É possível utilizar a ferramenta de Inteligência Artificial Chat GPT para RH? A novidade tem feito muito sucesso no mercado. Veja a seguir como fazer uso dela a favor da sua empresa e do seu setor de Recursos Humanos!
A cada dia que passa, o Chat GPT conquista mais usuários em todo o mundo. O chatbot é baseado em Inteligência Artificial (IA) e se tornou a tecnologia mais rápida a atingir 1 milhão de usuários. Foram precisos apenas 5 dias. No caso do Facebook, a meta foi atingida em 10 meses.
Mas o que exatamente o Chat GPT faz, e como ele pode ser útil para o setor de RH? Basicamente, o chat GPT é um modelo de linguagem treinado com uma enorme quantidade de dados, capaz de gerar qualquer tipo de texto de forma que pareça ter sido escrito por uma pessoa.
Assim, se você perguntar ao Chat GPT, por exemplo, qual é o papel do Business Partner RH no crescimento de uma empresa; ou quais são os cargos de RH mais promissores em 2023. Se a pergunta for clara e específica o bastante, ele vai te responder.
Porém, existem muito mais coisas que o setor de RH pode fazer com o uso dessa nova tecnologia. Neste texto, nosso objetivo é mostrar a você algumas dessas possibilidades. Então, continue a leitura!
Índice
- O que é o Chat GPT?
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- Digitalização do setor de RH e por que isso é importante
- Chat GPT para RH: como usar a IA na sua rotina
- ✨ Factorial AI: o dobro do poder
- Quais são as vantagens da IA e do Chat GPT para RH?
- Existem desvantagens em utilizar o Chat GPT?
- ✅ Conheça o Software de gestão de RH da Factorial
O que é o Chat GPT?
O Chat GPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de Inteligência Artificial. Ele é treinado em um grande conjunto de dados de texto em vários idiomas para gerar respostas para perguntas e conversar com os usuários de forma natural. Seu objetivo é ajudar as pessoas a obterem informações, esclarecer dúvidas e oferecer soluções para problemas.
Esse parágrafo acima foi todo escrito pelo Chat GPT. Essa é apenas uma das milhões de possíveis perguntas que podem ser feitas a este chatbot. E por ser tão versátil, essa ferramenta de IA pode auxiliar você em diversas tarefas do dia a dia:
- responder perguntas simples;
- gerar um texto completamente do zero;
- reescrever ou revisar um artigo;
- criar mensagens padronizadas;
- e até mesmo fazer uma análise sentimental de um texto, avaliando se o texto possui um tom negativo, positivo ou neutro.
Enfim, ficou claro que são praticamente infinitas as possibilidades, certo? Mas justamente por isso pode ser difícil pensar como fazer uso dessa tecnologia para o setor de RH. A boa notícia é que este texto pode te ajudar!
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Digitalização do setor de RH e por que isso é importante
Já faz um tempo que a área de Recursos Humanos vem passando por importantes transformações a partir da digitalização constante do setor. O Chat GPT para RH é apenas mais um passo neste caminho.
Algumas empresas já fazem uso, por exemplo, de softwares de gestão de RH que permitem automatizar processos e contar com diferentes informações de forma centralizada.
O uso dessas tecnologias permite que os profissionais de RH possam automatizar tarefas simples, porém burocráticas. Ou mesmo realizar atividades de forma muito mais rápida e eficiente em sua rotina de trabalho.
Mas quais são as possibilidades que o Chat GPT para RH oferece ao setor? E de que forma utilizar essa ferramenta a seu favor?
Chat GPT para RH: como usar a IA na sua rotina
A seguir, confira algumas das maneiras pelas quais a Inteligência Artificial pode ser usada na função de RH, a fim de contribuir com os profissionais da sua empresa.
Assistente de RH
O papel de um Assistente de Recursos Humanos é dar suporte ao profissional de RH em suas dúvidas do dia a dia, certo? Acontece que o Chat GPT para RH tem potencial para cumprir esse papel. A IA pode, por exemplo, fornecer a você respostas para consultas de baixo nível, por exemplo: “um trabalhador tem direito a quantos dias de férias anuais?”
Neste caso, obtivemos a seguinte resposta:
Outras possíveis perguntas são: “Qual o prazo para pagamento do FGTS por uma empresa”; ou “Quantos dias um trabalhador tem direito ao tirar a licença-nojo”; esse tipo de dúvida. Contudo, é possível fazer uso do Chat GPT para atividades ainda mais complexas.
Seleção e recrutamento
O processo de Recrutamento e Seleção é muito importante para qualquer empresa, e o setor de RH deve contar com as ferramentas certas durante este momento.
No caso do uso do Chat GPT para RH, é possível fazer uso da IA como forma de suporte durante o processo seletivo. Você pode, por exemplo, pedir a criação de uma descrição de vaga, criar desafios técnicos para os candidatos, ou até desenvolver uma lista de perguntas para se fazer durante a entrevista.
Confira um exemplo:
É claro que o trabalho do profissional de RH irá intercambiar todo esse processo. Seja analisando se as perguntas acima fazem sentido para a vaga em questão; ou se as respostas do candidato são ou não válidas.
Contudo, ter o suporte do uso do Chat GPT para RH neste momento pode fazer toda a diferença para agilizar o seu recrutamento.
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💻 Leia também sobre Recrutamento interno: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?
Envolvimento e engajamento dos colaboradores
Com o uso de um assistente de IA, é possível receber ajuda mesmo em aspectos mais “proativos” do RH. Por exemplo: na construção da cultura organizacional da empresa.
Nesse sentido, o uso do Chat GPT para RH pode auxiliar a criar perguntas para pesquisas de engajamento, por exemplo, a analisar os resultados obtidos e até mesmo a criar uma estratégia para iniciar os trabalhos.
Obviamente, a estratégia criada pelo chatbot pode não ser a ideal para a empresa, mas pode ser um ótimo ponto de partida para o profissional de RH. Até para que ele possa, a partir disso, elaborar o seu próprio planejamento.
👉 Employer Branding: O que é e como criar uma estratégia para a sua empresa?
Gestão de Pessoas
O gerenciamento de dados é um aspecto extremamente cansativo do setor de RH. Além disso, processos como de limpeza de dados podem ser desafiadores e exigirem muita concentração, além de bastante tempo envolvido.
Ao delegar esse processo a um assistente de IA, tanto a entrada de dados quanto o gerenciamento de registros podem ser mais precisos e monitorados de forma contínua, sem a necessidade de um profissional assistente de RH para realizar esse serviço.
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Suporte no setor de Diversidade
O setor de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) está se tornando cada vez mais presente dentro das organizações. E a boa notícia é que certamente o uso do Chat GPT pode ser útil nesta área.
Afinal, com a tecnologia, é possível monitorar dados de diversidade, responder a perguntas de funcionários sobre políticas e iniciativas de DEI, além de ajudar a desenvolver a estratégia de diversidade e inclusão da sua organização.
Veja um exemplo de resposta para a criação de iniciativas de diversidade em uma empresa:
Enviar feedback para os candidatos
Uma forma de fazer uso do Chat GPT é para gerar respostas de feedback para os candidatos que não foram selecionados.
Essas respostas podem ser padronizadas, ou até mesmo possuir um certo grau de personalização. Para isso, basta fornecer algumas informações básicas e o chatbot faz o restante do serviço.
Uma boa ideia também é contar com um software de gestão de RH que permita realizar esses envios de forma automatizada.
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✨ Factorial AI: o dobro do poder
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Quais são as vantagens da IA e do Chat GPT para RH?
Como é possível perceber, incorporar os avanços tecnológicos do Chat GPT para RH, além de outros chatbots de IA, significa que o setor pode se tornar mais estratégico. E assim investir seu tempo em outros processos, permitindo que as equipes sejam ainda mais produtivas.
Entre as vantagens em utilizar o Chat GPT para RH é oferecer à sua equipe mais tempo para:
- desenvolver o setor como um todo;
- comunicar a visão, valor e objetivos da empresa; incorporando-os na cultura organizacional;
- criar melhores práticas para o setor de RH;
- promover os pilares do setor, como aprendizado, treinamentos, bem-estar organizacional e desenvolvimento de carreira;
- impulsionar a inovação da empresa;
- manter uma comunicação mais objetiva e próxima com os colaboradores;
- liderar iniciativas criativas para apoiar o crescimento da empresa e de suas equipes.
Existem desvantagens em utilizar o Chat GPT?
Por fim, vale mencionar algumas desvantagens do uso do Chat GPT para RH. Uma delas é o custo: o chat até possui uma versão gratuita, mas ela é limitada. Para fazer uso da ferramenta de forma contínua, é necessário fazer uma assinatura.
Porém, a principal questão é em relação ao uso da Inteligência Artificial de forma não crítica ou exagerada. Afinal, não dá pra usar o Chat GPT para tudo. Algumas coisas precisam do olhar crítico de pessoas e profissionais de RH experientes e envolvidos com a empresa.
A ideia é que a IA seja apenas um ponto de partida para tornar o trabalho de profissionais capacitados ainda mais eficiente e apurado.
Portanto, a regra é clara: sempre revise as informações recebidas do Chat GPT, principalmente quando se tratar de assuntos mais sensíveis. O chat também erra, e é preciso estar de olho nas informações recebidas e confirmá-las antes de passá-las para frente.
Fora isso, é possível sim ficar animado com o uso de mais essa tecnologia, que pode certamente auxiliar muito no dia a dia dos profissionais de Recursos Humanos.
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- gestão de documentos;
- portal do colaborador;
- gestão de folha de pagamento;
- envio de e-mails de forma automatizada;
- acesso por aplicativos Android e IOS;
- avaliação de desempenho;
- gestão de treinamentos;
- onboarding e offboarding;
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