Ir para o conteúdo

Mundo VUCA: Significado, exemplos e impacto nas organizações

mundo vuca

Se você ainda não ouviu falar sobre o Mundo VUCA, então está no lugar certo! Confira neste artigo qual o significado de mundo VUCA, como este conceito impacta as empresas e qual a melhor forma de os profissionais se prepararem. 

O mundo não é mais o mesmo desde 2020, quando a pandemia do Covid-19 se espalhou pelos países. Desde então, estamos vivendo no Mundo VUCA, um conceito que indica a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade de um período incerto.

Em um mercado marcado por estas características,  as empresas devem aprender a operar em um novo ritmo. Veja a seguir como preparar seu negócio para estas mudanças e confira dicas práticas para aplicar os conceitos do mundo VUCA no contexto empresarial. Leia a seguir! 

software-rh-dp-360

O que é Mundo VUCA?  

Entender o que é mundo VUCA e de onde veio este conceito é essencial hoje em dia. A expressão Mundo VUCA foi usada pela primeira vez na década de 90 para se referir ao mundo incerto pós-Guerra Fria, pela United States Army War College.

O termo VUCA é a abreviação das letras iniciais das palavras Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).

Em resumo, esse conceito está relacionado às situações inesperadas e à rapidez com que as coisas acontecem envolvendo as pessoas e as organizações. Posteriormente, o significado de Mundo VUCA se espalhou pelo mundo corporativo para descrever os cenários desafiadores e complexos que precisam de adaptação e agilidade.

Por conta disso, cada negócio entendeu que precisa se transformar rapidamente quando for necessário. Isso inclui ser proativo ao invés de reacionário, saber como incentivar a resiliência e oferecer flexibilidade na sua estrutura organizacional.

Mundo VUCA: significado de cada palavra 

Agora que você sabe o que é Mundo VUCA, explicaremos a definição de cada uma das quatro palavras incluídas neste conceito. Confira abaixo.

Volatilidade

A palavra volatilidade no dicionário da língua portuguesa é definida como a ‘qualidade do que é volátil’, ou seja, que muda de forma fácil ou frequente. Dessa forma, trazendo ao universo corporativo, esse termo se refere às constantes e rápidas mudanças no mercado que pedem atitudes ágeis.

Portanto, as empresas precisam estar prontas para lidar com o inesperado. Para isso, é fundamental ter clareza do propósito e dos resultados esperados em cada processo e iniciativa.

👉 Metodologia ágil: O que é e como aplicar no RH?

Incerteza

A palavra incerteza significa dúvida, estado da pessoa que duvida de algo ou alguém ou estado de coisa incerta. Isso quer dizer que o imprevisível torna tudo desconhecido e, por isso, faz com que as mudanças sejam mais frequentes e normalizadas durante o caminho.

Sendo assim, mesmo que as empresas tenham planejamentos anuais para os seus negócios, os fatores internos e externos que surgem pelo percurso podem mudar todos os planos, causando uma sensação de frustração.

Essa incerteza gera uma vontade em não se arriscar demais para evitar maiores frustrações. No entanto, o mundo e o mercado irão sempre se adaptar às mudanças. Sendo assim, é preciso aprender a acompanhar as tendências.

Complexidade

Complexidade é a qualidade do que é complexo, ou seja, algo que é difícil de fazer ou resolver. Portanto, dentro do significado de mundo VUCA, essa palavra está relacionada com a grande quantidade de variáveis que precisam ser consideradas.

Ao precisar lidar com os diversos fatores incontroláveis em uma determinada situação, é ainda mais difícil enxergar uma solução para resolver o problema. Buscar conhecimento para acompanhar essa nova realidade faz toda a diferença, já que a forma de fazer negócios e de se comunicar está ficando cada vez mais complexa.

📖 Workshops de RH: Aprenda com os melhores especialistas do mercado

Ambiguidade

A ambiguidade do Mundo VUCA também se refere ao imprevisível, quando simplesmente não há respostas e soluções corretas. Nesse sentido, quer dizer que existem milhares de possibilidades e caminhos, que fazem com que as empresas façam uma escolha e optem por uma determinada direção.

Sendo assim, os negócios não podem pensar apenas com base nos históricos e em experiências anteriores. Agora, é preciso considerar o novo cenário.

Consequentemente, ao fazer escolhas, precisamos fazer renúncias, o que significa que todas as alternativas terão consequências diferentes e que teremos que conviver com as decisões que tomamos.

tendencias de rh

Mundo VUCA: exemplos

Conhecer exemplos do mundo VUCA e como o conceito é absorvido por profissionais e empresas é essencial. Podemos citar um dos exemplos mais recentes relacionados ao conceito do Mundo VUCA: a pandemia do Coronavírus no mundo.

Sem dúvidas, a pandemia causou uma volatilidade na vida das pessoas e nos modelos de negócios, já que aprendemos a lidar com as mudanças que aconteciam frequentemente.

Além disso, as incertezas desse período perdurarão ainda por muitos anos. A variedade dos fatores está ficando cada vez mais complexa e as situações imprevisíveis nos mostram que não é possível saber quais as melhores respostas e as soluções corretas.

Outro exemplo de mundo VUCA é visto nas rápidas mudanças tecnológicas de alguns setores. Um case clássico é o de indústrias que optaram por continuar com processos manuais ao invez de atualizar ou automatizar certos processos e, com o tempo, fecharam as portas ou tiveram que lidar com fortes consequencias para o negócio.

Mundo VUCA x Mundo BANI

Agora é hora de entender a diferença entre Mundo VUCA e Mundo BANI. Este segundo conceito foi criado pelo antropólogo, autor e futurista norte-americano Jamais Cascio, é muitas vezes é confundido com o conceito de Mundo VUCA.

A palavra BANI significa Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não-linear), Incomprehensible (Incompreensível).

Essa definição foi criada para mostrar que o mundo saiu de um estágio VUCA e agora se tornou BANI. Como isso aconteceu? Essa transição de conceito foi feita por conta da velocidade e a complexidade das mudanças no novo ambiente que apresentaram novos sintomas e realidades e, por isso, representam melhor o mundo atual.

BANI: significado de cada palavra

O Mundo BANI é a mais nova definição para todas as recentes alterações à nossa volta. Ele mostra que pouco podemos fazer, a não ser aceitar e adaptar-se à realidade. Por isso, entenda os significados de cada palavra presente neste conceito, a seguir:

  • Frágil: aquilo que muda rapidamente, não tem raízes sólidas e pode se desfazer a qualquer momento, gerando um forte impacto em um mundo interconectado.
  • Ansioso: o desconhecido gera ansiedade nos indivíduos e torna o nosso senso de urgência mais aguçado para tomar rapidamente as decisões pessoais e profissionais.
  • Não linear: o mundo BANI nos mostra que não é mais possível seguir com um plano nos dias atuais. Por isso, devemos ter mais cuidado com durante a tomada de decisão.
  • Incompreensível: a nova realidade faz com que não tenhamos um entendimento completo sobre muitas coisas. Em outras palavras, não existe mais certeza sobre nada.

Agora que você já sabe o que significa Mundo VUCA e conhece exemplos deste conceito, é hora de entender o que fazer com estas informações, como elas impactam nossa realidade e como aplicá-las no dia a dia pessoal e profissional para estar preparado para qualquer situação. Confira a seguir!

o que e mundo vuca

Impactos do Mundo VUCA nas empresas

Voltando ao Mundo VUCA, a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade indicadas por esse conceito vão desafiar as empresas por muitos anos. Afinal, vivemos em um mundo onde acontecem mudanças constantes. Estas mudanças solicitam respostas e soluções ágeis dos negócios que querem se manter à frente dos seus concorrentes.

Após entender a definição de Mundo VUCA, é importante falar sobre os impactos dessa concepção nos negócios. Confira:

1. Prontidão no lugar do planejamento

No passado, os negócios podiam confiar em seus planejamentos e análises para realizarem suas ações e alcançarem o resultado esperado. No entanto, com o Mundo VUCA, as instituições precisam mudar, se prepararando para um estado de prontidão. Em outras palavras, é preciso ter mais facilidade e agilidade de compreensão e de execução em situações inesperadas.

[Ebook📚] Treinamento e Desenvolvimento empresarial: Guia completo

2. Compartilhamento do conhecimento

Antigamente, pouco se falava sobre o compartilhamento e gestão do conhecimento e informações dentro das empresas. No entanto, o Mundo VUCA mudou esse cenário.

Desde então, ficou mais clato que o ideal é estimular a troca de conhecimentos entre os funcionários, para que eles se tornem mais preparados para lidar com as situações inesperadas no cotidiano da empresa. Além disso, é importante ter um propósito claro e objetivos bem definidos para nortear corretamente as equipes.

👉 Gestão do conhecimento: O que é e como implementar nas empresas?

3. Processos ágeis e decisões mais rápidas

Todos os setores dentro das instituições sentem a volatilidade do Mundo VUCA no dia a dia, por isso, é importante mudar e se reinventar constantemente.

Consequentemente, os processos internos se tornaram mais rápidos e as decisões precisaram ser tomadas de acordo com essas necessidades das organizações e das demandas externas, assim como o cenário econômico e social.

Como preparar a sua empresa para o Mundo VUCA?

Como as empresas podem se preparar para o mundo VUCA? É possível realizar algumas ações e seguir boas práticas para enfrentar as situações que estamos vivendo atualmente. Vamos conhecê-las, abaixo:

Incentive a resiliência

Sem dúvidas, incentivar a resiliência é uma ação essencial para o seu negócio sobreviver no Mundo VUCA. Essa capacidade de se manter firme após as mudanças, conseguir se ajustar à nova realidade e se preparar para uma nova gestão de inovação é fundamental para um mundo tão mutável como o que vivemos.

👉 Gestão de inovação: Como garantir nas empresas?

Acompanhe os profissionais

Independentemente do modelo de trabalho (presencial, home office ou híbrido) é muito importante acompanhar os colaboradores e as equipes mais de perto. Por isso, procure dar feedbacks constantes para motivar e melhorar o desempenho dos funcionários em qualquer situação.

Trabalhe com ferramentas digitais

A volatilidade do Mundo VUCA mostra que são durante as crises econômicas, pandemias e situações inesperadas que as novas soluções tecnológicas surgem para ajudar as empresas a ter sucesso em um ambiente instável.

Por isso, busque ferramentas, softwares e tecnologias para todos os setores, inclusive aqueles que lidam com a gestão de pessoas e processos, como o RH.

💡Software de RH all-in-one: Teste na prática!

Melhore a flexibilidade

Empresas que oferecem flexibilidade na carga horária ou no modelo de trabalho conseguem se sair melhor com as adversidades do Mundo VUCA. Portanto, pense nas estratégias para tornar a sua instituição um local de trabalho flexível e adaptável a qualquer problema ou circunstância.

📋 Checklist de Trabalho Híbrido [download grátis]

Promova o trabalho em equipe

Promover o trabalho em equipe é uma ótima maneira de lidar com os obstáculos que podem surgir no dia a dia. Sendo assim, é necessário unir os integrantes do time de forma integrada e assertiva para alcançar os melhores resultados.

Prepare os líderes para o mundo VUCA

As empresas precisam se preocupar com a formação de liderança para tornar os gestores das equipes mais adaptáveis às mudanças que estão sempre acontecendo no Mundo VUCA. É imprescindível investir na capacitação de gestores por meio de cursos e treinamentos.

Sem isso, de nada adianta investir em ferramentas e processos inteligentes. Afinal, é a liderança que vai avaliar, capacitar e orientar os colaboradores no dia a dia de trabalho.

workshop plano de carreira para lideres

Impactos do Mundo VUCA no RH

Assim como as transformações do Mundo VUCA atingiram as empresas, um dos setores que sentiram essas mudanças de maneira intensa foi o departamento de Recursos Humanos. Neste contexto, queremos mostrar quais foram os maiores impactos no RH. Confira:

  • necessidade das decisões serem tomadas de forma rápida;
  • aumentou a demanda por uma gestão flexível e com foco nos colaboradores;
  • demandas para aderir às novas tecnologias;
  • necessidade de guiar os profissionais em meio às mudanças, gerenciando suas expectativas e ajudando-as a desenvolver a resiliência;
  • sentem mais os impactos dos fatores externos por conta da globalização;
  • diminuem os planejamentos a curto ou médio prazo;
  • urgência por atualizar a cultura organizacional para não produzirem comportamentos negativos e ultrapassados;
  • os processos de seleção se tornaram mais rápidos e mudavam conforme as necessidades internas e externas;
  • dever em se preocupar mais com a marca empregadora porque as informações são divulgadas e compartilhadas de maneira acelerada;
  • exigência por realizar esforços para desenvolver estratégias e ações para melhorar a experiência do colaborador;
  • dificuldade em lidar com diferentes gerações que trabalham juntas (baby boomers, X, Y e Z).

6 dicas para o o RH se preparar para o Mundo VUCA

É preciso enxergar o lado positivo dos impactos do Mundo VUCA no mundo corporativo, principalmente na área de RH. Afinal, esse conceito faz com que muitas organizações busquem estratégias e ações para se adaptarem às mudanças que acontecem ao redor.

Portanto, saiba como o RH deve lidar com o mundo VUCA, a seguir:

1. Ter agilidade na gestão e tomar decisões mais rápidas

A agilidade deve ser a principal característica do setor de Recursos Humanos, devido às incertezas do cenário em que vivemos atualmente. Isso porque as mudanças aparecerão ao longo dos processos e as tomadas de decisão precisam ser rápidas.

Sendo assim, é preciso ter agilidade em todas as etapas da gestão de RH: durante o recrutamento, seleção, onboarding, treinamento, adaptação e offboarding. Nesses casos, a ajuda de ferramentas digitais são imprescindíveis para tornar os processos mais simples e ágeis.

💡 Aplicativo de RH para smartphone: Recursos e guia de uso

2. Otimizar a gestão de pessoas

No Mundo VUCA, o RH precisa ter o foco no capital humano da empresa: os funcionários. Por isso, é necessário buscar entender quais são as maiores necessidades dentro da organização e também fora dela.

Dessa forma, esse setor poderá entregar melhores experiências no trabalho para melhorar a execução das atividades no dia a dia. Além disso, ao descobrir os problemas pessoais do colaborador, a empresa pode ofertar mais incentivos que melhorem a sua qualidade de vida.

💡 RH humanizado: O que é e como implementar?

3. Gerenciar as expectativas dos colaboradores

Existem algumas práticas que ajudam os trabalhadores a lidarem com as expectativas e frustrações que o Mundo VUCA gera nas pessoas. O RH precisa gerenciar esses sentimentos ao promover a cultura do feedback na empresa e desenvolver boas lideranças.

Os líderes e gestores devidamente treinados podem identificar como melhorar o tempo de dedicação aos colaboradores, explorar os potenciais individuais, priorizar o coletivo e compensar os esforços, independente dos resultados.

4. Criar planejamentos de curtos a médios prazos

Há algum tempo, os RHs das empresas podiam criar planejamentos longos com duração de 1 ano. Seguindo o conceito do Mundo VUCA, as adversidades no caminho gerarão mudanças que estão fora desse planejamento.

Sendo assim, optar por planejamentos de curto prazo a médio prazo, em torno de 3 a 6 meses, é a melhor saída para esse departamento. Os planos de ação e cronogramas mais curtos ajudam que as metas sejam cumpridas e os resultados sejam alcançados de maneira mais rápida.

mundo vuca exemplos

5. Atualizar a cultura da empresa

Com as mudanças do Mundo VUCA, as diretrizes da cultura organizacional podem ser ultrapassadas com o passar dos anos. Por isso, é fundamental atualizar constantemente os pilares da cultura da sua empresa. Isso ajuda a não reproduzir comportamentos antiquados e reprovados atualmente.

Existem diversas ações que podem ajudar a mudar a cultura da instituição. Um passo a passo ideal  pode incluir, por exemplo:

  • Investimento na formação de uma equipe para liderar a mudança.
  • Diagnóstico de EVP para estudar a cultura atual.
  • Plano de açãao para introduzir uma nova cultura.
  • Plano de comunicação interna para compartilhar a visão.
  • Alinhamento com a  liderança.

6. Investir em ferramentas digitais

O conceito do Mundo VUCA pode preparar as empresas a lidarem com as mudanças e incertezas que surgem na rotina de trabalho. Sendo assim, a melhor forma de lidar com essa volatilidade é o uso de ferramentas digitais de gestão de pessoas e processos.

Para ajudar o departamento pessoal, a gestão de talentos e em outras sessões do setor de Recursos Humanos, as empresas podem buscar alternativas digitais como o software da Factorial RH, uma plataforma que pode ser testada na prática aqui!

Esse software oferece diversas funcionalidades para essa área se tornar mais rápida e eficiente, independente dos fatores internos e externos, como:

  • gestão de ausências e férias;
  • controle de ponto digital;
  • avaliação de desempenho para avaliar o desenvolvimento e performance dos colaboradores;
  • criação de portal de carreiras para ajudar no Recrutamento e Seleção;
  • melhorias nos processos de Onboarding e Offboarding;
  • gestão de treinamentos;
  • e mais de 30 recursos de gestão!

Prepare o setor de RH da sua empresa para o Mundo VUCA usando os recursos  do software da Factorial. Assista ao vídeo de 2 minutos e saiba mais sobre as funcionalidades disponíveis:

Que tal experimentar o software da Factorial RH sem custos por 14 dias e melhorar sua gestão de pessoas e processos? Clique aqui para iniciar o seu teste gratuito!

 

 

 Texto escrito po Amanda Miquelino

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe com HR Community!

Deixe a timidez de lado e pergunte na comunidade feita por e para todos os profissionais de RH!

Novidades semanais para profissionais de RH

Inscreva-se na nossa newsletter semanal e receba as últimas tendências, recursos e notícias do mundo do RH.

Ao se inscrever, você concorda com o processamento de seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade