Como líder ou gestor, você já deve estar familiarizado com as soft e hard skills — habilidades e competências valorizadas pelo mercado ao contratar novos colaboradores. No entanto, além dessas, existem as chamadas power skills. Você já ouviu falar delas?
As power skills são competências de um profissional contemporâneo, que une habilidades técnicas e comportamentais. Embora o termo seja relativamente novo, tendo surgido nos últimos anos em meio ao cenário pós-pandemia, ele tem ganhado espaço no mercado de trabalho.
Tanto o departamento de RH quanto os gestores devem incentivar o desenvolvimento das power skills nos colaboradores. Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este artigo completo com informações úteis sobre o assunto. Boa leitura!
Índice
- O que são power skills?
- Diferenças entre power, hard e soft skills
- Exemplos de power skills
- Que papel o RH tem no processo de encontrar profissionais com power skill?
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O que são power skills?
Traduzidas como habilidades de poder, as power skills mesclam competências técnicas e comportamentais. Ou seja, esse profissional possui um desenvolvimento elevado tanto profissional quanto pessoalmente e uma atuação completa no mercado.
Embora haja a necessidade de um aprimoramento constante dessas habilidades, elas não se tornam obsoletas e trazem transformação para o trabalho dos indivíduos. Vejamos um exemplo de profissional que não possui power skill:
A pessoa possui ótimas habilidades técnicas para a conclusão de suas atividades, contudo tem dificuldade para trabalhar em equipe.
Quando há a elevação das habilidades de poder, a empresa estará de frente a alguém muito competente para:
- Solucionar problemas;
- Engajar equipes;
- Potencializar conhecimentos;
- Trazer soluções para o dia a dia.
Portanto, é possível afirmar que as power skills auxiliam a empresa no desenvolvimento de equipes de alta performance. Isso porque estão aliadas ao fit cultural da empresa, concentrando os melhores talentos na execução assertiva das atividades.
Quando a organização se mostra empenhada na formação de profissionais com habilidades inovadoras, também se destaca no mercado competitivo. Pois colaboradores ágeis, produtivos e comunicativos podem trazer resultados melhores e crescentes para a marca.
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Diferenças entre power, hard e soft skills
Competências técnicas e comportamentais são conhecidas no mercado como hard e soft skills, mas qual seria a diferença entre elas? Obviamente, o principal fator está na própria nomeação, ou seja:
- Hard skills são as habilidades que uma pessoa adquire ao fazer cursos e que podem ser comprovadas com uma certificação. Também podem ser chamadas de vocação, competências técnicas que te destacam.
- Soft skills, por outro lado, são difíceis de mensurar e estão associadas ao comportamento interpessoal e pessoal. Criatividade, facilidade de aprender e capacidade de se relacionar com o outro são alguns exemplos.
Ambas possuem a mesma importância para o processo de desenvolvimento individual e de equipes. Por isso que as habilidades de poder ganharam evidência, pois são a integração de hard e soft skills. Desse modo, o que a difere das demais é a capacidade completa do colaborador.
Talvez para entender melhor a diferença e a importância das power skills, seja necessário trazer dados relevantes. A pesquisa foi apresentada no site Negócios, associado ao G1 e mostra que:
- 82% dos RHs afirmam a existência de gargalos entre as competências comportamentais e técnicas;
- 42% garantem que investem em programas formais de treinamento;
- 93% preferem que os candidatos apresentem mais habilidades socioemocionais do que hard skills.
Logo, profissionais que carregam ambas as competências em igualdade possuem uma chance maior de se destacar em processos de recrutamento e seleção.
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Exemplos de power skills
Agora que apresentamos o que são power skills, qual sua funcionalidade e importância, vamos mostrar alguns exemplos. Separamos 12 das habilidades mais procuradas no mercado para que você e sua equipe criem estratégias para desenvolvê-las. Confira!
Comunicação
A power skill de comunicação é uma das mais importantes para qualquer cargo no mundo dos negócios. Esse fato se deve a garantia de alinhamento, otimização de tempo e alcance dos resultados esperados. Mesmo aqueles que trabalham sozinhos, sem uma equipe, precisam saber se comunicar com clientes, fornecedores e outros.
Autocontrole
Profissionais com a capacidade de controlar suas ações podem trazer impactos positivos ao ambiente de trabalho. Essas pessoas costumam ser flexíveis para o desenvolvimento de projetos e disciplinadas ao cumprir suas obrigações.
Organização
Você sabia que a falta de organização é um dos maiores vilões para a produtividade? Logo, o incentivo para que seus colaboradores se tornem mais organizados em relação ao trabalho e também na vida pessoal. Ambos os cenários afetam diretamente a execução das atividades organizacionais.
Autogestão
Essa power skill ganha ainda mais destaque após a consolidação do trabalho remoto, pois os profissionais precisam se gerenciar sozinhos. Assim, a liderança consegue confiar mais nas atividades desse colaborador e passa a olhar com mais atenção aqueles que não conseguem se autogerenciar.
Lembrando que desenvolver suas tarefas sem alguém delegar não é o mesmo que não ter um gestor orientando no macro. Ele apenas terá mais autonomia para o desenvolvimento das suas tarefas no micro.
Capacidade de influência
Quem está trabalhando a mais tempo dentro de uma empresa e segue à risca a ideia de vestir a camisa influencia os demais colaboradores. O profissional com esse perfil precisa ser carismático e comunicativo, deve atrair a atenção dos demais, tornando o ambiente harmonioso.
Adaptabilidade
A transformação pela qual o mercado passa é constante, tornando o cenário dinâmico e volúvel. Com isso, as pessoas precisam ter um alto senso de adaptabilidade ou não conseguirão acompanhar o crescimento da empresa em que trabalham.
Liderança
A power skill de liderança refere-se ao profissional com capacidade de guiar a equipe para o alcance das metas. Não se trata necessariamente do CEO de uma empresa e sim daquele colaborador que conhece os pontos fortes e fracos.
Proatividade
O indivíduo que é proativo está sempre pensando na solução de problemas com medidas inovadoras. É aquele que não espera a ordem ou pedido e antecipa as ações em busca de melhorar a eficiência organizacional.
Pensamento crítico
Uma pessoa com pensamento crítico consegue tomar decisões mais assertivas após fazer uma boa análise do cenário, independente da complexidade. Essa power skill tem mais valor quando falamos de inovação, pois é necessário enxergar as novas oportunidades e agir efetivamente.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é fundamental para a maioria das organizações, logo é importante que o colaborador consiga se relacionar com os demais. Entre suas habilidades está o entendimento de todas as funções e a delegação de tarefas quando necessário. Quando todos os membros de uma equipe se esforçam, eles conseguem ótimos resultados para a empresa.
Inteligência emocional
Ter conhecimento das próprias emoções é uma característica que muitos recrutadores buscam em possíveis candidatos. Os profissionais que possuem inteligência para lidar com essas questões se tornam mais empáticos e conseguem se colocar no lugar do próximo. Desse modo, ganham a confiança das equipes, clientes e demais parceiros.
Visão de negócio
Ouvir os trabalhadores é um dos pontos fortes da empresa, principalmente quando este possui uma boa visão sobre a organização. São profissionais com capacidade de observar toda a estrutura e indicar oportunidades de melhorias significativas para o local de trabalho.
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Que papel o RH tem no processo de encontrar profissionais com power skill?
Entre as atividades desempenhadas pelo RH, está o processo de recrutamento e seleção, que consiste em encontrar profissionais com o perfil da empresa. São várias etapas eliminatórias que contribuem para uma escolha assertiva, incluindo a análise das habilidades.
Desse modo, para o profissional identificar um candidato com power skill será necessário fazer as perguntas certas. E quais seriam elas? Basicamente o conhecimento acerca das suas principais competências, como comunicação e proatividade.
São utilizadas nesses processos ferramentas que mapeiam os perfis, softwares de RH especializados em ATS, entre outros.
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Diante de tudo que foi mostrado até aqui, podemos concluir que as power skill são tendências de Recursos Humanos. Assim, se você quiser ficar por dentro das demais tendências de RH, também poderá ler nosso outro artigo: 12 principais tendências de RH.
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