restam dúvidas da sua importância, sobretudo para empresas que tenham colaboradores em cargos críticos. Logo, também é de suma importância identificar potenciais sucessores e, para isso, avaliações de desempenho são essenciais.

É através delas que percebemos quem possui potencial para suceder ou ascender a determinada posição. Ademais, são elas que ajudam a entender as intenções profissionais e planos de carreira de cada funcionário

Já existem, hoje em dia, tecnologias para realizar avaliações de desempenho, que não somente tornam esse processo mais ágil como também muito mais qualificado e assertivo. O software da Factorial é um exemplo dessa tecnologia, que lhe permitirá fazer muitas tarefas de recursos humanos, como:

  • Implementação de modelos de avaliação de desempenho;
  • Utilização de modelos disponíveis na plataforma;
  • Personalização das avaliações de desempenho em todos os níveis (por exemplo, com a criação de grupos de avaliadores, atribuição automática de supervisores, etc);
  • Gestão automática de avaliações de desempenho;
  • Criação de relatórios personalizados sobre a avaliações dos colaboradores;
  • E muitas outras funcionalidades!
performance

✅ Experimente, na prática, a Factorial durante 14 dias sem qualquer custo ou compromisso!

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados