Neste artigo, iremos dar exemplos de descrição de cargos e mostrar como fazer uma do zero. Também disponibilizamos um modelo de descrição de cargos em Excel para download, para que você possa personalizar e criar as publicações das vagas da sua empresa.
Encontrar os melhores talentos para a empresa é um passo essencial para garantir uma boa execução da estratégia de um negócio. E ter clareza do que é esperado de cada cargo, também. Para isso, é fundamental que todas as organizações tenham um processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores adequado para garantir boas contratações, e que este trabalho seja continuado em um bom alinhamento de expectativas com os colaboradores a curto, médio e longo prazo.
O primeiro passo para isso é escrever uma boa descrição de cargos e funções. Essa atividade pode ser realizada tanto pelos profissionais de RH responsáveis pela etapa de recrutamento, quanto pelo time para a qual uma posição é destinada, podendo ser escrita pela liderança da área ou pares.
Esta é uma etapa decisiva para que os profissionais de Recursos Humanos encontrem candidatos com o perfil comportamental e as competências necessárias para cada vaga em aberto na empresa. Uma boa descrição de cargos auxilia na atração dos talentos certos, no aumento da conversão de candidaturas para contratações, e no projeto de desenvolvimento de seus colaboradores.
No entanto, ainda surgem muitas dúvidas sobre o que escrever nas descrições de perfil de uma vaga de emprego para torná-las mais assertivas.
Veja a seguir algumas dicas práticas para ter em conta na hora de fazer uma descrição de cargo, consulte exemplos para ajudar nesta tarefa e encontre um modelo pronto para uso.
Índice
O que é descrição de cargos?
Antes de verificar os exemplos de descrição de cargos, é importante entender no que consiste esta atividade. Assim, adaptar os modelos prontos será mais fácil e rápido.
A descrição de um cargo tem como principal objetivo detalhar todos os requisitos necessários para aquela função: quais são as responsabilidades, competências e habilidades de um determinado cargo.
Basicamente, ela descreve o que a empresa espera do profissional que irá ocupar aquela posição.
Além disso, é nesta descrição que o RH tem a chance de comunicar as vantagens para os candidatos de se trabalhar na empresa, bem como expor um pouco da cultura organizacional e valores da empresa.
Ou seja, a descrição de cargos é uma “vitrine” da vaga e da sua empresa. Portanto, é muito importante que os elementos-chave ofertados por ela estejam expostos de forma clara e efetiva para atrair o seu público-alvo.
Geralmente, ela é comunicada por escrito, em um documento ou em um software de recrutamento e seleção. Há empresas que vão além e utilizam recursos de vídeo e imagem, apostando na criatividade para atrair novos talentos.
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Elaborar a descrição de cargos ou vagas pode ser um desafio. Por isso, desenvolvemos um Modelo de Descrição de Cargos pronto para ser usado. Basta fazer o download da planilha em excel e personalizar com as informações de cada vaga em aberto na empresa.
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Como determinar as competências?
Como dissemos no início, dentro de uma descrição de cargos é preciso detalhar a experiência, a formação acadêmica (se necessária), mas, principalmente, os conhecimentos, habilidades e atitudes que os colaboradores que ocupam a vaga devem ter.
Isso deve estar especificado em todos os modelos de descrição de cargos e funções. Assim, será possível criar um perfil detalhado do tipo de profissional de que a empresa precisa. Mas afinal, como definir quais são as competências-chave para cada vaga?
Existem diversos modelos e metodologias para isso. Uma delas é a Matriz de Competências, que ajuda a identificar e determinar as competências mais importantes para a execução das tarefas de um cargo. Esta ferramenta pode ser utilizada em diversos momentos da jornada do colaborador, mas é especialmente útil no R&S. Ela serve como base não só para a descrição de cargos, mas nas posteriores etapas avaliativas também, como no desenho do roteiro de entrevista baseado em competências.
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Por que a descrição de cargos é importante?
A criação da descrição de cargos é uma atividade que requer tempo e informação para que seja efetiva na sua função de evidenciar as expectativas da empresa e atrair as pessoas candidatas certas.
Vamos conhecer melhor na prática conhecendo exemplos de descrições de cargo e entendendo melhor em que processos ela ajuda.
1) Atrair os melhores talentos
Qual é o perfil do melhor talento para uma organização? Precisamente, aquele que se alinha com as necessidades da vaga e objetivos da empresa. Mas atrair esse talento não é uma meta fácil de alcançar. De fato, nos últimos anos isso tem se apresentado como um dos principais desafios se falamos de atração e retenção de talentos.
A descrição do trabalho tem um papel fundamental para lidar com esse desafio. Ao listar e definir adequadamente as características e requisitos do cargo a ser preenchido, a empresa tem mais chances de atrair a atenção dos candidatos adequados para a vaga.
Para atrair os talentos certos, o desenho da persona ideal para a empresa é uma ação que pode ser explorada na etapa de desenho de cargos. Essa técnica, muito utilizada no marketing, busca conhecer melhor o comportamento e característica de determinado público-alvo, a partir de dados históricos, para garantir uma maior assertividade na comunicação.
2) Guiar o processo de Recrutamento e Seleção
Outra vantagem da descrição adequada de cargos pelo RH é que ela ajuda a orientar o processo de recrutamento.
Como? Muito simples. Este documento serve como um guia para profissionais de RH. A descrição permite direcionar seus esforços para os resultados desejados, ou seja, para buscar os talentos ideais.
Ao pesquisar por candidatos nas ferramentas de busca, os recrutadores podem utilizar palavras-chaves inclusas na descrição de cargo para direcionar suas pesquisas e encontrar perfis mais assertivos.
E isso pode se refletir, também, no processo de entrevista de emprego. Se o recrutador souber exatamente o que está buscando, poderá fazer as perguntas certas para avaliar se a pessoa candidata se enquadra no perfil ideal desejado para a posição.
Quanto mais assertiva for a descrição de cargo, maior a conversão de candidatos ao longo do funil de recrutamento.
E quanto maior a assertividade dos talentos contratados, mais empoderamento a área de Recursos Humanos ganha frente à execução da estratégia de negócios, visto que o ativo mais importante de uma estratégia são as pessoas.
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📚Tipos de entrevista de emprego [+Modelo de questionário para download] |
3) Alinhar expectativas sobre a contratação e cargo
Uma descrição de cargos adequada é essencial para informar o colaborador sobre o que se espera de seu trabalho. Esta é outra razão para fazer descrições detalhadas e precisas.
Desta forma, o novo colaborador conhecerá as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho e também compreenderá a importância do seu papel na estratégia da organização.
Para garantir que essa expectativa está descrita de forma clara e compreensível para os possíveis futuros talentos da empresa, uma dica extra é compartilhar a descrição com alguma pessoa que já realiza esse cargo no dia a dia e pedir a opinião. Incluir profissionais da área para a construção desse material ajuda na assertividade do documento, bem como diferentes pontos de vista sobre quais elementos ressaltar para comunicar os principais motivadores da função.
4) Medir o desempenho do colaborador
Se não soubermos o que esperamos de um determinado trabalho, será muito mais difícil avaliar seu desempenho. Antes que o colaborador faça parte da empresa, devemos conhecer os objetivos dessa posição.
E nessa atividade é essencial descrever as expectativas de forma detalhada. Para que, uma vez que o colaborador faça parte da equipe, possamos medir seu desempenho com base naqueles critérios previamente definidos.
Assim que o novo colaborador assumir o cargo, é possível criar um plano de desenvolvimento baseado nas competências descritas no documento, para que sua carreira esteja alinhada com as expectativas definidas previamente.
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5) Estabelecer a remuneração adequada
A descrição de cargos é um critério fundamental para definir a faixa de remuneração dentro de qual cada posição se encaixa. Isso porque, ao conhecer as tarefas e atribuições de determinada função, podemos entender o nível de conhecimento e responsabilidade exigido, para então estabelecer uma remuneração apropriada.
Ter uma descrição de cargo correta auxilia o time de Recursos Humanos na realização de pesquisas salariais adequadas de acordo com a função exercida, na busca de equiparação salarial competitiva com o mercado.
Compartilhar ou não a remuneração com o mercado de talentos ao divulgar uma vaga é um critério estabelecido por cada empresa, de acordo com sua estratégia de negócio. Se a empresa optar por divulgar essa informação, ela pode ser comunicada com um valor fechado ou por meio de uma faixa de salário de exemplo.
Análise e descrição de cargos: como fazer?
Cada empresa costuma definir seu modelo de descrição de cargos, e isso leva em consideração diversos fatores diferentes. Um dos fatores, por exemplo, é a senioridade. Descrever um cargo de gestão não é o mesmo que descrever um cargo júnior. Da mesma forma, a descrição do trabalho de um contador e de um vendedor será completamente diferente. Em outras palavras, dentro da mesma empresa encontramos diferentes descrições.
Ao detalhar as principais funções de uma determinada posição é fundamental detalhar as tarefas mais comuns a serem realizadas por esse colaborador. Para facilitar a escrita das responsabilidades, pode-se ter como base algumas perguntas a serem respondidas:
- No dia a dia desse colaborador, quais tarefas serão realizadas?
- Por quais entregáveis esse profissional será cobrado, quando analisado o seu resultado na empresa?
- Essa pessoa terá interação com alguma outra área de negócio que é importante ressaltar?
Além das principais funções, este documento especifica quais são os conhecimentos e as habilidades necessárias para realizar as tarefas.
Dentro de uma descrição de vaga são detalhados dois tipos de requisitos: os obrigatórios e os desejáveis:
- Os requisitos obrigatórios são aqueles imprescindíveis para uma boa execução das funções da vaga, aqueles em que não é possível abrir mão.
- Os requisitos desejáveis são conhecimentos e habilidades que seriam relevantes para um bom desempenho da função, mas que não são indispensáveis.
A seguir, pontuamos algumas informações essenciais que devem estar presentes ao redigir este tipo de documento.
Informações necessárias para a Descrição de cargo:
- Cargo: Indicaremos aqui qual a nomenclatura da função a ser exercida. Algumas descrições adicionam a senioridade ao nome, como no exemplo: “Analista de RH Sênior”
- Departamento: Neste ponto, é indicada a área de negócio à qual pertence a vaga a ser preenchida.
- Modelo de trabalho: É importante especificar qual sistema de trabalho será adotado (presencial, remoto ou híbrido).
- Forma de contratação: Existem diversas formas de contratação praticadas no mercado, como: CLT, PJ, estágio, tempo determinado e outras.
- Horário: Depois de definir o tipo de jornada de trabalho, resta determinar em que horas esse novo colaborador funcionário irá desenvolver a sua atividade. Especifique se o colaborador deverá seguir a jornada de horário padrão ou turnos de trabalho.
- Local de trabalho: Localização específica do trabalho (Estado/Cidade), em caso de modelo presencial/híbrido.
- Propósito: Detalhe a missão e os objetivos da posição, bem como informações sobre a cultura da empresa sempre que possível.
- Responsabilidades: Esse é um ponto fundamental, pois se trata de relacionar todas as tarefas e atribuições do cargo. Para facilitar a escrita deste tópico, pense em um dia comum de trabalho de um colaborador na função, o que é esperado que seja entregue?
- Experiência profissional: Serve para definir a trajetória profissional que o candidato ideal deve ter, e qual tipo de vivência espera-se que tenha tido anteriormente.
- Competências e habilidades: Nesse caso, são especificadas as aptidões, habilidades e qualidades pessoais que a pessoa selecionada para o cargo deve possuir. Além disso, é importante pontuar o nível de conhecimento/experiência exigido para cada requisito. E vale ressaltar que as competências especificadas podem ser tanto relacionadas ao conhecimento técnico esperado, quanto às habilidades comportamentais.
- Formação: O que deve ser especificado aqui é o nível de escolaridade exigido para a vaga e o tipo de formação, se necessário.
- Faixa salarial: Com base em todos os dados acima, podemos ter maior precisão sobre o salário correspondente ao cargo.
- Benefícios: Qual pacote de benefícios o profissional irá encontrar ao entrar na empresa além da remuneração? Vale abranger neste tópico qual diferencial da empresa/posição frente a outras oportunidades.
Exemplo de descrição de cargos
Com base no formato anterior, resumimos rapidamente como pode ser feita uma descrição de cargos, tendo como exemplo uma vaga para o cargo de executivo de Recursos Humanos. Caso queira um modelo mais detalhado, volte à sessão acima e consulte o documento elaborado pela nossa equipe.
Nome do Cargo | Analista de RH |
Departamento | Recursos Humanos |
Modelo de Trabalho | Remoto |
Forma de contratação | CLT |
Jornada | 40 horas semanais |
Horário de Trabalho | De segunda a sexta, das 9h às 17h |
Local de trabalho | Centro do Rio de Janeiro |
Propósito | Atrair, recrutar e selecionar os candidatos certos para atender às necessidades de pessoal da organização. |
Funções e responsabilidades |
|
Experiência profissional anterior | 3 anos de experiência em cargos similares. |
Competências e habilidades | Habilidades de análise e planejamento. Boa comunicação. Trabalho em equipe. Flexibilidade. Adaptação à mudança. Orientação ao cliente. |
Formação | Graduação superior em Psicologia ou Gestão. Conhecimento de psicologia organizacional, direito do trabalho e gestão de recursos humanos. |
Esperamos que este exemplo te ajude a ter uma ideia mais precisa de como criar este documento em sua empresa.
Se precisa de uma ferramenta mais eficaz para realizar o processo de recrutamento e seleção, talvez um software de RH seja a melhor opção! Veja a seguir como funciona este tipo de ferramenta.
Como comunicar a posição para o mercado?
Após a criação da descrição de cargos, temos um material muito bem detalhado sobre o que é esperado de um novo colaborador para assumir a posição proposta.
Partimos então para a divulgação da posição para o mercado, documento que usa como base a descrição de cargos e é comunicado em diversos canais para atrair candidatos assertivos: como na página de carreira do site da empresa, preenchido no software de software de recrutamento e seleção.
Para essa etapa você pode utilizar as informações preenchidas no formulário de cargos e funções e utilizar o Modelo de Descrição de Vaga para a divulgação.
É importante se atentar ao uso da comunicação correta quando descrever um cargo. Você pode se perguntar qual tom deverá ser utilizado na descrição: é um tom mais formal? mais casual? divertido? Para isso, é preciso de atentar aos direcionadores de marca da sua empresa.
Outro passo essencial antes de finalizar a descrição de uma vaga de emprego é verificar se as palavras utilizadas no documento estão inclusivas a todos os talentos. Uma linguagem inclusiva demonstra o compromisso da organização com a diversidade e a equidade. Além disso, uma descrição clara e inclusiva pode atrair profissionais qualificados que, de outra forma, poderiam se sentir desencorajados a se candidatar.
👉 Para exemplificar: colocar na descrição um texto como “candidato ideal é um vendedor que vai relacionar-se com clientes com firmeza” pode excluir mulheres ou pessoas que não se identificam com o essa abordagem. O uso de jargões ou linguagem técnica excessiva pode dificultar a compreensão por parte de pessoas de diferentes formações e experiências. Isso limita o pool de candidatos e pode perpetuar a exclusão, em vez de incentivar a diversidade e a inclusão.
Para apoiar na criação de descrições de vaga, o uso de Inteligência Artificial pode ser um grande aliado para automatizar essa atividade e torná-la ainda mais assertiva. A IA pode ser utilizada inclusive para verificar se a sua descrição está utilizando uma linguagem inclusiva, e para sugerir melhorias na escrita de forma geral.
E por final, lembre-se que a divulgação deve ser feita nos canais onde o público-alvo da posição está, para ter maior assertividade na busca de profissionais aderentes aos requisitos elencados.
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A grande tendência de Recursos Humanos é contar com sistemas que digitalizam os processos de gestão de pessoas. Isso permite automatizar e simplificar tarefas diárias que fazem os colaboradores perderem muito tempo de trabalho.
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