Ir para o conteúdo
lifelong learning

Lifelong learning: O que é e como aplicá-lo nas empresas?

Na busca pelo desenvolvimento dos colaboradores nas organizações, muitos profissionais de Rh têm defendido a aplicação do Lifelong Learning nos planos de T&D. Neste artigo, explicamos que é Lifelong learning, como funciona, porque é importante e como implementá-lo de forma eficaz nas empresas.

Para qualquer negócio, não existe vantagem competitiva que não tenha como base as competências dos seus colaboradores. Embora o RH possa garantir a contratação de pessoas com as habilidades necessárias durante o processo de recrutamento e seleção, os planos de Treinamento e Desenvolvimento nas empresas sempre têm um papel importante.

Garantir o treinamento adequado e a atualização constante das competências é essencial, não só para garantir a presença das habilidades profissionais necessárias a uma empresa, mas também para motivar os colaboradores. É aí que o Lifelong learning entra, com a proposta de promover a aprendizagem contínua na empresas.

Veja a seguir tudo sobre esta prática e quais ferramentas podem ser usadas para aplicá-la nas organizações. 

O que é Lifelong learning?

Vamos começar com a definição do conceito básico. O Lifelong learning é uma modalidade de formação voluntária e extracurricular que tem como foco o desenvolvimento pessoal. A tradução de Lifelong learning seria algo como aprendizagem contínua, o que demonstra exatamente o que significa esta prática.

Embora não haja uma definição abrangente de Lifelong learning, este é o principal conceito para se referir à formação que ocorre fora dos contextos educacionais normais, como, por exemplo, escolas ou universidades. Como adultos, ninguém nos obriga a estudar e aprimorar nossos conhecimentos.

O Lifelong learning se baseia no princípio fundamental de que sempre há algo novo para se aprender.

Mesmo que ocorra sobretudo longe da escola, o Lifelong learning não deve, em qualquer caso, se limitar à formação extracurricular. Há muitos contextos em que pode ser aplicado, como por exemplo no desenvolvimento dos colaboradores dentro de uma empresa empresas.

Graças ao Lifelong learning, os funcionários de uma empresa podem:

  • Desenvolver novas habilidades e competências.
  • Propor novas ideias.
  • Ter uma maior compreensão do seu trabalho.
  • Entender melhor por que colegas, clientes e gestores pensam e agem de certa forma.
  • Compreender mais profundamente como as pessoas ao seu redor pensam.
  • Agir de uma forma mais consciente diante de situações adversas.
  • Compreender qual caminho querem seguir dentro da empresa.
  • Avançar nos Planos de carreira
plano de carreira modelo pronto

Porque aderir ao Lifelong learning?

Agora que você já sabe o que é Lifelong Learning, parece muito interessante aplicá-lo na vida pessoal e profissional, certo? Mas de que adianta estar sempre em busca de novas aprendizagens? De onde começa essa necessidade de progressão? Simples. Do desejo inato de cada ser humano de alcançar sua própria realização pessoal.

A maioria de nós tem objetivos, interesses pessoais e desafios que nos ajudam a ser proativos e motivados. Faz parte da natureza do ser humano. Temos uma curiosidade inata e crescemos e nos desenvolvemos graças a ela e à capacidade de aprendizagem do nosso cérebro.

Quando crianças, aprendemos a contar, ler e escrever. Quando crescemos, queremos saber como gerenciar diferentes projetos, responsabilidades e atividades. Todos esses exemplos são a representação perfeita de como, a cada dia, somos constantemente levados a aprender algo novo para continuar nosso processo evolutivo.

Mesmo no trabalho, a realização pessoal tem a ver com os interesses e curiosidades de cada um de nós. Aprender coisas novas, não ficar entediado e sentir que está progredindo é crucial para os colaboradores. A motivação no trabalho e os objetivos do negócio também dependem disso.

👉Teste de Motivação no trabalho: Modelo pronto para aplicação

A importância do Lifelong learning nas empresas

Mas por que o Rh ou a liderança deveriam estar interessados no Lifelong learning? Quais são os benefícios reais para o negócio?

Muitos pensam que a contratação constante de trabalhadores competentes e qualificados pode ser suficiente para garantir o desenvolvimento econômico e a longevidade de sua empresa. Mas a realidade é outra.

Para sobreviver num mundo em constante mudança, os planos de Treinamento e Desenvolvimento das equipes são fundamentais.  Nesse caso, a verdadeira vantagem competitiva das empresas se dá pela capacidade de inovar. Isso significa que deve dar a seus funcionários a oportunidade de serem o mais versáteis possível, para serem capazes de ampliar seus conhecimentos e expandir seu potencial.

Estabelecer uma cultura organizacional que inclui o conceito de Lifelong learning no local de trabalho ajuda a manter o comprometimento dos funcionários e traz uma série de benefícios que nenhuma empresa deveria querer perder.

Vamos ver juntos quais são as maiores vantagens do Lifelong learning:

1) Garante funcionários mais qualificados

Por razões óbvias, quanto mais amplo o conhecimento de uma pessoa, mais habilidades são adquiridas. Quando um funcionário se compromete a iniciar um caminho de Lifelong learning, ele se compromete exatamente neste sentido. Na verdade, existe uma forte correlação entre a capacidade de resolver muitos problemas diferentes e a facilidade de aprender novas habilidades.

A vontade de aprender levará seus colaboradores a estarem mais imersos e determinados. Com isso, eles têm mais confiança para enfrentar novos e exigentes desafios dentro de sua equipe e de sua empresa. Isso só pode ser uma vantagem para os profissionais de RH e empregadores. Os funcionários que mais se envolvem no Lifelong learning são geralmente os mais produtivos.

2) Melhora o espírito de equipe

Principalmente quando se trata de treinamentos em grupo, se os colaboradores estudam e passam mais tempo juntos, é natural que tenham a chance de se conhecerem melhor. O bom relacionamento interpessoal é muito importante. Isso porque garante uma comunicação positiva e eficaz dentro de cada equipe.

O espírito de equipe é um componente essencial para o sucesso de qualquer projeto. Não é à toa que ações de team building são cada vez mais adotas por empresas em todo o mundo. Faz parte da união natural entre habilidades técnicas e interpessoais , saberes práticos e consciência emocional que levam cada indivíduo a poder dar o seu melhor e expressar todo o seu potencial.

3) Expande suas oportunidades de negócios

Não se trata apenas de poder ter funcionários mais produtivos e melhorar as relações pessoais. Graças aos novos conhecimentos adquiridos pelos seus colaboradores ao longo do caminho de aprendizagem contínua, surge a chance de aproveitar novas oportunidades de negócio e explorar novos horizontes para a sua organização.

Assim, o lifelong learning irá impulsionar a inovação dentro da empresa e novas áreas de atuação podem surgir. Além disso, fica mais fácil modificar ou expandir o tipo de serviço oferecido. Adquirir novas competências representa uma situação vantajosa para ambas as partes, tanto a sua empresa como os seus colaboradores.

👉Oito tendências de RH para 2022 [+Infográfico de Recursos]

lifelong learning o que e

4) Aumenta o sentimento de pertencimento dos colaboradores

Quando uma empresa investe constantemente tempo e dinheiro em seus funcionários, indiretamente isso faz com que eles se sintam mais valorizados. Se um colaborador sabe que seu empregador investe em seu desenvolvimento e crescimento profissional, ele se sente mais envolvido nas atividades da empresa, mais seguro e, consequentemente, tem o melhor desempenho.

Da mesma forma, o sentimento de pertencimento é um dos principais elementos que ajuda as empresas a evitar uma alta taxa de turnover. Um colaborador vinculado à sua empresa, ciente de que investimentos estão constantemente sendo feitos em seu futuro, tem muito menos chance de mudar de emprego do que um que não vê suas necessidades valorizadas da mesma forma.

5) Melhora o Employer branding

O mercado de trabalho está competitivo como nunca antes. Há muitas empresas que pagam bem, têm uma ótima cultura corporativa e oferecem benefícios atraentes e competitivos. Então, como é possível se diferenciar da concorrência e atrair os melhores talentos?

Oferecer um plano de Lifelong learning claro e definido pode ser uma vantagem competitiva incrível. Isso ajuda na hora de se posicionar melhor do que seus concorrentes. Melhorar o employer branding, ou a imagem que sua empresa tem aos olhos dos candidatos em potencial, pode torná-la a primeira escolha deles.

[E-book📚] Employer Branding: Guia prático para as empresas

6)Prepara seus líderes do futuro com Lifelong learning

Um dos principais benefícios da educação continuada é que ela pode atrair e motivar os funcionários. Isso inclui a possibilidade de eles terem voz ativa nos planos de carreira. Depois de explorar várias áreas de especialização, eles podem querer se colocar à disposição de outros funcionários e usar sua experiência para se tornarem mentores.

Criar novos líderes não é o único benefício. Os gestores também podem se beneficiar de um formação contínua. O exemplo positivo de um líder tem um grande impacto no resto da equipe e na empresa.

[Masterclass📖] Plano de Carreira para líderes: Com Jessica Sandin, do Nubank

7)Bem-estra e lifelong learning

Existe uma correlação entre aprender e melhorar a condição de saúde mental das pessoas. Aprender novas habilidades ajuda a manter vivo o “fogo” dentro de cada um de nós, dá um senso de propósito, aumenta sua confiança em suas habilidades e melhora a auto-estima .

Além disso, o Lifelong learning ajuda a elasticidade mental e pode ter um poderoso efeito anti-envelhecimento. Se pensarmos bem, o cérebro é um pouco como um músculo, e apenas treinando constantemente nós podemos ser capazes de mantê-lo saudável e em forma . Para qualquer empresa, ter funcionários com uma mente nova e flexível é sempre importante.

kit gestao rh

Como implementar a Lifelong learning: exemplos práticos

Como vimos, toda empresa deve oferecer um plano de T&D bem estruturado. Estas formações devem incidir diretamente sobre o setor em que a empresa atua. No entanto, não é só isso. E também não basta entender só na teoria o que é lifelong learning. A gestão do plano de carreira dos colaboradores e o desenvolvimento de uma cultura empresarial saudável também fazem parte de uma utilização racional da formação.

Mas como implementar o Lifelong learning de forma eficaz? Existem muitas oportunidades de aprendizagem que podem ajudar os colaboradores. Aqui estão alguns exemplos que podem ajudar.

Conferências especializadas

Os custos das conferências podem ser elevados: entre inscrições, viagens e despesas diversas, é vital que haja um bom motivo para enviar um funcionário. Mas as conferências especializadas podem ser um verdadeiro tesouro de novas informações.

O aspecto positivo das conferências, aliás, é que incluem inúmeras apresentações e sessões focais que podem abranger temas fundamentais para o crescimento profissional dos colaboradores. Os participantes podem retornar de uma conferência mais competentes e capazes de resolver os problemas da sua empresa.

Webinar com especialistas

Os webinars são geralmente cursos ou sessões online focadas em uma área de aprendizagem específica. Um webinar é, em poucas palavras, um seminário online que um funcionário pode participar para obter informações e opiniões sobre qualquer assunto.

O colaborador geralmente pode participar usando diferentes dispositivos, o que pode atender às suas necessidades de forma mais flexível. Os webinars costumam ser uma ótima maneira de se manter atualizado. Comparadas às conferências, elas têm um custo bem menor ou, em alguns casos, são até gratuitas.

👉 Encontre aqui todos os nossos Webinars e Workshops de Recursos Humanos

lifelong learning traducao

Desenvolvimento de Soft skills

As soft skills são habilidades de inteligência emocional relacionadas às pessoas e nos ajudam a interagir da maneira certa com os outros. Ao contrário das hard skills (que são específicas apenas para alguns empregos), as soft skills são muito úteis em todos os setores e em qualquer tipo de trabalho.

Hoje em dia, as soft skills são universalmente reconhecidas como competências fundamentais em qualquer contexto de trabalho. Estas são algumas soft skills fundamentais:

  • Pensamento criativo.
  • Empatia.
  • Trabalho em equipe.
  • Resolução de problemas.
  • Gestão de tempo.
  • Ética de trabalho.
  • Habilidades de comunicação.

E mesmo que não tenham uma aplicação técnica e específica em nenhum trabalho, assim como as hard skills, as soft skills também podem ser adquiridas por meio de uma formação adequada. Isso pode ser feito por exemplo com sessões de coaching e mentoring.

Cursos e treinamentos online

Ao contrário de um webinar, que geralmente representa um único evento, um treinamento profissional online pode, em alguns casos, substituir um curso presencial. Estes cursos tendem a durar várias semanas ou meses, com aulas que abordam tópicos relacionados e que seguem uma progressão didática clara.

A internet está repleta de plataformas que oferecem uma infinidade de cursos que atendem a qualquer necessidade: das habilidades mais técnicas às criativas, da liderança à comunicação no escritório. Os cursos online costumam ser uma maneira excelente e de baixo custo de ajudar um funcionário a adquirir novas habilidades.

[Workshop📖] Design Thinking para RH: Estratégias de inovação organizacional

Ebook: Guia de formação interna nas empresas ⬇️

Se você busca um material completo sobre o assunto, aqui está. Elaboramos um E-book com as principais etapas para a elaboração de um plano de Treinamento e Desenvolvimento nas empresas de forma eficiente. Veja como organizar estes treinamentos, detectar necessidades e medir resultados.

⬇️ Baixe o E-book de T&D abaixo ⬇️

ebook treinamento e desenvolvimento

Gestão de Treinamentos: Software

Já vimos que investir no treinamento profissional dos colaboradores constantemente é fundamental. Mas como gerenciar e organizartodos os processos e relacionados à formação de funcionários?

O software de RH da Factorial é um exemplo de sistema que fornece aos empregadores e gestores de RH inúmeras funções, incluindo uma ferramenta completa para fazer a gestão dos treinamentos internos da empresa, e que pode ser testada na prática. Com este sistema, é possível:

  • Acompanhar todos os cursos, workshops e treinamentos planejados e em andamento e monitorar as taxas de participação, conclusão e custos envolvidos.
  • Verificar o progresso dos seus funcionários. Veja se os resultados esperados foram obtidos.
  • Solicitar o feedback dos colaboradores que participaram.
  • Ter todos os dados que precisar em um só lugar com relatórios especializados.

Quer testar essa ferramenta na sua empresa? Experimente a Factorial por 14 dias grátis e veja como é possível otimizar a gestão da formação na sua empresa.

Este artigo também está disponível em: Italiano, Portugal

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário