Ir para o conteúdo

Team Building online: 3 estratégias para motivar colaboradores

·
9 minutos de leitura
team building

O termo Team Building, originário da língua inglesa, significa “Construir Equipes”. Estamos no final de um ano bastante atípico e cheio de novos desafios para desenvolver equipes . Nesta época, o tema Team Building aparece com mais frequência, pois é quando muitas equipes precisam daquela motivação extra para fechar as metas de final de ano.

O crescimento sem precedentes do trabalho remoto, impulsionou o setor de RH a solucionar problemas com ideias muito criativas. Com as regras de distanciamento social, restrições para viajar e realizar atividades em grupos, o Team Building precisou passar por uma adaptação: o Team Building online.

As empresas estão correndo contra o tempo para conseguir manter sua gestão de pessoas com qualidade antes que o ano acabe, mesmo em tempos de crise. Por isso, nesse artigo, vamos te ajudar a entender mais sobre o que é Team Building e a importância dessa ação para motivar seus colaboradores. Além de sugerir estratégias online para que a produtividade das suas equipes siga em alta, mesmo depois de um ano tão complicado.

 

Índice

team building webinar

O que é Team Building?

Para entender o que é Team Building, primeiro é preciso conhecer o conceito e sua história. Entre as décadas de 1920 e 1930 surgiram os estudos do “efeito Hawthorne”. Esses estudos mostraram que os colaboradores que recebessem bons estímulos no ambiente de trabalho, apresentavam uma conduta mais produtiva em efetuar suas tarefas.

Durante esses estudos, os trabalhadores eram divididos em grupos e estimulados a trabalhar em equipe para resolver determinadas funções. Tais  exercícios tem como finalidade, alcançar objetivos pré-determinados da maneira mais eficiente possível.

Atualmente, o foco no Team Building é bastante amplo. Isso porque, hoje ele não serve apenas para resolver um problema único em um espaço de tempo definido. As estratégias de team building podem ser aplicadas em diferentes épocas do ano para os mais diversos propósitos. Por exemplo, construir dinâmicas de treinamento e desenvolvimento. Ou ainda, desenvolver competências específicas de uma equipe.

Dessa forma, podemos dizer que o Team Building não só ajuda a aumentar e melhorar a produtividade de seus colaboradores. Mas também, pode ser uma excelente ferramenta de descoberta de novos líderes, manutenção de talentos e estímulo de colaboração na sua empresa.

Os benefícios do Team Building

Mesmo uma gestão de RH em meio a pandemia, pode ter a oportunidade de aplicar estratégias de Team Building eficazes. Dessa maneira, o gestor de RH irá motivar não só o desenvolvimentos entre equipes, mas principalmente o pessoal.  E assim, ressaltar, estimular e equilibrar as cinco principais abordagens a seguir:

Demonstração de senso de liderança

É durante atividades de Team Building que o senso de liderança se aflora. Muitas vezes os colaboradores não possuem outras oportunidades de demonstrar suas competências de liderança. Seja por questões pessoais ou no caso do teletrabalho, do distanciamento social, muitos colaboradores só se mostram bom líderes durante esse tipo de atividade.

Treinamento das competências

O Team Building pode salvar uma carreira. Como? Com o treinamento e desenvolvimento no momento certo. Quando aquele talento mais precisa. O gestor de RH deve saber reconhecer esse momento. E assim,  usar as estratégias de grupo para que os colaboradores treinem competências específicas e possam realizar suas funções   com mais eficácia.

 

Alcance de metas e objetivos

Com certeza um dos itens que mais preocupa o gestor de pessoas. Principalmente nessa época. Quando os colaboradores já estão muitas vezes com a cabeça nas festas de final de ano e férias de verão. Nesse caso, organizar uma atividade de Team Building pode renovar as energias e retornar o foco para alcançar as metas e objetivos antes que o ano acabe.

Conhecimento das políticas da empresa

Parte das tarefas da gestão de recursos humanos é garantir antes mesmo do Onboarding, que as políticas da empresa fiquem claras para o colaborador. Contudo, com todas as adaptações, novos processos e outras prioridades  que foram postas esse ano, pode ser que ainda tenham funcionários que não estão a par. Uma atividade de Team Building pode ser o momento ideal para esclarecer esse tópico.

Participação ativa na cultura organizacional

Muitas vezes, os colaboradores são estão cientes o que é a cultura organizacional. Ou ainda, já tem um certo conhecimento, mas não participam ativamente. As atividades de Team Building podem ajudar a incentivar a participação ativa de seus colaboradores.

Desenvolvimento de inteligência relacional

Identificação, recrutamento e manutenção de talentos é parte crucial da gestão de pessoas. E desenvolver a inteligência relacional de seus colaboradores está relacionado com esses processos de RH.

Isso porque, durante uma ação de Team Building, os colaboradores podem estar sujeitos às mais diversas situações de superação, colaboração e autoconhecimento. E assim, conhecer seus pontos fortes e limitações, como reagem ou lidam com situações de estresse, por exemplo.

Nesse sentido, organizar eventos de Team Building auxilia os colaboradores e as equipes a conhecerem mais de si mesmos, desenvolvendo uma inteligência relacional que só trará benefícios para sua empresa.

Avaliação de desempenho e feedback

Outro ponto relevante de aplicar boas estratégias de Team Building na sua empresa é analisar os resultados dessa dinâmica. Identificar o que essa atividade trouxe de positivo para cada colaborador, para as equipes e para a empresa. Entender o que deve ser repetido e o que deveria ser melhorado.

Os resultados dessas atividades de estratégia de grupo, podem servir como ferramenta para a elaboração de seus relatórios de avaliação de desempenho e questionário de feedback. Facilitando o seu trabalho no dia-a-dia.

avaliacao desempenho

 

Top 3 estratégias de Team Building online

Existem diversas empresas no mercado especializadas em planejar, organizar eventos de Team Building empresarial. Contudo, a crise do COVID trouxe muitas restrições e urgência em adotar novas medidas. Essas mudanças tiveram um impacto gigante nesse segmento, o que fez com que muitas ideias inovadoras ganhassem espaço.

A seguir vamos falar de algumas das iniciativas que muitas empresas estão usando para driblar o distanciamento social. São elas:

1.Gamificação e trabalho em equipe

A gamificação vem do termo em inglês gamification que tem como significado: os jogos desenvolvidos com a finalidade de motivar, engajar e treinar trabalho em equipe. Esse tipo de ação tem ganhado força  e se popularizado muito, durante a pandemia.

A indústria de games é uma das que mais cresce no mundo hoje. Muitas empresas estão se especializando em criar produtos específicos para o setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. A gamificação veio para ficar e os resultados podem ser positivamente surpreendentes.

Atualmente, no Brasil e no mundo, existe uma grande diversidade de empresas que oferecem games específicos para estimular diferentes competências e comportamentos.

Entre os benefícios de adotar essa estratégia, podemos destacar a facilidade por ser online. Assim, os colaboradores poderão ter acesso de qualquer lugar com uma conexão de internet. É importante dizer também que não é necessário ter um computador super potente para rodar os jogos, pois muitos deles não precisam de instalação. Pois podem ser jogados online na própria plataforma da empresa de games.

Outro ponto benéfico em utilizar gamificação para influenciar o trabalho em equipe da sua empresa, é a facilidade de análise de dados. Com um sistema de pontuação transparente e de simples compreensão, você poderá criar suas próprias planilhas de desempenho.

Ou ainda, utilizar o ranking do jogo para criar outras ações efetivas fora do mundo virtual. Por exemplo, ter um One-to-one para atualizar o plano de carreira de um colaborador que demonstrou liderança em várias partidas consecutivas.

Muitos desses games se baseiam na dinâmica da “recompensa e punição”.  Isso quer dizer que os participantes recebem prêmios dentro do jogo para cada tarefa completada com sucesso. Por outro lado, para os demais que não alcançam as metas, acabam sendo punidos de alguma maneira durante o jogo.

A gamificação nas empresas tem como propósito estreitar laços e desenvolver competências que muitas vezes estavam escondidas. Basta pesquisar e experimentar diferentes tipos de jogos e encontrar o que mais se adapta para a realidade e necessidade das suas equipes.

2. Workshop e treinamento

Os workshops são parte de outra estratégia importante relacionada ao Team Building: realizar treinamento. Antes do COVID, muitos dos workshops eram feitos de maneira presencial. Hoje, é possível participar de uma master class com figuras renomadas, sem sair de casa.

Uma boa estratégia de treinamento e engajamento de equipes é buscar cursos específicos para o que a sua equipe precisa. E claro, contratar profissionais que tenham destaque no mercado para compartilhar seus conhecimentos mais atualizados e que tragam produtividade para o negócio.

Ter um orçamento reservado para treinamentos é crucial na gestão de capital humano. Imagine que o que antes era gasto com transporte, alimentação e toda a estrutura do evento físico, hoje pode ser investido na compra de um curso de melhor qualidade para seu corpo de funcionários.

Investir em workshops online como ferramenta de treinamento e integração dos colaboradores é  recompensador. Tanto o funcionário quanto a empresa saem ganhando. Pois um colaborador bem treinado é mais produtivo, comete menos erros e ajuda a treinar outros colaboradores.

3. Challenges virtuais e identificação de líderes

Os challenges virtuais  ou os “desafios virtuais” já existem há algum tempo, mas foi nesse ano que tiveram uma expansão global sem precedentes. Os challenges virtuais podem ser cativantes, divertidos e principalmente engajam muitas pessoas ao mesmo tempo. Por que não aproveitar essa ferramenta para criar estratégias de Team Building?

Foi pensando nisso que muitas empresas começaram a criar dentro de suas equipes esse espírito challenger. A metodologia é muito simples. O gestor de RH cria os objetivos que devem ser alcançados e todos da equipe, incluindo os supervisores, devem participar do desafio.

Existem diferentes dinâmicas de challenges virtuais. Por exemplo, dividir a mesma equipe de um setor em grupos menores. Ou dividir equipes de cada setor.  Ou ainda, misturar colaboradores de diferentes equipes de diferentes setores para trabalharem juntos. Assim, pessoas que nunca tiveram contato, podem trabalhar juntas para resolver um objetivo em comum.

Os challenges virtuais se assemelham muito à gamificação. A diferença está nas ferramentas para efetuar essa estratégia. Nesse caso, os “jogos” serão criados por você. Além de serem inúmeros os canais possíveis para criar eventos de challenges.

Desde plataformas de videoconferência, ou através de aplicativos de chats e e-mails, é possível criar times e tarefas para serem trabalhadas em conjunto. Motivando colaboração, pensamento crítico e abrindo oportunidades para desenvolvimento de inteligência relacional.

team building estrategias

Team Building x Employer Branding

É comum algumas pessoas se confundirem com os termos Team Building e Employer Branding por ambos terem pontos de conexão. Por isso, vamos comentar as principais diferenças para que não reste dúvida sobre cada um desses temas.

O Employer Branding são todos os conjuntos de ações realizadas pela empresa para desenvolver nos seus colaboradores a gestão da marca empregadora. É como criar um senso de pertencimento e identificação com a missão, valores e políticas da empresa. Dessa maneira, o Employer Branding desenvolve nos funcionários a forma com que eles enxergam a empresa.

Essa reputação da empresa, deve ser desenvolvida com objetivos claros, transparentes e de forma coletiva com o corpo de funcionários. Isso porque é também através de uma política coerente e sólida de Employer Branding, que os clientes e parceiros vão elaborar a visão da sua empresa.

Assim, cada empresa adapta as medidas de Employer Branding que preferir e esteja mais de acordo com a cultura organizacional. Nesse contexto, o Team Building entra como uma estratégia que pode ou não fazer parte do Employer Branding.  Isso porque treinar, motivar e aumentar a produtividade de seus colaboradores é parte importante no processo de construção da identidade da empresa.

Digitalização e Automatização

Está sem muitas ideias para  começar a digitalização e automatização da sua estratégia de Team Building? Não se preocupe, pois existem diversos sites em português que podem te ajudar a se inspirar. Mas se o que você está buscando é experiência profissional sobre o assunto, na Factorial você pode participar do nosso webinar gratuito sobre Team Building e motivação em tempos de crise.

Estamos passando por um momento crucial no setor de RH, no qual a automatização é uma palavra chave. O software da Factorial tem como objetivo principal, reunir em uma só plataforma todos os processos de RH cruciais da sua rotina. Dessa forma, facilitando o seu dia-a-dia e como consequência, a de suas equipes.

Com o software de Rh da Factorial, você poderá dedicar muito mais tempo para o que realmente importa na sua empresa: o capital humano. Com a Factorial você pode automatizar:

  • Relógio de ponto
  • Recrutamento e seleção
  • Gestão de ausências e férias
  • Gestão de documentos
  • Onboarding e Offboarding
  • Avaliação de Desempenho
  • Surveys e muito mais!

Com a Factorial, dentro da mesma plataforma você poderá criar o evento para sua estratégia de Team Building. Convidar todos os participantes, adicionar observações, confirmar quem estará disponível no dia. Além de adicionar sua planilha de avaliação de desempenho após o evento, enviar questionários de feedback a todos os participantes.

Compartilhe com suas equipes os calendários, resultados e planejamento das atividades de Team Building. Além de muitas outras ações que você poderá se dedicar, com o tempo e budget economizado. Enfim, a Factorial oferece soluções inovadoras para facilitar a sua rotina.

👇Click abaixo e faça seu teste grátis por 14 dias!

software rh factorial

 

Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário