Ir para o conteúdo

Confira o Calendário de Feriados 2020 + Feriados de São Paulo capital

calendario feriados 2020

Toda empresa sabe como é necessário manter seu calendário alinhado ao calendário de feriados nacionais 2020, assim como o calendário estadual ou municipal. Podem ser datas comemorativas, como o aniversário da cidade ou um novo feriado instituído por um órgão público. Como é o caso do calendário de São Paulo capital, que conta com outros feriados para os habitantes da cidade paulistana. Aqui, você encontra o calendário 2020 do Brasil e também o calendário de feriados SP, da cidade paulistana.

Além disso, saber os feriados 2020 ajuda a empresa a planejar seus processos, eventos, e claro, o próprio colaborador sabe quando é possível ter uns dias livres. Nesse último caso, vale lembrar que as férias e a Reforma Trabalhista trouxeram novas disposições para os funcionários tirarem seu recesso. Assim como, se é permitido tirar férias próximo de feriados ou não, quantos dias e quando ele direito às férias.

Por outro lado, a empresa precisa manter seu calendário atualizado para não perder prazos, fechar orçamentos com parceiros, e se adaptar caso tenha um feriado em uma semana importante. Sendo assim, vejamos o calendário de feriados 2020 para que você mantenha sua empresa atualizada!

Índice

Confira o calendário de feriados nacionais de 2020:

Janeiro

1 de janeiro – Ano Novo (Quarta-feira)

Fevereiro

25 de fevereiro – Carnaval (Terça-feira)
24 de fevereiro (Segunda-feira), é ponto facultativo, bem como a quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h).

Abril

10 de abril – Paixão de Cristo ou Sexta-Feira Santa
12 de abril – Páscoa (Domingo)
21 de abril – Tiradentes (Terça-Feira)

Maio

1 de maio – Dia Mundial do Trabalho (Sexta-feira)

Junho

11 de junho – Corpus Christi (Quinta-feira) – feriado antecipado em alguns municípios para maio por conta da pandemia do coronavírus

Setembro

7 de setembro – Independência do Brasil (Segunda-feira)

Outubro

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (Segunda-feira)

Novembro

2 de novembro – Finados (Segunda-feira)
15 de novembro – Proclamação da República (Domingo)

Dezembro

25 de dezembro – Natal (Sexta-feira)

Ponto facultativos

24 de fevereiro: ponto facultativo de Carnaval
26 de fevereiro: quarta-feira de Cinzas é ponto facultativo até as 14h
11 de junho (quinta-feira): Corpus Christi, embora seja feriado em várias cidades brasileiras
28 de outubro (quarta-feira): Dia do Servidor Público
20 de novembro (quarta-feira): Dia da Consciência Negra, feriado em ao menos 1.045 municípios do Brasil – feriado antecipado em alguns municípios para maio por conta da pandemia do coronavírus

Calendário dos feriados 2020 da cidade de São Paulo:

Seguindo os feriados nacionais, ao calendário da cidade de São Paulo 2020 são adicionados estas datas abaixo:

Janeiro

25 de janeiro – Aniversário de São Paulo (Sábado, feriado municipal)

Fevereiro

25 de fevereiro – Carnaval (Terça-feira, ponto facultativo)
26 de fevereiro – Quarta de Cinzas (Quarta-feira, ponto facultativo)

Abril

10 de abril – Paixão de Cristo (Sexta-feira, feriado municipal também)

Junho

11 de junho – Corpus Christi (Quinta-feira, feriado municipal)

Julho

9 de julho – Data Magna do Estado de São Paulo (Quinta-feira, feriado estadual)

Outubro

28 de outubro – Dia do Funcionário Público (Sábado, ponto facultativo)

Novembro

20 de novembro – Dia da Consciência Negra (Sexta-feira, feriado municipal)

Como são estabelecidos os feriados?

Os feriados oficiais no nosso país possui uma regulação própria, sabia? É a Lei Federal nº 9.093 de 1995 que determinou quais eram os feriados nacionais. Dessa maneira, ficou estabelecido que os feriados civis ficam fixados por lei federal. Já os municípios podem criar até quatro dias de feriados municipais. E os Estados? Nesse caso, eles podem apenas escolher um dia como feriado do estado. Em São Paulo, você viu, é dia 9 de julho, determinada pela Lei Estadual nº 9.497 de 1997.

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

É bem provável que você tenha tido dúvidas sobre o que é um feriado e o que é o ponto facultativo. Para o departamento de Recursos Humanos essa não pode ser uma dúvida frequente. Afinal, calcular as férias dos colaboradores depende de conhecer as diferenças entre feriados e pontos facultativos.

Funciona assim: o ponto facultativo é determinado por Decreto. Este pode ser criado pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal. Isso significa que ficam suspensas por esse período as atividades em repartições públicas. Além disso, não se assuste, os decretos de pontos facultativos costuma ser publicado alguns dias antes da data indicada.

Mas se o órgão público oferece um serviço essencial, a administração pública não pode manter o local de portas fechadas. É obrigação do serviço manter suas atividades em estado normal para o público em geral.

software rh factorial

Como adaptar o calendário da empresa aos feriados?

O setor de Recursos Humanos sabe como pode ser uma tarefa cansativa e cuidadosa procurar pelos feriados nacionais 2020 e feriados do Estado e Município. Sem falar dos pontos facultativos. Para isso, os softwares de RH podem ser a melhor escolha. Eles já disponibilizam de forma automática o calendário correspondente do país com os feriados do Estado e da cidade. Ainda é possível adicionar o calendário da empresa com datas comemorativas internas ou o calendário pessoal, como o Google Calendar.

Ademais, outra funcionalidade muito interessante é o calendário de férias, ausências e folgas. Nós preparamos uma planilha de ausências para a equipe de recursos humanos fazer o controle manual dos dias de ausências dos seus colaboradores. No entanto, se você procura uma solução prática e fácil, nós temos!

A Factorial é um software de Recursos Humanos que entre suas milhares de ferramentas, possui o calendário de colaboradores. Lá, equipes e líderes podem conferir quais são os próximos feriados. Assim como, verificar quem estará no escritório nos próximos dias ou trabalhará de casa. Da mesma forma, os próprios colaboradores podem fazer essa administração, pedir ausências, informar sobre licenças médicas e o líder, aprovar ou rejeitar tais pedidos.

Saiba aqui como a Factorial pode ajudar o setor de RH da sua empresa!

Escritora e jornalista, autora no blog da Factorial. Escreve sobre recursos humanos, leis, desenvolvimento e treinamento de equipes de alta performance.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário