Ir para o conteúdo

Dia do Amigo: 5 ideias para comemorar a amizade nas empresas

·
5 minutos de leitura
dia do amigo empresas trabalho comemorar celebrar

No dia 20 de julho, celebramos o Dia do Amigo. Que tal aproveitar essa data para criar ações de endomarketing para celebrar a amizade na empresa? Saiba mais a seguir! 

Os gerentes e gestores de RH, CEOs de PMEs, profissionais de RH e DP podem incentivar a colaboração entre os colaboradores e promover um relacionamento mais harmonioso entre os colegas de trabalho. 

Para isso, é preciso estabelecer um ambiente colaborativo, onde as pessoas sejam amigáveis entre si. Neste texto, destacaremos as vantagens da amizade no ambiente colaborativo e daremos dicas práticas de ações de endomarketing para comemorar o Dia do Amigo nas empresas. Confira!

Descubra uma tecnologia que ajuda a engajar seus colaboradores

performance

Dia do Amigo no Brasil

No Brasil, no dia 20 de julho, celebramos o Dia do Amigo, uma ocasião para refletir sobre a relevância da amizade e das pessoas especiais que nos cercam. No entanto, essa data é celebrada internacionalmente em 30 de julho.

Essas datas permitem expressarmos nossa gratidão e valorizar as amizades que fazem diferença em nossas vidas, no âmbito pessoal e profissional.

Dia do Amigo: origem

Para saber sobre como iniciou a comemoração dessa data, pesquisamos sobre “20 de julho Dia do Amigo”. Descobrimos que o país de origem foi a Argentina.

O professor de psicologia e filosofia argentino, Enrique Ernesto Febbraro, é o responsável pela criação dessa data especial. Ele se inspirou na histórica chegada do homem à lua, ocorrida em 20 de julho de 1969.

Para Febbraro, esse acontecimento representava não apenas uma conquista científica, mas também uma oportunidade para estabelecer amizades em outros cantos do universo.

A iniciativa de Febbraro obteve sucesso, e em 1979 o governo argentino oficializou o “Dia do Amigo”. Assim, ao longo das décadas seguintes, essa celebração se espalhou para outros países, como Uruguai na década de 1970, Peru e México em 1980, e Brasil por volta dos anos 1990.

Dia da Amizade Internacional

A data do Dia do Amigo celebrada em 20 de julho é comemorada no Brasil, na Argentina e no Chile. No entanto, é importante ressaltar que a Organização das Nações Unidas (ONU) classificou oficialmente o dia 30 de julho como o Dia da Amizade Internacional.

Além disso, alguns países optam por celebrar no primeiro domingo de agosto. Já a rede social Facebook optou por estabelecer sua própria data comemorativa para a amizade: 4 de fevereiro.

💡Rede social corporativa: o que é, como criar e exemplos para seguir

Dia do Amigo é feriado?

Considerando que o Dia do Amigo é uma data comemorativa informal, portanto, ela não é um feriado e não está vinculada com leis trabalhistas.

Além disso, em cada país é possível comemorar a amizade em uma data diferente. Essa flexibilidade permite que as pessoas escolham diferentes datas ao redor do mundo para homenagear seus amigos e fortalecer os laços afetivos.

Dia do Amigo na empresa

O sentimento de amizade e a dedicação aos relacionamentos interpessoais são fatores fundamentais para o bem-estar e o ambiente positivo no local de trabalho.

Uma pesquisa chamada “Friends & Happiness in the Workplace Survey & Stats” revelou que trabalhar com o seu melhor amigo pode aumentar em 21% a criatividade e em 57% a felicidade dos colaboradores. 

Além disso, essa pesquisa revelou outros dados sobre como ter um “melhor amigo no trabalho” pode ter um impacto significativo na experiência profissional. Veja como:

  • Isso torna o trabalho mais agradável: 57%
  • Fico igual ou mais produtivo: 22%
  • Eles me apoiam em questões do trabalho ou pessoais: 21%
  • Eu me sinto mais criativo: 21%
  • Eu não tenho um melhor amigo no trabalho: 20%
  • Não tenho, mas gostaria de ter: 15%
  • Fico menos disposto a deixar a empresa: 12%
  • Eu me sinto menos produtivo: 6%

👉 Felicidade corporativa: como criar um ambiente de trabalho mais feliz?

📽️ Veja como trabalhar o engajamento dos seus colaboradores com a ajuda de uma tecnologia especializada 👇

botao demo

Os benefícios da amizade no trabalho

No dia 20 de julho, celebramos o Dia do Amigo, e além dos evidentes benefícios de ter companheirismo e momentos divertidos, há várias vantagens para o ambiente de trabalho. Saiba quais são:

  • Bem-estar emocional: um dos elementos-chave para o bem-estar no trabalho é sentir-se engajado. Ter pelo menos um amigo no trabalho contribui para que você se sinta mais envolvido, não apenas nas tarefas que realiza, mas também no contexto geral da empresa.
  • Motivação: quando uma organização possui colaboradores felizes e satisfeitos, eles tendem a ser mais produtivos e motivados em suas atividades. Os amigos desempenham um papel importante nesse aspecto.
  • Produtividade: assim como a motivação, a produtividade aumenta quando uma pessoa se sente engajada em seu trabalho. Embora alguns amigos possam ser uma distração, bons amigos no trabalho podem elevar o desempenho um do outro e oferecer o apoio necessário para realizar as tarefas.
  • Engajamento: amizades no trabalho contribuem para um maior engajamento dos colaboradores. Sentir-se conectado e apoiado pelos colegas de trabalho aumenta a motivação, o comprometimento e a dedicação às tarefas profissionais.

📥 Baixe grátis

comunicacao interna

5 ações para comemorar o Dia da Amizade na empresa 

O Dia do Amigo ou Dia da Amizade na sua empresa precisam entrar no calendário de comemorações da sua empresa. Para inspirar o setor de Recursos Humanos, compartilharemos ideias para celebrar a amizade no trabalho. Confira abaixo:

1. Dinâmicas de integração

Não há nada mais eficaz do que promover boas relações entre os colaboradores por meio de atividades que incentivem a interação e o conhecimento mútuo.

Essa prática é uma excelente maneira de tirar os colaboradores da rotina por alguns minutos e permitir que conheçam melhor o colega de trabalho que está “ao lado”.

👉 Dinâmica de grupo: 7 exemplos para aplicar em processos seletivos

2. Estimule a interação

O Dia do Amigo oferece uma oportunidade única para fortalecer os laços por meio de iniciativas que promovam a interação entre os colegas de trabalho.

Portanto, realize atividades de integração, organize eventos comemorativos, promova reuniões descontraídas e ofereça jogos interativos. Se possível, crie oportunidades para que todos tenham contato com diferentes pessoas da empresa, por meio de rodízios ou atividades colaborativas.

3. Reconhecimento mútuo

É importante saber reconhecer as qualidades de um amigo para construir amizades sólidas. Nesse sentido, incentive a troca de elogios entre seus funcionários.

Utilize ferramentas de comunicação interna para os colaboradores expressarem elogios espontâneos aos seus amigos de trabalho.

📥 Baixe grátis: Modelo de Plano de Comunicação Interna

4. Comunidades de interesse

Uma excelente maneira de promover um convívio harmonioso entre os funcionários é aproximá-los por meio de interesses compartilhados.

Crie na empresa comunidades de interesse, onde pessoas de diferentes áreas possam se reunir e compartilhar experiências. Além disso, essas comunidades contribuem pela construção de um ambiente de trabalho mais amigável e colaborativo.

🎥 Assista ao vídeo abaixo aprender como aumentar o engajamento dos colaboradores com a Factorial ⬇️

5. Happy hour

Quem não aprecia um momento descontraído com os colegas de trabalho? Que tal promover momentos de confraternização para os colaboradores, como happy hours após o expediente?

Esse tipo de ocasião é uma excelente oportunidade para relaxar, fortalecer os laços de amizade e criar um ambiente mais acolhedor e divertido.

O papel do RH na organização do Dia dos Amigos na empresa

O papel do RH na organização do Dia dos Amigos na empresa é promover ações que valorizem a amizade e a colaboração entre os colaboradores, fortalecendo o clima organizacional e a cultura da empresa.

Para ajudar nessa tarefa, os integrantes desse setor podem contar com a ajuda de um software de RH como a Factorial. Com esse software, os colaboradores podem criar suas próprias comunidades com base em seus interesses e hobbies.

O setor de RH pode também ser responsável por divulgar as informações sobre as atividades do Dia dos Amigos. Dessa forma, os responsáveis compartilham os horários, locais e demais detalhes relevantes por meio de eventos e comunicados dentro do software.

Além dessas funcionalidades, o software da Factorial possui diversas funções que otimizam todos os processos de RH e DP.

👉 RH, organize o Dia do Amigo e outros eventos na sua empresa com mais facilidade e eficiência!

Solicite uma demonstração grátis do software de RH da Factorial

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados