Ir para o conteúdo

Como combater o etarismo no trabalho? – Dia dos Avós nas empresas

·
6 minutos de leitura
dia dos avós empresas etarismo no trabalho

Os avós desempenham um papel importante nas famílias e também podem desempenhar nas empresa, por isso, merecem uma data especial: Dia dos Avós, em 26 de julho. Neste texto, falaremos sobre esse dia e como combater o etarismo dentro das empresas.

Uma pesquisa realizada pela Ernst & Young revelou percepções importantes sobre o mercado de trabalho no Brasil para profissionais acima dos 50 anos. O estudo contatou que apenas de 6% a 10% das empresas possuem colaboradores nessa faixa etária.

Isso revela a existência de um problema sério de etarismo, o qual impede a contratação e valorização adequada desses profissionais experientes. Por isso, a seguir, entenda tudo sobre o Dia dos Avós. Além disso, descubra como o setor de Recursos Humanos pode combater o etarismo e criar ações para celebrar essa data na empresa. Boa leitura!

Descubra uma tecnologia que pode ajudar o RH a contratar os melhores profissionais do mercado

performance

Dia dos Avós no Brasil

No dia 26 de julho, celebramos o Dia dos Avós, uma data criada para honrar e reconhecer a importância dos avós, que são figuras queridas e respeitadas em muitas famílias.

Essa celebração se deve, principalmente, à imensa experiência acumulada ao longo dos anos e à sabedoria que eles podem transmitir às gerações seguintes.

Assim como temos o Dia das Mães e o Dia dos Pais, também dedicamos um dia especial para estar ao lado e prestar homenagens aos nossos avós.

Dia dos Avós: origem

A origem do Dia dos Avós surgiu de uma tradição bíblica. A escolha do dia 26 de julho como data oficial para celebrar os avós tem raízes no século XX, quando o Papa Paulo VI instituiu essa comemoração em homenagem aos pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.

Esses avós bíblicos foram canonizados pelo Papa Gregório VIII no século XVI, reconhecidos por serem os avós de Jesus Cristo e se tornaram Santa Ana e São Joaquim. Assim, o Papa Paulo VI determinou que o dia 26 de julho seria a data definitiva para honrar e celebrar os avós.

Dia dos Avós é feriado?

Apesar de ser uma data comemorativa muito especial, o Dia dos Avós não é um feriado nacional. No entanto, o Dia de Santa Ana e São Joaquim, em 26 de julho, é considerado feriado municipal somente nos municípios onde esses santos são padroeiros.

Veja a lista de alguns municípios nos quais o Dia de Santa Ana e São Joaquim é feriado ou ponto facultativo:

  • Feira de Santana (BA)
  • Mogi das Cruzes (SP)
  • Ponta Grossa (PR)
  • São Joaquim da Barra (SP)
  • Santana de Parnaíba (SP)
  • Brasília de Minas em Minas Gerais (MG)
  • Guidoval em Minas Gerais (MG)
  • Santana de Cataguases em Minas Gerais (MG)
  • São Tiago em Minas Gerais (MG)
  • Cianorte no Paraná (PR)
  • Luís Correia no Piauí (PI)
  • Ribeiro Gonçalves no Piauí (PI)
  • Poço Branco no Rio Grande do Norte (RN)
  • Joca Claudino na Paraíba (PB)
  • Carneiros em Alagoas (AL)
  • Mutuípe na Bahia (BA)
  • Areias em São Paulo (SP)
  • Sumaré em São Paulo (SP)
  • Faxinal dos Guedes em Santa Catarina (SC)
  • São Lourenço do Oeste em Santa Catarina (SC)

👉 Calendário 2023: feriados, eventos e obrigações para RH e DP

4 ações para comemorar o Dia dos Avós na empresa 

Confira nossas dicas sobre como parabenizar os profissionais que são avôs e avós em 26 de julho. Essa data precisa entrar no calendário de comemorações do setor de RH. Veja:

1. Dê um presente especial

Surpreenda os avôs e avós da empresa com um presente Dia dos Avós. Pode ser um cartão personalizado, um voucher, uma lembrança simbólica, um almoço ou café da manhã em homenagem a eles.

2. Reconheça os profissionais experientes

Dê o reconhecimento aos avôs e avós da empresa de forma especial. Para isso, faça uma homenagem durante uma reunião ou evento corporativo, destacando suas histórias, experiências e a importância do papel que desempenham na instituição.

3. Promova palestras e workshops temáticos

Promova palestras ou workshops com temáticas relacionadas aos avôs e avós, abordando questões como a importância do combate ao etarismo na organização. Essa atividade contribuirá para a conscientização e valorização dos profissionais experientes.

4. Ofereça flexibilidade no ambiente de trabalho

Demonstre apoio aos avôs e avós da equipe, proporcionando flexibilidade no horário de trabalho ou permitindo que eles participem de eventos escolares ou atividades importantes relacionadas aos seus netos. Essa atitude demonstrará o reconhecimento da empresa em relação à importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O que é etarismo nas empresas?

Aproveitando Dia dos Avós, precisamos falar sobre o etarismo nas empresas. O termo “etarismo” é definido como uma forma de discriminação e preconceito fundamentada na idade. Nesse sentido, as gerações mais jovens tendem a discriminar ou terem preconceitos contra as gerações mais velhas.

Isso porque os jovens passam mais tempo conectados nas redes do que no próprio local de trabalho. Essa conexão virtual acaba se tornando mais presente em seu dia a dia do que a interação com os colegas de trabalho.

Além disso, essa tendência é ainda mais evidente no contexto do trabalho híbrido ou remoto. Isso porque é mais fácil viver em um ambiente virtual restrito, onde apenas opiniões semelhantes são compartilhadas e reforçadas.

Vantagens ter profissionais experientes na empresa

Precisamos falar da importância de valorizar profissionais experientes nas empresas. Para isso, selecionamos as principais vantagens ao contratar os trabalhadores acima de 50 anos:

  • Experiência: profissionais experientes têm maior capacidade de tomar decisões assertivas devido às situações semelhantes que já enfrentaram.
  • Adaptação: trabalhadores mais experientes possuem resiliência e estão acostumados com os processos e burocracias do mercado de trabalho, o que facilita a adaptação a diferentes situações.
  • Conselhos: colaboradores experientes podem atuar como mentores, compartilhando suas experiências e inovações para auxiliar no crescimento dos funcionários mais jovens.
  • Qualificação profissional: além da experiência, profissionais experientes geralmente possuem qualificações acadêmicas e participação em eventos, o que os mantém atualizados e competitivos no mercado de trabalho.

📥 Baixe grátis

checklist recrutamento selecao

4 dicas para RH combater o etarismo no trabalho

Para combater o etarismo no trabalho, é fundamental que os profissionais de Recursos Humanos realizem algumas ações no dia a dia. Veja algumas maneiras de promover essa mudança:

1. Mudar a percepção em relação aos idosos

É preciso mudar a percepção em relação aos idosos para que as pessoas não associem a idade avançada às doenças ou ser tarde demais para continuar trabalhando.

Para isso, é fundamental refletir que o envelhecimento cronológico não deve ser encarado como uma sentença, já que as pessoas buscam viver cada vez mais e melhor.

2. Disseminar informações

O etarismo, resultado de preconceito e falta de informação, leva à discriminação com base na idade. É preciso desmitificar os preconceitos e promover uma visão mais inclusiva e respeitosa do envelhecimento para combater o etarismo e criar um ambiente que valorize todas as idades.

👉 Aprenda como implementar um canal de denúncias na empresa conforme a lei!

3. Desenvolver processos seletivos inclusivos

É importante desenvolver processos seletivos voltados para a contratação de profissionais experientes que estão disponíveis no mercado de trabalho.

Para isso, otimize os processos de contratação com um software de RH que possua a funcionalidade de recrutamento e seleção eficiente, como a Factorial. Com essa ferramenta, você poderá gerenciar todas as etapas do processo seletivo. Desde a divulgação de vagas até a seleção final dos candidatos.

Ainda é possível criar um portal de empregos exclusivo para a sua empresa, onde os candidatos podem encontrar todas as informações sobre as vagas disponíveis, requisitos e benefícios oferecidos. Isso ajuda a atrair os trabalhadores experientes para vagas inclusivas. 

🎥 Veja como funciona o Recrutamento e Seleção dentro da Factorial:

4. Capacitar profissionais experientes

É essencial oferecer capacitação profissional para aqueles colaboradores que desejam buscar novas oportunidades, como profissionais mais experientes que enfrentam desafios ao lidar com a tecnologia.

Aliás, também é possível fortalecer o desenvolvimento dos funcionários por meio da função de gestão de treinamentos corporativos do software da Factorial. Com essa ferramenta, o RH poderá planejar e executar programas de capacitação profissional de forma simples e eficiente.

Solicite uma demonstração grátis do software de RH da Factorial

botao demo

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados