Ir para o conteúdo

Entrevista online: dicas e ferramentas para recrutar à distância

·
9 minutos de leitura
entrevista online

Saber como fazer uma entrevista online é uma das principais responsabilidades dos recrutadores hoje em dia. Confira neste artigo dicas práticas para elaborar uma entrevista online e veja quais as ferramentas e exemplos mais utilizados nos processos seletivos remotos. 

Selecionar os melhores talentos é uma das principais tarefas do departamento de Recursos Humanos. No entanto, esse é um processo que envolve diversas etapas. Com as mudanças na forma como trabalhamos e o aumento de pessoas em home office, o RH teve que se adaptar à nova realidade.

Um dos grandes desafios foi exatamente adequar as entrevistas de emprego para o ambiente online sem perder a eficiência e qualidade. Mas afinal, como fazer entrevistas à distância? Como torná-las interessantes e dinâmicas? O que é mais importante considerar nesse momento? Confira tudo a seguir!

📋 Questionário para entrevistas de emprego: Modelo para download

Índice

recrutamento onboarding factorial

Recrutamento e Seleção: Mudanças e tendências

Com as normas de distanciamento social, muitas etapas do recrutamento e seleção tiveram que ser adaptadas rapidamente. Ainda que os primeiros passos deste processo, como a divulgação da oferta de emprego e a triagem de currículos não tenham sofrido tantas mudanças, outras etapas precisaram de uma grande adaptação.

É o caso das entrevistas presenciais, que já não são mais tão recorrentes como antes. No lugar delas, muitas empresas continuam optando por entrevistas online, otimizando tempo e recursos. No entanto, é importante que as empresas estejam preparadas para realizá-las de forma eficiente, mesmo à distância.

De acordo com um estudo realizado pela Único, o número de empresas que realizam o processo seletivo online aumentou quase 90% desde 2020. A tendência é que este tipo de entrevista continue sendo aplicado nas organizações, sobretudo para vagas com um grande número de candidatos.

No entanto, embora o objetivo de uma entrevista online continue a ser o mesmo de uma entrevista presencial, a alteração de formato acaba trazendo algumas mudanças importantes. Confira a seguir as dicas para elaborar uma entrevista online para garantir que suas entrevistas em vídeo tragam o resultado esperado.

👉Descrição de cargos e funções: Dicas, exemplos e modelo pronto

 O que é uma entrevista online?

A entrevista, seja individual ou em grupo, é uma das etapas mais importantes do processo de R&S. Após a seleção dos currículos e definição das competências-chave que o candidato ideal deve ter, este é o momento em que todo o planejamento deve ser colocado em prática.

Quando feito de forma remota, o processo deve ser adaptado pelo recrutador. Por isso, a entrevista online envolve etapas essenciais para que funcione da melhor maneira possível, como por exemplo:

  • Definição das exigências da vaga
  • Comunicação com os candidatos
  • Roteiro de entrevista online
  • Seleção da ferramenta digital para a entrevista
  • Elaboração de atividade e perguntas
  • Análise e seleção dos candidatos

Dessa forma, a entrevista online trará resultados eficazes e de qualidade para a empresa, ajudando a atrair os melhores talentos. Veja a seguir alguns exemplos de perguntas e como funciona a entrevista online na prática.

💡 Infográfico: 10 tipos de teste para Recrutamento e Seleção

Perguntas para entrevista online

Uma parte essencial do planejamento de uma entrevista online é a definição das perguntas que o recrutador irá fazer aos candidatos. São elas que vão guiar a conversa e ajudar a analisar o perfil de cada candidato, algo ainda mais desafiador em entrevistas à distância.

Alguns exemplos de perguntas para entrevista online sao:

  • Como você trabalha sob pressão?
  • Qual foi a sua maior conquista profissional até hoje?
  • Como você prefere trabalhar? Sozinho ou em equipe?
  • Como você costuma gerenciar seu tempo de trabalho?
  • E o que você faz quando surge uma demanda extra?


São muitas as perguntas que podem ser feitas em uma entrevista online. Por isso, elaboramos um  Modelo de questionário para entrevistas de emprego para os recrutadores terem como base. Nele, você encontrará exemplos de perguntas que podem ser feitas durante a entrevista online.

📋 Baixe o modelo de questionário para entrevistas de emprego aqui!

questionario entrevistas de emprego

Use o modelo acima como base e adapte as perguntas para a entrevista online de acordo com as necessidades da vaga e o perfil profissional que deseja encontrar.

 O que avaliar em uma entrevista online?

Ao elaborar uma entrevista online, é essencial saber exatamente qual o objetivo principal e o que deverá ser avaliado no perfil dos candidatos. Essa etapa é ainda mais importante em uma entrevista à distância, já que a interação e análise comportamental podem ser prejudicados sem o fator presencial.

Por isso, é importante começar com a definição do perfil comportamental ideal com base nas competências e habilidades que o novo colaborador contratado deve ter. Para isso, uma ferramenta muito útil é a Matriz de competências, que pode ser utilizadas para mapear e definir as competências-chave de um processo seletivo.

Depois, é possível aplicar as práticas de uma entrevista comportamental para conduzir a entrevista online e avaliar as competências e o perfil dos candidatos.

💡 Entrevista comportamental: Técnicas e dicas para aplicação

Como fazer uma entrevista online: 8 dicas práticas

Para que uma entrevista online funcione bem e traga bons resultados, é preciso se planejar. Além disso, é importante estar sempre informado sobre as ferramentas que podem ajudar neste processo. Com organização e planejamento, é possível realizar esta etapa sem grandes problemas.

Confira abaixo algumas dicas para uma entrevista online de sucesso.

1) Fluxo de Comunicação

A logística adicional envolvida em uma entrevista online significa que a comunicação com o candidato é duplamente importante. Tente avisar sobre a entrevista e dar orientações necessárias com a maior antecedência possível. Se puder, em casos individuais, ofereça vários dias e horários para marcação da chamada.

Assim, os cadidatos têm mais tempo  para baixar os aplicativos ou softwares que serão utilizados, organizar um espaço silencioso, e elaborar com calma qualquer apresentação que seja solicitada. Se for utilizar uma ferramenta que não está disponível imediatamente, forneça instruções detalhadas sobre como eles podem acessar a plataforma.

2) Ferramentas para entrevista online

Existem dezenas de aplicativos e softwares de vídeo fáceis de usar para escolher, incluindo plataformas pagas e opções gratuitas.  No entanto, existem mais ferramentas que podem ser úteis para fazer uma entrevista online.

Estar confortável com a ferramenta que será utilizada é uma parte fundamental da preparação da entrevista online. Por isso, dê a si mesmo tempo para se familiarizar com todas as configurações com antecedência. Uma opção é testar cada solução antes das chamadas de vídeo para ter certeza de que tudo sairá como o esperado.

Algumas ferramentas para a entrevista online:

3) Escolha um ambiente adequado

Seu escritório foi projetado para exalar seriedade e profissionalismo. Sua casa? Não muito. Os olhos dos seus candidatos estarão fixos em você. No entanto, eles naturalmente olharão além para ver o que acontece nos bastidores em algum momento.

O que eles verão? Não deixe o background da entrevista em vídeo distrair o candidato! Uma fileira de livros (respeitáveis) ou um fundo em branco resolverá o problema em caso de dúvidas.

entrevista online como fazer

4) Encare como uma entrevista presencial

Trabalhar em casa tem benefícios, mas devemos estar atentos aos limites. Embora na maioria das vezes seja bom fazer seus negócios com roupas de alto conforto, uma entrevista em vídeo não é um desses momentos.

Para contratar o melhor funcionário e manter sua reputação profissional intacta, lembre-se de uma de nossas dicas mais importantes para uma entrevista online: encare este processo como uma entrevista presencial e vista-se de acordo. Além disso, procure trazer o fator humano para a conversa, essa é uma forma de deixar o candidato mais confortável e obter respostas sinceras.

💡 RH humanizado:O que é e como implementar [Guia prático]

5) Planejamento e preparação

Uma coisa é estar despreparado quando um candidato chega ao seu escritório, mas pelo menos nessa circunstância, o candidato pode olhar ao redor e sentir o ambiente de trabalho. Se ainda estiver a organizar tudo para a entrevista durante um bate-papo por vídeo, estará colocando o candidato em uma posição desconfortável.

Portanto, em uma entrevista online, siga estas dicas para se preparar:

  • Certifique-se de que está pronto para começar assim que a conexão de vídeo for feita.
  • Tenha a lista de perguntas e todos os arquivos relevantes à sua frente.
  • Deixe um copo de água do seu lado, é sempre importante em longas conversas.
  • Feche outras páginas e chats que podemte distrair ao longo da entrevista.
  • Utilize um sistema de recrutamento e seleção de candidatos para manter todos os documentos em ordem.

6) Fit cultural

Nas tradicionais entrevistas presenciais, os candidatos podem ter uma ideia da cultura da empresa simplesmente ao andar pelo espaço do escritório. Uma entrevista em vídeo removerá esse aspecto da experiência do candidato.

Por isso, é importante reservar algum tempo para explicar a cultura de trabalho que garante o sucesso da empresa. Isso pode ser uma mistura do ambiente de trabalho da sua organização (bem-estar dos funcionários, horários flexíveis, vantagens de escritório, etc.) e os princípios e valores que moldam o comportamento e as decisões da sua empresa.

Depois disso, faça as análises necessárias para avaliar se o candidato possui o fit cultural procurado, garantindo o melhor resultado para o processo seletivo.

📋 Teste de Fit cultural: Modelo editável para download

7) Se coloque no lugar do entrevistado

Pense em seu candidato. Uma entrevista pode ser uma experiência desesperadora na melhor das hipóteses, mas é ainda mais enervante quando conduzida em circunstâncias não tão ideais. Quando a entrevista de emprego acontece no ambiente de casa, distúrbios como interrupções de crianças, barulhos de obra e animais e outros pontos do caos doméstico podem acontecer.

Seu candidato pode suportar quaisquer perturbações que surjam em seu caminho, ou pode pedir mil desculpas. Independentemente disso, assegure-os de que você também é um ser humano e que entende que essas coisas acontecem. Ser paciente e demonstrar empatia não são apenas dicas para entrevistas virtuais: são regras sólidas para a vida.

workshops de recursos humanos

8) Plano B

Se você sabe como funciona uma entrevista online, deve saber que imprevistos acontecem (e muito!) quando contamos com a tecnologia.
Mesmo que você siga nossas dicas para uma entrevista online de sucesso, há sempre uma pequena possibilidade de que sua conexão com a Internet ou dos candidatos seja cortada durante a entrevista por motivos que estão além do controle de qualquer pessoa.

Quando o Plano A falhar, seu Plano B entrará em ação. Ter o número de telefone do candidato (para se o vídeo funcionar bem, mas o áudio não) ou simplesmente reorganizar a entrevista (se estiver tudo uma bagunça) são as duas dicas de entrevista online a serem seguidas por recrutadores, se a tecnologia ameaçar arruinar o dia .

Ideias para entrevista online

Qualquer processo de RH que seja adaptado para o ambiente digital, exige uma dose de criatividade. Afinal, é preciso oferecer algo interessante e minimamente dinâmico para prender a atenção de quem está do outro lado da tela. Mas como fazer isso? Veja alguns exemplos e ideias que podem ser utilizados em entrevistas online:

  • Gamificação: Utilize jogos para tornar a experiência do candidato mais divertida!
  • Dinâmicas de grupo: As dinâmicas de grupo podem ser adaptadas ao ambiente digital. Confira aqui algumas ideias!
  • Grupos de debate: Para quebrar o gelo e incentivar a interação entre os candidatos, proponha atividades que exigem uma solução em conjunto e crie grupos dentro das chamadas de vídeo.
  • Vídeos: Utilize recursos de vídeo para tornar as apresentações e explicações visualmente mais atrativas na entrevista online.
  • Interação com o espaço físico: Proponha atividades que conectem o candidato com o espaço físico em que está inserido. Seja criativo!

Gestão de RH: Incorpore as dicas na rotina da empresa

As entrevistas online têm tudo para continuar em alta! A pandemia pode ter sido o evento que levou as entrevistas virtuais para o nível de popularidade alto, mas as vantagens claras que oferece ao processo de recrutamento significam que essa é uma tendência que se manterá por muito tempo.

Adote uma abordagem cuidadosa e ponderada em seu processo de recrutamento remoto. Incorpore as dicas para uma entrevista online eficiente em todas as suas integrações diárias no trabalho.  Assim, será possível garantir que a falta de contato presencial entre os funcionários não atrapalhe o desempenho e produtividade das equipes.

Por fim, mantenha as informações e documentos sempre organizados. Cada vez mais as análises de dados ão uma necessidade nas empresas. Por isso, contar com a tecnologia e estar atento às novidades é fundamental para uma Gestão de RH de sucesso.

Sistema ATS para Recrutamento e Seleção: Recursos

Se o que você precisa é de uma ferramenta para organizar e centralizar todas as etapas do seu processo de Recrutamento, além de otimizar as tarefas diárias dos seus funcionários, um sistema ATS pode ser a melhor solução. Essa ferramenta é capaz de digitalizar tarefas manuais e garantir uma boa experiência aos candidatos.

Um desses sistemas é o software da Factorial, que possui mais de 20 recursos para a gestão de pessoas, incluindo uma plataforma completa de recrutamento que pode ser testada na prática aqui!

Conheça todos os recursos da Factorial:

  • Gestão de férias e ausências
  • Avaliações de Desempenho
  • Gestão de documentos e assinatura digital
  • Plataforma de Recrutamento e Seleção
  • Gestão de turnos de trabalho
  • Onboarding e offboarding de funcionários
  • E muito mais!

✅ Registre-se na Factorial e teste por 14 dias grátis o software de RH que transforma a gestão de pessoas da sua empresa!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário